Quando o assunto é estudo para concursos públicos, uma coisa é certa: quanto mais questões você conseguir resolver, melhor! Mas o que acontece quando você vai estudar por questões e percebe que não existem tantos exercícios disponíveis para determinado conteúdo ou banca? Acompanhe o artigo para ficar por dentro das principais táticas para enfrentar esse problema!
Destaques: |
Panorama dos Concursos 2022: O melhor ano da sua vida
Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo. Confira no Panorama 2022 a previsão com quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!
De 04 a 15 de julho você terá a oportunidade de receber dicas dos nossos especialistas sobre o que e como estudar, e se preparar para conquistar a sua aprovação em 2022.
Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta a sua participação no MAIOR evento de concursos do Brasil. A participação é 100% gratuita e totalmente online!
Estudar por questões: por que alguns temas tem poucos itens?
Via de regra, quanto mais novo for um assunto ou banca examinadora, menos questões de concurso estarão disponíveis e a razão é bem simples: os editais e provas ainda não tiveram a oportunidade de abordar o assunto por tempo o suficiente para que um acervo fosse construído. Assim, é um problema que acontece com frequência no ramo de legislações e também na matéria de atualidades.
Estudar por questões em temas com poucos itens: como enfrentar o problema?
Abaixo elencaremos as principais soluções para que você possa estudar por questões mesmo quando os assuntos não apresentam tantos materiais. Veja!
Como estudar por questões: legislação nova
Quando uma nova lei que afeta diretamente a Administração Pública ou a área de atuação do seu cargo é sancionada, as chances do novo texto cair na sua prova de concurso público são muito grandes. Afinal, é preciso que o futuro servidor público compreenda os novos mecanismos que afetarão diretamente a realização do seu trabalho.
Como estudar por questões pode ser um desafio em novas legislações, um bom caminho é observar como esse tipo de conteúdo costuma ser cobrado e se preparar de acordo. Na maioria dos concursos públicos, a cobrança da letra da lei, com a presença de itens “decorebas” é o que mais acontece. Assim, memorizar os principais artigos será um elemento importante.
Um outro ponto de atenção é se focar nas mudanças empreendidas. Caso uma nova lei venha substituir um ou mais textos legais, é comum que as bancas examinadoras se centrem nas principais alterações.
Também é possível que o texto legal anterior seja citado, como margem de comparação. Contudo, não é sempre preciso dominar todos os pontos do antigo dispositivo legal: apenas se ele estiver descrito na parte de conteúdos programáticos do edital de concurso.
Por fim, lembre sempre de verificar com cuidado o edital de concurso público para confirmar exatamente quais leis serão abordadas: pode ser que um edital não aborde uma lei que acabou de sair porque as datas foram muito próximas ou porque a publicação já havia acontecido, por exemplo.
Como legislação nova costuma ser cobrada em questões: exemplo
Podemos utilizar a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) para exemplificar a cobrança de novos textos legais em provas de concursos públicos. Sancionada em abril de 2022, essa lei vem trazendo muita confusão para os concurseiros, uma vez que afeta profundamente uma das matérias mais cobradas em Direito Administrativo.
Veja um exemplo de questão sobre a Nova Lei de Licitações que pode ser encontrada e respondida na plataforma Gran Cursos Questões:
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa