Provas de concursos públicos: como acessar gratuitamente?

Está procurando provas de concursos públicos para otimizar a sua preparação? Saiba como acessar um rico acervo no Gran Cursos Questões!

Avatar


10 de novembro3 min. de leitura

Se você está se preparando para algum certame, então deve saber que resolver provas de concursos públicos já realizadas é essencial para a preparação. Afinal, a partir delas é possível descobrir pontos essenciais sobre os métodos de avaliação da seleção para a qual você está se preparando! Dito isso,  você sabe como encontrar facilmente provas de concursos públicos para resolver? Acompanhe o artigo e descubra!

Provas de concursos públicos: quais são os benefícios de resolvê-las?

Resolver provas de concursos públicos sem dúvidas está entre as melhores maneiras de estudar por questões e se preparar para o dia sua avaliação. A razão para isso é bem simples: uma prova de concurso público passada funciona como um guia, indicando como é feita a cobrança da maioria dos temas e em quais assuntos deve-se prestar mais atenção.

Dito isso, a seguinte pergunta pode surgir para muitas pessoas: Mas afinal, o guia para dominar os conteúdos de determinado certame não é o edital? Sim, também! É aí que está o pulo do gato:  as informações disponíveis na prova de concurso e no edital irão se complementar para garantir que você tenha um direcionamento ainda mais certeiro.

Basta pensar, por exemplo, que alguns editais não indicam de maneira direta o quantitativo de questões por matéria. Então, como você irá saber quais são os assuntos mais cobrados para organizar seus estudos? Por meio das provas de concursos públicos passadas!

Provas de concursos públicos: encontre a avaliação que você procura com o Gran Cursos Questões!

A plataforma Gran Cursos Questões reúne um rico acervo de questões e provas de concursos públicos já realizadas que podem ser acessados de maneira simples e gratuita! Além de poder realizar o download da prova, gabarito e edital do concurso escolhido, você também pode optar por resolver a avaliação diretamente, dentro da plataforma.

Para interagir com o banco de provas de concursos públicos ou acessar comentários de questões, contudo, é necessário se cadastrar no Gran Cursos Questões. Mas não se preocupe! O processo leva apenas alguns instantes e é 100% gratuito. Acompanhe o passo a passo abaixo para encontrar a avaliação que você procura em poucos minutos!

Passo a passo para encontrar uma prova de concurso público na plataforma

  • Acesse a seção de Provas do Gran Cursos Questões;
  • Indique as informações necessárias no filtro para encontrar a avaliação: O nome do órgão público e cargo já são suficientes para obter resultados direcionados.
  • Clique no botão azul “Filtrar Provas”.
  • Os resultados encontrados serão listados conforme a imagem abaixo:

Provas de concursos públicos: como acessar gratuitamente?

  • Ao clicar no botão Anexos você poderá acessar e baixar o caderno de provas, gabarito e edital da seleção.
  • Ao clicar em Resolver, a prova será estruturada em formato de simulado online, podendo ser resolvida com contabilização de tempo e pausada quando você preferir.

Como acessar as provas de concursos públicos que você já resolveu ou estão em curso?

Ao se cadastrar na plataforma Gran Cursos Questões todo o seu progresso de resolução de questões fica salvo, sendo mais fácil de monitorar o seu desempenho e evolução com o passar do tempo. Basta acessar a seção “Início”, para encontrar os seguintes painéis:

Provas de concursos públicos: como acessar gratuitamente?

Você pode ainda conferir o seu desempenho em cada uma das provas de concurso público finalizados por meio de relatórios com erros e acertos. Confira mais detalhes de como checar o seu desempenho em cada avaliação com o vídeo abaixo:

Acesse também provas inéditas!

A plataforma Gran Cursos Questões oferece bem mais do que apenas um rico acervo de provas de concursos públicos passados. Por lá você também poderá encontrar simulados inéditos, formulados pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online.

Essas avaliações podem complementar seus estudos, uma vez que são estruturadas levando em consideração as particularidades de cobrança de bancas organizadoras e órgãos específicos.

Para acessar as Provas Inéditas você precisa já estar logado na plataforma quando acessar a seção de Provas. Então, os simulados já aparecerão naturalmente quando você buscar por provas. Para refinar ainda mais a sua busca, você também pode encontrar apenas os simulados indicando “Apenas Inéditas” no filtro de busca, conforme a imagem abaixo:

Provas de Concursos Públicos Inéditas

Provas de concursos públicos: como incluí-las na sua rotina de estudos?

Existem diversas maneiras de incluir provas de concursos públicos na sua rotina de estudos. De acordo com especialistas nos estudos para concursos, o melhor momento para começar a resolução de provas é quando você vai iniciar os seus estudos para determinada seleção.

Assim, você pode compreender logo de cara quais são suas maiores dificuldades e em quais pontos precisa trabalhar mais. O nome dessa prática é Simulado Zero.

Analogamente, uma das melhores maneiras de incluir as provas de concursos públicos é exatamente no formato de simulados: isto é, sem consultas e com a contabilização de tempo.

Se for possível imprimir um cartão de respostas para testar o preenchimento melhor ainda! Afinal, assim você estará o mais próximo possível da experiência do dia da prova, podendo trabalhar aspectos que podem interferir no seu rendimento como tempo de resolução de itens e nervosismo. 

Depois de resolver uma prova de concurso público, volte nas questões que errou, consulte o gabarito comentado e salve-as em um caderno de erros para resolver e consultar mais tarde. Com essa dica, você pode trabalhar em cima dos seus erros, tirando o máximo da resolução de provas de concursos públicos.

Confira mais dicas de estudos!

Além de incluir a resolução de provas de concursos públicos passadas na sua rotina, confira também outras dicas exclusivas e gratuitas com o professor Alexandre Meirelles.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


10 de novembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões