Gabriel Granjeiro

Sacrifício hoje, curtição em dobro amanhã!

“Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.” – Confúcio

Hoje é dia de folia?

Hoje é dia de alegria?

Hoje é dia de carnaval?

Sim e não.

Para você, concurseiro, hoje é mais um dia de estudo, de revisão de conteúdos, de elaboração de resumos e de resolução de exercícios e provas. Hoje é mais um dia para você vestir a fantasia de futuro servidor público! E, não me leve a mal, apesar de estarmos em meio a um feriadão, amanhã será apenas outro dia: outro dia de estudo, outro dia de revisão de conteúdos, outro dia de elaboração de resumos, outro dia de resolução de exercícios e provas. Ufa!

É isso mesmo! Concurseiro que se leva a sério não pode ter outra mentalidade. Para ele, todo dia, todo fim de semana, todo feriado prolongado; todo momento livre, enfim, é mais uma oportunidade para acelerar os estudos e passar alguns quilômetros à frente dos concorrentes. Concurseiro que se preza aproveita o carnaval para assistir a mais videoaulas e se dedicar por horas a fio às aulas em PDF.

Quem nunca faz o sacrifício de resistir às tentações das baladas e dos blocos e bailes de carnaval tampouco merece conquistar os seus grandes sonhos. Antes que alguns venham me criticar, lembrando que “precisamos ter equilíbrio” e que “temos de viver a vida”, vou ser bem claro: não estou dizendo que quem aproveitou para pular o carnaval este ano necessariamente será reprovado no concurso para o qual está se preparando. Muito menos estou afirmando que o simples fato de abrir mão da festa popular é garantia de aprovação.

Estudar num feriado como este não dá a certeza de que o candidato conquistará a sonhada vaga, mas, convenhamos, estes são dias muito preciosos. Em quatro dias de estudo, é possível aprender muito, não é verdade? Por isso, a meu ver, sacrificar o feriado corresponde a um pequeno investimento de tempo hoje para curtir em dobro amanhã. Se o edital do seu concurso estiver na praça e a prova já estiver até marcada, aí, então, não há o que discutir: pular carnaval está proibido para você, meu amigo.

O candidato a uma vaga no serviço público tem de pensar que fará alguns sacrifícios temporários agora, dizendo não aos amigos, colegas e familiares hoje, para amanhã, já com estabilidade financeira e empossado no cargo com o qual sonhou por anos, aproveitar os benefícios, as férias, as vantagens, os bons vencimentos de uma autoridade pública, de um cidadão que trabalha para atender às demandas de outros cidadãos e ajudar o país a se desenvolver e a melhorar.

Entenda que o período de preparação é tempo de abrir mão de viagens, férias e carnaval, não interessa que você seja o mais apaixonado dos foliões ou o mais exímio sambista. Aceite isso de uma vez, sempre tendo em mente que, mais tarde, quando tiver sido empossado no cargo dos seus sonhos, virá a recompensa por esses e todos os outros sacrifícios que você precisou fazer. Será, então, tempo de curtir a família, os carnavais, as férias, os amigos; enfim, tudo de bom que a vida tem para oferecer. A diferença é que você terá dinheiro no bolso e a tranquilidade de ser um servidor estável. É como resumiu bem a nossa brilhante equipe de redes sociais em um post recente do qual gostei muito: “Vou estudar muito agora e deixar de curtir um carnaval meia-boca, para depois curtir com muito mais tranquilidade e conforto!”. A ideia é exatamente essa! Temos de sonhar grande e pensar muito além do dia de hoje.

Se o tempo é um elemento de grande importância na vida de qualquer ser humano, imagine na vida do concurseiro! O tempo perdido não pode ser recuperado nunca, o que traz implicações muito, muito sérias para quem está se preparando para um concurso com data certa. Infelizmente, sabemos que uma desculpa muito comum das pessoas em geral é a falta de tempo. Gente desorganizada ou preguiçosa, em particular, adora se esquivar de suas obrigações alegando não dispor de tempo para cumpri-las. Não seja assim, amigo concurseiro! O empreendedor Flávio Augusto, fundador de uma das maiores redes de cursos de idiomas do mundo, costuma dizer que “quem diz que não realiza o seu projeto por falta de tempo deve achar que somente os desocupados são bem-sucedidos”. Mas isso não faz nenhum sentido, faz?

