Gilceia Santos: Serviço Social, docência, séries e caminhada

A série “Conheça seu Professor” é uma forma de compartilhar a trajetória profissional, curiosidades sobre a vida pessoal e dicas dos professores que nossos alunos encontram durante seu curso. No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a professora Gilceia Santos!

Avatar


25 de Março4 min. de leitura

Gilceia Santos é professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Gran Faculdade Campus Curitiba. Hoje, no “Conheça seu Professor”, ela conta mais sobre sua vida, carreira, gostos e a área Social. 

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Guia da Graduação Presencial: tudo sobre faculdade presencial

Para te ajudar a entender melhor todo esse caminho desde a conclusão do ensino médio, a escolha do curso, modalidade, instituição, vestibular, graduação até a conclusão do ensino superior, nós preparamos um e-book totalmente gratuito com tudo que você precisa saber sobre faculdade presencial. 

No Guia da Graduação Presencial você encontrará explicações sobre:

  • O que é graduação, tipos e modalidades?
  • Como concluir o ensino médio antes de iniciar a graduação?
  • Como escolher a instituição de ensino? 
  • Formas de ingresso e como estudar para entrar?
  • Como escolher seu curso de graduação?
  • Teste vocacional gratuito
  • Cursos da faculdade presencial do Gran
  • Como fazer a matrícula? 
  • Como é estudar na faculdade presencial?
  • 7 coisas importantes para você desenvolver sua carreira na faculdade presencial!

Bacana, não é? Então, preencha seu e-mail abaixo e receba seu Guia da Graduação Presencial gratuitamente agora mesmo! 

Quem é Gilceia Santos?

Gilceia Santos atua há mais de 15 anos na docência, é professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Gran Faculdade Campus Curitiba, e conta que foi a carreira que a escolheu:

“Iniciei a faculdade fazendo Psicologia, mas por questões pessoais, precisei trocar de curso e quando comecei Serviço Social vi que era a carreira que eu deveria ter escolhido desde o início. Então, foi destino, universo, não sei, mas me apaixonei pela área e sou apaixonada até hoje pela profissão”.

Hoje, é formada em Serviço Social, mestre em Direitos Humanos e possui diversos cursos de especialização em áreas de Desenvolvimento Sustentável, Gestão, Docência e Metodologias de Ensino.

Gilceia já passou por diversas experiências profissionais em áreas das mais variadas dentro da sua formação. Confira a seguir mais sobre a vida e carreira da professora Gilceia Santos.

Como Gilceia Santos se tornou professora? 

Eu iniciei como professora atuando com ONGs na área de capacitação para desenvolvimento de comunidades, então, pude dar aula para públicos diversos: professores, policiais, bombeiros, educadores sociais, etc.

Com isso, fui adquirindo gosto pela docência e quando surgiu a oportunidade de trabalhar como professora mesmo, enviei meu currículo e comecei. Ali eu vi, que mesmo conciliando dois empregos, ir dar aula à noite era transformador e muito satisfatório.

O que Gilceia Santos mais gosta como professora?

Entrar em sala de aula, olhar para aqueles alunos sedentos pelo saber, que estão extremamente curiosos para entender como toda aquela teoria vai levar à prática de atuação profissionalmente.

E de que forma nós, enquanto educadores, podemos passar isso para eles. Para que quando chegarem no mercado de trabalho eles possam atuar com habilidade, competência e mais segurança e confiança pelo embasamento que possuem.

Todos os dias a gente aprende muito, a gente está trocando e viabilizando novos aprendizados para o alunos e para nós professores também.

Como é trabalhar no Gran?

Essa relação tem sido cheia de expectativas boas. Com a chegada do Gran, eu vislumbrei inúmeras novas possibilidades, de espaços, inovações para ampliar nosso trabalho e melhorar cada vez mais.

Qual o maior desafio da área para a professora Gilceia Santos?

Na docência, o maior desafio é despertar o interesse dos alunos e que eles tenham essa responsabilidade com a jornada acadêmica. Não só olhando para a nota, mas entendendo que tudo que se faz ao longo do curso vai ser levado para a vida profissional.

Então, é importante se dedicar, aprender as teorias e desenvolver o conhecimento, aproveitando todas as possibilidades oferecidas ao longo da formação.

