Você já se perguntou como é que alguém consegue chegar cansado do trabalho e ainda se dedicar por quatro horas no estudo para concursos públicos? É claro que existe muita dedicação, força e resiliência neste processo, mas a maioria dessas pessoas também aprendeu, com o tempo, como desenvolver e refinar o hábito de estudar.
Hábitos são construídos ao longo do tempo e compreendem aquelas atividades que fazemos rotineiramente. Acordar em determinado horário, ir trabalhar, fazer exercícios: tudo isso foi repetido tempo o suficiente para que o seu corpo e mente se acostumassem com a rotina.
Resumidamente, isso quer dizer que, com o tempo, o hábito de estudar também pode ser adquirido e fazer parte da sua rotina, tornando-se mais fácil de realizar. Ainda assim, não é segredo que esse processo não acontece de um dia para o outro!
Pensando na trajetória até adquirir o hábito de estudar, trouxemos um compilado de dicas práticas de especialistas no mundo dos concursos públicos para ajudar você nessa missão. Confira!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!
|
Como adquirir o hábito de estudar: 10 dicas
Navegue pelo índice abaixo e confira o detalhamento das principais dicas de como obter o hábito de estudar sem sofrimento!
- Comece devagar
- Estude primeiro aquilo que você mais gosta
- Posicione as matérias mais fáceis primeiro
- Aprenda a estudar
- Resolva questões todos os dias
- Estude nos melhores horários
- Divida as seções de estudos em blocos menores
- Cuide da sua saúde
- Evite comparações
- Aprenda a lidar com as frustrações do caminho
1.Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: comece devagar
Essa dica é importante especialmente se você está iniciando agora ou retornando aos estudos depois de muito tempo parado: não adianta definir metas extremamente ambiciosas no início da sua trajetória.
Afinal, como você ainda não tem o hábito de estudar, é comum que a preparação acabe sendo mais cansativa do que você imaginava.
Como resultado, é comum não conseguir estudar todas as 5 horas programadas, por exemplo. Os efeitos negativos disso vão muito além de ficar atrasado na matéria, porque o fato de não ter cumprido a meta estabelecida pode levar você ao desânimo. E, com o tempo, você pode passar a acreditar que tudo aquilo é muito difícil e desistir.
Hábito de estudar: quantidade x qualidade
É importante manter em mente também que o estudo para concursos públicos se beneficia muito mais da constância do que efetivamente da quantidade de horas.
Se você se comprometer a estudar com qualidade no tempo que tiver disponível (mesmo que não sejam as 5 horas que seus colegas estão estudando), está caminhando para a aprovação do mesmo jeito! Seu conhecimento, afinal de contas, assim como o hábito de estudar, é construído com o tempo.
Ah! Depois de desenvolver o hábito de estudar, aumentar seu tempo de estudos para 5 horas vai se tornar bem mais fácil do que se você apenas se impuser isso de uma vez, logo no início. Por isso, se tudo que você consegue hoje em dia é 1 hora, mantenha a constância desse tempo de estudos todos os dias com qualidade e dedicação até conseguir gradativamente aumentá-lo!
Hábito de estudar: quantas horas estudar de acordo com o seu momento como concurseiro?
Veja abaixo uma tabela estimada de tempo médio de estudos que você pode utilizar para se orientar! Confira:
- Iniciante – 1 hora inicialmente;
- Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
- Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
- Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.
2. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: comece o dia estudando aquilo que você mais gosta
Você já ouviu dizer que a parte mais difícil de realizar uma tarefa é começar? Ainda que isso não seja 100% verdade (a dificuldade varia ao longo do dia de estudos, de acordo com o seu momento), é fato que o início de estudos costuma ser um dos mais sofridos (e postergados!) pelos concurseiros.
Quem nunca teve aquela súbita vontade de arrumar a casa, limpar o banheiro ou organizar uma gaveta de documentos deixada de lado por vários meses quando surge o horário marcado para estudar? Isso acontece porque vemos o estudo como uma atividade penosa e difícil, grande demais para realizar. Daí surge a ansiedade.
No entanto, é comum que quando você se sente para estudar, perceba que, por mais cansativa que a atividade seja, ela não é TÃO ruim assim. Por isso, a maneira como você inicia é muito importante!
Daí a importância de colocar a primeira matéria do dia como alguma que você tenha mais afinidade, sempre que possível para ajudar na criação do hábito de estudar. É claro que, se você está estudando por um ciclo de estudos, pode ser que essa tática falhe em alguns dias.
Ainda assim, caso começar os estudos esteja sendo muito penoso para você e os episódios de procrastinação aconteçam com frequência, não faz mal alterar o plano de estudos por algumas semanas até adquirir ao menos parte do hábito de estudar. Nessa nova organização, coloque a matéria que você mais gosta dentre as previstas no primeiro dia, trocando-a de lugar com outra disciplina que estava originalmente ali.
Mas fique ligado! A seleção entre matérias preferidas acontece entre as matérias programadas para a sessão de estudos do dia e não para todas! Dessa forma, você evita estudar demais determinada disciplina e ficar devendo em outras.
3. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: matérias mais fáceis primeiro
Se quando começamos a estudar estamos no ápice da nossa capacidade de concentração, será que não seria melhor colocar a matéria mais difícil primeiro? Bem, não é bem assim quando se está tentando adquirir o hábito de estudar.
Veja: criar hábitos está muito associado com sensações positivas. Caso você sempre associe seus estudos com matérias difíceis, corre um risco maior de cair nas armadilhas da procrastinação. “Isso é muito difícil e eu estou muito cansado hoje”, é uma delas!
Aos poucos, você passa a sentir que só consegue estudar se estiver 100% motivado ou concentrado e isso é um grande equívoco: nem todos os dias serão bons, mas um bom concurseiro é aquele que se dedica ao máximo em cada um deles, dentro das suas capacidades.
Dito tudo isso, para ajudar a criar o hábito de estudar para concursos, busque começar sempre com uma disciplina mais fácil. Você pode ver esse momento como um “aquecimento de motores”.
Depois disso, você pode utilizar a ordem “Difícil/Média/Fácil” para as próximas disciplinas. Afinal, na segunda disciplina você já venceu a resistência de estudar, na terceira é o meio termo de concentração e na última você estará mais cansado, necessitando de mais esforço para se concentrar.
4. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: aprenda a estudar
Estudar é mais complicado do que parece. Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, um bom estudo não consiste apenas de longas horas lendo PDFs ou assistindo videoaulas. O bom estudo diversifica técnicas e alterna momentos de aprendizado passivo e ativo, favorecendo a assimilação das informações.
Concentrar-se em uma única atividade não é uma atividade normal para o cérebro humano: a tendência do nosso corpo é distribuir essa atenção por uma série de estímulos que recebemos durante o dia. Por isso, a criação do hábito de estudar é tão importante.
Quando insistimos nessa concentração focada, começamos a nos cansar. Como resultado, surgem os momentos em que a atenção “escapa”. Se você já teve que ler a mesma linha mais de uma vez por só ter realizado a ação de maneira mecânica, sabe do que estamos falando.
É ainda mais fácil que a atenção nos fuja quando nos dedicamos a atividades passivas. Afinal, estamos só escutando ou lendo. Agora, quando associamos essas atividades a outras ações: como escrever, resumir, resumir questões e elaborar esquemas, nossa atenção é constantemente renovada.
Hábito de estudar: como diversificar os estudos?
Por todas as razões apresentadas, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de resumos, anotações, mapas mentais, esquemas, acrônimos, flashcards e questões no estudo para concursos públicos. No entanto, nem TODOS esses recursos precisam estar presentes nas suas sessões de estudo, todos os dias e ao mesmo tempo: boa parte de aprender a estudar e adquirir o hábito de estudar inclui conhecer a si mesmo e compreender o que funciona e não funciona para você.
Tem gente, por exemplo, que detesta resumos e prefere fazer mapas mentais. Outros, produzem muito com os flashcards. Estar aberto para experimentar diferentes técnicas faz parte da experiência de aprender!
Os especialistas em concursos públicos afirma que o bom estudo é aquele composto pela leitura do Material Base, que por sua vez, resultará na produção simultânea do Material de Revisão (pelas anotações feitas enquanto você assiste videoaulas ou lê PDFS, por exemplo).
Depois disso, vem o exercício do que foi aprendido pela resolução de questões. No último passo, os erros são avaliados (assim como o percentual de acerto) e você poderá trabalhar nas principais dúvidas sobre o tema!
Aprender a estudar também vai aumentar o seu gosto pela atividade. Assim, o hábito de estudar é mais facilmente adquirido e mantido ao longo do tempo!
5. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: resolva questões todos os dias
Lembra que comentamos que nem todos os métodos de estudo precisam estar presentes todos os dias nas suas sessões de estudos? Pois é, a resolução de questões é uma exceção para essa regra.
A razão para isso é bem simples: você está se preparando para uma avaliação cuja a base principal são questões objetivas. Logo, é sempre importante “guiar” os seus estudos teóricos e acostumar-se com a maneira como os conteúdos são cobrados. Dessa forma, você também adquire o hábito de estudar com foco em questões, o que ajuda na sua velocidade, confiança, assimilação de conhecimentos e análise de resultados.
