Filmes motivacionais que todo concurseiro deve assistir!

Avatar


04 de agosto8 min. de leitura

filmes-motivacionais-quadrado

Sabe quando estamos sem nenhuma energia, sem vontade de fazer nada, muito menos de estudar para concurso? Em momentos assim, tudo que queremos é ficar deitados em frente à tevê descansando, não é mesmo? Mas saiba que mesmo esses períodos de pausa podem ser revertidos em períodos de ócio criativo. Você pode, sim, assistir a vários filmes, mas dê preferência àqueles de conteúdo motivacional. Particularmente, recomendo os que contam a história de pessoas tidas como extraordinárias por causa da inteligência, do talento, da simplicidade ou da sabedoria. É no mínimo edificante dar ouvidos a lições de garra, de fé, de superação, de humildade, de luta heroica e obstinada por um sonho, um amor, uma vida feliz. Busque inspiração em histórias assim. Você não vai se arrepender.

Sempre dediquei muito do meu tempo a filmes dessa natureza. Dois deles se tornaram meus favoritos, tanto que já foram até objeto de nossas conversas semanais neste espaço. Refiro-me aos ótimos “Homens de Honra” e “À Procura da Felicidade” (veja os artigos sobre eles aqui e aqui). Eles nos ensinam grandes lições de caráter e de perseverança e contêm intensos e emocionantes ensinamentos que podem ser úteis ao concurseiro de plantão. Mas há muitos outros filmes do gênero que podemos recomendar. Os que apresentaremos hoje trazem mais exemplos de pessoas dotadas de incrível capacidade de superação. Prepare-se para cenas de fazer até o mais durão dos gladiadores do império romano se emocionar.

Nossa intenção, neste artigo, é compartilhar com o amigo leitor histórias de homens e mulheres que, no caminho para o sucesso, experimentaram provações e sacrifícios, superaram obstáculos e passaram por momentos de sofrimento. Falaremos de pessoas que foram testadas em sua fé, em seus princípios e em seus valores morais e éticos, mas resistiram à tentação de um dia desistir de seus sonhos. Elas nos ensinam que não existe sucesso sem renúncia nem vitória sem algumas derrotas. Mais do que isso: mostram que um indivíduo sozinho é incapaz de grandes realizações. Carecemos de fé, da ajuda do próximo, de uma oportunidade e, às vezes, até da intervenção divina. Vamos à lista de filmes:

1. A TEORIA DE TUDO

A Teoria de Tudo2

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme retrata a trajetória do jovem astrofísico (interpretado por Eddie Redmayne), que faz importantes descobertas sobre o tempo enquanto vive um belo romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones).

O diferencial da história é que, aos 21 anos de idade, Hawking recebe a notícia de que sofre de uma doença motora degenerativa. O maior ensinamento do filme reside na percepção de que o corpo pode até padecer, mas a mente é capaz de perseverar. A do brilhante astrofísico continua trabalhando e formulando hipóteses precisas sobre a origem da vida, a despeito de todas as limitações físicas que a doença lhe impõe. É paixão, ciência e inteligência em ação.

2. MEU NOME É RÁDIO

Meu nome é rádio

A história se passa em 1976, em Anderson, Carolina do Sul, mais precisamente na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é um treinador de futebol americano que fica tão envolvido em preparar seu time que raramente reserva tempo para a filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou para a esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), um garoto que não fala e é considerado “lento” pela comunidade local.

Ninguém na cidade sabe nem o nome do rapaz, que sempre perambula em volta do campo de treinamento. Quando alguns dos atletas fazem uma brincadeira de péssimo gosto com ele, o treinador, na tentativa de compensar, torna-se seu protetor. Como ele não tem nome conhecido e gosta de rádios, Jones passa a chamá-lo, simplesmente, Rádio. Os dois desenvolvem uma grande amizade, mas o que ninguém sabe é que, pelo menos em parte, a verdadeira motivação do cuidado de Jones para com Rádio tem origem em um episódio do passado do treinador.

Jones aprende muito com a simplicidade de Rádio. E este se mostra capaz de desenvolver novas habilidades graças ao apoio de seu tutor. A lição do filme para nosso contexto de concurseiros? Todo e qualquer relacionamento pode nos propiciar grandes ensinamentos quando estamos prontos para assimilá-los.

