Desde pequeno, Jeferson Bogo já sabia que queria ser policial. Afinal, quase todas as suas brincadeiras na infância sempre se relacionaram de alguma forma com a carreira de Segurança Pública. Os concursos públicos, no entanto, só passaram a fazer parte da sua realidade depois que foi demitido injustamente do seu primeiro emprego: Segurança de Aeroporto.
Na época, muito frustrado e sem perspectivas, ele conta que recebeu um panfleto quando passou no semáforo: foi assim que ficou sabendo do Concurso para a Aeronáutica para o qual se dedicou e foi aprovado! Depois disso, Jeferson Bogo não parou mais, conquistando em seguida a aprovação dos sonhos na Polícia Militar do Distrito Federal.
Hoje 2º Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal , servindo na tropa especializada PATAMO (Patrulhamento Tático Móvel) e ministrando aulas de Informática no Gran, o professor Jeferson Bogo compartilhou conosco um pouco mais de sua trajetória. Ficou curioso? Siga a leitura e confira!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Jeferson Bogo
Nascido em São Paulo, Jeferson Bogo tem um irmão e cresceu tendo o pai, que trabalhava no exército, como exemplo. Assim, desde muito cedo, tinha a carreira de segurança pública como uma perspectiva de futuro desde muito cedo. Aos 19 anos, contudo, mudando-se para Brasília, por um tempo, Jeferson Bogo considerou ingressar por outros caminhos.
A sua vocação para o trabalho policial, contudo, eventualmente retornaria para a sua realidade, quando já exercia o primeiro cargo público, na Aeronáutica.
Ao longo dos seus 6 anos de serviço nessa posição, Jeferson Bogo chegou a trabalhar no aeroporto novamente, mas ganhando 3x mais do que a sua primeira função.
Questões pessoais – Professor Jeferson Bogo
Conheça mais detalhes sobre o professor Jeferson Bogo, como seus passatempos, hobbies e outras curiosidades!
1. Qual é a sua naturalidade?
São Paulo Capital.
2. Quantos anos você tem?
Tenho 47 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Amo estar com as minhas filhas, correr, malhar, treinar jiu-jistu, ir a restaurantes e ao cinema.
4. Você tem algum hobbie?
Sou muito caseiro e adoro assistir filme em casa (curiosidade: montei um mini cinema na minha casa). Posso falar que meu hobby é fazer ajustes no som e na imagem, juntamente com jogos policiais online pelo computador.
5. Há quanto tempo você dá aulas?
Há mais de 16 anos.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Jeferson Bogo
Quando terminou o ensino médio, inicialmente optou por realizar uma faculdade de Engenharia Elétrica. Infelizmente, não foi daquela vez que Jeferson Bogo conseguiu a aprovação, passando a trabalhar, pouco tempo depois, como Segurança de Aeroporto.
A primeira aprovação em concursos públicos foi no Concurso da Aeronáutica, o que, no entanto, era uma oportunidade temporária. Na época, Jeferson Bogo conta ter pensado: “Tenho 6 anos para mudar a minha vida”.
Em busca da formação superior, Jeferson Bogo iniciou primeiramente uma faculdade em Estudos Sociais. Sem se identificar com a área, contudo, deixou o curso e passou a cursar Informática, curso com o qual se identificou completamente.
Foi nesse contexto que o Concurso PMDF entrou em perspectiva. Apesar de não ser o foco de Jeferson Bogo, ele se dedicou e foi aprovado! Mesmo com obstáculos no caminho até a nomeação (como uma reprovação no psicotécnico que pôde ser resolvida com recurso administrativo), logo ele estava exercendo a profissão com qual sempre sonhara: Policial Militar.
Saiba mais detalhes sobre a jornada acadêmica e profissional do professor Jeferson Bogo!
1. Qual o seu trabalho atual?
Sou 2º Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal e trabalho em uma tropa especializada, o PATAMO (Patrulhamento Tático Móvel); na qual fiz dois cursos de especialização: o curso de PATAMO e o de Operações Químicas.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Desde criança, sempre sonhei em ser policial (quase todas as brincadeiras eram nesse sentido). Não tive a menor dúvida em escolher “o que fazer”.
3. Quando surgiu a vontade de ser professor?
Após a faculdade surgiu uma oportunidade de lecionar para concurso. Embora nunca tivesse pensado muito no assunto, aceitei o convite e acabei me apaixonando pela segunda profissão também.
4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Informática para concursos públicos.
5. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?
Gostar da profissão me ajudou a lidar melhor com as dificuldades, como, por exemplo, o risco intrínseco da profissão, temer pela segurança das minhas filhas, entre outras.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Essencialmente foi a disciplina, não parar, apesar de todas os obstáculos. Durante a minha preparação para concurso, bem como nos cursos de especialização que fiz na polícia, eu sempre visualizava o resultado, não focava no momento.
7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou bacharel em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança da Informação pelo Gran.
8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?
Sim, eu tento explicar a matéria como se houvesse um aluno. Além de falar sozinho, fazendo perguntas e às vezes “conversar” com o professor na videoaula.
9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Tive muita dificuldade nas matérias de Direito, pois estava fazendo faculdade de Informática e nunca tive contato com tais matérias anteriormente. Na época não existia videoaula, nem muitos recursos online. Por isso, precisei da ajuda de uma amiga formada em Direito.
10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Tive uma certa facilidade com português e com as matérias específicas da Polícia Militar, como os regulamentos.
11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?
Sempre focava no resultado, que era passar e ser policial. Posso falar que foram raros os dias em que a motivação não estava presente.
12. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Sim, posso falar que vivo o que sempre sonhei, profissionalmente falando. Sinto-me, a cada dia que trabalho, totalmente realizado. Dessa forma a jornada não fica como um peso.
Mensagem Final do professor Jeferson Bogo
Além de buscar sempre o crescimento acadêmico e profissional, o professor Jeferson Bogo também viveu uma caminhada de descobrimento. Com muita coragem, ele se permitiu tentar diferentes áreas, até encontrar eventualmente uma com a qual se sentiu 100% realizado.
Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, ele ainda deixou uma mensagem de inspiração:
“Com determinação e esforço, você está trilhando o caminho da conquista. Cada dia de estudo é um passo em direção ao sucesso nos concursos públicos. Acredite no seu potencial, supere os desafios e lembre-se de que a jornada é tão valiosa quanto o destino. Continue focado e persistindo, pois, a vitória é o resultado da dedicação constante. Vamos juntos alcançar os nossos objetivos!”
Conheça mais sobre o professor Jeferson Bogo: entrevista em vídeo!
Ao longo do conteúdo, você conheceu um pouco mais sobre a história do professor Jeferson Bogo. Venha conferir também a entrevista em vídeo que ele realizou com o Gran!
Estude com o Professor Jeferson Bogo
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Jeferson Bogo participou diretamente! Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
- Cursos preparatórios om o professor Jeferson Bogo
- Informática na Prática (aulas gratuitas)
- Descomplicando a Informática
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa