Gabarito EAGS: confira o gabarito extraoficial!

Gabarito EAGS: confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova realizada no domingo, dia 24 de abril de 2022!

Avatar


25 de Abril de 2022

Confia no decorrer desta matéria o gabarito EAGS extraoficial! As provas para ingresso no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica foram aplicadas neste domingo, 24 de abril, no período da manhã.

O concurso Aeronáutica Sargento oferta 237 vagas para homens e mulheres para diversos cargos de nível médio.

Como o Gran Cursos Online está com você em todas as etapas deste concurso, em busca da aprovação dos sonhos, nossa equipe de professores realizará a correção da prova para a especialidade de Administração e a elaboração do gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Aeronáutica Sargento:

Gabarito EAGS: gabarito extraoficial

A equipe imparável de professores do Gran Cursos Online está preparando o gabarito extraoficial do concurso Aeronáutica Sargento. Assim que estiver pronto disponibilizaremos aqui. Fique ligado! A prova utilizada para a correção é esta aqui!

Gabarito EAGS: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para a especialidade de Administração comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Criamos o índice abaixo para facilitar a sua navegação no momento da leitura. Dividimos por cada disciplina. Basta clicar na disciplina desejada que você vai chegar nos comentários do professor.

Gabarito EAGS: Língua Portuguesa

Questão 1
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois não é para retirar o apreço, estima, pela natureza, mas sim passar a percebê-la com um novo olhar mais atento a não destruí-la. Na letra “b”, resposta errada, pois o trecho não revela contradição, mas sim um novo olhar ao se reportar ao mundo em que vivemos. Reaprender com a natureza, pois o ser humano faz parte dela. Na letra “c”, resposta errada, pois não é nada pouco inteligente ter um novo olhar para a natureza. Na letra “d”, resposta correta, pois no primeiro parágrafo apresenta que o homem deve observar atentamente como a natureza se porta e reaprender com ela. Dessa maneira, agir de forma a não destruí-la, como vem fazendo.

Questão 2
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois não há uma comparação de quem é mais inteligente. Na letra “b”, resposta correta, pois essa relação entre animais, vegetais e minerais é um processo natural que se conhecem, vivem em um mesmo ambiente, memorizam o que lhes é útil, criam mecanismos novos de sobrevivência e comunicam-se de forma equilibrada. Isso tudo exposto no parágrafo quarto. Na letra “c”, resposta errada, pois não há relação de faculdade menor entre a inteligência. Na letra “d”, resposta errada, pois não há relação de superioridade entre os elementos do reino natural e o homem.

Questão 3
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois o trecho apresenta a exaltação por parte da Natureza ao perceber que o homem age muitas vezes sem pensar nas consequências. Na letra “b”, resposta errada, pois quem deveria integrar-se com inteligência nos processos e no equilíbrio perfeitos são os homens. Na letra “c”, resposta errada, pois esse trecho não retrata a inteligência da natureza, somente expõe sobre a situação dos animais, vegetais e minerais no seu ambiente natural. Na letra “d”, resposta errada, pois o trecho só relata o que é inteligência.

Questão 4
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois o ser humano, no texto, não diz poder prescindir, dispensar, da dependência de sua natureza. Na letra “b”, resposta correta, pois como diz no último parágrafo: “Não sabemos quando, nem onde, nem por que o homem resolveu pedir emancipação…” Na letra “c”, resposta errada, pois o trecho extrapola o que diz o texto, ou seja, não relata sobre consequências inimagináveis. Na letra “d”, resposta errada, pois não há uma explicação do motivo que fez o homem emancipar-se da natureza.

Questão 5
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois a frase só admite o uso de crase em frente ao local especificado: “… rumo à Roma das fecundas conquistas…”. Na letra “b”, resposta errada, pois antes da palavra “a própria mágoa” encontramos um artigo que remete ao sujeito do verbo revelar. Antes da palavra ‘dor’ só existe um artigo feminino ‘a’. Na letra “c”, resposta errada, pois deveria estar escrito com crase o trecho: “… não fazia objeções à distância” Na letra “d”, resposta correta, pois a frase poderia ser escrita: “… escondeu à escura tinta as lembranças que…” verbo esconder = verbo transitivo direto (as lembranças), adjunto adverbial de modo = à escura tinta.

Questão 6
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois não há sujeito oculto. Na letra “b”, resposta certa, pois o sujeito do “verbo fez-se” é “o enterro”; “verbo foi” é “que”; “verbo viram” é “os moradores do Andaraí”; “verbo acompanharam” é “Cerca de duzentas pessoas”; “verbos achando-se representadas” é “as primeiras classes da sociedade”, ou seja, todos sujeitos simples que contém um núcleo. Na letra “c”, resposta errada, pois não há sujeito composto. Na letra “d”, resposta errada, pois não há sujeito indeterminado.

