Como decidir qual a melhor pós-graduação para você? Confira!

Escolher pós-graduação é coisa séria! Confira o passo a passo que o Gran preparou para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Avatar


29/06/2021 | 16:58 Atualizado há 405 dias

Decidir fazer uma pós-graduação é um grande passo na vida profissional. Afinal, profissionais pós-graduados possuem currículos mais atraentes, maior chance de serem promovidos, salários melhores e maior autoridade em suas carreiras. Mas e se você já está por dentro de todos os benefícios de uma pós, mas não sabe exatamente por onde começar? Não tem problema, isso é mais comum do que você imagina! Afinal, a pós-graduação é uma tema amplo, contando com a oferta de diversos cursos, modalidades e áreas. Para te ajudar com isso, o Gran preparou um passo a passo para te ajudar a fazer a escolha certa para você e sua carreira. Confira!

Leia também:

 

Como decidir qual a melhor pós-graduação para você: Passo a passo!

1. Defina objetivos de carreira

A pós-graduação é, em essência, uma formação acadêmica complementar para sua área. Ou então, em alguns casos, pode ser o primeiro passo para uma mudança de setor, escopo de trabalho ou até mesmo de área de atuação. Lembre-se que existe uma grande variedade de cursos e programas e que por isso, um plano de ação é essencial.

Coloque na ponta da caneta: qual é seu objetivo principal de carreira no momento? Se você é formado em psicologia, por exemplo, uma pós-graduação em psicoterapia infantil pode fornecer um direcionamento mais específico para sua carreira. Se você é um profissional da área da Comunicação Social em busca de um novo emprego, pode escolher se especializar em alguma área do marketing.

É importante pensar na pós-graduação como algo além de apenas mais um certificado. Ela é, afinal de contas, uma formação reconhecida pelo mercado de trabalho capaz de empreender mudanças reais na sua carreira.

Depois de definir seus objetivos de carreira, é hora de escolher cursos que atendam suas expectativas. Além disso, é muito importante levar em consideração carga horária, modalidade, custos e instituições de ensino. Falaremos um pouco mais desses tópicos a seguir!

2. Avalie o seu tempo disponível

A pós-graduação é um compromisso que pode requerer menos ou mais tempo da sua rotina. Isso vai depender do tipo de programa que você escolheu para cursar. Seja qual for a escolha, contudo, é importante pensar que a pós-graduação irá requerer naturalmente uma parcela útil do seu tempo.

Trabalhos, grupos de discussão, fórum, pesquisa, artigos para ler e projetos: tudo isso pode fazer parte do seu programa de pós-graduação. Por isso, é um bom momento para avaliar sua disponibilidade.

Caso você não tenha tanto tempo para dedicar à pós-graduação, existem cargas horárias mais leves e cursos com menor duração. Também existe a possibilidade de postergar o início até que você possa se dedicar a um programa mais específico que demande mais de você.

Fique esperto para não cair no golpe do “faço amanhã” e nunca fazer! Uma boa tática para não deixar isso acontecer é estabelecer prazos para que você arrume sua rotina e possa encaixar o novo compromisso acadêmico.

3. Escolha o tipo de pós-graduação

No Brasil, a pós-graduação pode ser dividida em dois tipos: Stricto Senso e Lato Sensu. Na prática isso quer dizer:

  • Stricto Sensu: mestrado e doutorado, geralmente voltados para aplicações teóricas.
  • Lato Sensu: especialização e MBA,  voltados para aplicações práticas.

Também é importante ressaltar que as pós-graduação do tipo Stricto Sensu costumam ser mais longas (2 a 4 anos) e demandar uma carga horária mais extensa do aluno. Já para o Lato Sensu costuma ter uma duração de cerca de 18 meses e tem uma carga horária reduzida em comparação.

Os dois tipos de pós-graduações são igualmente benéficas para o seu currículo, mas o que pode levar à escolher uma delas é justamente o que você já definiu no seu plano de carreira. Basta pensar, por exemplo, que as pós-graduações Stricto Sensu são necessárias para se seguir uma carreira como pesquisador ou docente. Por outro lado, pós-graduações Lato Sensu são voltadas para diversas áreas de atuação e se focam no aprimoramento prático do profissional.

4. Escolha também a modalidade de ensino

Passou-se o tempo em que graduação e pós-graduação só poderiam ser feitos presencialmente. Hoje, com a influência cada vez mais presente da internet no nosso dia-a-dia, um número cada vez maior de instituições de ensino renomadas apresentam foco no âmbito digital. É o caso do Gran Cursos Online, por exemplo!

