Retrospectiva 2020 – BPM

Os tópicos mais cobrados, as bancas e as tendências para 2021

Avatar


29 de Dezembro de 2020

Olá, Concurseir@!

Reta final do ano, já é tradição. É tempo de retrospectiva – como evidência, apresento minha retrospectiva de PMBOK [aqui]. O post de hoje apresenta a Retrospectiva 2020 das questões de Gerenciamento de Processos de Negócios – BPM.

Primeiramente, eu totalizei 24 questões da disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócios – BPM ao longo de 2020. E a análise desse universo nos permite algumas conclusões.

Estatística Descritiva

Comecemos com as bancas. A tabela a seguir distribui as 24 questões analisadas pelas bancas, com destaque para CEBRASPE e IBFC, que mais cobraram BPM em suas questões.

Bancas Qtde
CEBRASPE 13
FCC 1
COMPERVE 1
IBFC 6
QUADRIX 3

 

A respeito dos certames e dos órgãos nos quais as provas cobraram questões da disciplina, a tabela a seguir os consolida:

Órgãos Qtde
Min. Economia 7
AL-AP 1
TJ-RN 1
EBSERH 2
Pref. Carajas 1
MPE-CE 3
TRE-PA 4
SEFAZ-AL 3
CRE-FONO 1
CFO-DF 1

 

Aqui, vale um comentário acerca do certame do Ministério da Economia, para contratação temporária de Analistas em Tecnologia da Informação. O concurso cobrou 7 questões de BPM, entretanto, quase metade delas (3 de 7) estavam relacionadas a documentação de regras de negócios, requisitos e assemelhados. O que aproxima a questão mais da engenharia de software do que de BPM. #ficaadica

Por falar em assuntos, finalizando nossa análise de estatística descritiva, a consolidação dos assuntos mais cobrados de BPM está na tabela a seguir:

Assuntos Qtde
BPMS 1
BPMN 8
Regras de Negocio / Requisitos 3
Simulação 1
Análise 2
Mapeamento 4
Conceitos 5

 

Análise

Observe que a notação BPMN é o assunto mais cobrado pelas bancas, seguido do perto pelos “Conceitos” e “Mapeamento”. Lembrando que tenho uma série de posts sobre BPMN, que destrincham a notação para você [aqui].

Continuando, temos as “Regras de Negócio”, já comentadas acima, do certame do CEBRASPE / Economia. Por fim, “Análise” e “Simulação” fecham essa relação, sobre áreas de conhecimento do CBOK, bem abordado em nossas aulas e posts.

Tendência

Além desses, merece menção BPMS. Abordado no capítulo de Tecnologias de BPM do CBOK, BPMS é a suíte de gerenciamento e automação de processos. E é minha “aposta” de futurologia para 2021, quando infiro uma “aproximação” entre BPMN e ferramentas BPMS.

Por quê? O CBOK insiste (com razão) em algumas temáticas, entre elas a da abordagem ponta a ponta com a perspectiva outside-in; e a da adoção de ferramentas de BPMS, para suportar modelagem, análise, simulação e execução (automação) de processos.

Como mensagem final de 2020, lembro a você que minhas aulas gravadas aqui no Gran abordam o conteúdo do CBOK 3, passando por todos os seus capítulos e áreas de conhecimento, cobrindo todos os assuntos – dos mais cobrados em 2020, aos esquecidos – mas que podem dar o ar da graça em um próximo concurso.

Boas festas, que em 2021 você alcance seus objetivos. Estamos aqui para apoiar em sua jornada.

Sucesso!

 

Avatar


29 de Dezembro de 2020