A espera finalmente está chegando ao fim! Segundo nota publicada no site da Secretária de Segurança Pública de Goiás, será anunciada às 9h desta quinta-feira, dia 30 de junho, o cronograma dos concursos públicos para o provimento de 3.396 vagas destinadas às forças policiais do estado. O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, concederá entrevista coletiva no Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), localizado na sede da SSPAP, no Setor Aeroviário.
Na ocasião, serão informadas as datas para publicação dos editais para 280 cargos para agente de Polícia Civil substituto, 220 para escrivão de Polícia Civil substituto, 2.500 para soldado de 3ª classe da Polícia Militar e 250 para soldado de 3ª classe do Corpo de Bombeiros Militar. E, ainda: 36 cargos para delegados de Polícia Civil, 80 para oficiais da Polícia Militar e outros 30 para fiscais da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon). Total: 3.396 funções nas estruturas das três forças de segurança pública do estado.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública também anunciará a convocação de 50% dos aprovados no último concurso para policiais papiloscopistas. Dos 100 aprovados, serão chamados 50 profissionais que vão atuar junto à Direção Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás. Eles já fizeram o curso de formação e reforçarão o efetivo de policiais que fazem o trabalho de necropapiloscopia para identificação científica de corpos a serem liberados para as famílias.
Os postos de agentes e soldados das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros será aberto a quem possui nível superior em qualquer área (veja o quadro abaixo).
Já as carreiras de oficiais ainda necessita de confirmação de requisitos, mas o provável é que seja aberta para áreas específicas, como saúde. O cargo de delegado é destinado aos bacharéis em direito. Ainda não está confirmada a exigência de prática jurídica ou atividade policial, que deverá figurar, como tem ocorrido na maiorias das seleções para a área. Além da escolaridade, ter o mínimo de dezoito e o máximo de trinta anos de idade até a data final das inscrições (soldado) e trinta e dois para oficiais, possuir estatura mínima de 1,65 (um metro e sessenta e cinco centímetros), se candidato do sexo masculino, e 1,60 (um metro e sessenta centímetros), se do sexo feminino.
Espera-se que o as normas do concurso da PM-GO e PC-CO e CBM-GO siga as mesma dos últimos certames. Para a PM, foram registrados 21.575 inscritos para um total de 1.100 postos de soldado. O processo de seleção foi feito por meio de exame objetivo, com 50 questões divididas entre Conhecimentos Gerais – Língua Portuguesa (10) e Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás (5) – e Conhecimentos Específicos (divididas entre Noções de Direito Penal, Constitucional, Processual Penal, Administrativo, Penal Militar e Legislação Extravagante – apenas para soldados.
Houve também exame discursivo (redação com, no máximo, 30 linhas, no valor de 25 pontos). Após a etapa intelectual, os candidatos passaram por avaliação de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação da vida pregressa e investigação criminal. As provas foram aplicadas – duas vezes, devido a problemas ocorridos na primeira vez – nas cidades de Formosa, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Porangatu.
Na Polícia Civil foram registrados 48.973 inscritos para os cargos de delegado, agente e escrivão, tendo maior concorrência para a primeira opção (15 mil). Os candidatos passaram por prova de conhecimentos, discursiva (apenas para delegado), avaliação médica, exame psicotécnico, teste de aptidão física e investigação social.
No Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 8 mil inscritos para um total de 1.200 vagas, sendo 1.000 de soldado e 200 de oficial. O processo de seleção foi feito por meio de exame objetivo, com 60 questões divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de redação discursiva.
Conhecer um pouco de tudo e não tudo de um pouco, buscando fixar o conteúdo por meio da repetição do conteúdo estudado é uma dica importante para quem iniciar a preparação desde já. Conteúdos que não devem ser modificados são os de conhecimentos sobre o estado de goiás e legislação correlata. Um estudo horizontal é melhor que o vertical, ou seja, priorize, em regra, a repetição ao aprofundamento. Cerca de 70% das questões cobram um conhecimento mais superficial, então é importante que se priorize as os estudos pré-edital.
Detalhes:
- Concurso: PM, Bombeiros, Seduce e Polícia Civil de Goiás
- Banca organizadora: Em definição
- Cargo: Soldado; Oficial; Agente; Delegado
- Escolaridade: Nível superior
- Número de vagas: 3.406
- Remuneração: Inicial de até R$ 17 mil
- Situação: Edital iminente
Gostou desta oportunidade? Comece a sua preparação hoje mesmo com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais. O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN, PRF, Polícia Federal e PMDF.
Preparatórios online com início imediato e visualizações ilimitadas!
Prepare-se com quem mais aprova há 26 anos e conquiste a sua vaga!
Antecipe sua preparação e saia na frente!
Comentários (1)