Mentalidade de Abundância vs. de Escassez

Gabriel Granjeiro


7 de Maio de 2018 5 min. de leitura

“A chave para a abundância é enfrentar circunstâncias limitadas com pensamentos ilimitados.” – Marianne Williamson, escritora estadunidense

Em algum momento, todos nós fazemos uma escolha na vida, optando entre sermos dotados de uma mentalidade que favorece a abundância ou de uma mentalidade que favorece a escassez. Essa é uma escolha binária: a opção por um modelo mental exclui automaticamente o outro. Naturalmente, nossos pensamentos podem sofrer alteração diante das situações que surgem ao longo da nossa trajetória, por isso precisamos desenvolver a habilidade de controlá-los bem – e temos o poder de fazer isso. Agora, entenda que abundância, aqui, não está relacionada simplesmente ao que temos, mas a tudo aquilo de que efetivamente desfrutamos ou ainda podemos desfrutar, em todas as esferas da vida. O sujeito que opta pela mentalidade voltada à escassez definha, invejoso que é da abundância do outro. É uma pessoa focada apenas nas dificuldades, alguém que só pensa em problemas; nunca em soluções.

“Concentrar-se na abundância é direcionar o pensamento: sai de cena a preocupação com a falta de dinheiro e entra a capacidade de perceber novas e favoráveis conjunturas, que sempre se formam, não importa o contexto, desde que se lute por elas. “

Concentrar-se na abundância em vez de na escassez é saber enxergar os caminhos que conduzem a uma vida melhor, com maior estabilidade financeira e tranquilidade; é ser capaz de criar oportunidades de sucesso ou de aproveitar as que surgem à sua revelia; é perseguir e conquistar prosperidade. Concentrar-se na abundância é direcionar o pensamento: sai de cena a preocupação com a falta de dinheiro e entra a capacidade de perceber novas e favoráveis conjunturas, que sempre se formam, não importa o contexto, desde que se lute por elas. É aquela velha história: enquanto alguns choram por causa da crise, outros aproveitam a brecha para vender lenços.

Pessoas que sucumbiram à mentalidade de escassez levam as coisas a sério demais. Para elas, qualquer probleminha se torna um problemão. Preocupam-se – exageradamente, de forma até doentia – com o falhar, com o fracassar; no caso do candidato a uma vaga no serviço público, com qualquer reprovação, mesmo as inevitáveis do início do processo de preparação. Sofrem de forma nada saudável com o que os outros podem pensar delas e sentem como se estivessem sendo vigiadas o tempo todo, a cada passo que dão, a cada atitude que tomam. Além disso, vivem preocupadas, como se o mundo fosse acabar no dia seguinte. São de tal negatividade que afugentam amigos e dificultam a aproximação de quaisquer pessoas que queiram ajudar, que estejam dispostas a somar esforços. Encaram as oportunidades que surgem como obstáculos, e não como escadas para chegar a um lugar melhor.

Já as pessoas com mentalidade de abundância sabem que há riqueza e oportunidades para todos. Estão tranquilas, pois entendem que, na verdade, quando alguém se dispõe a conquistar algo, não quer nem vai prejudicar ninguém. Um concurseiro com esse tipo de mentalidade compreende que não precisa tomar a vaga de outro; trata-se apenas de usufruir do seu lugar ao sol em uma praia em que há, sim, espaço para todos na areia. Esse guerreiro está ciente de que existe concorrência, de que existem outros talentos no mercado. A diferença é que essa constatação não o desanima; ao contrário, faz com que ele conclua que precisa ser mais agressivo na disputa pela sua vaga. Já percebeu que chegará o momento de curtir a casa, a família, os amigos, o trabalho e tudo mais que conquistar; esse momento só não é agora.

De outro lado, o mindset de escassez leva o indivíduo a acreditar que não há disponibilidade de riqueza e oportunidades para todo o mundo. Para quem foi dominado por esse modelo mental, será sempre um jogo de ganha-perde. “Se eu conquistar algo, é porque retirei de alguém”, pensa.

Amigo leitor, acredite: isso não é verdade. Precisamos eliminar de uma vez por todas crenças limitantes como essa. Precisamos com urgência substituí-las por outras mais empoderadoras, mais otimistas, de mais abundância.

Quer ver um exemplo simples de uma pessoa que atrai escassez, ainda que de forma inconsciente? Um vendedor está receoso de que suas vendas sejam ruins, mesmo sem ter uma base lógica para isso. (Na verdade, as informações de mercado sinalizam exatamente o contrário, que as transações tendem a aumentar.) Cego pelo medo, ele reduz o seu estoque, até que, dado momento, os clientes querem comprar, mas não há produto disponível. Ora, é óbvio que, nesse contexto, as vendas serão ruins, mas não por falta de procura, e sim por falta de ousadia do vendedor, único culpado pela escassez que atraiu para si. Esse tipo de situação não ocorre apenas nos negócios. Quem não conhece alguém que parece ter o padrão de só se envolver em maus relacionamentos, por exemplo?

“O ingrato costuma dar mais valor ao que não tem do que ao que já alcançou e passa a maior parte do tempo pensando no que não possui, embora já tenha muito pelo que agradecer.”

Além do medo, outro fator de atração da escassez é a ingratidão. O ingrato costuma dar mais valor ao que não tem do que ao que já alcançou e passa a maior parte do tempo pensando no que não possui, embora já tenha muito pelo que agradecer. O sentimento que o caracteriza é de que cada vez falta mais, o que gera infelicidade e insatisfação e não materializa nada além de coisas ruins. Homens e mulheres dotados de mindset de abundância, por sua vez, têm consciência de que é preciso produzir energia mais expansiva, agregadora e capaz de atrair coisas boas – ainda que essas coisas nem sempre sejam exatamente como haviam idealizado. O que importa é que sabem apreciar, de corpo e alma, nem que seja apenas por alguns instantes, cada mínima conquista diária. O grande diferencial deles é a gratidão que sabem demonstrar pelo que conquistaram, sem se deixarem acomodar.

“A verdade é que, quando finalmente entendemos que a vida deve ser vivida em abundância, e não em escassez, começamos a atrair pessoas, entre amigos, professores e mentores, que compartilham dessa visão e podem nos ajudar a caminhar na direção correta. O jogo passa a ser de ganha-ganha, e até nas situações mais complicadas passamos a encontrar uma boa saída com mais facilidade.”

Com a mentalidade de abundância, você, amigo leitor, desenvolverá espírito de organização, de ordem, de disciplina e de gratidão, e já sabemos que esses atributos são necessários para quem quer se tornar servidor público, não é mesmo? Mantendo-se na frequência que favorece a abundância, você captará vibração idêntica emitida por outras pessoas e ficará sintonizado com elas. O resultado será a potencialização do poder de conquistar. A verdade é que, quando finalmente entendemos que a vida deve ser vivida em abundância, e não em escassez, começamos a atrair pessoas, entre amigos, professores e mentores, que compartilham dessa visão e podem nos ajudar a caminhar na direção correta. O jogo passa a ser de ganha-ganha, e até nas situações mais complicadas passamos a encontrar uma boa saída com mais facilidade.

Quem tem mentalidade de prosperidade se aproxima das pessoas pelo que elas são, atraído por seus valores, por seus princípios, por seu caráter. Entende que pessoas do bem podem – e vão – agregar algum valor a sua vida. Sente-se bem em qualquer lugar, em qualquer evento, em qualquer ocasião, porque sabe quem é e qual é o seu verdadeiro valor. Não se preocupa com ícones de riquezas, com relógios de marca, com bens supérfluos. Persegue a riqueza não como um fim em si mesmo, mas como um meio de fazer mais por mais gente. Busca conhecimento prático e aplicável no dia a dia.

E então, leitor, vamos escolher o caminho pavimentado pelo mindset de abundância, de prosperidade, de conquistas e vitórias, ou vamos entrar no caminho da escassez, de uma vida de restrições, medo e pobreza mental e de espírito? Já imagino qual será a sua resposta, mas lembre-se de que você precisa enraizar em suas crenças as razões que o conduzirem a sua decisão. Feito isso, você será capaz de enxergar o que precisa estar em seu foco. Portanto, concentre-se no que é bom – na abundância – e não na falta. Comece agora mesmo!

Se acredita nesta mensagem, registre nos comentários: “Vou viver em abundância!”.

