Reconstruindo a mente

Avatar


23 de maio5 min. de leitura

“Se você quer uma mudança permanente, pare de focar no tamanho de seus problemas e comece a focar no seu tamanho.” – T. Harv Eker, 67, empresário, escritor e palestrante canadense

Como você sabe, o cérebro está envolvido em tudo que fazemos e é o grande responsável pelas decisões que tomamos. Cada uma delas. Órgão da inteligência, da personalidade e do caráter, é ele que molda a forma como pensamos, agimos e nos relacionamos. Diante disso, quando esse órgão tão importante não funciona bem, estamos em maus lençóis. Cérebro saudável é sinônimo de felicidade e prosperidade, enquanto cérebro doente é a antessala da tristeza e do retrocesso. Em tudo. Se a mente sofre, o corpo padece. Daí a importância de cuidarmos dela e, se necessário, reconstruí-la ou ao menos reformá-la.

Muitos confundem mente e cérebro, equívoco justificável na medida em que ambos os termos denotam uma espécie de comando central do corpo. Mas a diferença é evidente: a mente é algo abstrato, intangível, ao passo que o cérebro é concreto, palpável. Na prática, os dois atuam juntos, com a mente abrigando os pensamentos que fazem o cérebro trabalhar. Numa analogia com um carro, a mente está para a fagulha da ignição enquanto o cérebro está para as engrenagens que manterão o veículo em funcionamento.

Importa saber que ambos, mente e cérebro, são moldáveis. “Como assim?”, você pode perguntar. O poeta inglês John Milton (1608-1674), em seu Paraíso Perdido, criou uma imagem interessante sobre isso:

Recebe o novo rei cujo intelecto

Mudar não podem tempos nem lugares;

Nesse intelecto seu, todo ele existe;

Nesse intelecto seu, ele até pode

Do Inferno Céu fazer, do Céu Inferno.

 

Numa interpretação livre desses versos, a mente é um lugar em si mesma, livre para transformar fogo em água, e vice-versa. Para ela, tudo é possível, desde que haja vontade de nossa parte. O cérebro, por sua vez, é capaz de direcionar o corpo no rumo ditado por nossos pensamentos. É por isso que nossas escolhas são tão importantes; elas orientam a mente, o cérebro e, por extensão, o corpo. Mas note que isso pode servir para o bem ou para o mal. Da mesma forma que nossos pensamentos estão aptos a nos mover degraus acima na escalada rumo à realização de projetos, podem nos afundar ainda mais num poço de frustração e descrença.

Tudo depende de a quais pensamentos damos vazão. Eles são como vozes que ouvimos na mente, e acredite: algumas estão interessadas em nos guiar na direção errada. São ladras de sonhos. Cabe a nós termos cuidado para não lhes dar ouvidos, ao menos não com ingenuidade. Quem baixa a guarda, por exemplo, para a desesperança, provavelmente ouviu algumas dessas vozes ladras e se deixou guiar por elas. Na contramão disso, quem nutre a mente com bons pensamentos assiste aos demônios associados ao medo desaparecer.

A natureza humana é curiosa… Somos propensos a nos esquivar de mudanças necessárias até a situação se tornar insustentável a ponto de não conseguirmos sequer continuar com nossas atividades normais. Esperamos a crise chegar para só então nos dispormos a refletir sobre o que estamos fazendo com nós mesmos. Infelizmente, a epifania capaz de nos tirar da inércia só costuma surgir quando se desenha o pior cenário. É então que passamos a implementar mudanças verdadeiras no corpo e na mente. Ciente disso, Steve Jobs, recém-diagnosticado com o câncer no pâncreas que acabou por ceifar sua vida, fez um discurso sincero e inesquecível aos formandos da Universidade de Stanford. Na oportunidade, aconselhou: “Não deixe as vozes das opiniões dos outros afogarem sua voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. De alguma forma, eles já sabem o que você realmente quer se tornar”.

Entenda que a mente cria narrativas boas ou ruins a partir de pensamentos igualmente benéficos ou nocivos, e o cérebro reage na mesma linha. O resultado é uma vida moldada num ou noutro sentido. Quem percebe isso logo conclui que pode ditar os rumos da própria vida. Como disse o filósofo e psicólogo americano William James, “a maior descoberta de minha geração foi que um ser humano pode modificar sua vida apenas mudando suas atitudes mentais.” Mesmo a Bíblia corrobora essa percepção: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, nisso pensai” (Filipenses 4:8).

Sim, amigo leitor, a neurociência comprovou a capacidade humana de mudar a conformação do cérebro – e, por extensão, de comportamentos, atitudes e crenças – mediante modificações na forma de pensar. Num ensaio mental em que os sujeitos da análise eram orientados a imaginar repetidamente a execução de uma ação, ficou demonstrado que os circuitos cerebrais se reorganizam a fim de refletir nossos objetivos. Os pensamentos se tornam tão palpáveis que o cérebro muda a si mesmo para assumir que o evento já se tornou uma realidade física. Reprogramado o cérebro, ele ficará à frente de qualquer experiência real no mundo exterior. Nossos pensamentos são, assim, a semente das ações que nos conduzirão aonde queremos ir.

O que se sugere, portanto, é remodelar a mente de forma que ela encaminhe o cérebro e, por consequência, as ações na direção dos nossos projetos. Nesse processo, será preciso refrear pensamentos e hábitos nocivos. Muitos de nós simplesmente desistem. Outros poucos têm consciência de que a reconstrução acarretará algum desconforto no início, sem falar no medo decorrente de tantas incertezas. Importa, então, criar o campo de energia apropriado, estabelecendo-se a frequência correta – ou “assinatura eletromagnética” – para que as coisas que o seu Eu deseja passem a ser atraídas.

Em resumo, amigo, se você almeja novos e melhores resultados, não há alternativa: precisará quebrar hábitos ruins e reinventar um novo Eu. Segundo o neurocientista Joe Dispenza, que escreveu best-sellers como Cure-se a Si Próprio, “podemos moldar, transformar nosso cérebro prestando atenção. Se conseguirmos nos apegar a uma ideia, começamos a conectar e moldar o nosso cérebro”. Na mesma linha, James Clear, autor de outro best-seller, Hábitos Atômicos, fala em quatro Leis que, se observadas, ajudam na criação de hábitos melhores e na reprogramação da mente. Em resumo, segundo ele, se você quer desenvolver um novo comportamento, deve primeiro torná-lo claro, depois torná-lo atraente, em seguida torná-lo fácil e, por fim, torná-lo satisfatório. Seguir à risca essas Leis aumenta as chances de o comportamento pretendido vir a se consolidar no lugar do antigo.

Então, em vez de atribuir a culpa dos seus insucessos aos outros, seja honesto consigo mesmo e modifique o seu olhar, a sua disposição mental e a sua perspectiva. Vibrando na frequência da alegria e da gratidão, reprograme sua mente e redirecione sua energia, que os resultados melhores pelos quais você tanto batalha virão. Pense (deseje ativamente), faça, seja e deixe o “como” por conta de Deus, do Universo, ou de qualquer que seja a força maior na qual você acredita. Agindo assim, tenho certeza de que você será positivamente surpreendido.

“Não posso impedir que os pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedi-los de fazer ninhos nela.” Martinho Lutero (1483-1546), sacerdote católico alemão idealizador da Reforma Protestante.

 

Participe do Canal do Imparável no Telegram e tenha acesso em primeira mão ao artigo da semana e ao áudio do artigo com a voz do autor, além de muitos outros conteúdos para inspirar você, mesmo em dias difíceis!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Vencendo o improvável
  2. Renascer para crescer
  3. Motivo de ação
  4. Dores de crescimento
  5. Perder sem se perder
  6. Abra espaço!
  7. Não se ponha o sol sobre a sua ira
  8. Quando o NUNCA encontra o AGORA
  9. Liberte-se do fatalismo
  10. Arriscando a própria pele
  11. Metamorfoses são necessárias
  12. Do limão faça uma torta de chocolate
  13. Ouro escondido
  14. Tirando leite de pedra
  15. Teus erros não te definem
  16. Acabe com o seu potencial
  17. Do deserto ao sonho
  18. O próximo nível
  19. Faça muito com pouco
  20. Novo ano, nova visão
Avatar


23 de maio5 min. de leitura