A Lei Complementar n° 87, de 13 de setembro de 1996, conhecida como Lei Kandir, trata da isenção do pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações de produtos primários, como itens agrícolas, semielaborados ou serviços.
O que diz o artigo 1°?
Art. 1º – Compete aos estados e ao Distrito Federal instituir o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.
Já de acordo com o art. 2°, o imposto incide sobre:
I – operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;
II – prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;
III – prestações onerosas de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;
IV – fornecimento de mercadorias com prestação de serviços não compreendidos na competência tributária dos municípios;
V – fornecimento de mercadorias com prestação de serviços sujeitos ao imposto sobre serviços, de competência dos municípios, quando a lei complementar aplicável expressamente o sujeitar à incidência do imposto estadual.
Assim, ele não incide em todos os produtos, apenas nesses que aparecem no art.2°. Esse é um detalhe ao qual você deve estar sempre atento.
Mas por que ela se chama Lei Kandir?
A lei foi criada pelo ministro Antônio Kandir, que na época era ministro do Planejamento do governo de Fernando Henrique Cardoso. O seu objetivo ao criar a lei foi dar maior competitividade aos produtos do Brasil no mercado internacional.
Mas ela causou muita discussão, porque alguns governadores e exportadores contestaram sua regulamentação, afirmando que há grandes prejuízos financeiros, já que não há arrecadação destes impostos.
Porém, para compensar a arrecadação, a Lei Kandir obrigou a União a incluir na Lei Orçamentária Anual, até 2002, recursos específicos para ressarcir os cofres estaduais, conhecidos como seguro receita.
Portanto, para a sua prova, você deve primeiro entender cada ponto da lei. O ideal é que você busque provas anteriores e observe como a lei é cobrada, aprenda e depois revise constantemente, até memorizar!
Conte com o Gran Cursos Online!
Nós oferecemos materiais exclusivos e professores especializados, para que você possa se preparar com antecedência e qualidade e alcançar os objetivos que almeja, seja qual for o desafio.
Se você está estudando, por exemplo, para a prova OAB, continue por aqui e saiba mais sobre direito bancário e direito do trabalho, e garanta ótimos resultados no certame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Aqui, no Gran Cursos Online, você ainda fica por dentro de todos os concursos abertos e previstos em todas as regiões do país. Por isso, siga acompanhando nosso site para estar sempre atualizado com as melhores informações.
Participe da conversa