Vale lembrar outra reflexão que já fizemos neste e em outros espaços: embora não seja nada fácil conviver com as dores que a dedicação absoluta aos estudos provoca e apesar de ser muito difícil enfrentar cada uma das inevitáveis reprovações e ainda sofrer com a solidão, o concurseiro precisa vivenciar em toda a sua plenitude cada uma dessas fases. Mais do que isso: ele precisa curtir cada uma delas. Deve desfrutar de cada momento de estudo individual ou em grupo, seja em turmas presenciais ou em frente ao computador, enquanto assiste às videoaulas. Digo isso porque o ser humano só aprende de verdade quando tem curiosidade, quando o objeto de estudo lhe é fascinante e quando ele o estuda com alegria e paixão. Novos conhecimentos e novos conteúdos são absorvidos por nossa mente na medida em que criamos conexões neurais – as chamadas sinapses –, que precisam ser caminhos utilizados com frequência. Daí a necessidade de fazer do estudo algo habitual, o que é mais fácil de conseguir quando há prazer envolvido na rotina.

Além disso, todos nós precisamos aceitar o fato de que toda conquista tem um preço. Havíamos afirmado isso em nosso artigo “Não existe almoço grátis” (confira AQUI), mas não custa relembrar. Pague o preço da sua com sacrifícios, com escolhas bem-feitas, com coragem, com alegria, com convicção. Registre esta anotação no seu Mural dos Sonhos, para não esquecer jamais: “Toda grande conquista é precedida de uma grande renúncia”.

Em resumo, leitor amigo, minha recomendação é que você reserve todo o tempo do feriado de carnaval para estudar, para ler, para seguir o cronograma que você certamente elaborou no planejamento deste que pode ser o maior projeto da sua vida. Esse é o preço que você deve pagar pela realização do seu sonho. Aproveite o período também para planejar as próximas ações e para refletir, pois planejamento e reflexão são bases para o conhecimento.

O concurseiro de verdade, aquele que será bem-sucedido, tem plena consciência de quanto custa realizar o seu sonho. Aceita, assim, sua missão, sem perder tempo reclamando das horas de estudo, dos dias sem lazer, dos momentos de solidão. Cumpre cada etapa com motivação, comprometimento, humildade, energia, paixão, fé e coragem.

Além disso, deve ter sempre em mente o ensinamento bíblico segundo o qual não podemos servir a dois senhores, assim como não podemos seguir dois caminhos diferentes ao mesmo tempo. Ao optarmos por um, é imperioso que renunciemos ao outro. Parece óbvio, mas a verdade é que a maioria dos fracassos resultam da inobservância desse princípio simples.

Então, vamos avante e em direção aos nossos sonhos, não importa se, ao nosso lado, está sendo realizada uma festa de carnaval ou outro evento qualquer. Estamos juntos e unidos no bloco dos concurseiros, futuros concursados!

Em tempo! Guarde estes versos da lei da autossugestão de Napoleon Hill:

Se você pensa que é um derrotado, será de fato.
Se você pensa que não tem coragem, não terá.
Se você gostaria de vencer, mas pensa que não pode,
É quase certo que não vencerá.
Se pensa que vai perder, você já está perdido,
Porque, pelo que se vê,
O sucesso começa com a vontade.
Tudo depende do estado de espírito.

Se você pensa ser inferior, você é,
É preciso pensar alto para subir,
É preciso estar seguro de si
Para ganhar um prêmio.
As batalhas da vida nem sempre são vencidas
Pelo mais forte ou pelo mais rápido.
Mas, cedo ou tarde, vencerá
Aquele que pensa que pode.
Se você pensa que é um derrotado, será de fato.

Bons estudos e que venham muitas aprovações!

Se você acredita nisso, registre nos comentários: “Penso, logo posso!”

É simples assim!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Cheguei Lá

141 Comentários

141 Comentários

  1. Juscélia Santos

    12/02/2018 16:29 em 16:29

    “Penso,logo posso”

    • gleiciane

      13/02/2018 00:45 em 00:45

      “Penso, logo posso!”

    • Angela

      13/02/2018 11:12 em 11:12

      “Penso, logo posso!”

    • Lilian

      14/02/2018 01:15 em 01:15

      Penso, logo posso!

  2. Ana Cristina

    12/02/2018 16:32 em 16:32

    Obrigada, estava precisando, é muita solidão, mas estou aqui na luta.

  3. Gustavo Ferreira Evangelista

    12/02/2018 16:37 em 16:37

    Obrigado Gabriel por guardar um momento seu a cada dia para nós mostrar que estamos no caminho certo.

    • Jones

      12/02/2018 18:54 em 18:54

      Sem sacrifício,nao à recompensa.

  4. Rosario Freire

    12/02/2018 16:43 em 16:43

    Penso, logo posso!

  5. Lucivane Silva Sá

    12/02/2018 16:44 em 16:44

    Quero preparar-me para um concurso. Como começar?

    • Carlos

      12/02/2018 22:03 em 22:03

      Pesquisa no youtube “COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS” irá achar bastante coisa relacionada.

      No geral, é preciso escolher primeiro qual carreira – Policial, Administrativa, Fiscal etc.

      Depois, qual nível de escolaridade possuo – Fundamental, Nivel médio ou Superior?

      E ai, adquirir um material de qualidade, um exemplo são os cursos do Gran Cursos… etc

      E, por fim, estudar bastante e com tecnica…

  6. Eric

    12/02/2018 16:44 em 16:44

    Penso, logo posso

  7. ANDRIELLEN CARNEIRO SILVA

    12/02/2018 16:45 em 16:45

    “Penso, logo posso.” Sábias palavras. Muito obrigada!

  8. Isabel Cristina de Oliveira

    12/02/2018 16:45 em 16:45

    “Penso, logo posso.”

  9. Maristela Teixeira

    12/02/2018 16:46 em 16:46

    A perseverança vence qualquer dificuldade, obrigada por não desistir de nós com esses artigos motivacionais…

  10. Taís

    12/02/2018 16:49 em 16:49

    Penso, logo posso!

  11. Andressa

    12/02/2018 16:49 em 16:49

    Não me sinto sozinha quando leio esses textos motivacionais do Gran Cursos!
    Penso, logo posso!
    Obrigada Gabriel!!!

  12. Larisse

    12/02/2018 16:50 em 16:50

    “Penso, logo posso”👊. Obrigada por estar com a gente nesta jornada!!

  13. Beatriz Lobo Leite França

    12/02/2018 16:51 em 16:51

    Até Chorei lendo esse Texto. Excelente!
    Meu carnaval está sendo exatamente como o que foi descrito, e não me arrependo pois sei que a aprovação chegará em breve.

    Obrigada pelo incentivo.

  14. Luzinete

    12/02/2018 16:55 em 16:55

    Penso, logo posso .🙏🙏🙏

  15. IGOR

    12/02/2018 16:56 em 16:56

    Penso, logo posso, E VOU FAZÊ-LO!

  16. Carlos Rafael Dias Silva

    12/02/2018 16:57 em 16:57

    Penso, logo posso.

    • Frederico

      12/02/2018 17:12 em 17:12

      Penso, logo posso.

  17. Geisiane

    12/02/2018 16:58 em 16:58

    Penso e logo posso!!

  18. Brenda

    12/02/2018 17:04 em 17:04

    ” Penso, logo posso.” Obrigada pelo apoio de sempre.

  19. Jessica Lopes

    12/02/2018 17:09 em 17:09

    Penso, logo posso!

  20. Dário

    12/02/2018 17:12 em 17:12

    Penso, logo posso!

  21. Claudiane Duarte

    12/02/2018 17:15 em 17:15

    “Penso,logo posso”

  22. Claudiane Duarte

    12/02/2018 17:17 em 17:17

    Pensó, logo posso! Obrigada.

  23. Conceição

    12/02/2018 17:19 em 17:19

    Penso,logo posso!

  24. Valbs

    12/02/2018 17:24 em 17:24

    “Penso, logo posso!”

  25. DANILO NUNES

    12/02/2018 17:24 em 17:24

    COGITO,ERGO SUM.

  26. FRANCISCO

    12/02/2018 17:32 em 17:32

    Penso, logo posso.

  27. Rafael Alvarenga

    12/02/2018 17:38 em 17:38

    Penso, logo posso!

  28. Ana

    12/02/2018 17:42 em 17:42

    “Penso, logo posso”

  29. Solange

    12/02/2018 17:57 em 17:57

    Obrigada pelo incentivo! Penso, logo existo!

    • Solange

      12/02/2018 17:59 em 17:59

      Penso, logo posso*

  30. Gilmara

    12/02/2018 18:00 em 18:00

    ‘ Penso, logo posso”

  31. Ivanete

    12/02/2018 18:01 em 18:01

    Penso, logo posso.

  32. Roque

    12/02/2018 18:03 em 18:03

    “Penso, logo posso”

  33. Gabriel Braga Pereira

    12/02/2018 18:08 em 18:08

    “Penso, logo posso!”

  34. Souza Souza

    12/02/2018 18:10 em 18:10

    “Penso, logo posso”!

  35. vakdecir

    12/02/2018 18:22 em 18:22

    Penso logo posso

  36. DERICK SOUZA

    12/02/2018 18:24 em 18:24

    Penso, logo posso!

  37. Renata

    12/02/2018 18:34 em 18:34

    Seus textos são sempre motivadores. Servem não só para aplicação aos concursos, mas vetores importante tambem para a vida além dos livros. Obrigada.

  38. Regina

    12/02/2018 18:34 em 18:34

    “Penso,logo posso”.

  39. rafaela

    12/02/2018 18:35 em 18:35

    Penso,logo posso!
    Obrigada por mais um artigo motivador.

  40. Paulo Malheiro

    12/02/2018 18:36 em 18:36

    Estou em casa estudando, e sei que eu não estou sozinho. Força para todos os guerreiros de plantão! Carnaval? Talvez uma viagem para um lugar tranquilo, mas só depois da nomeação. Parabéns pelo artigo e pelo corpo docente. Obs: Instalei o aplicativo mas não consegui abrir a página do aluno. Algum bug ou sugestão? Obrigado.

  41. Priscila Pepê

    12/02/2018 18:40 em 18:40

    Penso, logo POSSO!!!

  42. RAYZZA LIMA

    12/02/2018 18:41 em 18:41

    PENSO, LOGO POSSO!

  43. Jorge Santana

    12/02/2018 18:44 em 18:44

    Penso, logo posso.

  44. Heloísa de Jesus Paixão

    12/02/2018 18:47 em 18:47

    Texto maravilhoso: penso, logo posso! Avante!

  45. caio henrique

    12/02/2018 18:48 em 18:48

    Penso, logo posso!

  46. THAIS

    12/02/2018 19:04 em 19:04

    “Penso, logo posso.”

    Ótimo texto.

  47. CRISTIANO

    12/02/2018 19:13 em 19:13

    Penso, logo posso!!

  48. PAULA

    12/02/2018 19:22 em 19:22

    Penso, logo posso!

    • Rosevaldo

      12/02/2018 19:47 em 19:47

      Penso, logo posso! Na graça de Deus conseguirei realizar todos meus sonhos com sacrifícios e vitórias. Muito obrigado Gabriel por sempre está nos entusiasmado poder realizar cada sonho.

  49. JANE MARTINS

    12/02/2018 19:50 em 19:50

    Estudando muito nesse Carnaval, quando de repente recebo seu e-mail com esse texto maravilhoso!

    Que Deus o abençoe sempre, te admiro muito! Tudo o que relata no texto, é o que realmente acontece com nós concurseiros. Olha, você não tem ideia de como concordo com você. Eu sempre gostei de estudar, mas, estudar para concursos é diferente, é um desafio. E como tenho gostado dessa rotina, claro que tive que me acostumar, e assim virou uma rotina diária se tornando um prazer singular. É muito gratificante aprender e aprender e aprender. E mais gratificante ainda, quando você começa a auto avaliar o seu desempenho e constatar cada dia mais o seu progresso.

    Muito Obrigada por nos ajudar com aulas postadas no You Tube e ministradas por excelentes professores!

    “Penso, logo posso”!

  50. LUMA LOUANY TOYCIMA

    12/02/2018 19:51 em 19:51

    O meu muito obrigado a toda a equipe pela força , o meu sacrifício hoje la na frente sera benção .. PENSO ,LOGO POSSO !!!

  51. Simone Matias

    12/02/2018 19:56 em 19:56

    “Penso, logo posso.”Otimismo e positivismo sempre!