Questão 7
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois a frase está escrita de forma correta na utilização do pronome oblíquo. Na letra “b”, resposta errada, pois a frase está escrita de forma correta na utilização do pronome oblíquo. Na letra “c”, resposta correta, pois há um erro na transitividade verbal do verbo amar, pois ele é um verbo transitivo direto e não admite como complemento verbal o ‘lhe’. Deveria estar escrito: “Ele a/o amava…” Na letra “d”, resposta errada, pois a frase está escrita de forma correta na utilização do pronome oblíquo.

Questão 8
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois os termos em destaque não se referem a complementos nominais mas sim adjuntos adverbiais. Na letra “b”, resposta errada, pois os termos em destaque não se referem a agentes da passiva mas sim adjuntos adverbiais. Na letra “c”, resposta correta, pois os termos em destaque referem-se a adjuntos adverbiais de lugar e o ‘verbo entrará’ é um verbo intransitivo. Na letra “d”, resposta errada, pois os termos em destaque não se referem a objetos indiretos mas sim adjuntos adverbiais.

Questão 9
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada pois a sequência correta é VFFV e não FVVF. Na letra “b”, resposta errada pois a sequência correta é VFFV e não VFFF. Na letra “c”, resposta errada pois a sequência correta é VFFV e não FVVV. Na letra “d”, resposta correta, pois a sequência é VFFV, ou seja, o “verbo pergunta é presente do indicativo” e o “verbo disseres é futuro do modo subjuntivo).

Questão 10
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois todas as palavras contêm acentos adequados conforme a norma padrão da Língua Portuguesa. Na letra “b”, resposta correta, pois a palavra cítaras tem acento agudo na vogal i por ser uma proparoxítona. Na letra “c”, resposta errada, pois todas as palavras contêm acentos adequados conforme a norma padrão da Língua Portuguesa. Na letra “d”, resposta errada, pois todas as palavras contêm acentos adequados conforme a norma padrão da Língua Portuguesa.

Questão 11
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois todas as palavras estão de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Na letra “b”, resposta errada, pois todas as palavras estão de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Na letra “c”, resposta correta, pois a palavra escrita na frase como “hêsito” deve ser escrita na forma padrão “êxito”, ou seja, pela pronúncia não se percebe o erro gramatical. Na letra “d”, resposta errada, pois todas as palavras estão de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

Questão 12
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois há 5 tipos de pronomes, já que o pronome pessoal oblíquo ‘a’ se encaixa no pronome reto juntamente com ‘ela’. Na letra “b”, resposta correta, pois há 5 tipos de pronomes. “Quantos?” pronome interrogativo, “outro” pronome indefinido, “senhor” pronome de tratamento, “a, ela” pronome pessoal oblíquo, “sua, meu” pronome possessivo, “ Na letra “c”, resposta errada, pois há 5 tipos de pronomes e não 4. Na letra “d”, resposta errada, pois há 5 tipos de pronomes e não 3.

Questão 13
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois logo no início muda o sentido dizer “…a Mãe, urucuiana,…” sendo um predicativo, característica permanente da mãe e na reescritura :”…a mãe urucuiana…” sendo um adjunto adnominal, característica acessória. Na letra “b”, resposta errada, pois a característica urucuiana na posição em que aparece muda o sentido da frase em relação ao original. Na letra “c”, resposta correta, pois a frase colocada não muda o sentido original. O predicativo da mãe chamada de urucuiana não muda se deslocado para o início da frase. Na letra “d”, resposta errada, pois antes não há vírgula entre verbo e seu complemento verbal. No trecho: “Com vacas e arroz lidava o pequeno sitiante…”

Questão 14
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois quem reside, reside em. Deveria estar escrito: “…residente na rua…” Na letra “b”, resposta errada, pois quem é devoto, é devoto a. Deveria ser “… devota a todos…” Na letra “c”, resposta errada, pois deveria ser “…contíguo ao outro…” Na letra “d”, resposta correta, pois a regência nominal está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

Questão 15
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois há 4 orações reduzidas. São elas: esperando, trabalhando, buscando, explicar. Na letra “b”, resposta errada, pois não há 3 orações reduzidas mas sim 4. Na letra “c”, resposta errada, pois não há 2 orações reduzidas mas sim 4. Na letra “d”, resposta errada, pois não há 1 orações reduzidas mas sim 4.

Questão 16
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois a frase está correta na voz passiva analítica. Na letra “b”, resposta errada, pois a frase está correta na voz passiva analítica. Na letra “c”, resposta certa, pois a frase apresenta-se na ordem inversa, mas com o mesmo sentido da voz ativa da frase origem. Na letra “d”, resposta errada, pois a frase está correta na voz passiva sintética.

Questão 17
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois a sequência certa é 3,1,2 – coordenação e subordinação, coordenação e subordinação. Na letra “b”, resposta errada, pois a sequência correta não é 1,2,3 mas sim 3,1,2. Na letra “c”,resposta errada, pois a sequência correta não é 2,3,1 mas sim 3,1,2. Na letra “d”, resposta errada, pois a sequência correta não é 3,2,1 mas sim 3,1,2.

Questão 18
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois o agente da passiva seria ‘por eles’. Na letra “b”, resposta certa, pois o agente da passiva não está explícito, já que a frase está na voz passiva sintética. Na letra “c”, resposta errada, pois o agente da passiva é ‘por unanimidade’. Na letra “d”, resposta errada, pois o agente da passiva é ‘de belas metáforas’.

