Coordenador pedagógico: o que faz, funções e quanto ganha?

O coordenador pedagógico é uma figura muito importante na gestão de Instituições de Ensino. Saiba mais sobre essas funções e conheça o curso de pós-graduação capaz de prepará-lo para assumi-las!

Avatar


4 de Agosto de 2023

O coordenador pedagógico integra uma parte importante da gestão escolar que é essencial para que os espaços educacionais funcionem da melhor maneira possível. Afinal, é preciso mediar relações entre professores, diretores, alunos, pais e responsáveis. Dessa forma, o mercado de trabalho busca profissionais capacitados nessa área.

Acompanhe o artigo para descobrir mais detalhes sobre essas importantes funções, como funciona o curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar e como ele pode ajudá-lo a crescer profissionalmente! Navegue pelo indice:

O que faz um coordenador pedagógico?

Segundo Felipe Ferreira, CEO de uma empresa de gestão escolar, o coordenador pedagógico:

tem a função de articular e manter todos os atores do processo de aprendizagem em torno de um único objetivo: colocar o projeto político pedagógico proposto em prática.

Desse modo, o papel do coordenador pedagógico é garantir que uma instituição educacional esteja alinhada entre todas as partes envolvidas: família, professores, responsáveis e equipe escolar em geral.

Tudo isso com o objetivo de manter o foco no PPP (Projeto político-pedagógico) e estruturar táticas para torná-lo uma realidade. É aí que entra a importância das figuras do coordenador pedagógico e do supervisor escolar, principais sujeitos no cumprimento dessas demandas.

Qual a função do coordenador pedagógico?

Confira algumas das funções do coordenador pedagógico:

  • Garantir o bom funcionamento da parte administrativa e pedagógica;
  • Promover a integração entre agentes educacionais, administrativos e comunidade escolar;
  • Atuar na parametrização na unidade escolar de acordo com a legislação vigente;
  • Executar o Plano Político Pedagógico da instituição;
  • Facilitar iniciativas inovadoras no âmbito educacional e muito mais!

Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Os 3 princípios que regem o papel do coordenador pedagógico são:

  1. Transformar o ambiente, garantindo um espaço escolar harmonioso e sustentável, bem como promover o desenvolvimento inovativo e zeloso entre todos da comunidade escolar;
  2. Formar opinião, através de ações pedagógicas que engajem alunos e estudantes acerca de temas relevantes socialmente e de acordo com o contexto social local;
  3. Articular relacionamentos, proporcionando um espaço propício para relações tanto profissionais, como também interpessoais entre todos da comunidade escolar.

Quem pode ser coordenador pedagógico?

Apesar de não existir uma formação específica exigida para o cargo de coordenador pedagógico, supervisor escolar e orientador educacional, o mais comum é encontrar profissionais formados em Pedagogia ou Licenciatura em alguma das áreas do saber.

Tudo vai depender da Instituição de Ensino que realizará a contratação, bem como das legislações específicas para o cargo em cada estado ou município. Dessa forma, se você se interessa pelo cargo de coordenador pedagógico precisa ficar atento a sua realidade local.

Dispositivos legais como a PL 4106/12 (regulamentação do cargo de supervisor escolar) buscam trazer mais regulamentação aos cargos relacionados à gestão escolar tanto para o âmbito público quanto privado de contratação.

No entanto, mesmo estes costumam considerar a conclusão do curso de Pedagogia e/ou a especialização em Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar e Orientação Educacional como pré-requisitos.

Por fim, a experiência em sala de aula também é muito valorizada na hora de realizar a contratação e pode ser exigida como pré-requisito em concursos públicos. Afinal de contas, um coordenador pedagógico que compreende o contexto escolar e de sala de aula muito provavelmente poderá oferecer soluções mais realistas e assertivas no exercício da função.

Além disso, quem busca ser coordenador pedagógico, pode fazer uma pós-graduação na área. Ter uma especialização em em Coordenação Pedagógica, Supervisão Escolar ou Orientação Educacional pode ser um diferencial.

Diferença entre coordenador pedagógico e orientador educacional?

Tanto o coordenador pedagógico, quanto o supervisor escolar e orientador educacional podem atuar em uma ou mais escolas. No quesito de oportunidades profissionais, podem ser encontradas tanto no setor público como privado.

Cabe destacar que, para ingressar na carreira pública como coordenador pedagógico ou supervisor escolar, é necessário ser devidamente aprovado em concurso público.

Dentro da Gestão Escolar, o coordenador pedagógico, o supervisor escolar e o orientador educacional atuam conjuntamente, mas com focos primários distintos. Veja:

  • Coordenador pedagógico: fica a cargo da Instituição como um todo, bem como a mediação de todas relações pedagógicas e administrativas existentes.
  • Supervisor educacional: está mais diretamente ligado à supervisão dos professores em sala de aula, auxiliando também nos seus objetivos de formação.
  • Orientador educacional: é o responsável por compreender os desafios de aprendizagem dos alunos de maneira individualizada ou em grupo, propondo soluções.

Desafios do coordenador pedagógico?

Os desafios do coordenador pedagógico são muitos e giram em diferentes direções no que se refere a educação. Ou seja, variam desde questões estritamente pedagógicas, como também a políticas educacionais e relacionamento com a comunidade escolar. Veja:

  • Contextos pedagógicos: promover e motivar agentes educacionais na busca na busca e execução de atividades educacionais inovadoras e engajadas;
  • Relacionamento: tanto entre alunos, professores e administradores, como também com familiares, responsáveis e demais envolvidos na relação educacional;
  • Políticas educacionais: adequação do ambiente escolar no tocante a políticas públicas, legislação e administração de recursos.

Como o coordenador pedagógico pode ajudar o professor?

Dentre as diversas atribuições, o papel do coordenador pedagógico é facilitar e intermediar o ambiente escolar. Com isso, uma atividade constante é contribuir para o cotidiano do professor de diversas formas.

Confira algumas formas de Como o coordenador pedagógico pode ajudar o professor:

  • Dando feedbacks e fazendo avaliações de desempenho a partir de comentários de alunos e parâmetros de desempenho estabelecidos dentro da instituição;
  • Trocando com o docente e analisando formas de inovar dentro da escola;
  • Intermediar conflitos entre professores e demais agentes envolvidos na comunidade escolar;
  • Desenvolvendo e auxiliando iniciativas pedagógicas diferenciadas e muito mais

Quanto ganha um coordenador pedagógico?

De acordo com a pesquisa realizada pelo site de recrutamento Vagas.com, a média salarial para o cargo de coordenador pedagógico e supervisor escolar é muito similar, ficando na faixa de R$3 mil mensais.

Já para o cargo de orientador educacional, o valor médio é de R$ 2,8 mil mensais. É sempre importante lembrar que os valores remuneratórios costumam ser maiores no setor público, comumente ficando acima da média geral estabelecida.

Especialização em coordenação pedagógica?

Lançado em agosto de 2022, o curso de especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar busca especializar o aluno simultaneamente para os cargos de coordenador pedagógico e supervisor escolar.

Dentre os objetivos específicos do curso, estão:

  • Promover o domínio sobre a legislação pertinente à atuação escolar;
  • Contribuir com a construção de um modelo de gestão democrático-participativa;
  • Promover a reflexão sobre organização do trabalho pedagógico baseado na participação;
  • Contribuir na formação de profissionais para atuação em cargos relacionados à gestão escolar;
  • Promover o acesso a conhecimentos teórico-práticos de iniciativas de participação e interdisciplinaridade.

O objetivo do curso é capacitar o aluno para o exercício das duas funções ao mesmo tempo, adquirindo conhecimentos atualizados e essenciais para uma gestão escolar otimizada, participativa e voltada para resultados.

Confira abaixo mais características sobre o curso, como funcionarão as aulas, avaliações e qual é o conteúdo programático formulado para capacitar coordenadores pedagógicos e supervisores escolares.

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógico e Supervisão Escolar é 100% EAD?

Isso quer dizer que você poderá assistir às aulas no conforto da sua cada ou onde preferir. Dessa forma, também é mais fácil conciliar os estudos com as atividades do dia a dia, já que a presença não é um critério de avaliação.

Na Pós-Graduação da Gran Faculdade você também não ficará refém de rígidos calendários acadêmicos, podendo progredir de acordo com o seu próprio ritmo.

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar tem aulas síncronas e assíncronas?

Além das aulas gravadas e disponibilizadas a qualquer momento (desde a liberação do módulo) na plataforma, o aluno também poderá conferir aulas ao vivo em cada matéria, possibilitando a ampla retirada de dúvidas e troca de experiências.

Essas datas serão marcadas e informadas ao aluno por meio do sistema interno de comunicação. Caso você não possa (ou prefira) não participar, não há problema! Esses eventos não são capazes de afetar negativamente a sua nota final no curso, apenas servindo como uma forma de complementar a sua experiência.

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar é reconhecida pelo MEC?

Sim! Logo, a especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar é válida como titulação de especialista em todo o território brasileiro. Isso quer dizer que pode ser utilizada em Provas de Títulos, para progressões internas de carreira, aumentos salariais na carreira pública e como diferencial no currículo para o mercado de trabalho privado.

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar avalia por meio de avaliações objetivas?

Para ser aprovado, o aluno deverá apenas concluir as avaliações objetivas individuais disponibilizadas na plataforma. Pouco depois da liberação de cada módulo, você terá acesso ao link das provas. É preciso um aproveitamento de 70% em cada uma para ser aprovado.

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar tem TCC opcional?

Seguindo as orientações da CNE/CES 01 de 06/04/2018, a Pós-Graduação da Gran Faculdade em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar apresenta a formulação do TCC como um trabalho 100% opcional ao longo dos cursos de especialização.

Caso opte por fazê-lo, o aluno terá acesso à orientação e disciplinas de metodologia científica para auxiliá-lo, bem como uma banca de professores para corrigir o trabalho. Tudo isso sem custos adicionais!

Apesar de não ser obrigatório desde 2018, muitas Instituições de Ensino ainda exigem o Trabalho de Conclusão de Curso para a conclusão dos seus programas de pós-graduação lato-sensu. Na Gran Cursos Pós-Graduação queremos oferecer a você o máximo de liberdade e autonomia na sua trajetória de aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Por isso, você escolhe!

Saiba mais sobre a relação entre TCC e Pós-Graduação!

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar apresenta um conteúdo programático objetivo e completo

Confira abaixo quais disciplinas farão parte da sua capacitação como coordenador pedagógico e supervisor escolar:

Módulo Disciplinas
I Legislação Educacional
Organização e Gestão Escolar
Organização do Trabalho Pedagógico e Institucional
II Coordenação Pedagógica e Interdisciplinaridade
Supervisão Escolar
III Gestão de Pessoas
Liderança Educacional
Tecnologias da Informação e Comunicação

Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar: conheça o curso!

Se você quer se tornar coordenador pedagógico ou Supervisor Escolar, a Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar da Gran Pós é a melhor opção para você!

Ao longo do conteúdo, você conheceu um pouco mais sobre o curso. Abaixo você poderá conferir um detalhamento ainda maior com o coordenador William Dornela e o professor Carlinhos Costa. Confira!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


4 de Agosto de 2023