Trabalho voluntário: o que é, como fazer e 10 benefícios!

Seja em ONGs, OSCs ou entidades públicas ou privadas, o trabalho voluntário pode trazer diversos benefícios para seu desenvolvimento pessoal e profissional! Entenda melhor a seguir.

Avatar


25 de Maio de 2023

O voluntariado ou trabalho voluntário é regulamentado pela Lei 9.608/1998 e, basicamente, consiste em uma atividade não remunerada, que visa atender um objetivo específico em prol da instituição pública ou privada.

Se você tem dúvidas sobre trabalho voluntário, veja o que é, quais os benefícios, tipos e como começar! Caso prefira, navegue pelos tópicos no índice abaixo:

O que é trabalho voluntário?

De acordo com a legislação, trabalho voluntário pode ser qualquer serviço prestado por uma pessoa física sem remuneração. Os termos desse trabalho são definidos conforme o que for acordado entre a pessoa voluntária e a instituição, pública ou privada, que demanda essa atividade.

Mas vale ressaltar que o trabalho voluntário não configura vínculo empregatício ou qualquer obrigação trabalhista e/ou previdenciária. Em alguns casos, é assinado um termo de adesão que estipula as condições e características da atividade voluntária.

Por exemplo, em alguns casos, é possível que o(a) voluntário(a) seja reembolsado pelos gastos inclusos no serviço prestado, mas para isso, é preciso um alinhamento entre instituição e voluntário(a).

Em síntese, o trabalho voluntário ocorre em instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, de forma que as pessoas prestam serviços com suas habilidades sem remuneração financeira.

Tipos de trabalho voluntário

Há uma grande variedade entre tipos de trabalho voluntário no Brasil e no mundo. Atualmente, é possível encontrar opções de voluntariado em:

  • Organizações Não Governamentais e Organizações da Sociedade Civil, as chamadas ONGs e OSCs, que tem como objetivo solucionar ou minimizar o impacto de problemas sociais e ambientais;
  • Entidades privadas sem fins lucrativos que tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa, conforme rege a lei do voluntariado;
  • Instituições privadas que desenvolvem programas de voluntariado corporativo para seus funcionários;
  • Por meio de plataformas que fazem a troca do serviço voluntário por hospedagem, cursos ou outros serviços (como uma permuta);
  • Ações e programas específicos do poder público ou de instituições públicas e privadas, como mutirões de emprego, dias de beleza, eventos comunitários, etc.;
  • Além de instituições religiosas (das mais diversas religiões, sem necessariamente precisar seguir a religião especificamente) e comunitárias ou associações locais.

Além disso, vale ressaltar que há tipos de trabalho voluntário que podem ser feitos de forma online (home office), como digitalizar documentos, e outras atividades presenciais, como reformas, manutenção de hortas comunitárias, recreação infantil, etc.

Tudo vai depender do que você quer fazer, qual o seu tempo livre para isso, como você prefere atuar e em qual instituição.

10 benefícios do trabalho voluntário

O trabalho voluntário é uma excelente forma de desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente quando você se identifica com alguma causa ou percebe que sua habilidade pode transformar vidas (incluindo a sua!).

Mas para ajudar você a ter uma dimensão um pouco maior, listamos 10 benefícios para você se engajar no voluntariado!

1. Sensação de bem-estar

Trabalho voluntário contribui com a saúde mental e estimula neurotransmissores que promovem bem-estar no corpo.

2. Melhora no senso de pertencimento

Se sentir parte de um todo e perceber sua utilidade para algo faz muito bem.

3. Conhecer pessoas novas e diversas

Além de ser um jeito de formar uma rede de contatos profissionais (networking), conhecer novas pessoas enriquece sua vivência e te conecta com histórias de vida incríveis e transformadoras.

4. Ampliar o repertório cultural

Experiências diferentes são sempre válidas e ajudam você a ser uma pessoa mais interessante. Sabe aquela pessoa que você admira por saber falar sobre vários assuntos? Pois é, o trabalho voluntário ajuda você a se tornar alguém assim.

5. Construir conhecimentos variados

Adquirir novos conhecimentos na prática pode agregar muito valor à sua vida, então, se abra a novas descobertas.

6. Ganhar experiência profissional

Especialmente se você está começando em alguma área, o trabalho voluntário pode te dar uma experiência profissional única e extremamente valorizada no mercado de trabalho.

7. Desenvolver habilidades interpessoais

Com o voluntariado, você desenvolve responsabilidade, comunicação, empatia, respeito, liderança, entre outras habilidades para suas relações pessoais e profissionais.

8. Colaborar com o impacto social positivo no mundo

Você não se torna herói ou heroína do mundo, mas com certeza contribui para o mundo ser um lugar melhor para as pessoas e/ou animais impactados com sua ação, por exemplo.

9. Melhorar a autoconfiança

Com o trabalho voluntário, você se torna uma pessoa com uma visão de mundo muito mais ampla e com conhecimentos variados de histórias, vivências e culturas, por isso, pode melhorar sua autoconfiança.

