Gestão de Processos para a DATAPREV

Por
4 min. de leitura

Finalmente! O tão esperado concurso para a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – DATAPREV S.A. teve seu edital publicado! E uma coisa em comum entre os diversos cargos é a cobrança por conhecimentos relacionados a gestão por processos e modelagem de processos de negócio.

No post de hoje, vou organizar essa “bagunça” para você, e formar algumas ideias e mostrar como você tem apoio, que podem ser fundamentais para sua preparação e, quero crer, para sua aprovação!

Primeiro de tudo, a temática de BPM – Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócios permeia o edital, sendo cobrada em diversos cargos, com três “profundidades” distintas. Vejamos:

  • CARGO 1: ANALISTA DE PROCESSAMENTO – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra do candidato: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.
  • CARGO 3: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: ANÁLISE DE NEGÓCIOS cobra do candidato: 3 Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM CBOK v.4.0). 3.1 Conceitos, modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, transformação de processos, tecnologias de BPM. 3.2 Tipologia dos processos. 3.3 Hierarquia do processo: Macroprocesso, Processo, Subprocesso, Atividades e Tarefa. 3.4 Reengenharia de processos. 3.5 Abordagens de melhoria de processos. 4 Técnicas de coleta de dados; técnicas de reunião. 5 Notação BPMN. 6 Ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos; automação de processos; BPMS.
  • CARGO 7: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra o conhecimento de: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.
  • CARGO 11: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: ENGENHEIRO DE DADOS – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra o conhecimento de: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.
  • CARGO 12: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: ESTRATÉGIA E GOVERNANÇA – nos conhecimentos de GESTÃO POR PROCESSO cobra do candidato os conhecimentos de: 1 Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM CBOK v.4.0). 1.1 Conceitos, modelagem de processos, análise de processos, desenho de processos, gerenciamento de desempenho de processos, transformação de processos, tecnologias de BPM. 1.2 Tipologia dos processos. 1.3 Hierarquia do processo: Macroprocesso, Processo, Subprocesso, Atividades e Tarefa. 1.4 reengenharia de processos. 1.5 Abordagens de melhoria de processos. 1.6 Notação BPMN. 1.7 Ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos; automação de processos; BPMS. 1.8 Escritório de Processos: conceitos; atuação.
  • CARGO 14: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: GESTÃO DE SERVIÇOS DE TIC – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra o conhecimento de: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.
  • CARGO 16: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: INFRAESTRUTURA E OPERAÇÕES (FACILITIES) – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra do candidato o conhecimento de: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.
  • CARGO 19: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: SEGURANÇA CIBERNÉTICA – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra o conhecimento de: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.
  • CARGO 20: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERFIL: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS – nos conhecimentos de GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO cobra o conhecimento de: 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN.

Em suma, podemos tirar quatro conclusões da análise dos conteúdos destes cargos:

Primeiro, gestão de processos e modelagem de processos, para o CEBRASPE e para a DATAPREV estão incluídos sob o guarda-chuva da gestão e da governança de tecnologia da informação, algo que faz todo o sentido, ainda mais no setor público, ainda mais ainda (pleonasmo proposital) numa empresa de processamento de dados que vive da automação de PROCESSOS!

Segundo, e derivado da anterior, a cobrança disseminada de conhecimento de “Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN” presentes nos cargos 1, 7, 11, 14, 16, 19 e 20 é evidência da importância deste conhecimento na operação da DATAPREV, tanto na área de desenvolvimento, dados e infraestrutura/segurança da informação.

Terceiro, o cargo específico de Análise de Negócios pede um conhecimento aprofundado de TODO o CBOK v.4.0, incluindo o ciclo de vida de BPM, ferramentas e técnicas de reengenharia e melhoria de processos, abordando também ferramentas de automação de processos, nossos famosos BPMS.

Por fim, o “topo da cadeia alimentar”, perfil de Estratégia e Governança, tem que saber tudo de tudo de BPM, englobando tudo que o Analista de Negócios deve saber, incorporando os conceitos relativos ao Escritório de Processos, incluindo seu funcionamento e atuação. Alguma dúvida onde esse perfil será alocado na DATAPREV?

No caso deste conteúdo de BPM, a sua sorte é tripla!

Primeiro, pois você vai se candidatar para apenas um dos cargos em questão, e vai poder focar e orientar a sua preparação. Nesse sentido, recomendo uma “visão geral” para os cargos mais disseminados e um “mergulho em profundidade” para o futuro analista de negócios ou de estratégia e governança.

Segundo, por que eu tenho conteúdo gravado de TODO o CBOK v.4.0 aqui no Gran. E esse conteúdo aborda uma visão geral (caso do BPM Geral) e o mergulho profundo, com todo o CBOK gravado. Ainda, tenho diversos posts no Blog, onde detalho o Guia para BPM Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) – Versão 4.0 (https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-cbok-4-0/), o Ciclo de Vida BPM (https://blog.grancursosonline.com.br/bpm-cbok-4-0-o-ciclo-de-vida-bpm/), além de BPMN com seus eventos (https://blog.grancursosonline.com.br/eventos_bpmn/), tarefas (https://blog.grancursosonline.com.br/tarefas-na-bpmn/) e gateways (https://blog.grancursosonline.com.br/bpmn-gateways/).

Terceiro, porque me comprometo a preparar uma série de posts, onde vou esquematizar um resumão, resolvendo algumas questões, para cada um dos três grupos de conhecimento cobrados pela DATAPREV: geral, analista e estratégia.

Vamos juntos e conte comigo para apoiar a sua aprovação!

Bons estudos!

 

Fernando Escobar

Doutorando em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, em Portugal, com pesquisas relacionadas a gestão de projetos/processos, transformação digital e blockchain aplicados ao setor público.

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), com linha de pesquisa em Gestão de Riscos. Também possui Especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Entre 05/2010 e 07/2016, como Servidor Público Federal, foi Analista em Tecnologia da Informação, vinculado à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Desde 08/2016, é Servidor da Justiça Federal, do cargo de Analista Judiciário, especialidade Informática, do quadro do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1a Região.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso Dataprev