Estudar para concurso online no lockdown: como manter o ritmo? Veja!

O lockdown foi decretado na sua cidade. E agora? Use o tempo adicional para estudar para concurso online com Gran Cursos Questões!

Avatar


16 de Março de 2021

Com o lockdown sendo decretado novamente em uma série de estados brasileiros, muitos concurseiros podem se sentir desmotivados a continuar os estudos. Afinal de contas, o lockdown geralmente está associado à suspensões temporárias na realização de uma série de provas que já estavam marcadas. Contudo, não é o momento para parar! A melhor maneira de encarar esse momento é vê-lo como tempo ganho e não perdido.

Assim, caso seu concurso tenha sido temporariamente suspenso, utilize esse tempo adicional para estudar para concurso online pela estratégia que mais aprova em concursos públicos: a resolução comentada de questões.  Acompanhe nossas dicas para permanecer motivado na sua caminhada de aprovação para o concurso público!

5 maneiras de manter a motivação e estudar para concurso online no lockdown

1. Veja o lockdown como uma medida temporária

O lockdown é uma medida sanitária emergencial que visa barrar a transmissão do coronavírus. Não é uma medida agradável para ninguém, mas tem um propósito claro em mente, que é o bem comunitário. Para os concurseiros, muitas vezes isso quer dizer suspensão ou adiamento de certames, o que pode ser muito desencorajador.

Contudo, é importante lembrar que é uma medida temporária e logo vai terminar. Além disso, tente manter em mente alguns dos benefícios de um ocasional adiamento: talvez você ficasse bem mais nervoso durante o dia da prova, estando na presença de outras pessoas em uma sala de aula. Sua atenção ficaria dividida entre tomar os cuidados e responder as questões e tudo isso pode influenciar na hora de conseguir uma boa pontuação.

Além do mais, é uma medida do governo, que foge ao nosso controle. Por isso, uma boa maneira de lidar com o lockdown é encará-lo como uma medida necessária, que logo será suspensa, devolvendo tudo à normalidade mais segura para todos. Logo os concursos serão retomados e você terá a sua chance de conquistar a sua sonhada vaga.

2. Diversifique seus estudos

Se o seu concurso foi suspenso ou adiado, você ganhou tempo adicional para se preparar. Isso é bom e ruim, é claro. Afinal, a maioria dos concurseiros tem um cronograma e é muito ruim quando nossos planos precisam se estender além do prazo. Ao mesmo tempo, é o momento para cobrir aquelas bases que teriam ficado sem estudo se o cronograma fosse mantido. Ou então dar um pouco mais de ênfase nas áreas que você tem mais dificuldade.

O estudo por questões de concurso é uma ótima técnica de diversificação de estudos e a mais indicada para quem já estava na reta final. Por isso, se você não conhece a plataforma do Gran Cursos Questões, é um bom momento de conhecer!

Utilize seu “bônus de tempo” para incluir mais rotinas de resolução de questões de concurso na sua rotina. Assim, você garante ainda mais treinamento para o dia da prova e não se cansa tanto quanto sentar e estudar toda a teoria de forma abrangente.

No Gran Cursos Questões, você se cadastra e acessa questões, provas e simulados gratuitamente. Além disso, se você já é assinante do Gran Cursos Online, seu acesso já é garantido sem a necessidade de novos cadastros. Basta clicar na sessão de questões na sua área do aluno e acessar!

Clique aqui para se cadastrar no Gran Cursos Questões.

3. Resolva mais simulados

Você já sabe como a resolução de questões pode ser uma técnica eficiente na reta final do estudo para concursos. Porém, ainda mais eficiente do que resolver questões avulsas,  são os simulados

Apenas eles permitem que você treine com o máximo de aproximação com as condições do dia prova. Para garantir o maior grau de semelhança possível, você pode resolver provas passadas para o cargo que está tentando, conferir os simulados exclusivos periódicos do Gran ou formular seus próprios simulados na plataforma Gran Cursos Questões.

Clique aqui para conferir a lista de simulados gratuitos do Gran Cursos Online.

4. Dê uma mudada na rotina

A sensação de “estar vivendo sempre o mesmo dia “acontece com maior frequência durante períodos mais restritos de atividades, como a quarentena e o lockdown. De fato, sair faz toda a diferença para mudarmos de ambiente e refrescarmos os pensamentos.

Os concurseiros geralmente estão sempre correndo atrás do tempo perdido, então muitas vezes fica difícil propor mudanças reais ao tempo de estudo. Em alguns casos, é o único horário que você pode estudar. Porém, com mais tempo dentro de casa, você pode diversificar seus estudos de diversas maneiras, sendo escutando um conteúdo em podcast enquanto faz exercícios físicos, assistir mais videoaulas e também resolver questões de concursos.

Além disso, que tal criar o hábito de ir dar uma caminhada lá embaixo ou ir tomar um sol entre matérias? Pode parecer uma coisa simples, mas faz toda a diferença.

5. Cuide da sua saúde

Se você é concurseiro, sabe como a rotina de estudos pode ser puxada para o seu corpo. Além do estresse e cansaço mental dos estudos em si, não é incomum que muitos conciliem com outras atividades, como trabalhar, estudar, cuidar da casa e afins. Por isso, é essencial ficar atento para sua saúde em geral!

Estabelecer pequenos intervalos pode refrescar a mente e possibilitar uma janela para você levantar e se alongar um pouco. Contudo, cuidado para não alongar demais esses intervalos! Estabelecer um cronograma e se ater a ele, é uma boa maneira de se manter sob controle do seu tempo e otimizá-lo da melhor maneira possível. Além disso, se você puder praticar uma atividade física por alguns minutos durante a semana, com certeza vai perceber um maior aumento de disposição para realizar as tarefas e seguir seus planos.

A saúde mental também deve ser considerada nessa equação. Com o lockdown, muitas pessoas que moravam sozinhas ficaram ainda mais isoladas. Sabemos que estudar para concursos não é uma tarefa fácil e que apoio de amigos e familiares é muito importante. Se você gosta de pensar em questão de desempenho, é só pensar que uma pessoa deprimida ou ansiosa não vai conseguir render tanto quanto uma pessoa que está bem.

Atualmente, existem diversos terapeutas que atendem online, de forma remota. Por isso, se você está se sentindo mal, muito desanimado ou sente que o estresse está muito grande, uma boa solução, além de buscar o apoio de amigos e familiares é procurar ajuda psicológica. Lembre-se: cuidar da saúde é essencial para realizar qualquer meta, por isso, tome-a como prioridade. 

 

Estudar para concurso online no lockdown: conte com o Gran!

O Gran Cursos Online está com você na caminhada para obter a aprovação durante o lockdown!  Mesmo longe fisicamente, estamos mais juntos do que nunca, promovendo constantemente eventos online para te ajudar a não perder a motivação e continuar estudando, mesmo durante o lockdown!

Além do Gran Cursos Questões, você pode marcar presença nos nossos simulados periódicos e livestreams, transmitidas pelo canal do Youtube!  Confira também nossos outros materiais gratuitos, clicando aqui! Não perca a motivação! Estudar para concurso online é

Avatar


16 de Março de 2021

Tudo que sabemos sobre:

dicas de estudo gran cursos questões