10. Destacar seu currículo

Algumas áreas possuem um mesmo padrão de cursos, conhecimentos técnicos e aplicações profissionais, mas o voluntariado é uma forma de destacar seu currículo nesses cenários e mostrar que você é uma pessoa diferenciada, que vale a pena conhecer (e talvez até contratar!).

Como fazer trabalho voluntário?

Como vimos, há diversos tipos de trabalho voluntário, mas começar pode ser um desafio, seja por vergonha, falta de tempo, falta de conhecimento ou qualquer outra questão. No entanto, o importante é dar o primeiro passo!

Antes de mais nada vale a pena entender se você quer se voluntariar em alguma causa específica, se prefere filtrar as opções pelas habilidades que você tem ou se só precisa que seja perto de você! Mas como assim?

Como identificar minha causa?

Existem diversas causas que podem ter cunho social ou ambiental e visam solucionar problemas da sociedade ou minimizar questões como: desigualdade social, fome, igualdade de gênero, combate à violência, proteção à vida animal, etc.

Toda pessoa costuma ter uma causa que chama mais a atenção. Se sua causa é combater o racismo e a discriminação racial, por exemplo, não quer dizer que você não se importe com outros problemas sociais ou que não possa atuar em outras frentes.

No entanto, é importante definir no que você quer atuar primeiro e com maior intensidade. Como diz o ditado, quem muito quer, nada tem. Se você quiser abraçar muitas causas ao mesmo tempo, dificilmente conseguirá se dedicar com qualidade em alguma delas.

Uma forma simples de identificar sua causa é olhar para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Lá, você encontra 17 blocos de questões sociais que estão em um compromisso global na agenda 2030.

Ou seja, diversas pessoas, empresas, governos e outros players estão engajados com essas questões. Assim, você identifica temas do seu interesse e pode encontrar instituições comprometidas com eles.

Outra opção bacana é fazer um teste online no site descubrasuacausa.net.br, lá, você responde algumas perguntas e encontra suas duas ou três principais causas e já sai com um norte maior para escolher onde fará seu voluntariado.

Tem como filtrar por habilidade?

Sim, uma outra opção para iniciar suas buscas é listar quais são suas habilidades disponíveis para o trabalho voluntário.

Desde as opções mais cotidianas, como arrumar cama, responder mensagens virtuais até as mais técnicas como desenvolver sites, fazer vídeos, advogar e lidar com políticas públicas, prestar atendimento médico, odontológico ou psicológico a pessoas em vulnerabilidade, etc.

Para isso, você pode utilizar a plataforma do Atados (www.atados.com.br/queroservoluntario), que te auxilia no filtro de habilidade para aquilo que as ONGs precisam.

E por localização?

Se você quer uma instituição perto da sua casa para que possa ir todo sábado ou se você quer viajar para algum lugar e fazer voluntariado lá, a busca por localização pode te ajudar.

Pesquise instituições sociais ou que façam parte de plataformas de voluntariado na região escolhida, veja as opções disponíveis e entre em contato para começar!

Aqui, a dica é o mapa do bem da iniciativa Caçadores de Bons Exemplos (cacadoresdebonsexemplos.com.br/mapa), que possui mais de 6 mil projetos sociais catalogados por todo o Brasil.

Mas e depois disso tudo?

Com essa parte inicial definida, o passo a passo para começar o trabalho voluntário é bem simples:

  • Escolha uma instituição;
  • Entre em contato (aproveite para tirar dúvidas, conhecer a história e combinar dia, horário e como você irá contribuir);
  • No dia e horário combinado esteja presente (mesmo que virtualmente) e aproveite a experiência;
  • Depois disso, avalie como foi para você. Se gostou, organize sua rotina para fazer mais vezes. E se não gostou identifique os motivos, será que não era uma causa adequada para o seu perfil? Vale a pena tentar de novo até encontrar aquilo que faça sentido para você!

Como colocar trabalho voluntário no currículo?

Apesar de não oferecer remuneração financeira, o trabalho voluntário agrega muito valor ao seu currículo. Especialmente para quem não possui tanta experiência profissional formal, essa é uma excelente oportunidade para se destacar em um processo seletivo.

Por isso, aqui vão algumas dicas para incluir o trabalho voluntário no seu currículo:

  • Como experiência profissional, listando as atividades desenvolvidas, o período e a instituição;
  • Em seu perfil profissional ou carta de apresentação a informação de que você exerce trabalho voluntário, por X motivos e realizando Y atividades;
  • Ou, ainda, listando habilidades e competências desenvolvidas ao longo do voluntariado.

Bacana, não é? Na Gran Faculdade você também destaca seu currículo! Venha estudar de forma 100% digital, com mensalidades que cabem no seu bolso e professores renomados que te preparam para o mercado de trabalho, público e privado.

Conheça nossos cursos de graduação e conquiste seu diploma de ensino superior entre 2 e 4 anos!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Ou ainda, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade:

TELEGRAM

Avatar


25 de Maio de 2023