Prova OAB: como revisar nos estudos para a 1ª fase?

Sabia que revisar é essencial para garantir uma boa preparação para a prova OAB? Fique por dentro dos principais materiais de revisão e como incluí-los na sua rotina de estudos com as dicas do professor Rodrigo Lima!

Por
6 min. de leitura

A revisão é uma importante etapa da preparação para a prova OAB. Afinal, não é segredo que o edital do Exame de Ordem prevê um conteúdo bastante robusto, especialmente para as provas de 1ª fase.

A revisão para a prova OAB aumenta as suas chances de se lembrar dos pontos mais importantes do que foi estudado e vencer o efeito da Curva do Esquecimento (estudada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus).

Neste conteúdo, trouxemos dicas e recomendações do professor Rodrigo Lima de como fazer os seus materiais de revisão para a prova OAB e como incluir esta importante etapa de preparação na sua rotina de estudos!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran OAB no WhatsApp!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar cada parte do conteúdo mais facilmente:

Assinatura OAB Até Passar
Assinatura OAB Até Passar

Prova OAB: preparação completa é com o Gran!

Já pensou ter uma Assinatura 100% focada na sua aprovação no Exame de Ordem? Aqui no Gran você encontra exatamente isso com a Assinatura OAB Até Passar!

Estude para a prova OAB contando com os seguintes diferenciais:

  • Preparação específica para a 1ª e 2ª fase em um único investimento;
  • Videoaulas teóricas e de preparação por questões;
  • Material em PDF;
  • Aulas-resumo, checklist por disciplina e estudo intensivo;
  • Simulados periódicos;
  • Planos de Estudos sequenciais (90,60,30 dias até a prova);
  • Salas Particulares (OAB Exclusive);
  • Fórum de dúvidas;
  • Ferramentas de organização de estudos (cronograma e gerenciador de estudos); e muito mais!

E você sabia? 1 a cada 4 aprovados no Exame de Ordem é aluno do Gran! Venha se tornar você também um Gran Aprovado!

Saiba TUDO sobre a Assinatura OAB Até Passar!

Prova OAB: por que é essencial revisar?

Como já mencionamos, o conteúdo da prova OAB, especialmente da 1ª fase é bastante extenso: ao todo, são 20 disciplinas previstas.

Quanto maior é o conteúdo, maior é a necessidade de revisar. Afinal, a tendência é que você entre em contato com um grande número de informações.

E, por mais que você estude com muita atenção, a tendência é de que você esqueça parte do que você estudou sem as revisões. Sabia disso?

A razão por trás desse fenômeno foi estudada e explicada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Em suas pesquisas, ele concluiu que a tendência é de que esqueçamos cerca de 50% de tudo que aprendemos.

Isso tem tudo a ver com a maneira como o cérebro processa as milhares de informações que recebemos todos os dias, classificando-as como memórias de curto prazo e memórias de longo prazo.

Funciona assim, quanto mais isoladas e sem continuidade forem as ocorrências, menores as chances do cérebro compreendê-las como essenciais. Assim, elas eventualmente serão descartadas.

Por outro lado, se alguma informação é relembrada com certa constância e ainda mais se tiver alguma aplicação prática, maiores são as chances de se tornar uma memória de longo prazo.

Aí entram as revisões para a prova OAB: ao relembrar o conteúdo com frequência, você o fortalece cada vez mais na sua memória, vencendo os efeitos da temida Curva do Esquecimento!

O professor Rodrigo Lima afirma que estudar para a prova OAB é como estar correndo numa maratona: “Você corre sempre pra frente, mas não deixa de olhar para trás para saber o caminho que percorreu.”

Já deu pra perceber o quão importante são as revisões OAB para a sua preparação, não é?

Nos tópicos abaixo, saiba quais são os tipos de material de revisão para a prova OAB e como incluir essa prática nos seus estudos!

Prova OAB: quais são os tipos de material de revisão?

De acordo com o professor Rodrigo Lima, os materiais de revisão nos estudos para a prova OAB podem ser formulados:

  • Por conta própria;
  • Por meio de terceiros.

Abaixo, trouxemos algumas características e vantagens de cada um deles.

De modo geral, quando há mais tempo para a preparação, a recomendação é de que você formule os seus próprios materiais de revisão.

No entanto, os materiais de revisão formulados por terceiros podem ser muito benéficos especialmente para quem pouco tempo para estudar.

Tudo vai depender da sua situação individual como examinando!

Materiais de revisão OAB formulados por conta própria

VantagensDesvantagens
Praticar/fortalecer ainda mais os conhecimentos por conta do processo de confecção É necessário investir tempo da preparação para confeccionar os materiais
Estar familiarizado com os códigos (cores, símbolos, imagens) utilizadosPode ser difícil selecionar os tópicos mais importantes por conta própria
Vantagens x desvantagens: materiais de revisão OAB (confecção própria)

Materiais de revisão OAB formulados por conta própria

VantagensDesvantagens
Economia de tempo, já que os materiais já estarão prontos. A etapa adicional de aprofundamento de conhecimentos com a produção do material (que pode ser muito benéfica) não ocorrerá.
Se formulados por professores e especialistas, os materiais já trarão uma visão tática dos pontos mais cobrados de conteúdoVocê precisará de um tempo adicional para se acostumar com os códigos e técnicas de didática utilizadas.
Vantagens x desvantagens: materiais de revisão OAB (por terceiros)

Prova OAB: como formular os seus materiais de revisão?

Conheça mais abaixo sobre a seleção do professor Rodrigo Lima dos principais materiais de revisão para otimizar os seus estudos para o Exame de Ordem.

Caderno de questões

Revisar por questões é uma excelente maneira de conciliar estudos teóricos e práticos.

Para fornecer o máximo do seu potencial, contudo, esse método de revisão OAB deve ser dividido em duas partes:

  • Resolver as questões;
  • Consultar os gabaritos comentados;
  • Separar/Salvar as mais interessantes em um caderno de questões.

A ideia é a seguinte: o caderno de questões reúne exercícios mais complexos e/ou os você errou por ter tido alguma dúvida. Basicamente, é uma forma de consultar novamente um número selecionado de questões.

A ideia por trás desse tipo de revisão para a prova OAB é revisitar antigos pontos de dúvidas, resolvendo os exercícios novamente em outro momento para confirmar se a dificuldade foi sanada.

Os comentários de gabaritos de questões também podem enriquecer muito os seus estudos, trazendo insights e pontos essenciais a serem lembrados, já no contexto da banca FGV.

Você pode formular o seu caderno de questões manualmente ou com o auxílio GRATUITO da plataforma Gran Questões!

👉Confira o passo a passo de como criar o seu caderno de questões!

Resumos

Os resumos são pequenos blocos de texto, transcritos à parte do material teórico (e tendo ele como base), com o objetivo de ressaltar os principais pontos de conteúdo.

Como o nome já diz, o resumo busca “resumir” as informações obtidas, apresentando-as num formato mais sucinto.

Eles podem se utilizar de cores, desenhos e marcações para deixar cada ponto do conteúdo ainda mais claro.

Uma dica do professor Rodrigo Lima é o de utilizar as degravações de videoaulas, disponíveis aqui na plataforma Gran, para enriquecer ou até mesmo guiar os seus resumos.

As degravações, afinal de contas, já são o resumo da lição, de acordo com os pontos julgados como mais importantes pelos professores.

Mapas mentais para a prova OAB

Os mapas mentais são uma tática de organização de ideias criada pelo psicólogo Tony Buzan. Esses esquemas, baseados na associação e encadeamento de pensamentos, auxiliam na retenção de informações.

Afinal, um dos parâmetros para transformar memórias de curto para longo prazo, além da aplicabilidade prática, é a partir da associação com outros pensamentos/ideias. Dessa forma, é como se uma rede de conhecimentos conectados se formasse!

Os mapas mentais também podem apresentar imagens e utilizar cores para estimular ainda mais o processo de memorização!

Confira abaixo um exemplo de mapa mental para a matéria de Direito Penal, abordando as classificações doutrinárias do crime:

Prova OAB: mapa mental (Direito Penal)
Prova OAB: mapa mental (Direito Penal)

Aqui no Gran você pode baixar gratuitamente mapas mentais para aprimorar os seus estudos para a prova OAB.

Confira a lista de ebooks de mapas mentais disponíveis por matéria:

Além disso, você também pode formular esses materiais pro conta própria! Confira aqui o passo a passo de como fazer os seus!

Fichamentos

Os fichamentos são bem parecidos com os resumos, com a diferença de que costumam incluir citações diretas dos textos ou materiais de base utilizados.

Também é comum que apresentem a página e o material do qual você retirou aquela citação, para que seja capaz de encontrá-la mais rapidamente.

Assim, podem ser um material interessante de revisão para a prova OAB quando você estiver assistindo a uma videoaula cheia de dicas, por exemplo.

Copiar frases dos professores, que facilitem a compreensão do conteúdo, também é uma boa!

👉Confira aqui mais dicas de como fazer fichamentos!

Marcações

As marcações no conteúdo nada mais são do que o ato de grifar as partes mais importantes.

Se comparada com a produção de resumos, esta técnica é mais rápida e pode ser utilizada especialmente quando você está estudando disciplinas que compreende mais.

De fato, de acordo com o professor Alexandre Meirelles, grifar pode substituir os resumos quando se trata de um assunto que você consegue compreender apenas lendo as marcações.

Faça a experiência! Depois de finalizar as marcações, leia-as novamente e veja se consegue compreender os pontos mais importantes do conteúdo

👉Confira dicas de como grifar melhor nos estudos para concursos!

Revisão OAB: como incluir na sua rotina de estudos?

De acordo com o professor Rodrigo Lima, as revisões são tão importantes nos estudos para a prova OAB que devem ser feitas ao longo de toda a sua jornada de preparação.

É possível reservar um tempo para revisar todos os dias ou então, um dia inteiro de estudos para fazer isso: vai variar de acordo com o seu planejamento.

A recomendação do professor, por exemplo, é o de reservar primeiramente parte das horas de estudo de sábado para fazer isso, aumentando para o dia todo conforme a avaliação se aproxima.

Mas uma coisa é certa: quanto mais a prova OAB se aproxima, mais benéficas serão as revisões!

Revisão para a prova OAB: confira mais dicas com o professor Rodrigo Lima

Gostou do conteúdo? Ele foi formulado a partir das dicas do professor Rodrigo Lima! Confira abaixo a live completa!

Prova OAB: como revisar?



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
6 min. de leitura