3. PATCH ADAMS – O AMOR É CONTAGIOSO

Patch Adams

Em 1969, depois de uma tentativa de suicídio, Hunter Adams (Robin Williams) se interna voluntariamente em um sanatório. Lá, descobre a vocação para ser médico. Ele quer ajudar as pessoas, então sai da instituição e entra para a faculdade de medicina. No início, seus métodos poucos convencionais causam espanto, mas, aos poucos, vão conquistando a todos. A exceção é o reitor da universidade, que a todo custo tenta encontrar um motivo para expulsar Adams, apesar de o estudante ser o primeiro colocado da turma.

O amor ao próximo, a ousadia e a paixão pela profissão são os fatores que movem o médico Adams. Filme de pura magia e emoção.

4. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO

Quem quer ser milionário 2

Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi bem difícil, com ele sempre precisando fugir da miséria e da violência até conquistar o emprego que ocupa no momento da narrativa. Um dia, Jamal se inscreve no popular programa de tevê “Quem Quer Ser um Milionário?”. No início desacreditado, o rapaz encontra em fatos de sua vida as respostas para as perguntas que lhe são feitas no concurso.

Eis aí uma situação possível de acontecer com você que estuda para concurso. É bem comum ouvirmos relatos de candidatos que acertaram várias questões de prova não por terem lido a respeito do assunto, mas por terem visto a informação em algum documentário, artigo ou revista, ou por terem discutido o tema com um colega, um amigo, um parente. E olhe que os pontos garantidos dessa forma podem fazer a diferença entre a aprovação e a reprovação.

5. MEU NOME É KHAN

Meu nome é Khan

Khan é um autista funcional, portador da Síndrome de Asperger. Muçulmano, apaixona-se por uma indiana em São Francisco, nos Estados Unidos, antes dos eventos do Onze de Setembro. O personagem é apaixonante por essência e por definição. Sua inabilidade em compreender figuras de linguagem nos rende momentos deliciosamente engraçados, e sua persistência mesmo diante das maiores adversidades nos oferece grandes lições. A principal delas vem de sua mãe: ela ensina que as pessoas se dividem em apenas dois grupos: o dos bons, que fazem coisas boas, e o dos maus, que fazem coisas más. Tudo mais – nacionalidade, credo, cor da pele, posicionamento político, preferência sexual, ou seja lá o que for – simplesmente não importa. É esse ensinamento que guia Khan da primeira à última cena do filme.

Para o protagonista, a palavra dada é mais do que sagrada. No leito de morte da mãe, Khan lhe promete que será feliz. Por isso, quando ele encontra a felicidade plena, mais ou menos na metade do filme, o sentimento de redenção que isso nos provoca é arrebatador. Nós torcemos por ele. Nós vibramos por ele. Nós nos alegramos por ele. Muitas emoções e lágrimas correrão durante a exibição desse belo filme do cinema de Bollywood.

6. UMA LIÇÃO DE VIDA (nome oficial em Português) /O ALUNO (nome no Netflix)

Oaluno2

Na juventude, Maruge lutou pela liberdade de seu país, tendo sido preso e torturado no processo. Agora, aos 83 anos, valendo-se de um discurso em que o presidente do Quênia garante educação para todos, ele decide se matricular numa escola primária. Como a escola tem mais crianças do que sua estrutura precária comporta, a matrícula do homem é negada, e ele precisa insistir muito até ser aceito. Entretanto, quando efetivamente inicia os estudos, torna-se motivo de muita indignação na comunidade, o que coloca em risco sua segurança.

O filme é baseado em fatos reais. Maruge foi a pessoa mais velha a ingressar na escola primária. Sua perseverança e determinação em aprender a ler beiram o desespero. Porém, essa pequena atitude em busca de um sonho se converte em uma provocação política e social na pequena comunidade, gerando revolta entre os moradores. O filme é um drama tenso, mas belíssimo e inspirador. Ensina que nunca é tarde para aprender.

7. TREINO PARA UMA VIDA – Coach Carter

Channing Tatum, Samuel L.Jaackson, Texas Battle, Rob Brown, Robert Richard, Antwon Tanner and Nana Gbewonyo in the film: "Coach Carter" directed by Thomas Carter. USA - 2005

Mais um filme que conta uma história real e inspiradora, de outro personagem exemplo de vida e de superação. Aqui, acompanhamos a saga de um técnico de basquete extremamente preocupado com o desempenho escolar dos jogadores. O treinador apresenta aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conhecem até então. O time dos garotos coleciona apenas derrotas, de modo que eles não acreditam nem na capacidade individual nem na da equipe. São indisciplinados, briguentos, desrespeitosos, confusos e amedrontados. Convivem com perdas e com a separação de pessoas que amam. A verdade é que não têm sonhos para realizar. A vida de cada um deles é um verdadeiro caos. Como podem ter visão de futuro se nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais convivem?