Questão 19
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois o feminino de oficial é oficiala e o plural de aldeão é aldeões. Na letra “b”, resposta errada, pois o plural de obra-prima é obras-primas. Na letra “c”, resposta errada, pois o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas. Na letra “d”, resposta correta, pois o feminino de poeta pode ser poeta ou poetisa e o plural de refrão é refrãos.

Questão 20
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois Poços de Caldas recebe diariamente, verbo no singular pois o verbo se refere a uma cidade. Na letra “b”, resposta certa, pois considerando a concordância verbal o verbo possuir pode ficar no singular ou plural referindo-se ao termo ‘a maior parte’ ou ‘destas casas’ Na letra “c”, resposta errada, pois o verbo proteger deveria estar no plural: protegeremos. Na letra “d”, resposta errada, pois haviam no sentido de existir fica no singular: havia.

Questão 21
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois o verbo auxiliar é tinha. Na letra “b”, resposta errada, pois os verbos auxiliares são queria, havia. Na letra “c”, resposta correta, pois caducando e perdido são predicativos e os verbos estamos e está são somente verbos de ligação. Na letra “d”, resposta errada, pois o verbo auxiliar é era.

Questão 22
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: I – predicado verbo-nominal – chama alguém e a característica estado de espírito.
II – predicado nominal – verbo de ligação representado pela vírgula.
III – predicado verbal – verbo intransitivo dormir.
IV – predicado verbal – verbo intransitivo viver.
Na letra “a”, resposta errada, sequência incorreta. Na letra “b”, resposta errada, sequência incorreta. Na letra “c”, resposta correta, predicado verbo-nominal, predicado nominal, predicado verbal, predicado verbal. Na letra “d”, resposta errada, sequência incorreta.

Questão 23
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois europeu é biforme de europeia. Na letra “b”, resposta errada, pois encantador é biforme de encantadora. Na letra “c”, resposta errada, pois pigmeu é biforme de pigmeia. Na letra “d”, resposta correta, pois a palavra pueril é uniforme.

Questão 24
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois apenas I e II são corretas. Na letra “b”, resposta correta, apenas I e II. Na letra “c”, resposta errada, pois apenas I e II são corretas. Na letra “d”, resposta errada, pois apenas I e II são corretas.

Questão 25
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois não há predicativo do objeto. Existe somente verbo de ligação (é) e predicativo do sujeito (muito esperto). Na letra “b”, resposta errada, pois há somente um verbo intransitivo (prosseguia) e adjunto adverbial de modo (triste e sem vida). Na letra “c”, resposta correta, pois a frase na ordem direta é “Nós consideramos sua decisão equivocada.” Predicativo do objeto é equivocada. Na letra “d”, resposta errada, pois a frase na ordem direta é “Uma beleza tão radiante parece impossível”.

Questão 26
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, sequência 3,1,4,2. Na letra “b”, resposta errada, pois a sequência diverge de 3,1,4,2. Na letra “c”, resposta errada, pois a sequência diverge de 3,1,4,2. Na letra “d”, resposta errada, pois a sequência diverge de 3,1,4,2.

Questão 27
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois apresenta uma figura de linguagem de personificação, mesma que ocorre no exemplo comparado. Na letra “b”, resposta errada, pois não há figura de figura de linguagem igual ao enunciado. Na letra “c”,resposta errada, pois não há figura de figura de linguagem igual ao enunciado. Na letra “d”, resposta errada, pois não há figura de figura de linguagem igual ao enunciado.

Questão 28
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois precisardes é futuro do subjuntivo. Na letra “b”, resposta errada, pois subiram é pretérito perfeito do indicativo. Na letra “c”, resposta correta, pois permaneceria é futuro do pretérito do indicativo. Na letra “d”, resposta errada, pois deixara é pretérito mais-que-perfeito indicativo.

Questão 29
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois não há antítese. Na letra “b”, resposta correta, pois “caiu no álbum de retratos” é um exagero, hipérbole. Na letra “c”, resposta errada, pois não há eufemismo. Na letra “d”, resposta errada, pois não há prosopopeia.

Questão 30
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois as orações são subordinadas substantivas predicativas. Na letra “b”, resposta errada, pois não há oração subordinada substantiva apositiva. Na letra “c”, resposta errada, pois não há oração subordinada adjetiva restritiva. Na letra “d”, resposta errada, pois não há oração subordinada adverbial causal.

Questão 31
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois 1 é causal. Na letra “b”, resposta errada, pois 5 (ou) é alternativa. Na letra “c”, resposta correta, pois 4 (se) é conjunção integrante. Na letra “d”, resposta errada, pois 3 (se) é condicional.

Questão 32
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois o pronome oblíquo está colocado de forma adequada. Na letra “b”, resposta correta, pois deveria estar escrito: “…, poupe-me…” Na letra “c”, resposta errada, pois o pronome oblíquo está colocado de forma adequada. Na letra “d”, resposta errada, pois o pronome oblíquo está colocado de forma adequada.