As questões de concurso também podem auxiliar na obtenção do hábito de estudar pois são uma atividade mais dinâmica do que apenas ler PDFS ou assistir a videoaulas. Além disso, você pode se desafiar a aumentar percentuais de acertos, trazendo um aspecto de competição/jogo para sua preparação, que tal?
Onde resolver questões gratuitas?
No Gran Questões você encontra mais de 2 milhões de questões gratuitas para auxiliar nos seus estudos para concursos públicos, OAB, CFC e Residências Multiprofissionais. Com a praticidade da plataforma, fica mais fácil desenvolver o hábito de estudar com foco em questões! Contando com um sistema de filtragem inteligente, você encontra o que está procurando com mais facilidade e ainda pode acessar gabaritos comentados por professores do Gran, favorecendo ainda mais o aprendizado.
Pelos painéis de desempenho também é mais fácil acompanhar a sua evolução de erros e acertos ao longo do tempo. As questões de concurso podem ser organizadas em simulados personalizados e você pode acessar provas anteriormente aplicadas para diversas seleções! Para acessar todos esses recursos, basta fazer o seu cadastro gratuito na plataforma!
Comece a resolver questões com o Gran Questões!
6. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: estude nos seus melhores horários
Algumas pessoas se sentem mais produtivas de manhã, outras de noite. Conhecer essas particularidades sobre si mesmo pode ajudar você a posicionar os estudos no momento mais adequado dentro da sua rotina. Como resultado, você sentirá mais facilidade de realizar a tarefa e o hábito de estudar poderá se solidificar de maneira mais natural.
Caso você não tenha preferência de horário, os especialistas sugerem que um dos melhores períodos para estudar é de manhã, logo depois de acordar. Afinal, esse é o momento em que geralmente apresentamos o ápice da nossa atenção natural.
Para aproveitar esse período no hábito de estudar, algumas pessoas acordam uma ou duas horas mais cedo antes do trabalho ou compromissos e encaixam os estudos como a primeira atividade do dia. No entanto, caso você só consiga (ou queira!) estudar a noite, está tudo bem também.
Sempre que possível, manter os estudos nos mesmos horários vai ajudar na construção do hábito de estudar. Afinal, essas atividades são naturalmente caracterizadas pela sua repetição cotidiana, sob circunstâncias iguais ou muito parecidas.
7. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: divida suas sessões de estudos em blocos menores
Nem sempre estudar 4 horas seguidas é um bom negócio, especialmente se você não tem o hábito de estudar. Afinal de contas, a tarefa pode parecer longa demais, especialmente depois de ter começado.
No entanto, quando você divide seus sessões de estudo em blocos ao longo do dia, essa impressão pode acabar se dissolvendo. Afinal, você terá realizado pausas e recomeçado seu ciclo de atenção, produzindo mais.
8. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: cuide da sua saúde
Quando as coisas não andam bem com a nossa saúde mental (tanto física, quanto psicológica), a criação e a manutenção do hábito de estudar pode ser um desafio ainda maior.
De acordo com o professor e GranXpert Rodrigo Lima, para ser aprovado não basta apenas estudar: é preciso também estar ligado (e cuidando!) de áreas essenciais da nossa vida.
O professor cita 7 pilares essenciais, que precisam estar mais minimamente estáveis durante a preparação, para que possamos colher os melhores resultados. São eles: intelectual, físico, emocional, espiritual, financeiro, tempo e descanso.
Ainda que você não se considere estável em todos esses pilares, é importante assegurar-se de fazer uma ação positiva para cada um destes por semana.
Você cuida do seu físico ao longo dos estudos, por exemplo, incluindo alguns momentos de atividade física, por exemplo. Ainda que seja apenas uma caminhada, isso ajudará na manutenção da sua saúde.
Lembre-se: o ato de estudar e de criar o hábito de estudar, demandam tempo e pode ser que a sua jornada de aprovação dure mais do que apenas alguns meses. Por isso, é importante que você busque uma rotina sustentável.
Para ajudar os concurseiros a manterem a atenção na saúde enquanto estudam, o Gran lançou o Gran Bem Estar, uma ferramenta exclusiva da Assinatura Ilimitada. Conheça aqui!
9. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: evite comparações
Imagine o seguinte cenário: você começou a construir o seu hábito de estudar para concurso, conseguindo concluir 2 horas de estudo por dia até o momento.
Então, em uma conversa com um colega, descobre que ele ou ela está estudando 8 horas por dia para o mesmo certame que você.
Nesse momento, pode ser que bata uma insegurança e você se pergunte: será que vale a pena estudar se eu só consigo me dedicar por 2 horas?
É por conta de pensamentos assim que muitos concurseiros vão abandonando todo o trabalho duro de construir o hábito de estudar e acabam deixando o plano de lado.