Gabriel Granjeiro

Bons estudos e GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


0

Depoimentos relacionados

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Ernesto Luiz Lima é de Limoeiro, interior de Pernambuco. Sua trajetória não foi nada fácil, mas hoje ele pode dizer…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Natural da terra Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por três…

Pedro Higor Faustino
Concurso Polícia Federal

Pedro Higor Faustino é natural de Juazeiro/BA, mas reside desde pequeno em Brasília/DF, onde mais tarde começaria a sonhar com…

Éder Gomes
Concurso Ministério da Economia

Éder Gomes é de Ceilândia-DF e foi aprovado no concurso de temporários do Ministério da Economia para o cargo de…

Wallace Batista
Concurso ALESE

Wallace Batista dos Santos é de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. De família humilde, quando adolescente, ele chegou a…

Luiz Faustino
Concurso ALESE

Natural de Aracaju, cidade onde reside e exerce seu cargo, Luiz Faustino Correa Freire compartilhou conosco a sua história de…

Gabriel Evangelista
Concurso PF

Nosso aluno Gabriel, aprovado no concurso PF, disse não ter acreditado quando viu seu nome na lista de aprovados, a…

Gabriel Granjeiro

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
0

121


Comentários (121)

Avatar Daniel Borges 13 de Fevereiro

Eu escolho viver na abundância!!!

0
 Responder

Avatar Jhonathan 5 de Janeiro

Vou viver em abundância!!

0
 Responder

Avatar LARISSA FERREIRA MOREIRA 5 de Setembro de 2019

Vou viver em abundância

0
 Responder

Avatar Paula Cristina Libombo 6 de Novembro de 2018

Muito inspirador, eu vivo em abundancia, nao perco de vista as oportunidades a minha volta e essas oportunidades se baseiam no bem estar das pessoas e nao no meu enriquecimento grotesco-esta e a verdadeira prosperidade!

0
 Responder

Avatar Eliane 13 de Setembro de 2018

Vivo em abundância! Rica de possibilidades…

0
 Responder

Avatar Suelen 13 de Setembro de 2018

VOU VIVER EM ABUNDÂNCIA!!!!

0
 Responder

Avatar Ester dos Santos 14 de Junho de 2018

Vou vier em abundância!

0
 Responder

Avatar Anny 8 de Junho de 2018

Vivo em abundância!
Gratidão pelo texto!

0
 Responder

Avatar Mailon 6 de Junho de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Tayssa 23 de Maio de 2018

“VIVO EM ABUNDÂNCIA”

0
 Responder

Avatar Taís Almeida 23 de Maio de 2018

eu quero viver em abundancia

0
 Responder

Avatar André Rodrigo 18 de Maio de 2018

E disse JESUS:”O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu Vim para que tenham Vida, e a tenham com Abundância.” (Evangelho de João 10:10)

– Ou seja,“Eu já vivo em abundância!” Com a Graça do Bom Deus! Que Ele Abençoe a Todos! Abraço Grabriel! Obrigado pelos Ótimos texto.

0
 Responder

Avatar Leonardo Américo 16 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!!

0
 Responder

Avatar Alexandre Cristiano Lima 15 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!”.

0
 Responder

Avatar silvana 13 de Maio de 2018

Vou viver em abundancia

0
 Responder

Avatar Franze Lourenço 12 de Maio de 2018

O próprio Deus, nosso salvador quer que vivamos em abundância.

0
 Responder

Avatar Anne 11 de Maio de 2018

Já vivo em abundância, GG, por isso estou aqui!!!!!!!!!!!! O livro “Um Retorno ao Amor”, da MArianne, me salvou há uns anos. O André Lima, com seu curso de EFT para Prosperidade também. A Fórmula de Lançamento me colocou em contato com o Wallace Lima, da Física Quântica. Renasci por essas pessoas. ESTAMOS JUNTOS!!!!!

0
 Responder

Avatar Lucia Rocha 11 de Maio de 2018

Vou viver em abundância.

0
 Responder

Avatar Maria de Jesus Nunes 11 de Maio de 2018

“EU VOU VIVER EM ABUNDÂNCIA”

0
 Responder

Avatar Pollyanna 10 de Maio de 2018

EU VOU VIVER EM ABUNDANCIA!

0
 Responder

Avatar Monalisa 10 de Maio de 2018

Quero viver em abundância. Prosperar em todos os campos da existência: familiar, social, afetivo, financeiro e, principalmente, no profissional.

0
 Responder

Avatar Bruno 10 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Deynilson 10 de Maio de 2018

Vou viver em abundâaaaaaaaaaaancia

0
 Responder

Avatar Sheila 10 de Maio de 2018

Bom dia Gabriel,

Ótimo artigo. Só vou falar uma coisa: VOU VIVER NA ABUNDÂNCIA. Deus está comigo.

0
 Responder

Avatar Jessyca Assis 9 de Maio de 2018

Vou viver em abundância! Aliás, já vivo em abundância!

0
 Responder

Avatar Bel 9 de Maio de 2018

Eu vivo em abundância!

0
 Responder

Avatar Vanessa Holanda 9 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar carlos roberto dias 9 de Maio de 2018

Vou viver em abundancia, gratidão pelos artigos postados aqui, pois nos ajudam sempre a pensar positivamente.

0
 Responder

Avatar Ariadina aimane lopes 9 de Maio de 2018

Bom dia!
Gostei muito o artigo. “Vou viver em abundância”.

0
 Responder

Avatar Jhone Jácome Ferreira 9 de Maio de 2018

Bom dia!
Estou vivendo com abundância! Procurando novos caminhos e possibilidades, sempre fundamentados no conhecimento.
Abraços fraternos!

0
 Responder

Avatar MAURICIO REIS 9 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”.

0
 Responder

Avatar Rômulo 8 de Maio de 2018

Passei aqui só pra confirmar

“Vou viver em abundância”

0
 Responder

Avatar Rosali 8 de Maio de 2018

Eu vivo em abundância!

0
 Responder

Avatar ciria 8 de Maio de 2018

viverei em abundancia!! mensagem muito motivadora, obrigada!!

0
 Responder

Avatar Marcelo 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!!!

0
 Responder

Avatar Marciele Visintainer 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!

Mais que um artigo uma ótima mensagem de reflexão. Gratidão por esta mensagem!

0
 Responder

Avatar sergio buback 8 de Maio de 2018

Obrigado pelo artigo.”Vou viver em abundância”!

0
 Responder

Avatar Daize Maria Santos 8 de Maio de 2018

vou continuar vivendo em abundancia!

0
 Responder

Avatar CRISTIANE 8 de Maio de 2018

VIVO EM ABUNDANCIA!

0
 Responder

Avatar Patrícia Da Paixão Nunes 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância.

0
 Responder

Avatar Michelly Ávila 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Maria do Carmo 8 de Maio de 2018

Vou viver em Abundância!!!
Gratidão!!!

0
 Responder

Avatar Carolina 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Eduardo Pereira Nascimento 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!!! Desfrutar do melhor de Deus nessa terra….

0
 Responder

Avatar Kelly Bueno 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância !!! 😀

0
 Responder

Avatar Julinaldo Bezerra 8 de Maio de 2018

Muito bom esse artigo,me ajudou bastante.

0
 Responder

Avatar Cida Queiroz 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância! 🙂

0
 Responder

Avatar igor 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância, e esse é meu objetivo de vida!

0
 Responder

Avatar Roberto Carlos Silva 8 de Maio de 2018

Vou Viver em Abundância!!!

0
 Responder

Avatar Dalvina Souza Rodrigues Brum Carlos 8 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”

0
 Responder

Avatar Munique 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!!

0
 Responder

Avatar Rosangela Darold 8 de Maio de 2018

Perfeito seu artigo como todos os outros.

Como podemos desenvolver uma mentalidade de abundância com maior facilidade?

0
 Responder

Avatar Marcelo Soares Padilha 8 de Maio de 2018

Sou muito grato pelo que tenho e agora irei viver em abundância

0
 Responder

Avatar everaldo 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância

0
 Responder

Avatar Neilton 8 de Maio de 2018

Parabéns por mais um texto brilhante Gabriel, seus artigos estão cada vez melhores! Com esse espírito não tenho dúvida que o Gran Cursos já é, e se tornará cada vez mais, uma empresa de Excelência em serviços educacionais. Internalizando esses valores, essa visão, e com uma equipe de professores de alto nível – creio que é possível remover todas as barreiras e mudar as circunstância em nosso favor.

“Vou viver em abundância!”

0
 Responder

Avatar Luciana Americano 8 de Maio de 2018

Já vivo em abundância. Gratidão pelo Grancursos estar na minha vida. Tenho certeza que minha vaga está garantida.

0
 Responder

Avatar Graciela Souza Silva 8 de Maio de 2018

VOU VIVER EM ABUNDÂNCIA!!!

0
 Responder

Avatar Geisi 8 de Maio de 2018

Viver em abundância!!

0
 Responder

Avatar Viviane 8 de Maio de 2018

Obrigada pela inspiração de sempre!
Cada vez melhor!
Vou viver em abundância!!! 🙏💙💞

0
 Responder

Avatar Ana Kelle 8 de Maio de 2018

“VOU VIVER EM ABUNDÂNCIA””

0
 Responder

Avatar Sane 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância

0
 Responder

Avatar Cláudia Moraes 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância

0
 Responder

Avatar Gislayne 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância. Amém!

0
 Responder

Avatar Rodrigo Marcelo 8 de Maio de 2018

Esse artigo contém palavras que edificam nossas vidas! Vou configurar meu mindset para uma frequência ainda mais positiva.

0
 Responder

Avatar odennyson 8 de Maio de 2018

precisava muito disso!! valeu

0
 Responder

Avatar Lucas Bertoldo Pereira 8 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”
Artigo que faz refletir bastante.Obrigado!

0
 Responder

Avatar Iasmim Nascimento 8 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”.

0
 Responder

Avatar Jonatas Jeremias Pena dos Santos 8 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”
Pensamento positivo atrai coisa boa.

0
 Responder

Avatar Lourdes Melo 8 de Maio de 2018

Maravilhoso, adorei o artigo.

0
 Responder

Avatar Eliane Fournier 8 de Maio de 2018

Excelente

0
 Responder

Avatar JULIANA MARIA TAVARES 8 de Maio de 2018

CORREÇÃO: ÀS VEZES.

0
 Responder

Avatar JULIANA MARIA TAVARES 8 de Maio de 2018

GABRIEL, SEU ARTIGO SERVIU PARA EU TER CERTEZA DE MINHA SANIDADE MENTAL. MEUS PENSAMENTOS SÃO COM FOCO NA ABUNDÂNCIA. PORÉM, ÁS VEZES DUVIDO DE MEUS IDEAIS. OBRIGADA PELO REFORÇO. AMO-TE.

0
 Responder

Avatar Michele 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância.

0
 Responder

Avatar Mirela 8 de Maio de 2018

Já vivo em abundância.

0
 Responder

Avatar Zeltna 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância, sempre!

0
 Responder

Avatar Rubem Amorim 8 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância”

0
 Responder

Avatar Maria de Lourdes Oliveira Cruz 8 de Maio de 2018

Muito grata mais uma vez pelo artigo maravilhoso. Que Deus te abençoe sempre!

0
 Responder

Avatar nane paiva 7 de Maio de 2018

Obrigada Deus pela abundancia! Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Luis Marcelo 7 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”.
Eu sou capaz !

0
 Responder

Avatar Elane Ramos dos santos 7 de Maio de 2018

‘Estou vivendo em abundância’

0
 Responder

Avatar Guilherme 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Cristiane Souza 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!!!!!!!!!!!!!!

0
 Responder

Avatar Cristiame 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!!!

0
 Responder

Avatar Justes Axel 7 de Maio de 2018

Oi Gabriel, seu artigo é pertinente como sempre seus artigos do passado. Efetivamente uma mente que manifesta a abundância, é uma mente positiva,que alcança várias coisas na vida. Este artigo vai no mesmo sentido que seu artigo sobre o pensamento positivo. Muito obrigado para nós fortalecer moralmente e intelectualmente. Mas Gabriel, tenho uma questão em relação às aprovações nos concursos públicos: nós entendemos geralmente que uma boa parte das vagas nos concursos públicos são comprados pelas pessoas influentes ou seja o favoritismo que beneficiam certas pessoas em contrapartida do dinheiro, o que dificulta alguns dos candidatos que se dedicam muito mas que não tendo pessoas influentes, têm menos chances de aprovação, então qual é seu olhar analítico desta situação? É verdade mesmo essa compra das vagas? E qual conselho pode dar a esses candidatos dedicados não tendo pessoas influentes na frente?

0
 Responder

Avatar Allan 7 de Maio de 2018

Beleza de artigo, parabéns, muito bom!!!

0
 Responder

Avatar Débora 7 de Maio de 2018

07/05/2018 21:35

DÉBORA SILVA

Vou viver em abundância!!!!!!!

0
 Responder

Avatar Cleisson Eduardo Vieira 7 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância”.

0
 Responder

Avatar Liana 7 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância” em nome de JESUS!

0
 Responder

Avatar Miriam Evangelista 7 de Maio de 2018

vou viver em abundancia porque meu Deus é abundante.

0
 Responder

Avatar Mônica Silva de Oliveira 7 de Maio de 2018

Obrigada pelas palavras,devemos fazer uso diário da realização, saber priorizar,ser bem consciente de cada passo, para o quê e porque. O caminho da vitória é só escolhas! Vou viver em abundância.

0
 Responder

Avatar Maria 7 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância” e o nome de Jesus será glorificado!

0
 Responder

Avatar luzia makohin 7 de Maio de 2018

Maravilhoso o artigo.

0
 Responder

Avatar Carina 7 de Maio de 2018

Texto sensacional, que nos provoca grandes insights e nos faz reconsiderar algumas atitudes e crenças limitantes… Mais um texto transformador, parabéns! Que todos vivamos em abundância!!!

0
 Responder

Avatar Felipe Pires 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Tânia Maria 13 de Maio de 2018

Vou viver em Abundância.

0
 Responder

Avatar Franck 17 de Outubro de 2019

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Fabiana Vasconcelos 7 de Maio de 2018

Lindo artigo! Ja estou vivendo em abundancia… muito mais depois que conheci o Gran cursos.

0
 Responder

Avatar Luiama Azevedo 7 de Maio de 2018

Obrigada pelo texto, vou viver em abundância! ♥

0
 Responder

Avatar Katia 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância para todo o sempre

0
 Responder

Avatar elizabeth.aline@hotmail.com 7 de Maio de 2018

“VOU VIVER EM ABUNDÂNCIA!”

0
 Responder

Avatar Michelle Veras 7 de Maio de 2018

“Vou viver em abundância!”.

0
 Responder

Avatar Vanderson Brito 7 de Maio de 2018

Vou Viver em Abundância…

0
 Responder

Avatar Rodrigo da Cruz 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Eduardo 7 de Maio de 2018

“Vou viver em Abundância”

0
 Responder

Avatar Adriana 7 de Maio de 2018

Gratidão p texto….13 reprovações ….assistindo suas aulas para TRT. Excelentes professores…obg…tô tentando…. Abundância 👍

0
 Responder

Avatar Edcarlos Assis 7 de Maio de 2018

Super motivacional esse texto!!! Vou Viver em Abundância…

0
 Responder

Avatar Paulo Henrique 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Charlene 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância

0
 Responder

Avatar Cristóvão 7 de Maio de 2018

Vou viver em abundância!

0
 Responder

Avatar Sandro Tomazi 8 de Maio de 2018

Vou viver em abundância.

0
 Responder

Avatar Jane Lourdes Martins 7 de Maio de 2018

Uau! que artigo maravilhoso Gabriel!

Você me surpreende cada dia mais com seus artigos.

Mindset de abundância sempre! Estou trabalhando muito com intuito de manter esse pensamento e colocá-lo em prática sempre. Fiz três provas durante minha jornada de estudos que já está quase fazendo dois anos, ainda não consegui chegar lá, mas não irei desistir! Mas não vou, mesmo.

0
 Responder

Avatar Marta 7 de Maio de 2018

Vou viver na abundância!

0
 Responder

Avatar Maria das neves da Conceição 7 de Maio de 2018

Realmente está fazendo muito diferença em minha vida,depois que comecei receber esses artigos. Tudo ficou mais amplo agora, consigo me ver como uma pessoa realmente viva buscando ns perceptiva pra minha vida

0
 Responder

Avatar Marta tereza martins silva 9 de Maio de 2018

Adorei este artigo, estou passando por essa fase de escolhas, e agr lendo td isso percebo que estou no caminho certo, tive que deixar algumas amizades devido a isso,pq não me ajudavam a crescer, acho que por serem negativas talvez, mas tenho ctz que um dia poderei ajudá-los de alguma forma…

0
 Responder

Avatar Marta tereza martins silva 9 de Maio de 2018

Quero viver em abundância…

0
 Responder

Avatar Tânia Pereira de Souza 7 de Maio de 2018

Amei esse artigo…com certeza, “vou viver em abundância.”

0
 Responder

Avatar Denise toledo 7 de Maio de 2018

Já vivo em abundancia!

0
 Responder

Avatar Luciana 8 de Maio de 2018

Viverei em abundância!! Parabéns pelas palavras, pelo artigo. Isso nos conduz a ver um horizonte de muitas possibilidades.

0
 Responder

Avatar Deise 8 de Maio de 2018

Vou viver na abundância!!

0
 Responder

Avatar sonia rodrigues 8 de Maio de 2018

Eu vivo em abundância

0
 Responder

Avatar Joel 9 de Maio de 2018

Eu vivo a cada dia em mais abundância com a Graça de Deus!

0
 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *