A Lei de Introdução ao Código Civil foi promulgada em 4 de setembro de 1942 pelo Decreto de Lei nº 4.657, tratando de uma série de normas gerais do direito brasileiro com atuação no campo do direito civil.
A LICC, como era conhecida, foi alterada em 2010 e passou a se chamar Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (LINDB), pois surgiu a necessidade de ampliar sua atuação para além do campo civil.
Essa é uma legislação, assim como as leis complementares, que pode estar presente na prova OAB. Por isso, para se preparar para os certames do órgão é preciso estar atento a ela.
O que diz a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro?
Após a alteração, o texto da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro passou a contar com 30 artigos e, hoje, ela é conhecida como “uma lei sobre as leis”, por ser autônoma e aplicável a todos os campos do direito.
A LINDB tem como principal objetivo regulamentar outras normas no ordenamento jurídico. Por isso, ela abarca tanto o direito privado quanto o direito público. Trata-se de uma norma atemporal, aplicada a muitos códigos e leis.
Ela não é parte do Código Civil, disciplinando a aplicação das leis em todos os âmbitos do direito, exceto quando já existe uma lei específica para tal. Assim, a LINDB tem a função de orientar sobre como interpretar ou aplicar as normas, respeitando regras básicas, como a vigência.
A lei apresenta como características:
- generalidade ou impessoalidade;
- obrigatoriedade e imperatividade;
- permanência ou persistência;
- autorizante.
Além disso, cabe a ela legislar sobre alguns assuntos, como detalhamos a seguir.
Vigência
A vigência estabelece o período de validade da norma, ou seja, trata-se do tempo da publicação e revogação. No texto de toda lei deve ter a data de vigência.
Validade
A lei precisa estar compatível com o sistema jurídico. Contrário a isso e descumprindo as regras de validade, ela pode ser considerada inconstitucional ou ilegal.
Vigor
Quando a lei passa a ter obrigatoriedade.
Conflitos de lei no espaço
A LINDB atua para resolver conflitos entre leis brasileiras e estrangeiras, em casos de má interpretação no texto das leis.
Conflitos de lei no tempo
A Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro estabelece uma regra para que haja a organização entre as novas leis e as antigas, ou seja, há uma norma geral de funcionamento.
Critérios hermenêuticos
Atua quando o Legislativo precisa de uma interpretação, pois o legislador não consegue prever a totalidade dos fatos.
Integração do ordenamento jurídico
Também é preciso a integração, pois o legislador não prevê a totalidade dos fatos.
Nova alteração da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro
Em 25 de abril de 2018, a LINDB passou por uma nova alteração, sendo adicionados mais 10 artigos em seu texto original. A nova redação tem como objetivo proporcionar maior segurança para investidores do setor econômico.
Para estudar para a OAB ou outras provas de concurso pelo país, conte com o Gran Cursos Online e se prepare com antecedência e sem precisar sair de casa com os nossos conteúdos exclusivos e personalizados.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa