Felipe Barbosa: Psicologia, animês, Curitiba e docência

A série “Conheça seu Professor” é uma forma de compartilhar a trajetória profissional, curiosidades sobre a vida pessoal e dicas dos professores que nossos alunos encontram durante seu curso. No artigo de hoje, você vai conhecer o professor Felipe Barbosa!

Avatar


20 de Março4 min. de leitura

Felipe Miranda Barbosa é professor e coordenador do curso de Psicologia da Gran Faculdade Campus Curitiba. Hoje, no “Conheça seu Professor”, ele conta mais sobre sua vida, carreira, gostos e o curso de Psicologia, reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC)

Confira tudo a seguir e, ao final do texto, veja como se matricular com descontos para começar sua graduação em Psicologia ainda este semestre. 

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Guia da Graduação Presencial: tudo sobre faculdade presencial

Para te ajudar a entender melhor todo esse caminho desde a conclusão do ensino médio, a escolha do curso, modalidade, instituição, vestibular, graduação até a conclusão do ensino superior, nós preparamos um e-book totalmente gratuito com tudo que você precisa saber sobre faculdade presencial. 

No Guia da Graduação Presencial você encontrará explicações sobre:

  • O que é graduação, tipos e modalidades?
  • Como concluir o ensino médio antes de iniciar a graduação?
  • Como escolher a instituição de ensino? 
  • Formas de ingresso e como estudar para entrar?
  • Como escolher seu curso de graduação?
  • Teste vocacional gratuito
  • Cursos da faculdade presencial do Gran
  • Como fazer a matrícula? 
  • Como é estudar na faculdade presencial?
  • 7 coisas importantes para você desenvolver sua carreira na faculdade presencial!

Bacana, não é? Então, preencha seu e-mail abaixo e receba seu Guia da Graduação Presencial gratuitamente agora mesmo! 

Quem é Felipe Barbosa?

Felipe Miranda Barbosa tem 35 anos, é natural do Rio Grande do Sul, mas mora em Curitiba há 14 anos, aos 15 anos de idade escolheu a Psicologia. 

Minha grande pergunta naquela época era pensar por que, “por que uma pessoa se comporta dessa forma?” e isso foi fundamentando toda minha construção em Psicologia.

Comecei minha graduação em Santa Catarina, mas na metade do curso me mudei para Curitiba e concluí minha formação aqui. 

Depois fiz mestrado com ênfase em Psicologia Jurídica e especializações em Terapia Comportamental (minha abordagem de escolha) e em Neuropsicologia. Hoje, atuo no consultório, na graduação e na pós nessas áreas. 

Como Felipe Barbosa se tornou professor? 

Logo depois que terminei meu mestrado, recebi um convite para dar aula em uma instituição a 330 km de Curitiba, na época não pensava em ser professor, porque minha mãe é diretora de escola pública e de tanto ouvir sobre as coisas relacionadas à educação, não era uma área que me trazia conforto, mas fui viver a experiência. 

Depois que dei minha primeira aula, me apaixonei pela docência e nunca mais saí. Essa trajetória passou por várias instituições, cidades e áreas na graduação e na pós-graduação. 

O que Felipe Barbosa mais gosta como professor?

As coisas que eu mais gosto como professor são: ver o brilho nos olhos dos alunos e ver o quanto a gente pode auxiliar nesse processo deles de realizarem seus sonhos e de suas famílias. 

Temos muitos alunos que são as primeiras pessoas da família a se formarem e sabemos o quanto a educação transforma vidas de todas as pessoas ao redor. 

Como é trabalhar no Gran?

Minha experiência com o Gran tem sido excelente, é um ambiente transformador. A sensação de pertencimento no dia a dia, desperta essa vontade de sempre querer melhorar as relações entre professores e alunos, para que seja um espaço de troca.

Não só na graduação, mas que os estudantes também sejam protagonistas das suas carreiras e aproveitem o Gran como um ambiente de extensão para eles, com pós-graduação e outros cursos. 

Qual o maior desafio da área para o professor Felipe Barbosa?

Acho que o principal desafio da Psicologia é mudar o entendimento de algumas pessoas que ainda carregam para si que é uma área somente para pessoas em alto sofrimento ou com algum tipo de transtorno. E, não, onde há pessoas, a Psicologia está lá, em todos os contextos. 

Ela ajuda a desenvolver as pessoas, não só solucionar sofrimentos e transtornos. Então, entender que a Psicologia faz parte da vida de todos nós é importante para a evolução da sociedade em si.  

O que o professor Felipe Barbosa faz no seu tempo livre?

Além de passar tempo com minha noiva, eu gosto muito de cinema, séries, filmes, gosto muito de animês, quadrinhos, músicas, leituras, ir em shows e conhecer lugares novos.

Então, todo fim de semana livre, estou em algum lugar e Curitiba contribui muito para isso, por ser uma cidade plural e com bastante opção cultural. 

Qual dica daria para o Felipe Barbosa lá atrás, no início da carreira?

Acho que sempre ir um pouco além, sair do básico do dia a dia de só vir, assistir aula e ir embora, mas de fato buscar participar, fazer as leituras, buscar se relacionar bem com colegas e professores. 

As relações humanas que fazemos ao longo do curso e vida profissional são fundamentais para uma boa inserção no mercado de trabalho. Então, isso é muito rico e abre muitas portas. 

Que conselhos o professor Felipe Barbosa deixa para seus alunos?

A gente precisa viver em equilíbrio, cuidar da nossa saúde mental. Então, dentro e fora da universidade, busquem relações e espaços saudáveis para o desenvolvimento de vocês. Saúde mental não tem preço, o bem-estar de vocÊs deve vir sempre em primeiro lugar.

Como é o curso de Psicologia da Gran Faculdade?

O curso de Psicologia é uma formação interdisciplinar das Ciências Humanas e da área da Saúde que habilita profissionais a atuarem na saúde mental e em questões do comportamento humano e das relações sociais. 

O bacharelado em Psicologia da Gran Faculdade Campus Curitiba alia o ensino teórico e a aplicação prática dos conceitos fundamentais para o entendimento do comportamento humano, das relações humanas (consigo, com o outro e com o ambiente), da saúde mental e qualidade de vida como um todo. 

Caracterizada por múltiplas abordagens teóricas de explicação sobre o ser humano e os fenômenos sociais, históricos, comportamentais que o compõem, a formação em Psicologia requer visão generalista e vivência em diferentes campos de intervenção. 

Aqui, você conta com:

  • Professores com experiência em diferentes contextos de atuação profissional;
  • Proposta pedagógica ativa que possibilita, desde os primeiros períodos, o contato com a prática profissional por meio dos projetos e atividades;
  • Parcerias com instituições em diversos campos de atuação, tanto públicas quanto privadas: secretarias de saúde, educação, justiça, empresas, escolas e instituições não governamentais;
  • Promoção de práticas em estágios, extensão comunitária e incentivo à pesquisa participam da busca por formação integral para diversidade de possibilidades de atuações profissionais, e muito mais.

Esse contato direto com a realidade do mercado de trabalho fortalece a formação acadêmica, esses impulsos proporcionam aos alunos uma transição mais suave para a vida profissional. 

Existe curso de Psicologia EAD? 

Não, atualmente, o curso de Psicologia não é liberado pelo Ministério da Educação em nenhuma instituição de ensino do país. Por isso, a graduação em Psicologia só está disponível no modelo presencial, com duração de 5 anos (10 semestres). 

Faça sua matrícula até 28/03 e aproveite as vantagens de ser Gran!

A Gran Faculdade Campus Curitiba está localizada no Bairro Portão, com acesso fácil a diversos bairros de Curitiba e Região Metropolitana. 

Até o dia 28 de março, estão abertas as inscrições para o vestibular de verão da Gran Faculdade Campus Curitiba. São 10 cursos de graduação presencial em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC e descontos de até 100% no valor das mensalidades.

Além do vestibular de verão e de inverno, a Gran Faculdade aceita estudantes por meio de transferência externa e dos programas do Governo Federal (Enem e Prouni). 

Aproveite os valores promocionais da Gran Faculdade em Curitiba para conquistar seu diploma de nível superior com bolsas de estudo de até 50%! Vem ser Gran!

Cursos Graduação Presencial em Curitiba

Se você mora em Curitiba e Região e tem preferência pelo ensino presencial, também pode aproveitar a qualidade Gran que já mudou a vida de mais de 700 mil alunos em diversos cursos.

Confira nossa lista de cursos de graduação presencial em Curitiba:

Agende sua visita para conhecer o Campus, tirar sua dúvida e conquistar seu diploma com a gente!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


20 de Março4 min. de leitura