Questão 33
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois há adjunto adnominal (duas). Na letra “b”, resposta errada, pois há adjunto adnominal (o). Na letra “c”, resposta errada, pois há adjunto adnominal (minhas). Na letra “d”, resposta correta, pois não apresenta adjunto adnominal, há somente complemento nominal “de escravos”.

Questão 34
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois apresenta no trecho um discurso indireto, ou seja, relata sobre um diálogo entre um homem e seus vizinhos. Na letra “b”, resposta errada, pois há somente uma narração no trecho. Na letra “c”, resposta errada, pois há somente uma narração no trecho. Na letra “d”, resposta errada, pois há somente uma narração no trecho.

Questão 35
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Na letra “a”, resposta correta, pois há uma oração subordinada substantiva objetiva direta e uma oração subordinada adjetiva restritiva. Na letra “b”, resposta errada, pois há uma oração subordinada adjetiva restritiva e subordinada adverbial temporal. Na letra “c”, resposta errada, pois há duas orações subordinadas substantivas. Na letra “d”, resposta errada, pois há oração subordinada adverbial temporal e oração subordinada adjetiva explicativa.

Questão 36
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois há objeto direto (o Gaetaninho). Na letra “b”, resposta errada, pois há objeto direto (materno). Na letra “c”, resposta errada, pois há objeto direto (a cidade). Na letra “d”, resposta correta, pois há somente um verbo intransitivo (saiu) e não há objeto direto.

Questão 37
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois outrossim, deveras e aliás não são adjetivos mas sim advérbio. Na letra “b”, resposta correta, pois outrossim, deveras e aliás são advérbios. Na letra “c”,resposta errada, pois outrossim, deveras e aliás não são conjunções mas sim advérbio. Na letra “d”, resposta errada, pois outrossim, deveras e aliás não são palavras denotativas de realce mas sim advérbio.

Questão 38
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois fulgurante é predicativo e ‘cheio de dor’ ideia de modo. Na letra “b”, resposta correta, pois ‘exausto e vacilante’ é aposto e ‘Deserdado’ é vocativo. Na letra “c”, resposta errada, pois “Paladino do Amor” é vocativo e “portas de ouro” é sujeito. Na letra “d”, resposta errada, pois “nada mais” e “Silêncio e escuridão” são objeto direto.

Questão 39
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois a sequência não é 1,2,3 mas sim 3,1,2. Na letra “b”, resposta errada, pois a sequência não é 2,3,1 mas sim 3,1,2. Na letra “c”, resposta correta, pois a sequência é 3,1,2. Na letra “d”, resposta errada, pois a sequência não é 3,2,1 mas sim 3,1,2.

Questão 40
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Na letra “a”, resposta errada, pois ‘de belezas eternas’ não é aposto mas sim complemento nominal. Na letra “b”, resposta errada, pois ‘de belezas eternas’ não é objeto indireto mas sim complemento nominal. Na letra “c”, resposta errada, pois ‘de belezas eternas’ não é adjunto adnominal mas sim complemento nominal. Na letra “d”, resposta correta, pois o complemento nominal ‘de belezas eternas’ completa o adjetivo ‘despovoado’.

Gabarito Aeronáutica Sargento: Teoria Geral da Administração

Questão 42
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: A auto-organização ou organização auto-organizante refere-se ao processo que gera aumento no nível de organização ou do arranjo de uma parte do sistema que pode promover uma função específica, sem presença de um controle ou manipulação externa ou central. O tipo de organização dissipativa é a organização que, no meio da instabilidade ou desordem, encontra novas formas de funcionar, voltando ao caminho da ordem e da harmonia. A expressão autopoiese vem de “auto”, que significa si mesmo, e “poiese”, que significa criação ou construção. Assim, podemos dizer que uma organização autopoiética é aquela que estrutura criativa de uma auto-organização. O tipo “livre fluxo”, apresentado na alternativa C, não é um tipo de organização encontrado na literatura que fala sobre auto organização. Por isso, é o nosso gabarito.

Questão 44
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Necessidade de participação e de comprometimento (letra A), interação entre indivíduo e organização (leta B) e necessidade de contínua adaptação (letra C) são alguns dos pressupostos básicos do Desenvolvimento Operacional. A ideia de mudança organizacional é estruturada na Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO), uma abordagem que surge em 1962, a partir da Teoria Comportamental. Essa teoria tem foco na mudança de pessoas em suas relações de trabalho, onde os próprios membros da organização formulam e implementam a mudança necessária, por meio da assistência de um consultor interno ou externo. Já a letra D traz uma das etapas da pesquisa-ação. A pesquisa ação é um método de condução de pesquisa, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções. E, de forma bem simples, a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais:
(1) observar, para reunir informações e construir um cenário;
(2) pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e
(3) agir, implementando e avaliando as ações.
Logo, nosso gabarito é a letra D.

