Conheça o seu professor: Margareth Costa!

Aqui no Gran, a professora Margareth Costa ministra aulas nas disciplinas de Administração Geral e Pública para concursos públicos. Conheça a trajetória desta incrível profissional!

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura

Foto da professora Margareth Costa
Conheça o seu professor: Margareth Costa

“Ter dedicação e saber exatamente o que quer e onde quer chegar fazem a diferença na jornada.” Essa foi a frase que guiou a professora Margareth Costa ao longo da sua trajetória para se tornar doutora em Administração e docente!

Hoje, além de integrar o quadro de docentes aqui do Gran, auxiliando diariamente alunos e alunas de todo o Brasil a conquistarem os seus objetivos, Margareth Costa também atua como servidora pública na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo.

Nossa entrevistada da semana na série “Conheça o Seu Professor”, ela compartilhou um pouco mais sobre a sua jornada pessoal, acadêmica e profissional. Confira!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Margareth Costa

Vai estudar Administração para concursos públicos por meio de PDFs? Então, é muito provável que você se depare com os materiais formulados pela professora Margareth Costa.

Com uma linguagem clara e muito didática, ela é capaz de descomplicar até os conceitos mais difíceis dessa matéria tão importante no mundo dos concursos públicos. Além disso, ela também traz a sua própria experiência como concurseira em suas lições.

Assim, suas aulas são repletas de relevância teórica, didática, carisma e também muita expertise prática sobre como render mais nos estudos e em quais pontos focar!

Abaixo, confira a entrevista completa realizada com a professora Margareth Costa!

Questões pessoais – Professora Margareth Costa

Sempre muito determinada e sem medo de desafios, a professora Margareth Costa mudou-se para o Espírito Santo para realizar o seu doutorado. O que começou com uma pesquisa no Google para ver se gostaria de morar na cidade hoje tornou-se a cidade onde ela se estabeleceu e onde exerce seu cargo público.

Leia mais curiosidades compartilhadas pela professora abaixo!

1. Qual é a sua naturalidade?

Nasci em Aracaju, mas atualmente moro em Vitória, no Espírito Santo. Acabei indo ao ES por conta do doutorado e acabei ficando por conta da nomeação em um concurso público. Gosto da cidade e acho que se parece muito com Aracaju.

2. Quantos anos você tem?

Tenho 36 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Gosto de caminhar na praia, gosto de ir a cafeterias, sair com amigos, ir ao cinema e viajar.

4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!

Minhas curiosidades aleatórias acredito que tenham sido duas: a primeira foi sobre o edital do processo seletivo para o doutorado, pois não conhecia nada do ES e joguei no Google o que tinha de legal para fazer por lá; me encantei e, graças a Deus, passei no PSS.

A segunda foi a minha entrada no Gran. Eu entrei em contato com o Gabriel Granjeiro pelo Instagram e ele, prontamente e respeitosamente, me respondeu e pediu para que eu conseguisse uma agenda com o Érico Teixeira. Assim, já faço parte do Gran há 5 anos ❤️

5. Você tem alguma mania nos estudos?

Eu tenho mania de sempre deixar um copo com água ao meu lado e sempre escrever em post-its, nem que seja palavras-chave.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Margareth Costa

Tendo apenas 36 anos, a professora Margareth Costa já é graduada, mestre e doutora em Administração, além de ser especialista em Gestão Pública e Gestão de Projetos.

Sobre o seu início na docência, ela conta como se apaixonou por esse caminho ainda durante o mestrado. Desde então, não parou mais!

Confira abaixo mais detalhes sobre a trajetória profissional da professora Margareth Costa.

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Sim, sou servidora pública. Atuo na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Eu acredito que as oportunidades para concurso público foram as minhas maiores motivações e, com o passar dos anos, foi também a docência.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Sou Administradora, com mestrado e doutorado também em Administração. Além disso, tenho pós-graduação em Gestão Pública e Gestão de Projetos. Essa última pós eu cumpri aqui no Gran.

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

Os maiores desafios surgiram na pandemia, período em que eu tinha finalizado o meu mestrado e encerrado um vínculo empregatício. Graças a Deus e com persistência, outras oportunidades surgiram nesse meio tempo.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Ainda não estou no meu cargo dos sonhos, mas estou em busca dele. Persistência e perseverança fazem a diferença.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

As maiores táticas: dedicação e saber exatamente o que quer e onde quer chegar fazem a diferença na jornada.

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Durante o ensino médio: português, química orgânica. Durante a faculdade: gostei de todas as disciplinas, mas tinha dificuldade com contabilidade; ainda assim, gostava dela também.

8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Durante o ensino médio, tive muita dificuldade com física; durante a graduação, minha maior dificuldade era contabilidade.

9. Como você se tornou professor(a)?

Eu me apaixonei pela docência durante o mestrado. As apresentações de seminário, posteriormente assumir um cargo de professora substituta e o interesse foi só aumentando. Hoje atuo no Gran, mas também já atuei em outras instituições voltadas para concurso público.

10. Há quanto tempo você dá aulas?

Eu dou aula desde 2020 e entrei no Gran em 2021.

11. O que você mais gosta em ser professor?

Eu me realizo dando aula. É satisfatório quando o aluno solicita mais do professor. Isso demonstra o interesse do aluno e a satisfação do professor em saber que está contribuindo positivamente em algo na vida de alguém.

12. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Leciono disciplinas de Administração Geral e Pública, mas até então apenas envio aulas em PDF. Ainda não tive a oportunidade de gravar videoaulas.

13. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Tento recuperar o fôlego nem que seja com um passeio rápido, uma atividade física, ouço música e também me forço a cumprir o que preciso cumprir, mesmo sem motivação.

14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Sou doutora em Administração; finalizar o doutorado foi uma grande conquista. Consegui aprovação e nomeação em alguns concursos e ser professora do Gran, a maior empresa de concurso público do Brasil. Para mim, é uma honra fazer parte de toda essa equipe magnífica que é o Gran.

15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

Insista, persista e não desista.

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com a professora Margareth Costa

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Margareth Costa participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você terá a oportunidade de estudar com o auxílio deste e de muitos outros incríveis profissionais!

Comece a estudar com o Gran!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!

Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
5 min. de leitura