Transformação de dados no Power BI

O processo de transformação de dados no Power Query Editor, uma parte essencial do Power BI Desktop, tem como objetivo a preparação de informações para relatórios e análises.

Avatar


28 de Dezembro de 2023

O processo de transformação de dados no Power Query Editor, uma parte essencial do Power BI Desktop, tem como objetivo a preparação de informações para relatórios e análises. 

O Power Query Editor é uma ferramenta integrada ao Power BI e a outras aplicações da Microsoft, como o Excel, que permite a transformação, a limpeza e a integração de dados de forma eficiente e interativa. É uma ferramenta essencial para o processo de ETL (Extract, Transform, Load), ajudando os usuários a prepararem e a moldarem os dados antes de carregá-los para o modelo de dados para análise e visualização. 

Quando você conecta fontes de dados ao Power BI Desktop, os dados são abertos no Power Query Editor, onde você pode realizar uma série de operações para limpar, remodelar e enriquecer os dados.

No Power Query Editor, você pode visualizar a estrutura dos dados em forma de tabela e aplicar uma variedade de transformações. Essas transformações incluem filtragem, classificação, remoção de colunas, mesclagem de tabelas e criação de colunas personalizadas. A figura a seguir apresenta um exemplo de navegação pelo Power Query Editor:

Interface gráfica do usuário, Tabela

Descrição gerada automaticamente

Observe que a coluna Column1 foi selecionada e, com o botão direito, foi aberto o menu de contexto, onde o tipo de dados poderá ser mudado (Change Type).

O editor também oferece suporte para a linguagem M, que permite criar expressões personalizadas para cálculos específicos.

A linguagem M, também conhecida como M Code ou Power Query Formula Language, é a linguagem de programação usada no Power Query para transformar e manipular dados. Ela é usada no Power BI, Excel, e outros produtos da Microsoft para descrever a lógica de transformação de dados. A linguagem M é funcional e case-sensitive, e oferece uma ampla gama de funcionalidades para tratamento de dados.

Alguns exemplos de uso da linguagem M:

  • Filtrar dados: Table.SelectRows(SuaTabela, each [SuaColuna] > 100);
  • Agrupar dados: Table.Group(SuaTabela, {“ColunaAgrupar”}, {{“SomaColuna”, each List.Sum([SuaColuna]), type number}})
  • Transformar dados: Table.TransformColumnTypes(SuaTabela,{{“SuaColuna”, type datetime}}).

Além das operações de transformação, você pode criar modelos de dados complexos, definir relacionamentos entre tabelas e configurar transformações em etapas. O editor permite que você visualize todas as transformações aplicadas em uma série de etapas, o que facilita o rastreamento e a compreensão das alterações feitas nos dados.

Uma característica valiosa é a pré-visualização de resultados em tempo real, o que possibilita verificar se as transformações estão de acordo com o esperado antes de aplicá-las permanentemente. O Power Query Editor mantém um histórico das etapas de transformação, o que permite voltar a versões anteriores dos dados, caso necessário. Esse histórico é apresentado na imagem a seguir:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Para finalizar a postagem, vamos praticar:

Prova ANP – Regulador – 2022 – Cespe

A linguagem N do Power BI permite acesso nativo aos bancos de dados que podem ser carregados nos painéis.

Comentário: A linguagem “M” (não “N”) é usada no Power Query, uma ferramenta do Power BI (e do Excel) para a transformação e a importação de dados de diversas fontes. A linguagem M é usada para criar consultas personalizadas que podem se conectar a diferentes fontes de dados, como bancos de dados, arquivos, serviços da web, entre outros. Ela é usada para realizar transformações nos dados antes de carregá-los no modelo de dados do Power BI.

A linguagem “N” não é uma parte reconhecida do Power BI, e não é usada para acesso nativo a bancos de dados. Portanto, o item está incorreto.

Prova ANP – Fiscal da Produção de Combustíveis – 2022 – Cespe

O Power Query é uma ferramenta do PowerBI utilizada para formatação de uma tabela importada.

Comentário: O Power Query é usado para importar, transformar e carregar dados de diversas fontes, permitindo a formatação e a preparação desses dados para análise. Logo, questão correta.

Prova BRDE – Analista de Sistemas: Ciência de Dados – 2023 – Fundatec

Analise as assertivas abaixo sobre carregar, formatar e combinar fontes de dados no Power BI:

I. O recurso “Obter dados da Web”, no qual é fornecido um exemplo na caixa de diálogo do conector, permite ao usuário extrair diversos tipos de dados de páginas da Web, incluindo dados encontrados em tabelas e outros dados não tabulares. 

II. O Power Query permite renomear uma tabela, transformar um tipo de dado ou excluir uma coluna. Essas operações ficam registradas no Editor do Power Query e toda vez que a consulta se conecta à fonte de dados original, o Editor Power Query executa essas alterações nos dados do dashborad e também nos dados das fontes originais para que os dados permaneçam sempre atualizados. 

III. O Power BI Desktop permite que o usuário selecione dados diretamente de uma planilha do Excel, de um outro conjunto de dados do Power BI, de um banco de dados SQL Server ou ainda faça uma inserção direta de dados em uma tabela ou selecione uma fonte de dados que foi usada recentemente.

Quais estão corretas? 

A Apenas I.

B Apenas II.

C Apenas III.

D Apenas I e III.

E I, II e III.

Comentários: Analisando cada afirmativa:

I A afirmativa I está correta. O Power BI oferece a capacidade de extrair dados diretamente de páginas da Web usando o recurso “Obter dados da Web.” Isso permite que os usuários acessem informações de páginas da Web e importem esses dados para seus relatórios no Power BI. A ferramenta é versátil e pode ser usada para extrair dados de diferentes fontes da web, incluindo tabelas e dados não tabulares, como informações em formatos de lista, gráficos, entre outros.

II O Power Query é uma ferramenta poderosa para transformar e moldar dados na etapa de preparação no Power BI e em outras ferramentas da Microsoft, como o Excel. Ele permite a renomeação de colunas, transformação de tipos de dados, filtragem, e outras operações de limpeza e transformação.

No entanto, as alterações feitas no Power Query não afetam automaticamente os dados nas fontes originais. O Power Query opera na etapa de preparação, antes dos dados serem carregados no modelo do Power BI. Qualquer alteração feita no Power Query não se reflete automaticamente nas fontes originais de dados; as fontes originais permanecem inalteradas. As transformações realizadas no Power Query são aplicadas aos dados carregados no Power BI ou em outras aplicações.

III A afirmativa III está correta. O Power BI Desktop oferece várias opções para a obtenção de dados, tornando-o uma ferramenta flexível para importar informações de diferentes fontes. Os usuários podem selecionar dados diretamente de planilhas do Excel, importar de conjuntos de dados existentes do Power BI, conectar-se a bancos de dados SQL Server e outras fontes de dados, bem como realizar inserções diretas de dados em tabelas. Além disso, o Power BI Desktop oferece a opção de acessar fontes de dados usadas recentemente, facilitando o processo de carregamento de informações para criar relatórios e painéis.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D: “Apenas I e III.”


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos! Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


28 de Dezembro de 2023