E, no caso do Serviço Social, embora seja uma das profissões mais importantes e necessárias para todas as áreas da sociedade, o Serviço Social ainda é visto como a figura da pessoa boazinha que distribui cesta básica e cobertor, não como aquele profissional que possui todo um referencial e uma metodologia de atendimento.

Então, ao se formar, você possui a qualificação técnica com embasamento filosófico, sociológico, antropológico e político. Com isso, é possível fazer uma leitura melhor das comunidades e poder intervir em diferentes contextos sociais.

Que as pessoas entendam o curso, que não é só assistência social, mas que Serviço Social é uma política (e não uma política social), que possui muitas facetas de atuação trabalhando com desigualdade social, vulnerabilidades, podendo atuar na saúde, na área jurídica, em políticas públicas e muitas outras possibilidades.

O que a professora Gilceia Santos faz no seu tempo livre?

Eu adoro séries, gosto muito de caminhadas e de praias. Sempre que tenho a possibilidade, vou caminhar na praia, estar na natureza, gosto muito.

Que conselhos a professora Gilceia Santos deixa para seus alunos?

Tanto para os alunos que eu já tenho, quanto para os que ainda estão chegando o conselho que eu deixo é perserverar: o não desistir e sempre olhar para o lado positivo. Mesmo que seja cansativo, pensar que os cursos de graduação são um período que passa rápido.

Se dediquem ao máximo, aprendam tudo que têm para aprender, entender que nós aproximamos do conteúdo, mas que são os alunos que precisam buscar por conta própria construir seu conhecimento. A melhor oportunidade dentro da faculdade é discutir com colegas de outras áreas, professores e outras pessoas para ampliar suas possibilidades e aprendizados.

Como é o curso de Serviço Social da Gran Faculdade?

O curso de Serviço Social possui duração de 4 anos e, em Curitiba só há 2 instituições de ensino que ainda possuem a formação na modalidade presencial.

Na Gran Faculdade Campus Curitiba, as disciplinas, projetos, atividades complementares e extensionistas contribuem para a formação de profissionais completos e atentos às questões da sociedade, com todo o suporte para o desenvolvimento da carreira.

Nossa qualidade de ensino, estrutura e corpo docente, levou a Gran Faculdade a ser reconhecida com conceito 5, a nota máxima do Ministério da Educação (MEC).

Aqui, você conta com:

  • Professores com experiência em diferentes contextos de atuação profissional;
  • Proposta pedagógica ativa que possibilita, desde os primeiros períodos, o contato com a prática profissional por meio dos projetos e atividades;
  • Promoção de práticas em estágios, extensão comunitária e incentivo à pesquisa participam da busca por formação integral para diversidade de possibilidades de atuações profissionais, e muito mais.

Quais as vantagens do estudo presencial?

O modelo de ensino presencial é o mais tradicional no Brasil e, assim como o EAD, possui vantagens e desvantagens. No entanto, o que é uma vantagem para você pode ser considerada uma desvantagem para outra pessoa que tenha um perfil diferente do seu. 

Por isso, confira algumas características do estudo presencial para ver se essa opção é compatível com seu perfil:

  1. Presença física e interatividade;
  2. Compromisso com horário de aula;
  3. Rotina de estudos fixo;
  4. Contato mais próximo para networking tanto com outros colegas quanto com professores e funcionários;
  5. Estrutura e recursos físicos.

Se você gosta de conviver com pessoas, interagir pessoalmente e estabelecer conexões para além do mundo virtual e sente que aprende melhor dentro da sala de aula física, a graduação presencial pode ser sua melhor escolha. 

Faça sua matrícula até 28/03 e aproveite as vantagens de ser Gran!

A Gran Faculdade Campus Curitiba está localizada no Bairro Portão, com acesso fácil a diversos bairros de Curitiba e Região Metropolitana. 

Até o dia 28 de março, estão abertas as inscrições para o vestibular de verão da Gran Faculdade Campus Curitiba. São 10 cursos de graduação presencial em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC e descontos de até 100% no valor das mensalidades.

Estudantes de Serviço Social de outras instituições podem solicitar transferência externa para concluir seu curso no Gran aproveitando as vantagens e valores promocionais.

Além do vestibular de verão e de inverno, a Gran Faculdade aceita estudantes por meio de transferência externa e dos programas do Governo Federal (Enem e Prouni). 

Aproveite os valores promocionais da Gran Faculdade em Curitiba para conquistar seu diploma de nível superior com bolsas de estudo de até 50%! Vem ser Gran!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


25 de Março4 min. de leitura