Em meio ao desânimo e à descrença dos demais professores, dos pais e dos próprios alunos, o técnico desafia os jovens a buscar algo que vá além do que eles aprenderiam na quadra. Seu objetivo é transformar aqueles meninos pobres e desmotivados em vencedores não apenas no esporte mas também na vida.

8. MÃOS TALENTOSAS

Mãos Talentosas2

O filme conta a história real do menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial. Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) era um garoto pobre de Detroit. Desmotivado, só tirava notas baixas na escola. Tudo levava a crer que ele seria mais um fracassado na vida. Mas eis que, aos 33 anos de idade, ele se torna o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital.

Ben Carson fez cirurgias inovadoras nos primeiros sete anos de sua carreira. Ficou famoso por concluir com sucesso intervenções como hemisferectomias e separação de gêmeos siameses. No passado, poucos gêmeos sobreviviam ao procedimento.

O neurocirurgião é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e relata em seu livro “Mãos Dotadas” que a religião o ajudou em várias fases da sua vida, assim como Deus e a fé foram os grandes responsáveis por ele atingir os bons resultados que lhe são atribuídos. Em suas próprias palavras: “Nunca se torne demasiado grande para Deus. Nunca exclua Deus da sua vida.”

9. UM SONHO POSSÍVEL

Um sonho possível

Na história, Big Mike (Aaron Quinton) é filho de uma mãe viciada em drogas e não tem nem mesmo um lugar seguro onde dormir. Embora leve jeito para os esportes, falta a ele algo mais do que dinheiro; faltam-lhe amor e ódio. Por mais confuso que isso possa parecer, o menino que aprendera a fechar os olhos para esconder as coisas ruins (ou se esconder delas), tornou-se um poço de ternura, não deixando que a amargura tomasse conta de sua vida. Ele apenas sobrevive e só passa a “existir” de fato quando encontra o amor de verdade no seio de uma família de brancos livres de preconceitos.

“Um Sonho Possível” revela uma bondade assustadora, de tão bonita. Abrindo o coração e ignorando preconceitos, os Tuohy fazem um brinde a Lavoisier quando acreditam que Michael Oher não é um caso perdido. Eles o transformam. E transformam a si próprios. Para sempre. O filme tem, entre outros méritos, o de demonstrar que ainda existe gente boa no mundo.

10. A VIRADA

A Virada

Jay Austin está disposto a fazer qualquer negócio para vender carros usados em sua concessionária. Manipula todos ao seu redor e promete muito mais do que pode cumprir.  Essa sua característica afeta todos os seus relacionamentos; nem a esposa e o filho confiam nele. Todavia, enquanto Jay trabalha em restaurar um clássico conversível, ele percebe que Deus também está trabalhando em uma restauração: a sua.

Enfrentando a dura realidade de como ele verdadeiramente conduz a si próprio, Jay Austin começa uma nova jornada quando aprende a honrar a Deus com seus negócios, suas relações e sua vida. O vendedor de carros só percebe as coisas mudarem quando põe os joelhos no chão e entrega o destino da empresa à vontade de Deus. É uma bela história de como a fé provoca mudanças de conduta e no destino.

É isso, leitor amigo. Eis aí a nossa primeira lista de filmes que, acreditamos, podem provocar em você sentimentos imprevisíveis e mudar a sua forma de encarar as dificuldades e os problemas do dia a dia. Cada uma dessas histórias, a seu tempo e em seu contexto, é capaz de estimular você a perseverar no sonho da carreira pública, da estabilidade financeira, de uma vida confortável e mais feliz.

Esperamos ter sucesso em nossa pretensão de ajudá-lo com essas lições inspiradoras de vida. Saiba que pode contar sempre com o apoio incondicional de nossa apaixonada equipe!

Gran abraço e até a nossa próxima mensagem de incentivo aqui no blog!

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Precisando de mais motivação? Confira aqui mais artigos!

O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida
Concursos e Crise: Como blindar a sua motivação
Desmotivado(a)? Confira 5 dicas valiosas para você não desistir e continuar estudando!
Acredite: Agora é a melhor hora para você estudar para concursos públicos
Dicas de quem chegou lá

______________________________________________

Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente do Gran Cursos Online

Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

______________________________________________

 

Avatar


04 de agosto8 min. de leitura