Preparação para Concursos: 5 técnicas de estudo para usar sempre

Preparação para Concursos: descubra como melhorar seus resultados

Avatar


14 de Outubro de 2020

Existe um caminho básico que pode ser usado na sua preparação para concursos e servirá bem ao propósito que é conquistar a sonhada aprovação. Infelizmente, para passar em provas, o mais importante não é o aprofundamento no assunto, mas, muitas vezes, decorar o conteúdo da forma que é exigido pela banca, isso pode não trazer a satisfação da aprendizagem, porém é preciso jogar as regras do jogo.

A forma mais fácil de chegar ao seu objetivo é traçar um plano de estudos dividindo por ordem de prioridade as disciplinas mais cobradas no concurso escolhido por você, em seguida estudar o material que está a disposição, que geralmente é uma vídeoaula ou PDF, produzir um material próprio a partir do que está sendo entregue por um profissional da área e por fim registrar o seu percentual de erros e acertos.

 

Mesmo conhecendo esse caminho, muitos alunos tem dificuldade no “como”, então, veja as 5 técnicas para usar em qualquer concurso.

  1. Recuperação Ativa

O estudo tradicional treina seus alunos para achar que estão estudando, quando na realidade a atividade passiva de apenas assistir aulas ou ler não é suficiente para gerar aprendizagem. É necessário engajamento no estudo para garantir que a informação seja consolidada na memória. Sua preparação para concursos não pode estar ancorada nesse modelo ineficiente.

Veja como a memória funciona:

O processo de memorização passa por três etapas – codificação, consolidação e recuperação. A primeira etapa é a responsável por transferir a informação para dentro de seu cérebro. A segunda etapa ocorre por meio do sono e de recuperação, ou seja, a segunda e terceira etapa estão conectadas e trabalham juntas para que o conteúdo seja fixado na sua mente.

A memória pode ser de curto ou longo prazo, para que aquilo que você estudou passe para a memória de longo prazo é fundamental boas noites de sono, pois é nesse momento que o cérebro faz o “backup”. Além disso, o material precisa ser claro, caso contrário a codificação será prejudicada. E o contato com o que precisa ser memorizado deve ser constante, para obrigar que haja recuperação.

Viu como cada detalhe importa? Muitas vezes nosso foco está nos lugares errados e a eficiência dos estudos acaba sendo prejudicada. Colocando a energia no lugar correto o tempo é otimizado e os resultados mais vantajosos.

 

  1. Estudo Ativo

A preparação para concursos exige esforço mental, isso significa que todo o tempo dedicado aos estudos deve ser recheado de foco. O cérebro precisa malhar de verdade. O processo de elaboração do material de revisão é uma forma de manter a atenção voltada para tudo que é importante, então elabore resumos, flashcards, mapas mentais, sem esquecer que tudo isso precisa sair da sua cabeça. Copiar exatamente o que o professor diz ou escreve não tem nada de ativo.

No início pode parecer que você está perdendo tempo, pois com certeza isso demandará mais tempo do que simplesmente escutar a aula ou ler um PDF, mas acredite, conforme a técnica for sendo dominada ficará mais fácil e rápido e no longo prazo os frutos serão colhidos.

 

  1. Prática distribuída

Sua prova será composta de 10 a 15 disciplinas, estudar uma por vez poderá impedir que você termine tudo que precisa até o dia da prova, sem falar na chance de aprendizagem desperdiçada quando um conteúdo pode complementar o outro e encurtar o percurso no entendimento de um tópico.

É muito mais vantajoso intercalar os conteúdos. Questões todos os dias vão auxiliar nesse processo. A resolução de simulados, provas antigas ou simplesmente exercícios é fundamental para estar preparado. Conhecer o estilo de prova, o que é esperado e como o conteúdo será cobrado é algo que faz toda a diferença.

 

  1. Análise Longitudinal 

O estudo longitudinal é analisar a repetição de um evento ou fenômeno ao longo do tempo. Aplicado à preparação para concursos públicos é o que chamamos de edital verticalizado, o qual consistente na verificação de quais conteúdos caem mais e com mais frequência. Dessa forma o estudo fica mais bem direcionado.

 

  1. Revisão Progressiva

Quanto mais conteúdo você consome, mais conteúdo deve gerar, pois ele será seu material de revisão. Não adianta produzir tanto e não utilizar, caso contrário chegará ao fim do curso e não terá memorizado/aprendido o que precisa para o certame. Será apenas perda de tempo.

Pode ficar tranquilo, suas revisões serão cada vez mais rápidas, pois conforme a informação for sendo consolidada memória, mais rápido o resgate acontecerá.

Seguindo todas essas orientações com dedicação, a aprovação chegará! Fique esperto, a forma como você estuda é tão importante quanto o estudo em si. Pare de procrastinar, prepare-se e saia na frente da concorrência. O Gran Cursos Online oferece tudo que você precisa para dar o primeiro passo, conheça o conheça o GranXperts:

1) Se você está começando e não sabe o que são horas líquidas, o que são técnicas de estudos, nem quantas horas estudar, por qual disciplina começar e em qual área se dedicar. O que é “AFO”, quadro horário, fator de correção e todas essas siglas e expressões deste mundo?

2) Se você já estudou, parou por qualquer razão, agora quer voltar e falta aquele gás que você tinha antes.

3) Se você já está no meio da sua jornada, precisa especializar-se porque a cada dia tudo fica mais desafiador e entende que o que te trouxe até aqui é vencer o próximo passo.

4) Se você é um candidato avançado, dedicado e que precisa só daquele “empurrãozinho” para fazer a diferença e alcançar cargo que você quer.

5) Qualquer que seja a sua condição, temos uma equipe de GranXperts pronta e especializada para te orientar do jeito que você precisa.

 

 

Avatar


14 de Outubro de 2020