Na hora de considerar sua disponibilidade de horário é importante considerar também a modalidade de pós-graduação que você pretende fazer. Podemos citar três principais modalidades:

  • Online;
  • Semipresencial;
  • Presencial.

Cada uma tem seus pontos positivos e negativos, mas a modalidade online tem sido a preferida de muitas pessoas. Uma pesquisa organizada pelo Instituto Semesp relatou o crescimento considerável de 74% na procura por pós-graduações Lato Sensu entre 2016 e 2019. No caso da modalidade EAD, o crescimento foi de 124%.

Essa modalidade é, afinal de contas, a mais prática em questão de manejo de recursos e tempo. No contexto de pandemia de 2021 também é a aposta mais segura para quem quer se especializar sem se expor. Há quem diga que no futuro, os cursos serão majoritariamente na modalidade online. Qual a sua opinião?

5. Procure uma boa Instituição de Ensino

O próximo passo para garantir que você está escolhendo bem a sua pós-graduação é selecionar uma boa instituição de Ensino. Mas o que isso quer dizer na prática? Confira abaixo alguns pontos de atenção para te ajudar na seleção:

  • Deve ser autorizada pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Possui uma boa avaliação geral de alunos;
  • Possui uma boa infraestrutura;
  • Apresenta um corpo pedagógico qualificado, atualizado e relevante.

Você pode se inteirar de todos esses pontos nas redes sociais, blog e site da instituição. Se possível, também converse com alunos que passaram por lá para filtrar a experiência e conhecer um pouco mais sobre a metodologia.

Lembre-se que escolher uma boa instituição de ensino é fundamental para garantir que sua experiência seja agradável, proveitosa e que seu curso possa ser reconhecido por empresas e órgãos públicos!

6. Pesquise sobre cursos e temas

Agora que chegamos aqui, o processo está praticamente completo. Nesse momento, você passa a procurar temas e cursos que cumprem suas expectativas e se encaixam nos seus parâmetros de tempo, investimento e cronograma. Se ainda assim você ainda tem muitas opções e não consegue se decidir, é hora de revisitar seu plano de carreira e utilizar também a regra da complementariedade. 

O que é regra da complementariedade?

Em uma formação generalista como uma faculdade de Letras Inglês, por exemplo, a recomendação é que você escolha um curso com tema capaz de complementar a sua graduação. Por exemplo: um curso para ensinar crianças com necessidades especiais.

O raciocínio por trás dessa regra é a complementação de competências profissionais que você já tem. Se você está procurando recolocação profissional em outra área, o raciocínio é mesmo, mas será pautado no seu plano de carreira futuro; ou seja, como você se visualiza nessa nova posição.

7. Avalie o investimento

A pós-graduação é um investimento e essa deve ser a palavra-chave para motivar suas buscas Muitas vezes escolher um curso apenas pautado no preço pode não te ajudar em nada a alcançar seus objetivos. Isso funciona tanto para cursos baratos demais quanto para cursos muito onerosos. Mas se a base não é o custo, qual é? Nesse caso estamos falando de custo-benefício. 

O curso que você encontrou é capaz de te ajudar a chegar no seu objetivo? É um bom curso? Você poderá aprender e realmente se especializar com ele? Se a resposta para essas perguntas for sim, as chances do custo-benefício serem positivas nesse caso são de quase 100%.

Faça sua pós-graduação com o Gran!

Você sabia que dá pra fazer sua pós com o Gran? É toda a qualidade que você já conhece agora em um novo projeto pensado com muito carinho para você! A Gran Cursos Pós Graduação foi lançada em abril de 2021 e atualmente conta com um total de 13 cursos, divididos entre pós-intensiva e pós preparatória 2 em 1.

A pós do Gran é mais fácil de conciliar com as suas outras atividades, sendo 100% e com TCC opcional. Além disso, a pós preparatória 2 em 1 foi pensada especialmente para que você possa se preparar para concursos públicos e conquistar o título de especialista ao mesmo tempo!

No mês de junho e julho, estamos oferecendo descontos exclusivos para você que quer começar a ter mais autoridade e destaque no seu currículo e obter novas habilidades profissionais e acadêmicas! Confira as promoções:

de 0h do dia 29/06 até às 23h59 do dia 31/07 de 2021

45% de desconto para alunos Gran – cupom SOUALUNOGRAN
35% de desconto para ex-alunos Gran – cupom VOLTEIPROGRAN
25% de desconto para novos alunos – cupom NOVONOGRAN

Acesse a página de cursos da Gran Pós e faça sua matrícula! 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Pós-Graduação Gran Cursos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.