Rotina de estudo para concurso: como montar uma? Veja!

Saiba como criar uma rotina de estudo para concurso que permita estudar todos os dias sem sacrifício!

Avatar


18 de maio5 min. de leitura

Estudar para concursos públicos é como se preparar para uma maratona: deve-se manter a constância diária para obter bons resultados. Parece fácil na teoria, mas os desafios aparecem na prática: falta de motivação, procrastinação, cansaço. Ao criar uma eficiente rotina de estudo para concurso, no entanto, todas essas dificuldades podem ser minimizadas. Mas como fazer isso na prática? Trouxemos algumas dicas para ajudá-lo nessa missão. Confira!

Rotina de estudo para concurso: por que ter uma?

Nem todo mundo gosta de rotina: a palavra, de fato, costuma ser constantemente associada ao tédio e à repetição de atividades iguais. Dito isso, a aprovação mais rápida em concursos públicos só vem quando se estuda com periodicidade. E você sabia que uma rotina de estudo para concurso não precisa ser igual todos os dias?

Quando pensamos em estudar, a imagem do PDF e videoaulas costumam ser a primeira coisa na nossa memória. No entanto, existem diversos outros recursos que podem tornar a sua rotina de estudo para concurso mais dinâmica. São eles: mapas mentais, audioaulas, flashcards, esquemas, questões e simulados, por exemplo.

Ao criar uma rotina de estudo para concurso, as sessões de preparação vão se tornando cada vez mais fáceis e produtivas. Isso acontece porque você adquire algo que não tinha antes: o hábito de estudar. Você certamente já ouviu a expressão “a prática faz a perfeição”, não é mesmo? Pois é! Isso também vale nos seus estudos para concursos públicos.

Onde encontrar questões e simulados para praticar?

Traga mais dinamismo para a sua rotina de estudo para concurso com o Gran Cursos Questões! Na plataforma você encontra exercícios comentados para concursos públicos, OAB e Residências. Além disso, também é possível um rico acervo de provas passadas e formular os seus próprios simulados! Acompanhe o seu desempenho por período de tempo, matéria, avaliação e otimize os resultados das suas rotinas de preparação!

Faça seu cadastro gratuito no Gran Cursos Questões! 

Rotina de estudo para concurso: como montar uma?

Confira abaixo os principais passos para trazer o estudo para o seu dia a dia de maneira mais fácil com uma rotina de estudos para concurso eficiente!

Como criar uma rotina de estudo para concurso: organize seus horários

O primeiro passo para criar uma rotina de estudo para concurso também é o primeiro na hora de estruturar o seu cronograma de conteúdos: esquematizar a sua semana em horários, listando todas as atividades e avaliando os momentos disponíveis para o estudo durante o seu dia.

Mantenha em mente que você não precisa ter a mesma quantidade de horas livres em todos os dias para que a sua rotina de estudo para concurso seja bem sucedida: o foco , na verdade, está na constância. Ou seja: é melhor estudar um pouco todos os dias, do que postergar os estudos por não conseguir cumprir a mesma carga horária todos os dias.

Ciclo de estudos x Cronograma de estudos: veja como organizar seus horários para estudar! 

Como criar uma rotina de estudo para concurso: não elimine os momentos de descanso

Só porque uma hora é “livre”, não significa que pode ser utilizada para os estudos. Afinal, você também precisa dormir, se alimentar e descansar. Mesmo que esses momentos sejam a minoria durante a sua semana, eles precisam existir ou vai ser muito difícil cumprir a sua rotina de estudo para concurso a longo prazo.

Conheça outros erros comuns na hora de fazer o seu planejamento de estudos! 

Como criar uma rotina de estudo para concurso: não utilize todo o seu tempo disponível de primeira

Se, depois de terminar a sua organização de horários, ainda restarem 6 horas, a recomendação é não atribuí-las integralmente logo de cara aos estudos. Lembre-se que o início é sempre mais difícil e você precisa construir o hábito de estudar. Assim, uma boa tática é iniciar com 1 a 2 horas de estudos e ir aumentando ao longo das semanas até conseguir cumprir as 6 horas disponíveis.

Como criar uma rotina de estudo para concurso: experimente diferentes técnicas de aprendizado

O aprendizado é muito particular para cada pessoa. Assim, um dos segredos para criar uma rotina de estudo para concurso eficiente é experimentar diferentes técnicas em busca daquela que é melhor para você. Pomodoro, Fenyman, Análise Longitudinal e Estudo Reverso são apenas alguns dos exemplos que você pode testar!

Saiba mais sobre as diferentes técnicas de estudo para concurso! 

Como criar uma rotina de estudo para concurso: sempre que possível, comece no período pré-edital

Criar uma rotina de estudo para concurso tem muito a ver com tempo: afinal, um hábito necessita de semanas ou meses para se estabelecer na sua rotina. O concurseiro que começa a preparação já quando o edital está publicado, não tem todo esse tempo para se adaptar. De fato, a maioria precisa correr no planejamento pra dar tempo de ver tudo em 3 meses ou menos.

Nesses casos, é comum que se pule de uma rotina de 0 estudo para 4, 6 horas. Esse não é o cenário mais indicado, porque você sofrerá bem mais para se adaptar a uma mudança tão brusca. Fique ligado no mundo dos concursos públicos e acompanhe as seleções que tem o desejo de prestar: assim que o certame for autorizado, já pode começar a estudar! 

Isso vai garantir que você não só introduza o estudo de maneira gradual na sua rotina, como também permitir que você construa uma importante base de conhecimentos e aumente suas chances de “zerar” o edital até o dia da prova!

Como criar uma rotina de estudo para concurso: se preferir, divida suas sessões de estudos

Para muita gente, a ideia de sentar para estudar por quatro horas seguidas soa quase como uma tortura. E de fato, apesar de você “acabar com a obrigação de uma vez”, as chances de ser vencido pelo cansaço e render menos também são grandes.

Pensando nisso, uma boa solução é dividir suas sessões de estudos pelo dia (quando isso for possível, é claro). Por exemplo: se você tem a manhã e a tarde livres, que tal estudar um pouco no início da manhã e um pouco no final de tarde? Entremear os estudos com outras atividades vai descansar a sua mente e renovar a atenção! Além disso, a tarefa pode ficar menos pesada.

Como criar uma rotina de estudo para concurso: não dependa da motivação

Pois é, concurseiro: nem todos os dias você vai estar se sentindo imparável. Em alguns dias, pode ser que você acorde cansado, sem motivação, com vontade de desistir. Em momentos assim, é importante dar um gás a mais para continuar produzindo. Também não vale se cobrar o rendimento 100% todos os dias, ok? Aceite as conquistas de cada sessão de estudos e entenda os seus limites.

Nos dias em que a cabeça realmente não quer cooperar, busque iniciar suas rotinas com matérias mais simples e vá trabalhando até chegar nas mais difíceis.  Vale também usar o dia para uma revisão por meio de flashcards, resumos e mapas mentais. A estrada tem altos e baixos, o que não vale é deixar de caminhar.

Como criar uma rotina de estudo para concurso: mude seu pensamento

“Ai que saco, é hora de estudar”: você se identifica com essa frase? Pois é! Ela foi normalizada mais cedo do que você pensa, desde a época da escola. Nesse período acabamos associando os estudos quase sempre a uma tarefa longa, custosa e difícil: sem qualquer atrativo dos períodos de brincadeira. Ainda tinha o agravante de que não decidimos estudar, mas precisávamos!

Como concurseiro, contudo, essa realidade mudou! Agora você estuda porque quer mudar de vida, estuda para conquistar o seu concurso dos sonhos. Assim, busque encarar os estudos como uma etapa necessária e passageira. Todos os esforços que você está fazendo hoje serão convertidos em vitórias no futuro próximo.

Além disso, nem todo o estudo precisa ser chato, não é? Aprender coisas novas e resolver questões pode ser uma atividade muito divertida se você tentar diversificar um pouco o seu pensamento.

Como criar uma rotina de estudo para concurso: crie seus rituais

Sabe aquele relógio biológico do corpo que já te avisa quando vai chegando o horário do almoço? Isso geralmente acontece por volta do 12h-13h porque nós temos o costume de nos alimentar nesse período. Então, o seu corpo já entende e se prepara para esse momento.

O mesmo acontece quando já tomamos um banho, colocamos o pijama e tomamos um leite quente: o corpo também entende, por meio dessas práticas familiares, que é hora de dormir e então já vai relaxando.

Você pode aplicar o mesmo raciocínio para criar uma rotina de estudo para concurso! Se possível, estude sempre no mesmo lugar: limpo, organizado e o mais silencioso possível. Marcar um horário para esse compromisso também pode ajudar! Essa é uma das dicas pra criar o hábito ainda mais rápido.

Rotina de estudo para concurso: aula em vídeo!

Depois de ler um pouco mais sobre como criar uma rotina de estudo para concurso, que tal conferir também as dicas exclusivas do professor Alexandre Meirelles sobre o assunto? Confira abaixo!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de maio5 min. de leitura