Dissertação Argumentativa: Sugestão de temas de redação para a Secretaria de Educação do DF! Prepare-se e garanta sua vaga!

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17 de Agosto de 2016

SEDFMuito aguardado pelos concurseiro/as do Distrito Federal. A publicação do edital do concurso da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016) é iminente. O certame já foi confirmado pelo Governador do DF e ratificado em diversas outras ocasiões pelo secretário de educação do DF, Júlio Gregório, e contará com 2.900 vagas, sendo a maior parte – 2 mil – para professores, em diversas especialidades. As outras 900 serão destinadas para a carreira de Assistência à Educação: 560 para técnicos em gestão educacional (230 imediatas e 330 para cadastro de reserva), 250 para monitores de gestão educacional (100 imediatas e 150 para cadastro de reserva) e 90 para analistas (40 imediatas e 50 para cadastro de reserva). Para professores e analistas será exigido nível superior, já para os cargos de monitor e técnico, nível médio.

O Secretário de Educação afirmou que uma novidade em relação ao novo certame é a aplicação de prova de redação. “Nós entendemos que não é uma questão de preço, é uma questão de qualidade. A gente tem que assegurar que um professor saiba produzir pelo menos um texto, mínimo, para que ele possa trabalhar os seus alunos. Independente de ele ser professor de Matemática, de Física, de Português, de História ou de Geografia.” afirmou Gregório.

Consultada, a especialista em redações para provas de concursos públicos e professora do Gran Cursos Online, Vânia Araújo, elaborou um passo a passo de como desenvolver o texto, além de dar sugestões de 5 temas para dissertação argumentativa. Confira abaixo!

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SUGESTÃO DE TEMAS

TEMA 1

Educação infantil como direito se configura como conquista a partir de muitas e longas lutas na história da sociedade brasileira. De 1975, quando da realização do primeiro Diagnóstico Nacional da Educação Pré-Escolar feito pelo MEC, passando por 1979 — Ano Internacional da Criança —, pela Constituinte de 1988, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, trata-se da conquista de uma visão das crianças enquanto cidadãos de direitos, inclusive o direito à educação infantil.

Sonia Kramer. Formação profissional de educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002, p. 118.

Considerando os fragmentos de texto acima como meramente motivadores, produza um texto dissertativo sobre a importância da educação infantil, posicionando-se a respeito do seguinte tema:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA BABÁ DE LUXO?

Em seu texto, discuta, necessariamente e de maneira fundamentada, as dimensões educar e cuidar da educação infantil, relacionadas ao papel do professor para essa etapa da educação básica.

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TEMA 2

Em um igarapé, duas crianças navegavam utilizando uma pequena canoa. De repente, uma das crianças, por descuido, se desequilibrou e caiu na água, ficando presa pela roupa em um galho que descia de uma árvore e submergia.
A outra criança, que estava na canoa, vendo seu amiguinho preso, assustado e se afogando, mergulhou rapidamente, quebrou o galho e libertou o amigo. Em resposta aos gritos dos meninos, alguns adultos chegaram e souberam o que havia ocorrido.
Surpresos com a força utilizada para quebrar o galho e com a rápida reação do menino que salvou o amigo, os adultos começaram a se perguntar como um menino tão pequeno e com mãos tão frágeis conseguiu tal feito.
Nesse instante, um sábio que havia chegado ao local comentou:
– Eu sei como ele conseguiu.
– Pode nos dizer como? – perguntaram.
– É simples, respondeu. Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Considerando a situação acima apresentada, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

A AVALIAÇÃO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA  EDUCAÇÃO INFANTIL.

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TEMA 3

Considerando a escola como uma das mais importantes agências de letramento, é interessante investigar o papel que ela desempenha em relação a indivíduos que iniciam sua trajetória escolar, como é o caso de crianças que cursam a Educação Infantil, segmento que vem recebendo especial atenção nos últimos anos.  O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Ministério da Educação, 1998) considera o letramento, ao afirmar que a aprendizagem da língua escrita envolve, dentre outros aspectos, a construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita.

Segundo esse documento, algumas capacidades devem ser desenvolvidas na criança durante os anos de Educação Infantil:

[…] ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas; familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário [grifo nosso]. (Ministério da Educação, 1998, p. 131).

Discorra, em um texto de no máximo 30 linhas, sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento de habilidades do uso social da leitura e da escrita, procurando caracterizar ou exemplificar os ganhos em termos de letramento possivelmente advindos da escolarização.

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TEMA 4

Em O Grande Ditador, Charles Chaplin disse: “Pensamos demais e sentimos muito pouco. Mais do que inteligência, precisamos de bondade e compreensão”. A capacidade da liderança traz consigo essa possibilidade. O professor-líder é ainda aquele que acredita no poder do sonho — o sonho que livra da domesticação imposta pela rotina. Para isso, ele compromete as pessoas, e elas passarão a seguir o sonho, não mais o líder.
Disponível em: http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.

“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar.”
PETER, Henry.

Considerando os textos acima como unicamente motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o seguinte tema:

A IMPORTÂNCIA, NOS DIAS ATUAIS, DAS ESCOLAS QUE SÃO ASAS E DOS PROFESSORES QUE ACREDITAM NO PODER DO SONHO.

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TEMA 5

Do nome não me lembro, mas do corpo não há como esquecer. Era miúdo, não tinha braços e era corcunda. A idade parecia inferior à dos outros meninos que frequentavam o curso de desenho que Ismael dos Santos oferecia gratuitamente a garotos pobres em um galpão nos fundos da igreja da Vila Ipojuca, em São Paulo.

Lembro-me da noite em que Ismael nos apresentou o novo aluno. Sob o olhar espantado de todos, o menino sentou diante de uma prancheta colocada no chão e tirou do bolso da camisa, com os dedos dos pés, suas ferramentas de trabalho. Apontou o lápis com uma gilete e riscou um corpo feminino perfeito sobre o papel. Eu só tinha olhos para os movimentos seguros e precisos de seus pés de longos dedos. Não consegui traçar uma única linha naquela noite.

Extraído de Revista Brasil Escola. Tomo III. Obras escolhidas.

Considerando que o texto acima tem caráter meramente motivador, redija texto dissertativo acerca da ideia: “O defeito não é a causa da deficiência”, defendida por Vigotsky, as teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica de ensino especial.

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Texto escrito por Vânia Araujo, professora do Gran Cursos Online.

Vânia Araujo é Licenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra aulas de Interpretação de textos e de Redação Discursiva há mais de dez anos nos principais cursos preparatórios para vestibulares e concursos do Distrito Federal. Já trabalhou também em cursos de Belo Horizonte e Goiânia.

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Detalhes:

  • Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos:  Professor; Analista; Técnico; Monitor
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Estados: DF
  • Número de vagas: 2.900
  • Remunerações: Até R$ 5 mil
  • Situação: EDITAL IMINENTE
  • Previsão p/ publicação do edital: 2016

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