No entanto, mantenha em mente de que a sua aprovação é construída dia após dia, gradativamente.
De acordo com a GranXpert e Delegada da Polícia Civil de Minas Gerais Mariana Fiovarante:
“É o estudar certo repetidamente que vai te fazer ser aprovado na carreira que você quiser. Perceba que não houve a afirmação de “é o que mais estuda que vai passar” ou de que “é o mais inteligente que vai passar”. Conforme já dito: aquele que aprendeu a estudar certo e que estuda dessa forma a maior parte dos dias é quem será aprovado.”
Então, busque fazer o seu melhor, dentro da sua realidade, observando a sua construção individual do hábito de estudar.
É claro que dá para se inspirar positivamente em alguém, buscando melhorar a sua jornada, mas nada de se colocar para baixo e desistir dos estudos, ok?
Lembre-se sempre que cada situação é diferente e não deve ser comparada com a situação de outros concurseiros.
10. Passo a passo para adquirir o hábito de estudar: aprenda a lidar com as frustrações do caminho
Assim como existirão excelentes dias na sua jornada de aprovação, as frustrações também estarão presentes, ocasionalmente.
Elas podem aparecer quando você não consegue render tanto quanto gostaria, quando imprevistos surgem ou quando você passa por reprovações.
No entanto, é impossível manter em mente que, na grande maioria dos casos, a recomendação é a de manter o hábito de estudar, mesmo que você precise diminuir as suas metas diárias.
De acordo com o GranXpert e servidor efetivo da Câmara dos Deputados Fabio Viana:
“Quem estuda para concurso público sabe que, quanto mais tempo ficar parado, mais difícil é o retorno. Quando atingimos um bom ritmo na preparação, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para mantê-lo. Aproveite e comece logo a estudar para a próxima prova escolhida.”
Mantenha em mente que as frustrações são temporárias, mas a sua preparação para concursos é um projeto de construção do futuro: plantar agora, para colher em breve!
Como adquirir o hábito de estudar: o segredo está em não desistir!
Por fim, a última das dicas pode soar um tanto óbvia, mas é uma das mais importantes: não desista.
É comum começar a estudar com 100% de motivação, ir perdendo esse sentimento com o passar do tempo e deixar os estudos cada vez mais para 2° plano. Exatamente por isso, você não pode depender da motivação e sim apostar no hábito de estudar.
Existirão dias difíceis, dias em que você sente que não está aprendendo nada, dias em que parece que todo o esforço está sendo em vão: acredite, não está. Se você continuar se dedicando, uma hora desenvolverá o hábito de estudar e será capaz de colher os frutos dos seus esforços com a aprovação!
Afinal, só não é aprovado quem desiste! Força, concurseiro! Conte com o Gran nessa caminhada para a sua mudança definitiva de vida!
Assinatura Ilimitada: garanta a preparação completa para concursos públicos!
Aqui no Gran, você pode conferir ferramentas capazes de auxiliar você a se organizar e desenvolver o hábito de estudar mais facilmente. Uma delas é o Gerenciador de Estudos, capaz de registrar o seu progresso, organizá-lo em painéis e cronometrar as suas horas líquidas.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!
Como adquirir o hábito de estudar: dicas com o especialista
Ao longo do conteúdo, você pôde conferir uma série de dicas sobre como adquirir o hábito de estudar. Saiba mais abaixo sobre o tema com o professor Alexandre Meirelles!
Hábito de estudar: conheça histórias de pessoas que apostaram na constância dos estudos diários e foram aprovadas!
Criar o hábito de estudar pode ser desafiador a princípio mas, com certeza, vale a pena todo o esforço investido.
É exatamente isso que você descobre ao ler as histórias de GranAlunos aprovados que compartilharam um pouco da sua trajetória de aprovação aqui no Blog! Confira!
- Conheça a história de aprovação de Yasmin A. nos Concursos TJ SP, Prefeitura de Atibaia/SP e Secretaria Municipal de Saúde de Campinas: com dois trabalhos, Yasmin A. precisou vencer as conciliações e o cansaço do dia a dia para manter uma rotina constante de estudos.
- Conheça a história de Juliana C. aprovada como Auditora no TCE PA: focada em conquistar a mudança de vida por meio da aprovação, Juliana C. tinha o costume de acordar todos os dias as 4h da manhã para se dedicar aos estudos.
Leia mais histórias inspiradoras de alunos aprovados do Gran!
Sistema GRAN de Ensino: confira todas as razões para estudar com o Gran!
Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las. É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!
Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.
Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!
Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?
Ao longo do conteúdo você conferiu dicas de como obter o hábito de estudar.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?
Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então deixe um comentário no formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa