Como conciliar o estudo para concurso com uma rotina cheia?

Está com dificuldade de encaixar o estudo para concurso na sua rotina de maneira prática? Confira as principais dicas sobre o assunto!

Avatar


16 de junho10 min. de leitura

É muito comum escutar que ser concurseiro é um trabalho de tempo integral. Contudo, ainda que isso seja verdade por conta da dedicação e foco que essa atividade requer, o fato é que nem todo mundo pode se dedicar exclusivamente ao estudo para concurso. Trabalho, Universidade, tarefas em casa e compromissos inadiáveis: tudo isso também faz parte da realidade!

Diante de tudo isso, será que a melhor alternativa seria esperar pelo momento perfeito de disponibilizada para iniciar os seus estudos? A resposta para essa pergunta é não! O melhor momento para iniciar o estudo para concurso sempre será agora. 

Fácil falar, difícil colocar em prática, não é mesmo? Sabemos disso! Por isso, preparamos um artigo repleto de dicas exclusivas para ajudar você a conciliar de maneira mais simples o seu estudo para concurso com as outras atividades do dia a dia. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Conciliar estudo para concurso com uma rotina cheia: como começar?

Confira abaixo um detalhamento do passo a passo para iniciar a primeira etapa essencial da conciliação do estudo para concurso com outras atividades: a organização! 

1° passo para se organizar no estudo para concurso: visualizar sua rotina de maneira objetiva

O primeiro passo para conseguir conciliar o estudo para concurso com a sua rotina é compreender de maneira objetiva como ela é composta. Na prática, isso quer quer dizer colocar na ponta do lápis tudo que você faz consistentemente em cada dia da semana. Esse processo muito provavelmente vai lembrar a época da escola, quando a divisão das matérias era feita por grade horária. De fato, é até melhor estruturar dessa forma para que possa visualizar melhor.

Nessa etapa, concentre-se primeiro em incluir todas as atividades que não são flexíveis: ou seja, isso quer dizer o seu expediente de trabalho e/ou horário da faculdade, por exemplo. Caso elas sejam flexíveis, insira-as no horário mais propício para a realização. Vale a pena incluir e considerar também o tempo de deslocamento entre os lugares, caso você não realize as atividades remotamente.

Com uma cor diferente, insira outras atividades que você realiza no dia a dia, mas que não são obrigatórias: hobbies, aulas de dança e academia são exemplos possíveis. Depois de realizar a etapa de organização, você ficará diante do seu “tempo livre”: é aí que encaixamos o seu tempo de estudo para o concurso. 

2° passo para se organizar no estudo para concurso:  entenda o seu momento como concurseiro

Antes de encaixar o estudo para concurso na sua rotina, é preciso entender o seu momento como concurseiro. Com isso, você será capaz de  responder duas perguntas muito comuns, especialmente para quem está começando: quantas horas estudar e qual o melhor momento para fazer isso?

Veja abaixo sugestões para diferentes momentos de preparação na sua jornada:

  • Concurseiro Iniciante 
    Está começando os estudo do zero ou retornando depois de uma pausa muito longa. Comece com 1 hora diária de dedicação.
  • Concurseiro Iniciante/ Intermediário sem edital previsto
    Depois do primeiro mês, busque aumentar sua rotina para 2 horas diárias de estudo para concurso, desde que o edital não esteja previsto.
  • Concurseiro Iniciante/ Intermediário com edital previsto
    Caso existam notícias sobre a possibilidade de uma autorização ou caso o processo de aprovação do concurso já esteja bem avançado (com banca definida, por exemplo), um bom tempo para dedicar aos estudos fica na margem de 3 horas diárias.
  • Edital publicado
    A recomendação é iniciar as rotinas na margem de 4 a 6 horas.

Quanto ao horário, considerando as variações biológicas em nossos níveis de atenção, o melhor momento para se dedicar aos estudos é durante o período matutino, um pouco depois de acordar. Essa faixa é reconhecida como o pico  da concentração humana na maioria das pessoas. Basta pensar que o nosso nível de concentração varia durante o dia, sempre tendendo para a diminuição, já que ficamos cada vez mais cansados com o passar das horas.

3° passo para se organizar no estudo para concurso:  adeque as recomendações para sua realidade

Depois de ler todas as informações do último tópico, pode ser que você tenha analisado o seu caso pensado: “bem, mas eu não consigo fazer isso dessa maneira”. Geralmente isso acontece por duas razões: ou é impossível estudar durante as manhãs ou você não dispõe do tempo médio recomendado.

Mas então é aí que entra a parte mais importante na equação de conciliação de estudo para concurso com outras atividades: você! Afinal, um plano de estudos só é bom se for possível dentro da sua realidade. Então, se você não tem o tempo médio recomendado, estude com o tempo que você dispõe. Caso você não possa acordar mais cedo para pegar as primeiras horas do dia e fazer um pedaço da sua sessão de estudos antes de ir trabalhar, estude para concurso à noite, quando chegar.

Lembre-se de encarar o estudo para concurso como uma maratona e um investimento a longo prazo que se beneficia especialmente da consistência.  Na prática isso quer dizer que ainda que você tenha pouco tempo para se dedicar, caso você estude com qualidade e de forma consistente, ainda é possível colher excelentes resultados.

4° passo para se organizar no estudo para concurso: tenha um plano de estudos

Dispondo de muito ou pouco tempo para estudar, é essencial que você o utilize da maneira mais otimizada possível. É aí que entra o plano de estudo para concurso, ajudando você a definir quais matérias estudar e por quanto tempo.

Essa organização levará em consideração o edital de concurso para a seleção que você pretende prestar, bem como as últimas provas realizadas. Assim, é possível definir o peso e relevância para cada matéria, distribuindo-as de acordo no seu planejamento. Vamos supor, por exemplo, que Língua Portuguesa apresenta o maior número de questões: então ela aparecerá com mais frequência nas suas rotinas do que uma matéria menos relevante.

As suas experiências com cada conteúdo também devem ser consideradas na hora de construir o seu plano de estudos. Afinal, matérias que você tem mais dificuldade também precisarão de mais tempo de dedicação.

Já no quesito estrutura, o seu plano de estudo para concurso pode ser organizado da maneira como você preferir. Os dois métodos mais comuns e preferidos pelos concurseiros são o ciclo de estudos, o cronograma e também a junção dos dois.

Leia mais sobre o cronograma e ciclo de estudos! 

O Gran Cursos Online ajuda você a se organizar no estudo para concurso!

Na plataforma Gran Cursos Online, você encontra ferramentas capazes de ajudá-lo a estruturar um bom cronograma ou ciclo de estudos, de acordo com as suas necessidades e preferências. Veja:

Dicas para conciliar o estudo para concurso com uma rotina cheia de maneira mais simples

Agora que você já conhece os primeiros passos para realizar a conciliação, confira dicas de como tornar o processo  mais simples e objetivo!

1. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: não se compare com os outros

Durante os estudos para concurso, é muito comum escutar histórias de pessoas que foram aprovadas ou que ainda estão estudando e pensar: “eu não estou fazendo a mesma coisa, então não tenho chance.” Isso não é verdade! Cada caso é um caso. Ao invés de se comparar, utilize essas histórias como motivação para continuar se dedicando ao máximo dentro da sua realidade.

Apesar de virem das mais distintas realidades, uma coisa que os candidatos aprovados em concurso público têm em comum é a persistência, mesmo durante os tempos difíceis. Busque agarrar-se a essa informação ao invés de comparar as suas rotinas de estudo para concurso com as de outra pessoa par se colocar para baixo.

O único momento em que a comparação é aceitável, será sob o ponto de vista construtivo: isto é, se você identificar uma técnica ou tática interessante que também pode ajudá-lo a conseguir resultados melhores nas suas rotinas.

2. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: quebre sua preparação em sessões de estudo ao longo do dia

Pode ser que você não disponha de 4 a 6 horas livres seguidas durante a semana. No entanto, o que muita gente não sabe é que as horas de estudo não precisam ser necessariamente seguidas para acarretar nos melhores resultados. De fato, especialistas no mundo dos concursos públicos até afirmam que é melhor que as sessões sejam distribuídas ao longo do dia.

A razão para isso é a variação dos graus de atenção que mencionamos anteriormente: afinal, além de variar muito durante o dia, os seus níveis de atenção também dependem do grau de esforço para se concentrar em determinada atividade. Isso quer dizer algo bem simples, que você já sabe sem precisar de explicação: depois de um esforço mental muito grande, é comum ficar cansado. É aí que a capacidade de assimilação de informações cai.

Ao se dedicar a outras atividades entre as suas sessões de estudo para concurso, você constantemente renova esses “períodos de concentração “, dando ao seu cérebro mais tempo para assimilar as informações obtidas.

Então, você pode encaixar uma sessão de estudos de uma hora antes de ir trabalhar e se dedicar ao restante das horas da sua meta quando chegar em casa à noite, por exemplo. Tudo vai depender de qual é a melhor situação para você.

Saiba como dividir e organizar suas sessões de estudos!

3. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: utilize as horas coringa ao seu favor

As horas coringas são momentos não exclusivamente dedicados ao estudo para concurso, mas que podem ser utilizados como pequenas doses de conteúdo ao longo do dia. Um exemplo disso é o trajeto do trabalho para casa no transporte público, por exemplo: pode ser possível encaixar uma audioaula ou até resolver algumas questões nesse intervalo.

Mas fique ligado: as horas coringa não devem ser contabilizadas como suas horas líquidas regulares de estudos na hora de realizar o planejamento. Em alguns dias pode ser que não seja possível utilizá-las ou fazê-las render da maneira esperada, afinal elas raramente são situações que estão 100% sob o nosso controle. Assim, é mais seguro encará-las como um tempo bônus. 

Saiba como aproveitar as horas coringa! 

4. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: faça seus próprios materiais de revisão

Além de ajudarem a tornar o seu estudo para concurso mais ativo, os materiais de revisão também ajudarão você a manter em mente os detalhes mais importantes de cada conteúdo estudado sem precisar rever toda a matéria. Isso economiza tempo, o que é uma variável muito preciosa quando o assunto é estudo para concurso!

E lembre-se: via de regra, o conteúdo estudado não deve ser revisto do zero e nem da mesma maneira. Se você ainda tiver dúvidas no que foi estudado, filtre os questionamentos resolvendo exercícios e trabalhe pontualmente nos assuntos que causarem maior confusão.

Saiba como organizar suas revisões para concurso! 

5. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: faça renúncias (mas nunca de necessidades básicas)

Outra coisa que se ouve muito dizer é que para ser concurseiro é preciso fazer algumas renúncias. Isso é verdade, mas apenas até certo ponto. Quando se fala sobre renúncias para otimizar o estudo para concurso, estamos falando do tempo investido em redes sociais, seriados, saídas e outras coisas não essenciais que podem ser deixadas para depois.

Tome cuidado para não renunciar das suas necessidades básicas durante as tentativas de conciliação. Em média, um ser humano adulto deve dormir de 7 a 9 horas para garantir um descanso adequado para o próximo dia. Além disso, também precisa manter uma alimentação saudável e adequada para que o corpo possa se concentrar não em sobreviver e sim em aprender.

Não adianta querer lutar contra o biológico! Se você não está bem, não conseguirá os resultados esperados. Então, as 6 horas de estudo que você conseguiu sacrificando a sua saúde, acabarão contando contra você e não ao seu favor. Esse é o pior cenário.

Escute o seu corpo: se você está com muito sono para estudar quando chega em casa, que tal dormir e acordar um pouco mais cedo para tocar aquela demanda de estudos? Essas pequenas adequações podem parecer simples, mas ajudam a manter sua saúde e também a obter resultados melhores.

6. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: fique de olho na iluminação e no seu ambiente de estudo

Na medida do possível, busque sempre ambientes silenciosos, calmos e organizados para estudar. Caso isso não seja possível na sua casa, avalie a possibilidade de visitar uma biblioteca pública ou mesmo uma sala particular. Em casos mais extremos, comprar um fone de ouvido de isolamento sonoro também pode ajudar.

A iluminação também influencia muito: se você estuda durante o dia, por exemplo, o mais recomendado é ter uma luminária branca com luz de led. Agora, para os concurseiros noturnos, a luz amarela é preferível por estimular menos os olhos e, por consequência, não cansar tanto.

Prefira também estudar sentado, garantindo uma boa suspensão da lombar e das pernas. Dessa forma, você pode evitar muito desconforto e problemas nas pernas. Ademais, também é mais fácil diminuir as chances de “adormecer estudando”, algo muito mais comum para quem estuda deitado.

7. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: fique atento para problemas na visão

Problemas oftalmológicos não diagnosticados como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou vista cansada, podem dificultar consideravelmente as suas rotinas de conciliação de estudo para concurso com outras atividades. Afinal, aliado ao esforço de se concentrar, pode ser que seu corpo também esteja lidando com um grande esforço para enxergar os materiais.

Se você sente que a sua visão embaça ao final do dia ou se as dores de cabeça têm ficado cada vez mais comuns quando senta para estudar, então talvez seja o momento de agendar uma consulta com o médico oftalmologista.

8. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: ajude o seu corpo a prestar atenção

O nosso corpo percebe e reage a sinais do meio em que estamos inseridos. Por isso, se você criar uma rotina de estudo para concurso, sentando-se sempre no mesmo lugar e em horários próximos, o seu corpo vai se acostumar a essa nova demanda aos poucos, aumentando imediatamente os níveis de concentração assim que perceber a repetição de pequenos “rituais”.

Tomar uma xícara de café ou chá verde antes das sessões de estudo para concurso pode auxiliar na tarefa de manter o corpo mais atento. Além disso, assistir as videoaulas na velocidade 1.5 x ou 1.75x também aumenta o senso de atenção da mente, já que é preciso mais concentração para compreender e assimilar as palavras.

Nesse processo, alternar as matérias entre fáceis e difíceis também pode ajudar você a ficar mais atento. Lembre-se também de nunca ultrapassar o limite de 1h30 para o estudo de uma única matéria e respeite os descansos entre disciplinas!

9. Dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades: não desista

Como já mencionamos anteriormente, o estudo para concurso público deve ser visto como um treinamento para maratona. Então, cada dia é uma vitória. Mesmo naqueles dias em que você não produziu tanto quanto imaginava, mesmo naqueles em que você estava muito cansado e pensou em desistir. Faça sempre o seu melhor e continue tentando: a aprovação com certeza virá quando você menos esperar.

Trabalhar ou estudar: eis a questão!

Se você já pensou em deixar o trabalho ou faculdade para se dedicar ao estudo para concursos públicos, saiba que você não é o único! Na realidade, muitas pessoas passam por esse mesmo dilema todos os dias.

A verdade é que não existe uma resposta fechada para esse tipo de pergunta, já que vai depender das suas condições. Primeiro pergunte-se: você tem reservas para bancar um período unicamente dedicado ao estudo para concurso? Existe alguém que pode ajudá-lo nesse período? Caso a resposta seja sim, talvez seja algo a se considerar.

No caso da faculdade: você tem algum tipo de prazo para se formar? É viável trancar o curso completamente ou será que o problema poderia ser resolvido com a diminuição ou reorganização de aulas? Coloque tudo isso na balança antes de decidir!

Caso você não possa deixar o trabalho ou a faculdade, ainda há muitas maneiras de conciliar o seu estudo para concurso e outras atividades, como mostramos para você nesse artigo! Dito isso, avalie sempre qual é a melhor opção para você!

Estudo para concurso: prepare-se com o Gran Cursos Online!

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já conhece as principais dicas para conciliar o estudo para concurso com outras atividades!  Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de junho10 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque