Dissertação Expositiva: Sugestão de temas de redação para a Secretaria de Educação do DF! Prepare-se e garanta sua vaga!

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24 de Maio de 2016

SEDFMuito aguardado pelos concurseiro/as do Distrito Federal. A publicação do edital do concurso da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016) é iminente. O certame já foi confirmado pelo Governador do DF e ratificado em diversas outras ocasiões pelo secretário de educação do DF, Júlio Gregório, e contará com 2.923 vagas efetivas em cargos de níveis médio e superior, além de cadastro de reserva de mais 4.469 vagas.

O Secretário de Educação afirmou que uma novidade em relação ao novo certame é a aplicação de prova de redação. “Nós entendemos que não é uma questão de preço, é uma questão de qualidade. A gente tem que assegurar que um professor saiba produzir pelo menos um texto, mínimo, para que ele possa trabalhar os seus alunos. Independente de ele ser professor de Matemática, de Física, de Português, de História ou de Geografia.” afirmou Gregório.

Consultada, a especialista em redações para provas de concursos públicos e professora do Gran Cursos Online, Vânia Araújo, elaborou um passo a passo de como desenvolver o texto, além de dar sugestões de 5 temas para dissertação expositiva. Confira abaixo!

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SUGESTÃO DE TEMAS

TEMA 1

Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) PARA UMA EFETIVA GESTÃO DEMOCRÁTICA.

Em seu texto, aborde, necessariamente e de maneira fundamentada, os subsequentes aspectos:

  • O conceito de PPP e a sua aceitação;
  • A reflexão e a construção coletiva do PPP;
  • O PPP e os atores da Gestão Democrática e a conscientização de seus papéis no âmbito escolar;
  • A Gestão Democrática do PPP para a melhoria da educação e, consequentemente, da sociedade.

TEMA 2
Produza um texto dissertativo, de no máximo 30 linhas, acerca do subsequente tema:

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: PLANEJAMENTO, REGISTRO E AVALIAÇÃO.

Em seu texto, discuta, necessariamente e de maneira fundamentada, os seguintes aspectos:

  • A principal finalidade de a prática docente apoiar-se nos registros que são feitos sobre a trajetória escolar das crianças;
  • A avaliação como elemento norteador do planejamento de atividades, tendo como função acompanhar, orientar e redirecionar o processo de aprendizagem dos alunos;
  • Que ferramentas podem ser utilizadas pelos professores no planejamento educativo para servir como norteadores do processo ensino-aprendizagem.

TEMA 3

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB) prevê dimensões de planos para a área educacional que se repartem conforme sua abrangência. Entre os planos, destaca-se o Plano Político-Pedagógico (PPP), o qual dever ser construído coletivamente – envolvendo todos do universo educativo: diretores, especialista, professores, alunos e pais. Deve estimular o processo de autoconhecimento da realidade escolar, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade na definição do Projeto Político Pedagógico (PPP) e no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

Considerando a abrangência do assunto proposto no fragmento acima, produza um texto dissertativo, no qual você discuta o seguinte tema:

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO SE CARACTERIZA COMO UM TRABALHO “COM” E NÃO “PARA” OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO.

Em seu texto aborde, necessariamente e de maneira fundamentada, os seguintes aspectos:

  • Esclareça como se processa o enfrentamento de saberes e práticas de todos os componentes do grupo no cotidiano da escola;
  • Explique como colocar em prática o caráter crítico-pedagógico do processo ensino-aprendizagem.

TEMA 4

O Projeto Político Pedagógico (PPP) não visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o processo vivido. Vale acrescentar, ainda, que a organização do trabalho pedagógico da escola tem a ver com a organização da sociedade. A escola é vista como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa sociedade. Nessa perspectiva, pode-se destacar que, entre suas consequências para a comunidade escolar, a principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. A experiência de elaboração e execução deve ser vivenciada integralmente pelos membros da comunidade.

  • Sob a ótica do PPP, que conduta(s) deve(m) ser adotada(s) pela escola com o propósito de efetivar a gestão coerente e trazer autonomia e qualidade para o ensino, de modo geral?
  • Considerando que o projeto político-pedagógico constitui-se em um processo democrático de decisões, que forma de organização do trabalho pedagógico deve ser instaurada na escola e que resultados são esperados?
  • Para que seja possível a construção do projeto político-pedagógico, de que maneira deve-se dar a mobilização dos componentes da comunidade escolar no sentido de empreender ações que lhes permitam realizar o fazer pedagógico de maneira coerente?

TEMA 5

A dúvida nos mete medo. Interrogar, determinar com exatidão, situar-se; todos esses atos de liberdade, de decisão e de responsabilidade são terrivelmente angustiantes; trata-se de angústia análoga àquela de uma criança que rompe o cordão que a liga a seus pais, a seus mestres, aos grupos dos quais faz parte e vai perdendo assim a doce segurança da dependência, da obediência, do conformismo. Essa angústia é inevitável: ela leva o selo da existência; nela se exprime a vertigem perante a liberdade. Não se trata, nessas condições, de querer liquidar a angústia, mas de saber se o homem deve procurar evitá-la, fugir dela por qualquer saída, ou se, em vez disso, deve aceitá-la e aventurar-se a viver longe da terra firme.
Ora, o que vale para a existência em geral vale também e muito particularmente para aqueles que estão ligados à educação, que é, na realidade, grande geradora de angústias. De um lado, toda relação pedagógica é fonte de tensão, de desequilíbrio para aqueles que a vivem, na medida em que ela os implica naquilo que são, os interroga, coloca em questão suas preferências, seus valores, seus atos, sua maneira de ser, seu projeto de existência. Por outro lado, essa tensão e essa interpelação vão além dos envolvidos como atores particulares e individuais, pois o que importa pedagogicamente é o projeto educativo-histórico de uma sociedade. A educação faz com que toda a nossa sociedade se interrogue a respeito de si mesma, se debata e se busque. Educar é reproduzir ou transformar.
Moacir Gadotti. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1998, p. 18 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador e que a avaliação é um processo formativo que não se deve reduzir à mera cobrança de conteúdos, mas sim entendido como um relato que contenha indicativos da construção do conhecimento do aluno, proceda ao que se pede:

  • Defina avaliação formativa;
  • Aponte alguns dos princípios norteadores dos relatórios de avaliação. Explique-os.

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Texto escrito por Vânia Araujo, professora do Gran Cursos Online.

Vânia Araujo é Licenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra aulas de Interpretação de textos e de Redação Discursiva há mais de dez anos nos principais cursos preparatórios para vestibulares e concursos do Distrito Federal. Já trabalhou também em cursos de Belo Horizonte e Goiânia.

 

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Detalhes:

  • Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos:  Professor; Analista; Técnico; Monitor
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Estados: DF
  • Número de vagas: 7.392 (imediatas + cadastro de reserva)
  • Remunerações: Até R$ 5 mil
  • Situação: EDITAL IMINENTE
  • Previsão p/ publicação do edital: 2016

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