Questão 47
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Falou em comparação com práticas dos concorrentes, falou em benchmarking. Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Sobre a letra A, melhoria contínua é uma técnica de gestão de processos de negócios que visa identificar falhas nos processos e, em seguida, descobrir a melhor maneira de eliminar esses problemas. Sobre a letra B, qualidade total é uma resultante natural e direta das práticas de melhoria contínua nos níveis operacionais das organizações. Sobre a letra D, reengenharia é um sistema estratégico de reestruturação organizacional e administrativa, com o objetivo de reformular as atividades de determinada empresa.

Questão 56
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: A teoria contingencial de Fred Fiedler identifica três dimensões contingenciais ou situacionais que determinam a eficácia de liderança:
● As relações entre líder e liderado – o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm em seu líder.
● A estrutura da tarefa – o grau de procedimentos estabelecidos no trabalho (tarefas estruturadas ou não estruturadas). Tarefas muito bem definidas, com alto grau de organização e certeza (estruturadas) são favoráveis para o líder, enquanto tarefas desorganizadas e imprevisíveis (não estruturadas) são desfavoráveis ao líder.
● O poder de posição – o grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder, tais como: poder de contratar, demitir, conceder promoções e aumentos salariais. Logo, nosso gabarito é a letra A.

Questão 69
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Alvin W. Gouldner concluiu em suas pesquisas que não há um único tipo ou modelo de burocracia, mas sim uma enorme variedade de graus diferentes de burocratização. Ainda assim, Gouldner distingui três tipos de comportamento burocrático:
● Burocracia fingida: as normas são impostas de fora (como não fumar) e sua violação dava status aos infratores. Neste tipo de burocracia, os valores informais do grupo são reforçados pela violação conjunta das regras impostas de fora e mal controladas dentro da organização.
● Burocracia representativa: as regras eram criadas por especialistas, cuja autoridade é aceita pelos supervisores e operários. As regras têm o apoio de todos pois elas integram o sistema de valores predominante, que exigia alta qualidade do trabalho e assim gerava prestígio.
● Burocracia punitiva: as regras são impostas pelas pressões da administração ou dos empregados, na tentativa de coagir a outra parte. Nesse modelo, a autoridade e o comando são realçados e a infração às regras eram severamente punidas. Assim, nosso gabarito é a letra C.

Questão 71
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Foi a Teoria das Relações Humanas que constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. A abordagem humana vem logo depois das teorias clássicas, surgindo, na verdade, como um movimento de oposição e reação à Teoria Clássica da Administração. Pouco a pouco, os estudos organizacionais foram mostrando que o ser humano não é totalmente controlável e previsível e que, portanto, há sempre um certo grau de incerteza associado a gestão de pessoa. Daí a ideia da liderança como forte fator de influência. Sobre a letra A, a Teoria Clássica possui ênfase na estrutura. Sobre a letra B, a Teoria Neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Sobre a letra D, a Teoria Comportamental enfoca a abordagem das ciências do comportamento nos estudos da Administração.

Questão 72
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: A departamentalização por clientela coloca o foco nos clientes reais ou potenciais que a organização quer servir, constituindo-se, assim, na forma de departamentalização mais extrovertida. Sobre a letra A, a departamentalização geográfica ou territorial é o agrupamento das atividades de acordo com o território, região ou área geográfica. Sobre a letra B, a departamentalização por projetos é o agrupamento das atividades de acordo com os projetos planejados pela organização, onde cada pessoa receberá funções de acordo com o projeto envolvido. Sobre a letra C, a departamentalização por produtos ou serviços existe quando a organização quer enfatizar seus produtos e serviços, e não as suas funções internas. Procura reunir todas as atividades relacionadas com seu produto ou serviço a fim de melhor coordenar as atividades requeridas para ele.

Questão 78
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Enquanto as funções de planejamento, organização e controle são qualificadas de IMPESSOAIS, a direção é um processo INTERPESSOAL que determina relações entre indivíduos. Isso porque a função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo é alcançado, por meio da orientação das operações que devem ser executadas. É a função de direção que passa a se preocupar com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos. Para dirigir subordinados, o administrador deve motivar, comunicar e liderar, de modo situacional a cada indivíduo, grupo ou organização.

Questão 87
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: A Teoria Z, de William Ouchi, é um modelo de administração participativa que defende que todas as decisões organizacionais devem ser tomadas através do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo. Fundamenta-se nos seguintes princípios:
(1) Emprego estável para os empregados, mesmo em época de dificuldades para a organização;
(2) Pouca especialização das pessoas, que passam a ser desenvolvidas através de treinamento nos seus cargos;
(3) Igualitarismo no tratamento (condições de trabalho, benefícios, etc.);
(4) Democracia e participação;
(5) Valorização das pessoas.

Como se percebe, nenhuma decisão é tomada sem o consenso do grupo. Logo, a afirmação 1 é verdadeira e a
afirmação 2 é falsa.

Questão 94
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Como sabemos, o Desenvolvimento Organizacional possui foco na mudança, em especial das pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Logo, possui ênfase na mudança da cultura da organização, ou seja, é uma mudança organizacional planejada (letra B). Já vimos no comentário da questão 44 que a necessidade de participação e de comprometimento (letra C) e a necessidade de contínua adaptação (letra A) são, também, alguns dos pressupostos básicos do Desenvolvimento Operacional. Logo, nosso gabarito é a letra D, que se trata de uma ideia relacionada à Administração Científica.

Questão 100
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Segundo a Administração Científica, os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. Para essa teoria, a administração deve ser estudada de forma científica: a improvisação cedia lugar ao planejamento, assim como o empirismo cedia lugar à ciência. Para isso, os funcionários deveriam ser treinados cientificamente para as tarefas e as metodologias de trabalho deveriam ser aprimoradas.

Gabarito EAGS: Contabilidade Geral

Aguardando comentário do professor Cláudio Zorzo.

Questão 46 
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: A DRE – Demonstração do Resultado do Exercício apresenta o resultado obtido pela empresa, mediante um confronto entre as receitas e as despesas. O resultado pode ser um lucro, um prejuízo ou nulo.

Questão 54 
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: O subgrupo de contas denominado de “disponibilidades” apresenta os valores que a empresa tem em caixa e na conta corrente. São recursos financeiros disponíveis para uso imediato.

Questão 57 
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: O método de depreciação mais utilizado no Brasil é o método linear ou de linha reta. neste método a despesa com depreciação é calculada considerando o valor do bem dividido pela sua vida útil de uso.

Questão 67 
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: O lucro do exercício ou o prejuízo do exercício são contas de resultado, que serão apresentadas na DRE – Demonstração do resultado do exercício, pelo confronto entre as receitas e as despesas.

Questão 70 
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Os fatos contábeis ou administrativos são divididos nos seguintes grupos: fatos permutativos, fatos modificativos e fatos misto.

Questão 73 
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: O princípio da competência determina que as receitas e as despesas sejam registradas quando da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do recebimento da receita ou do pagamento da despesa. Desta forma, uma despesa incorrida é a despesa que já ocorreu o seu fato gerador.

Questão 76 
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Segundo a teoria contábil MATERIALISTA, o patrimônio é dividido em itens positivos, que são os bens e direitos do ativo, e negativos, que são as obrigações do passivo. O passivo é composto pelas obrigações exigíveis da empresa, como por exemplo: impostos a pagar, aluguel a pagar e duplicatas a pagar.

Questão 99 
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: O balancete de verificação tem por objetivo demonstrar a correta aplicação do mecanismo de partidas dobradas, onde o total dos saldos devedores (débitos) deverá SER IGUAL ao total dos saldos credores (créditos), ou seja, as aplicações devem ser iguais às origens de recursos.

Gabarito EAGS: Noções de Direito Constitucional

Aguardando comentário do professor Diogo Surdi.

Questão 41 
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: De acordo com a Constituição Federal, o voto será obrigatório para os maiores de 18 anos, motivo pelo qual a Letra C é o gabarito da questão.
Art. 14, § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II – facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

Questão 50 
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Estabelece o §1º do artigo 13 da Constituição Federal que “São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais”.

Questão 63 
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: 

Item I: Errado. Diferente do que afirmado, estabelece a Constituição Federal que ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.
Item II: Certo. O militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos, sendo esta a literalidade do artigo 142, § 3º, V.
Item III: Certo. O item está de acordo com as disposições da Constituição Federal. Art. 142, § 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições:
II – o militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea “c”, será transferido para a reserva, nos termos da lei;
Item IV: Errado. Diferente do que afirmado, o §2º do artigo 142 determina que “Não caberá habeas corpus em relação a punições disciplinares militares”.

Questão 68 
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: Apenas a Letra D (Ministro de Estado da Defesa) apresenta corretamente um cargo privativo de brasileiro nato.
Art. 12, § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:
I – de Presidente e Vice-Presidente da República;
II – de Presidente da Câmara dos Deputados;
III – de Presidente do Senado Federal;
IV – de Ministro do Supremo Tribunal Federal;
V – da carreira diplomática;
VI – de oficial das Forças Armadas.
VII – de Ministro de Estado da Defesa.

Questão 77 
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: O §10 do artigo 14 da Constituição Federal estabelece que “O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude”.

Questão 83 
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: Dentre as alternativas propostas, somente na Letra B temos uma das situações estabelecidas para o brasileiro naturalizado.
Art. 12. São brasileiros:
II – naturalizados:
a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

Questão 85
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: 

Na Letra D, encontramos um direito estabelecido pela Constituição Federal para os trabalhadores urbanos e rurais.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
VII – garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

Questão 88
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: A questão deve ser respondida com base nas disposições do §2º do artigo 136, que estabelece que “O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação”.

Questão 96
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: O mandado de segurança coletivo, a ação popular e a ação civil pública são típicos exemplos de remédios constitucionais destinados à proteção dos direitos e interesses difusos e coletivos. Nada impede, contudo, que estes remédios, ainda que em caráter acessório, protejam os interesses e direitos individuais.

Gabarito EAGS: Noções de Direito Administrativo

Aguardando comentário do professor Diogo Surdi.

Questão 48 
Gabarito da questão: Letra ‘B”
Comentários: 

Dentre os itens apresentados, podemos encontrar as competências do Tribunal de Contas nas assertivas
I e IV, confirmando com isso a Letra B como gabarito da questão.
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
I – apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
II – julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;
III – apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.

Questão 49
Gabarito da questão: Letra ‘D”
Comentários: 

De acordo com o mencionado artigo, temos a previsão de que “Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”.

Logo, para que a improbidade esteja caracterizada, deveremos ter o elemento subjetivo (a conduta dolosa), o sujeito ativo (quem cometeu o ato) e o sujeito passivo (quem sofreu a improbidade).

Em sentido oposto, não teremos a moralidade, mas sim a violação a este princípio.

Questão 52
Gabarito da questão: Letra ‘B”
Comentários: No caso de licitação realizada na modalidade convite, o prazo recursal será de 2 dias úteis.

Art. 109, § 6º, Em se tratando de licitações efetuadas na modalidade de “carta convite” os prazos estabelecidos nos incisos I e II e no parágrafo 3o deste artigo serão de dois dias úteis.

Questão 55
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários: O denominado poder extroverso é decorrente do atributo da imperatividade, por meio do qual a Administração Pública pode impor obrigações a terceiros.

Questão 60
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: De acordo com o inciso LX do artigo 5º, temos a previsão de que “a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”.

Questão 61
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: O ato administrativo de homologação é unilateral e vinculado, por meio do qual o Poder Público reconhece a legalidade de um ato. Tal ato é realizado, como regra geral, em momento posterior.

Já a admissão é o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração Pública faculta a alguém a inclusão em estabelecimento governamental (como um estabelecimento de ensino) para usufruir de um serviço público.

Por fim, temos que a licença é o ato unilateral e vinculado por meio do qual a Administração Pública consente ao particular o exercício de uma atividade.

Questão 64
Gabarito da questão: Letra “CD
Comentários: Para responder a questão, vejamos as definições da Lei 8.666/1993 acerca de cada uma das modalidades licitatórias.
Art. 22. São modalidades de licitação:
I – concorrência;
II – tomada de preços;
III – convite;
IV – concurso;
V – leilão.
§ 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
§ 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
§ 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
§ 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
§ 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

Questão 86
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: A sanção, para o crime previsto na Lei de Improbidade Administrativa, é a detenção de seis a dez meses, além do pagamento de multa.
Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.
Pena: detenção de seis a dez meses e multa.
Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

Questão 90
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Por meio do poder disciplinar, a Administração Pública possui a competência de investigar e aplicar sanções aos servidores públicos e às demais pessoas que estejam ligadas especificamente ao Poder Público.

Questão 92
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários: A questão deve ser respondida com base nas disposições do artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece que “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (…)”

Questão 95
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários: Apenas a alteração unilateral, dentre as alternativas propostas, trata-se de uma cláusula exorbitante.
Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
I – modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;
II – rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;
III – fiscalizar-lhes a execução;
IV – aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;
V – nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.

Gabarito EAGS: Informática

Aguardando comentário do professor Fabrício Melo.

Questão 45
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários: Comentário completo do professor

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) No LibreOffice Writer, podemos destacar a primeira letra do parágrafo, aumentando o seu tamanho em relação ao restante documento texto, conforme se pode verificar na figura abaixo. Assinale a opção que deve ser marcada para obter esse resultado

A. MAIÚSCULAS
B. Exibir capitulares
C. Exibir caractere especial
D. Palavras Iniciando Com Maiúsculas
Recurso encontrado no menu FORMATAR, PARÁGRAFO, GUI CAPITULARES.

Questão 58
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários:

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) No LibreOffice Writer, para utilizar a opção “Cortar”, basta clicar no botão correspondente na barra de ferramentas Padrão ou pressionar mais teclas?
A. Ctrl + C
B. Ctrl + V
C. Ctrl + R
D. Ctrl + X
CTRL+X = RECORTAR.

Questão 79
Gabarito da questão: Letra “A”
Comentários:

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) O LibreOffice Calc utiliza operadores para determinar na fórmula qual o tipo de cálculo deverá ser realizado. Assinale a alternativa que representa o símbolo do operador de concatenação.
A. &
B. $
C. *
D. ^
Concatenar irá unir os valores de várias células em apenas uma e transformando-os em texto.
Ex:
A1: GRAN
A2: ONLINE
Em A3 digitamos: =A1&A2 GRANONLINE.

Questão 81
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários:

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) Assinale a alternativa que apresenta a extensão padrão nas quais são salvas as apresentações do LibreOffice Impress.
A. .xls
B. .ods
C. .odt
D. .odp
A. .xls Excel até versão 2003
B. .ods Libre Office Calc
C. .odt Libre Office Writer
D. .odp Libre Office Impress

Questão 82
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários:

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) No LibreOffice Calc, qual função é utilizada para analisar um determinado intervalo de células e retornar o número de células que atendam há uma determinada condição?
A. Função SE
B. Função CONT.SE
C. Função MÍNIMO
D. Função MÁXIMO

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes.
Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

Por exemplo:
=CONT.SE(A2:A5;”Londres”)
=CONT.SE(A2:A5;A4)

Questão 84
Gabarito da questão: Letra “C”
Comentários:

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) Ao clicar no botão “FX”, localizado na Barra de Fórmulas do LibreOffice Calc, qual caixa de diálogo é exibida?
A. Assistente de fórmulas.
B. Assistente de planilhas.
C. Assistente de funções.
D. Assistente de tabelas.

Questão 91
Gabarito da questão: Letra “D”
Comentários:

(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) Em relação ao recurso hiperlink do LibreOffice Wrinter, marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É possível criar um hiperlink para o endereço de e-mail.
( ) É possível inserir um hiperlink para uma página da web ou para um servidor FTP.
( ) Para acessar um hiperlink deve-se pressionar a tecla shift e clicar sobre o texto ou elemento que o contém.
( ) Após a inserção do hiperlink, o texto automaticamente recebe um sublinhado e se destaca pela cor
vermelha.
( ) Para exibir a caixa de diálogo Hiperlink, deve-se acessar o menu Inserir e clicar na opção Hiperlink ou pressionar as teclas de atalho Ctrl + H.

A. F – F – V – F – V
B. V – V – F – V – F
C. F – F – V – V – V
D. V – V – F – F – F

(V) É possível criar um hiperlink para o endereço de e-mail.
(V) É possível inserir um hiperlink para uma página da web ou para um servidor FTP.
(F) Para acessar um hiperlink deve-se pressionar a tecla shift e clicar sobre o texto ou elemento que o contém. TECLA CTRL
(F) Após a inserção do hiperlink, o texto automaticamente recebe um sublinhado e se destaca pela cor vermelha. COR AZUL
(F) Para exibir a caixa de diálogo Hiperlink, deve-se acessar o menu Inserir e clicar na opção Hiperlink ou pressionar as teclas de atalho Ctrl + H. CTRL+K

Questão 97
Gabarito da questão: Letra “B”
Comentários:
(EAGS/ESCOLA DE ESPECIALISTA DA AERONÁUTICA/ADMINISTRAÇÃO.2022) Em relação ao LibreOffice
Impress, marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida assinale a alternativa com a sequência
correta.
( ) Um slide não pode ser ocultado da apresentação.
( ) É possível inserir uma senha de acesso à apresentação.
( ) Uma apresentação não pode ter mais de um slide mestre.
( ) Uma apresentação pode ser exportada para o formato PDF.
( ) É possível excluir um elemento que esteja dentro de um layout predefinido.

A. V – F – V – F – F
B. F – V – F – V – V
C. V – F – V – V – F
D. F – V – F – F – V

(F) Um slide não pode ser ocultado da apresentação. SIM, é possível ocultar um slide.
(V) É possível inserir uma senha de acesso à apresentação.
(F) Uma apresentação não pode ter mais de um slide mestre. É POSSÍVEL A CRIAÇÃO DE MAIS DE UM SLIDE MESTRE.
(V) Uma apresentação pode ser exportada para o formato PDF.
(V) É possível excluir um elemento que esteja dentro de um layout predefinido.

Volte ao topo

Gabarito EAGS: gabarito preliminar

De acordo com o edital do concurso Aeronáutica Sargento, os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia 26 de abril de 2022.

Volte ao topo

Gabarito EAGS: recursos

Os recursos deverão ser encaminhados eletronicamente pelo candidato, por meio do sistema de inscrição, utilizando-se da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ), disponível nas páginas eletrônicas do Exame.

O preenchimento e envio eletrônico da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ) deve ser feito entre os dias 26 e 28 de abril de 2022, até às 15h do último dia de recurso – horário de Brasília.

Inserir AQUI o link para a matéria com recursos.

Volte ao topo

Gabarito EAGS: próximas etapas

Confira abaixo as próximas etapas do concurso Aeronáutica Sargento:

  • Divulgação dos gabaritos oficiais: 17 de maio de 2022
  • INSPSAU: 28 de junho a 17 de julho de 2022
  • EAP: 28 de junho a 15 de julho de 2022
  • TACF: 12 a 15 de setembro de 2022 de 2022
  • PPE: 14 a 16 de outubro de 2022
  • PHC: 08 de janeiro de 2023
  • Matrícula e início do curso: 11 de janeiro de 2023

Volte ao topo

Prova EAGS: análise

Fez a prova da Aeronáutica Sargento neste domingo (24/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do concurso Aeronáutica EAGS

Concurso Aeronáutica EAGS Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica
Banca organizadora Comissão Própria
Cargos Música, Eletrônica; Administração; Enfermagem; Eletricidade; Informática; Laboratório; Obras; Pavimentação; Radiologia e Topografia
Escolaridade Nível médio
Carreiras Forças Armadas
Número de vagas 237 vagas
Remuneração R$ 1.199,00 no curso de formação e R$ 5.590,44 após aprovação
Inscrições 10/01/202 a 03/02/2022
Taxa de Inscrição R$ 80
Data da Prova 24/04/2022
Link do edital Clique aqui e confira

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


25 de Abril de 2022