  52. Carla Magalhaes

    12/02/2018 20:21 em 20:21

    “Penso, logo posso!”
    Eu vou conseguir!!!

  53. eduardo

    12/02/2018 20:22 em 20:22

    Penso, logo posso.

  54. Sueli Silva

    12/02/2018 20:23 em 20:23

    “Penso, logo posso!”

  55. andrea

    12/02/2018 20:35 em 20:35

    penso,logo posso! gratidão a vc

  56. SILVA

    12/02/2018 20:35 em 20:35

    PENSO, LOGO POSSSOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  57. andrea

    12/02/2018 20:36 em 20:36

    penso, logo posso!
    gratidão a vc

  58. Márcio Féliix

    12/02/2018 20:54 em 20:54

    Parabéns Gabriel,grande incentivo para nós…

  59. Cléo Alves da Costa

    12/02/2018 20:57 em 20:57

    “Penso, logo posso!”

  60. Jaqueline França

    12/02/2018 21:03 em 21:03

    Penso ,logo posso !!!

  61. Dulcicleide Siqueira

    12/02/2018 21:15 em 21:15

    Penso logo posso

  62. Gabriel Picolo (TRT Brasil)

    12/02/2018 21:19 em 21:19

    Obrigado pela mensagem. Me impressiona também a quantidade de comentários. Bom saber que muitos estão fazendo o mesmo esforço. Isso mesmo. Não podemos considerar que seja um sacrifício abrir mão desse grande período de ilusão que é o carnaval. Muitos estão nesse momento se embriagando, usando drogas, traindo famílias, virando as costas para a própria decência. Mesmo que um dia passe essa fase intensa de estudo, da minha parte, tenho plena convicção de que trocar tudo por um resultado permanente só me fez tornar uma pessoa muito mais civilizada e consciente do que é verdadeiramente bom e permanente para minha vida.

  63. Esaú

    12/02/2018 21:24 em 21:24

    Penso,logo posso!

  64. Gabriel Picolo (TRT Brasil)

    12/02/2018 21:26 em 21:26

    Aproveitem o carnaval para estudar, mas também use uma parte do tempo para o descanso, uma boa alimentação, uma caminhada, …

    “A perfeição em excesso morre asfixiada”. (William Shakespeare, 15641616)

  65. Raquel Souza da Silva

    12/02/2018 21:30 em 21:30

    Penso,logo posso!

  66. Renato Nunes Pires

    12/02/2018 21:49 em 21:49

    “Penso, logo posso”! Obrigado, Gabriel Granjeiro!

  67. Roselane

    12/02/2018 21:58 em 21:58

    Penso logo posooooooo!

  68. Laercio

    12/02/2018 21:59 em 21:59

    Verdade pura td isso

  69. regino cardoso

    12/02/2018 22:13 em 22:13

    “Penso, logo passo”.

    Gabriel a cada artigo seu que tenho a oportunidade de lê, torno-me ainda mais seu fã, suas mensagens me encoraja a seguir em frente, na buscar pela tão sonhada aprovação.

  70. ninne

    12/02/2018 22:16 em 22:16

    Penso, logo posso!

  71. Jonilson Santos

    12/02/2018 22:19 em 22:19

    Penso logo posso

  72. Wanderson oliveira

    12/02/2018 22:44 em 22:44

    Penso, logo posso, obrigado que o senhor continue te abençoando.

  73. Jefferson

    12/02/2018 22:45 em 22:45

    “Penso, logo POSSO”

  74. Hewerty Max

    12/02/2018 23:06 em 23:06

    Eu posso! Eu consigo!

  75. RENATA KEYLA

    12/02/2018 23:10 em 23:10

    PENSO, LOGO POSSO!!!!!!

  76. alcides

    12/02/2018 23:20 em 23:20

    hoje eu estava bem triste com uma situação, às vezes isso me afeta muito, mas entrei aqui para buscar uma palavra de motivação…

  77. lourdes afonso

    12/02/2018 23:25 em 23:25

    Penso, logo existo”

  78. Adolfo Antonio Hickmann

    12/02/2018 23:25 em 23:25

    Penso, logo posso!
    Toda grande conquista é precedida de uma grande renúncia e estou disposto a PAGAR O PREÇO!
    Como você lembrou, “Ninguém pode servir a dois senhores.” Eu já escolhi a que Senhor eu sirvo. Ne le está firmada a minha luta,a minha força e a minha vitória!
    Valeu, Gabriel!

  79. lourdes afonso

    12/02/2018 23:26 em 23:26

    Penso,logo posso.

  80. Carlos Albuquerque

    12/02/2018 23:27 em 23:27

    Obrigado Obrigado Obrigado! Estou estudando desde Sábado a tarde. Estou focado nadando contra a maré! Indo contrario a maioria que só pensa no hoje… Penso, Logo Posso!

    • Carlos Albuquerque

      12/02/2018 23:30 em 23:30

      Estou indo em sentido contrário…

  81. Sheila

    12/02/2018 23:48 em 23:48

    Obrigada Gabriel.

    Depois de duas decepções recentes, o que posso dizer? eu posso, eu posso e eu posso e vou conseguir.

    Abraços.

  82. LUIS ROCHA

    13/02/2018 00:04 em 00:04

    Penso, logo posso! Muito Obrigado !

  83. Estefani

    13/02/2018 01:02 em 01:02

    Penso,logo posso!

  84. Ivonete

    13/02/2018 01:16 em 01:16

    PENSO, LOGO POSSO!
    Obrigada pelo artigo, foi para mim.rsrs
    Reforça que decidir estudar no carnaval foi a melhor opção.
    Abraços.

  85. Carol

    13/02/2018 01:45 em 01:45

    “Penso, logo posso!” Obrigada pelas palavras incentivadoras, Gabriel!

  86. João Vitor

    13/02/2018 05:17 em 05:17

    “PENSO, LOGO POSSO!!”
    VALEU, ABRAÇO DO RIO DE JANEIRO!
    ENQUANTO O RIO PAROU PARA VER O DESFILE, AQUI ESTOU EU ESTUDANDO!!
    DEI UMA PAUSA PARA LER SEU POST..
    ABRAÇOS

  87. Viviane

    13/02/2018 08:36 em 08:36

    Penso, logo posso!
    O que mais aprendi durante esse tempo que estudo para concurso é não dar ouvido as pessoas, pois muitas vezes a negatividade vem em comentários sem maldade. Nossa, vc acorda tão cedo. Vai estudar no carnaval? Ahhh, mas é domingo.
    Se não tivermos muita determinação e vontade essas palavras vão se fortalecendo com o tempo, mesmo não falando por maldade, quem não está nesse universo não entende a pressão que colocamos em nós mesmos. Me afastei de muitos durante o caminho, fui percebendo que não valia a pena está perto de gente que não incetiva. Inevitavelmente ficamos mais exigentes com as amizades e começamos a gostar de estarmos sozinhos (eu, particularmente, adoro)…rs…Pode vim carnaval, natal, páscoa, não vou desistir…continuarei acordando cedo e estudando no domingo, pois vou estudar até passar, vou conquistar minha vaga, sou capaz. E tenho certeza que muitos dirão que foi sorte, aiai, só nós sabemos a verdade. rs
    Bons estudos e boa trajetória. Fiquem com Deus.

    • Rivani Oliveira Dias

      13/02/2018 10:42 em 10:42

      FAÇO DE SUAS PALAVRAS, AS MINHAS!

  88. Jonatas

    13/02/2018 08:39 em 08:39

    “Penso, logo posso!”

    Agradeço por escrever esses textos motivacionais, cada vez que termino de ler um volto com um outro nível aos estudos.

    Obrigado, obrigado…..

  89. Gabriel

    13/02/2018 08:44 em 08:44

    “Penso, logo posso”. Obrigado, Gabriel! Vamos pra cima!

  90. Van

    13/02/2018 09:55 em 09:55

    Pensou, logo posso!!!

  91. Silésio

    13/02/2018 10:22 em 10:22

    PESNSO, LOGO POSSO

  92. João Paulo

    13/02/2018 10:26 em 10:26

    “Penso, logo posso”! É difícil, todos amigos, família, estão curtindo o carnaval. E eu aqui, sozinho em casa, estudando de 7h00 às …. (até o olho pregar, rsrsrsrs). Avante moçada!!!

  93. Rivani Oliveira Dias

    13/02/2018 10:38 em 10:38

    PENSO, LOGO POSSO!!!

  94. Jeferson Nunes Gomes

    13/02/2018 11:30 em 11:30

    PENSO, LOGO POSSO!!!

  95. Alexandre Carvalho

    13/02/2018 12:57 em 12:57

    Penso, Logo Posso!

  96. Natália

    13/02/2018 13:14 em 13:14

    Penso, logo Posso!

  97. Iraneide Lucena

    13/02/2018 13:33 em 13:33

    Sábias palavras,obrigada!

  98. Manoel Oscar

    13/02/2018 13:41 em 13:41

    Penso, logo posso!

  99. Talia

    13/02/2018 15:03 em 15:03

    Penso,logo,Posso!! Amém

  100. Iara Viana

    13/02/2018 15:54 em 15:54

    Penso, logo posso!

  101. Evanise Rosa

    13/02/2018 16:42 em 16:42

    Penso, logo posso!
    Eu serei Administradora Saneago.

  102. Vaninha

    13/02/2018 17:10 em 17:10

    Penso,logo posso!

  103. Ana Marta Penna

    13/02/2018 18:17 em 18:17

    “Penso,logo posso!”

  104. Sérgio Buback

    13/02/2018 18:48 em 18:48

    “Penso, logo posso.”

    Excelente texto!

  105. Jaciel

    13/02/2018 20:11 em 20:11

    “Penso,logo posso”

  106. Neiva

    13/02/2018 23:11 em 23:11

    Penso, logo posso!

  107. Judith Santos

    14/02/2018 01:06 em 01:06

    Penso, logo posso!

  108. Kerly Arauio Jardim

    14/02/2018 01:11 em 01:11

    “Penso, logo posso!”

  109. Ana Maia

    14/02/2018 01:55 em 01:55

    Penso,logo posso!

  110. Ricardo José de Sousa

    14/02/2018 09:30 em 09:30

    “Penso,Logo Passo!”.

  111. zilma ornelas

    14/02/2018 11:00 em 11:00

    Penso, logo posso.!

  112. zilma ornelas

    14/02/2018 11:01 em 11:01

    ” Penso, logo posso!

  113. Geraldo Silva

    14/02/2018 13:33 em 13:33

    Enquanto muitos amigos e parentes viajaram, fiquei na batida das revisões.
    Essa publicação serviu para mim.

  114. Juan Carlos

    14/02/2018 13:54 em 13:54

    penso, logo passo!

  115. Emerson Evangelista

    14/02/2018 14:04 em 14:04

    ” Penso, logo posso! “

  116. Charlie

    14/02/2018 14:36 em 14:36

    “Penso, logo posso!”

  117. Juliana

    14/02/2018 15:08 em 15:08

    “Penso, logo posso!”

  118. Juan Carlos

    14/02/2018 15:35 em 15:35

    penso! logo passo.

  119. Laércio

    14/02/2018 15:59 em 15:59

    “Penso, logo posso!”

  120. Claudia

    14/02/2018 18:52 em 18:52

    Penso, logo passo!!!!

  121. Lucas Santos

    15/02/2018 00:03 em 00:03

    Penso, logo Posso!!!

  122. Amauri Barros

    15/02/2018 11:00 em 11:00

    Penso, logo Posso!!!!

  123. Rosangela Nascimento Barros

    15/02/2018 15:18 em 15:18

    Penso, logo posso!!!!

  124. Larissa

    15/02/2018 23:03 em 23:03

    Penso, logo posso!

  125. Gardênia Gadelha

    19/02/2018 10:41 em 10:41

    Penso, logo posso!

  126. Natália Sobral

    19/02/2018 20:20 em 20:20

    Mais um excelente conteúdo, comecei a seguir seus stories no Instagram! Parabéns, professor!

  127. ELISENE DERMONI DE CARVALHO BEDIN

    19/02/2018 22:35 em 22:35

    “Penso, Logo Posso!

  128. Eladia

    25/02/2018 14:40 em 14:40

    “Penso ,logo posso”

  129. Jossineia da Silva

    07/04/2018 21:33 em 21:33

    “Penso, logo posso” 😉

  130. Angélica

    12/04/2018 16:52 em 16:52

    “Penso, logo posso” E vamos que vamos….que 2018 é o ano!

  131. Luiz Alcântara

    10/06/2018 09:39 em 09:39

    Penso, logo posso! Belíssimo texto!

Deixe uma resposta

Para o Topo