Estudar por questões: o que fazer quando acabam os itens?

A falta de itens para estudar por questões pode ocorrer por conta de uma nova lei, um evento importante que acabou de acontecer ou banca examinadora não tão conhecida. Saiba como enfrentar esse problema!

Avatar


4 de Julho de 2022

Quando o assunto é estudo para concursos públicos, uma coisa é certa: quanto mais questões você conseguir resolver, melhor! Mas o que acontece quando você vai estudar por questões e percebe que não existem tantos exercícios disponíveis para determinado conteúdo ou banca? Acompanhe o artigo para ficar por dentro das principais táticas para enfrentar esse problema!

Panorama dos Concursos 2022: O melhor ano da sua vida

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo. Confira no Panorama 2022 a previsão com quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

De 04 a 15 de julho você terá a oportunidade de receber dicas dos nossos especialistas sobre o que e como estudar, e se preparar para conquistar a sua aprovação em 2022.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta a sua participação no MAIOR evento de concursos do Brasil. A participação é 100% gratuita e totalmente online!


Estudar por questões: por que alguns temas tem poucos itens?

Via de regra, quanto mais novo for um assunto ou banca examinadora, menos questões de concurso estarão disponíveis e a razão é bem simples: os editais e provas  ainda não tiveram a oportunidade de abordar o assunto por tempo o suficiente para que um acervo fosse construído. Assim, é um problema que acontece com frequência no ramo de legislações e também na matéria de atualidades.

Estudar por questões em temas com poucos itens: como enfrentar o problema?

Abaixo elencaremos as principais soluções para que você possa estudar por questões mesmo quando os assuntos não apresentam tantos materiais. Veja!

Como estudar por questões: legislação nova

Quando uma nova lei que afeta diretamente a Administração Pública ou a área de atuação do seu cargo é sancionada, as chances do novo texto cair na sua prova de concurso público são muito grandes. Afinal, é preciso que o futuro servidor público compreenda os novos mecanismos que afetarão diretamente a realização do seu trabalho.

Como estudar por questões pode ser um desafio em novas legislações, um bom caminho é observar como esse tipo de conteúdo costuma ser cobrado e se preparar de acordo. Na maioria dos concursos públicos, a cobrança da letra da lei, com a presença de itens “decorebas” é o que mais acontece. Assim, memorizar os principais artigos será um elemento importante.

Um outro ponto de atenção é se focar nas mudanças empreendidas. Caso uma nova lei venha substituir um ou mais textos legais, é comum que as bancas examinadoras se centrem nas principais alterações.

Também é possível que o texto legal anterior seja citado, como margem de comparação. Contudo, não é sempre preciso dominar todos os pontos do antigo dispositivo legal: apenas se ele estiver descrito na parte de conteúdos programáticos do edital de concurso.

Por fim, lembre sempre de verificar com cuidado o edital de concurso público para confirmar exatamente quais leis serão abordadas: pode ser que um edital não aborde uma lei que acabou de sair porque as datas foram muito próximas ou porque a publicação já havia acontecido, por exemplo.

Como legislação nova costuma ser cobrada em questões: exemplo

Podemos utilizar a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) para exemplificar a cobrança de novos textos legais em provas de concursos públicos. Sancionada em abril de 2022, essa lei vem trazendo muita confusão para os concurseiros, uma vez que afeta profundamente uma das matérias mais cobradas em Direito Administrativo.

Veja um exemplo de questão sobre a Nova Lei de Licitações que pode ser encontrada e respondida na plataforma Gran Cursos Questões:

2o22 – Concurso PM AM – 2° simulado – Questão inédita – Gran Cursos Questões 

A respeito das regras atinentes às licitações públicas, previstas na Lei n. 8.666/1993 – Regime Antigo de Licitações e na Lei n. 14.133/2021 – Novo Regime de Licitações, é correto afirmar que:

(A). após dois anos de vigência da Lei n. 14.133/2021, a Lei n. 8.666/1993 estará revogada, não podendo mais ser aplicada sobre os contratos celebrados enquanto ainda estava em vigor.
(B). a Lei n. 14.133/2021 preservou algumas regras contidas na Lei n. 8.666/1993, entre elas, a possibilidade de realizar tomada de preços.
(C). diferentemente da Lei n. 8.666/1993, que determinava a realização da fase de habilitação antes do julgamento e classificação das propostas, a Lei n. 14.133/2021 inverteu essa ordem.
(D). a concorrência continua sendo no Novo Regime a modalidade mais formal de licitação, sendo adequada para contratações de obras acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais).
(E). assim como na Lei n. 8.666/1993, a Lei n. 14.133/2021 estatuiu que a alienação de bens imóveis da Administração, como regra, ocorrerá por meio de concorrência.

Perceba que o item é fortemente focado nas principais alterações empreendidas. Esse tipo de movimento é muito comum, especialmente nos primeiros meses após a publicação de uma legislação e sua inclusão nos editais.

Maneiras práticas de como estudar por questões em casos de nova legislação

Depois de compreender e dominar as formas de cobrança em questões para esse tipo de conteúdo, alguns recursos ajudarão você a lidar com a falta de exercícios e estudar por questões mesmo assim.

Os flashcards, por exemplo, possibilitam que o aluno formule suas próprias perguntas a partir de palavras ou frases-chave, capazes de acionar gatilhos de memória. A técnica é bem simples e funciona muito bem para itens que exigem mais memorização, como é o caso do estudo de leis.

Em um quadrado de papel, escreva de um lado alguma frase ou pergunta simples que remeta ao conteúdo que você quer se lembrar. Ainda utilizando a Nova Lei de Licitações, podemos incluir de um lado “Quais são as modalidades de licitação?” e no outro, listar cada dos dispositivos. Assim, é como se você estivesse estudando por questões simples.

Saiba mais sobre como fazer seus flashcards para concursos públicos

Como estudar por questões: banca examinadora nova ou pouco conhecida

Estudar por questões também é importante para dominar o perfil da banca examinadora. Porém, enquanto pode ser muito simples encontrar itens para bancas famosas como o CESPE, FGV, FCC e outras, para outras bancas examinadoras menores, isso pode ser um verdadeiro desafio.

Nesse caso, a principal recomendação é recolher o máximo de informações sobre o tipo de questão cobrada (se é de certo/errado ou múltipla escolha, por exemplo) e resolver questões de outras bancas examinadoras para cada assunto contemplado em edital.

Busque saber também se a nova banca examinadora em questão já aplicou alguma prova. Mesmo que não seja para o órgão ou cargo que você pretende prestar, avaliar o tipo de cobrança realizada pode ajudar você na seleção de itens para estudar por questões.

Como estudar por questões: atualidade recente

A matéria de atualidades também é um ponto polêmico para os concurseiros, especialmente porque não tem uma listagem específica de acontecimentos explorados no conteúdo programático.

Isso quer dizer que qualquer acontecimento importante poderá ser abordado na prova, mesmo que tenha acontecido depois da publicação do edital. Além disso, também pode ser difícil classificar os acontecimentos importantes para a prova e aqueles que podem ser deixados de lado. Afinal de contas, muitas notícias são divulgadas diariamente.

E como as provas ainda não tiveram a chance de abordar essa atualidade tão recente, isso quer dizer que não existirão exercícios para que o aluno possa praticar, certo? Via de regra, sim.

Assim, a melhor maneira de estudar por questões quando o caso é uma atualidade recente, é por meio de materiais específicos para concursos públicos. Isso inclui tanto informativos sobre as principais atualidades de interesse, como também itens inéditos, formulados por professores e especialistas.

Esses profissionais estudam e conhecem o perfil da maioria das bancas examinadoras, podendo ter uma noção de quais pontos são os mais importantes para uma questão de concurso.

No Gran Cursos Online, esse estudo direcionado para o estudo mais eficiente de atualidades acontece por meio do programa mensal e gratuito “Gabaritando Atualidades”, com a professora Rebecca Guimarães. Por lá, você confere os principais pontos de acontecimentos relevantes no Brasil e no mundo de maneira objetiva e focada nos seus estudos!

Assista ao “Gabaritando Atualidades” com Rebecca Guimarães 

Estudar por questões em temas com poucos itens: aposte no Gran Cursos Questões!

Ainda que um assunto não tenha tido tempo o suficiente para ter questões formuladas por um edital ou prova de concursos, ele ainda pode ser explorado por meio de questões inéditas. Esses exercícios, como mencionamos no último tópico, são formulados por professores e especialistas, levando em consideração o perfil de cobrança das bancas examinadoras.

No Gran Cursos Questões, você pode acessar milhares de questões e simulados inéditos em poucos cliques! Além disso, você também encontra mais facilmente todas as provas já realizadas por bancas examinadora ou por órgão. Assim, fica mais fácil estudar por questões!

Tudo isso pode ser acessado realizado seu cadastro gratuito na plataforma. Lá você ainda desfruta de painéis de monitoramento de desempenho, filtros de assuntos mais cobrados, ferramentas para criar cadernos de questões e muito mais!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

Estudar por questões em temas com poucos itens: veja mais dicas com o professor Alexandre Meirelles

Quer se aprofundar ainda mais no assunto de como estudar por questões quando não existem muitos exercícios disponíveis? Então confira abaixo uma aula gratuita com o professor Alexandre Meirelles sobre o tema!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


4 de Julho de 2022