Lei 8112/90: como é cobrada em questões de concurso público?

A lei 8112/90 é um dos assuntos preferidos na esfera de Direito Administrativo para concursos Federais! Descubra o que é mais cobrado em questões de concurso público e como se preparar com mais eficiência!

Avatar


13/07/2021 | 17:28 Atualizado há 24 dias

A lei 8112/90 é referente ao Estatuto dos Servidores Públicos Federais e trata essencialmente sobre  os deveres e direitos do servidor público inserido da União. Conhecer bem essa lei é essencial especialmente se você pretende prestar  concurso público de âmbito federal, já que é uma das matérias preferidas para questões de Direito Administrativo.

Se você já deu uma olhada na lei 8112/90, deve saber que é uma lei robusta, contando com 250 artigos. Sabemos que o tempo do concurseiro é muito curto para tanta matéria a ser estudada. Por isso, destrinchamos o conteúdo juntamente com o professor Vandré Amorim para otimizar os seus estudos e te ajudar a responder: qual é a melhor maneira de estudar a lei 8112/90 para concursos?

Além disso, ao longo do artigo você também poderá conferir as mudanças feitas nessa legislação até o momento presente, além de ficar por dentro de um acervo EXCLUSIVO de questões comentadas. Confira!

Leia também:

 

Lei 8112 90: Como estudar a lei para concursos públicos?

250 artigos não é pouca coisa. Diante desse número sempre vem aquela pergunta: será que cai tudo isso mesmo, na mesma proporção? A resposta é não! E para te esclarecer em qual proporção cada bloco de artigos é cobrado, acompanhe a divisão feita pelo professor Vandré Amorim.

A divisão foi feita em um período de 5 anos (2015-2020) e levou em consideração as questões cobradas pelas maiores bancas de concurso do Brasil (CESPE, FCC, FGV, VUNESP e IADES). Confira:

  • 1° bloco: artigos 1° ao 39° – É o bloco mais cobrado em questões , chegando a quase 50% de itens de prova.
  • 2° bloco: artigo 40° ao 80° – Poucas chances de cair.
  • 3° bloco: artigos 81° a 115° – Também não cai em prova com tanta frequência.
  • 4° bloco: artigos 116° a 142 ° -É o segundo bloco mais cobrado.
  • 5° bloco :artigos 143° a 182° -Poucas chances de ser cobrado.
  • 6° blocos: artigos 183° a 250° – Dentre todos, é o menos cobrado em questões de prova para concursos públicos.

A partir da divisão e análise, priorize o 1° e 4° bloco na hora de estudar a lei 8112/90! Com isso, você ganha tempo para estudar também outras matérias!

Baixe o e-book gratuito sobre a Lei 8112 90 para facilitar os seus estudos! 

Lei 8112 90: o que mudou?

Durante os anos, a lei 8112/90 sofreu algumas modificações em seu texto principal. Ficar por dentro dessas modificações pode te ajudar a não ser pego em pegadinhas! As principais modificações dizem respeito à publicação de outras duas leis a PEC 103/2019 (Reforma da Previdência) e a Lei 13.846/2019.

 

Lei 8112 90: estude por questões comentadas!

Agora que você já sabe como abordar os artigos da lei 811/90, é hora de colocar os seus conhecimentos em prática! Afinal, ser aprovado é questão de treino! Apenas por meio da resolução de questões você é capaz de fixar a matéria com mais eficiência e testar seus conhecimentos!

Para te ajudar nessa tarefa, conte com o Gran Cursos Questões! Na plataforma você encontra um acervo com mais de 1 milhão de questões, além de simulados, programas de estudo, relações de assuntos mais cobrados e muito mais! Novos itens são adicionados todos os dias e você ainda confere com exclusividade as questões inéditas de simulados criados pela equipe do Gran Cursos Online! Também contamos com mais de 372 mil questões com gabarito comentado! Assim, você treina e aprende ao mesmo tempo!

Veja abaixo um exemplo de questão comentada sobre a Lei 8112 90 que você pode conferir na plataforma:

2020. CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) , PCDF, simulado para o cargo de Escrivão

Com fundamento na Lei n. 8.112/90, julgue os itens a seguir.

Arnaldo, servidor público de autarquia federal, pretende solicitar licença para tratar de interesses particulares. Sendo deferida a licença, Arnaldo poderá exercer o comércio no período que perdurar a referida licença.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada 

Certo.

Consta no art. 117, que:

Art. 117. Ao servidor é proibido:

(…)

X – participar de gerência ou administração de sociedade privada,personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (…)

Parágrafo único. A vedação de que trata o inciso X do caput deste artigo não se aplica nos seguintes casos: (…)

II – gozo de licença para o trato de interesses particulares, na forma do art. 91 desta Lei, observada a legislação sobre conflito de interesses.

*Resposta pelo professor Rodrigo Cardoso da equipe Gran.

Viu como fica mais fácil compreender a aplicação da Lei 8112/90 com a resolução de itens comentados?

Continue resolvendo questões gratuitas e comentadas sobre a Lei 8112/90! 

Lei 8112 90: estude com o professor Vandré Amorim!

Se você gostou da divisão e análise da lei 8112/90 com o professor Vandré Amorim, confira o aulão exclusivo com resolução de questões e tire todas as suas dúvidas!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *