Mulheres líderes no serviço público: conheça histórias de sucesso!

Cada vez mais, as mulheres conquistam espaço em posições de liderança, tanto em empresas do setor privado como também no âmbito público. Conheça as histórias de 9 mulheres líderes no serviço público!

Por
7 min. de leitura

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data muito importante, voltada ao reconhecimento da luta, dos direitos e das conquistas das mulheres, assim como a realização de reflexões sobre o que ainda pode ser melhorado. Neste sentido, é muito importante comemorar as histórias de mulheres líderes no serviço público.

Afinal, ocupar posições de liderança é uma importante conquista na luta pela igualdade de direitos e oportunidades. Cabe aos líderes propor e guiar os demais em busca de mudanças capazes de transformar as vidas de muitas outras pessoas.

Na luta das mulheres, a conquista por posições de liderança é crescente, mas ainda não atingiu pé de igualdade com o público masculino: a última edição (2023) da pesquisa Women in Business, realizada pela empresa Grant Thornton, que o percentual de mulheres em cargos de liderança em empresas brasileiras médias foi de 39%.

Apesar de ainda ser um percentual inferior ao dos homens, os valores de 2023 já representam um aumento considerável desde 2019: naquela época, a mesma pesquisa registrou percentuais de 25% para os mesmos parâmetros analisados. 

No setor público, as mulheres líderes também estão se tornando cada vez mais presentes. Abaixo, trouxemos 9 histórias de sucesso! Acompanhe!

Mulheres líderes no serviço público: Patrícia Cardoso

No dia 10 de janeiro de 2023, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro comemorou a posse da primeira mulher Defensora Pública-Geral da história. Nomeada em 2022 pelo governador Cláudio Castro, Patrícia Cardoso já havia sido a primeira colocada nas eleições internas realizadas dentro do órgão.

Descrita como uma profissional de muita competência, empatia e caráter, Patrícia Cardoso afirmou o compromisso com as pautas sociais para o biênio (2023-2024) e segue na missão de dar um local de destaque à defesa dos direitos das mulheres.

“É de suma importância que saibamos que não se trata somente de levar uma representante do sexo feminino ao comando da Instituição. É necessário e urgente que os debates a respeito do papel da mulher dentro dos sistemas de poder, hoje predominantemente masculinos, sejam trazidos para o dia a dia de uma carreira predominantemente feminina e que conta, portanto, com maior parte de seu quadro formado por defensoras, servidoras, residentes e estagiárias.” – Patrícia Cardoso, Defensora Pública Geral da DPERJ 

Para finalizar a cerimônia de posse, o documento de termo de posse foi entregue pela Dra. Maria Nice Leite, primeira defensora pública do Estado e que ingressou na Instituição em 1958.

Patrícia Cardoso segue como Defensora Pública-Geral da DPE RJ no ano de 2024.

(Fonte: https://defensoria.rj.def.br/) 

Mulheres líderes no serviço público: Flávia Cristina Siqueira Silveira

A liderança feminina também chegou para o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas na área de Segurança Pública no ano de 2023: a major PM Flávia Cristina Siqueira Silveira foi nomeada para assumir a chefia da Assistência Militar do Gabinete da Presidência do Poder Judiciário. Em 130 anos de existência do órgão, essa é a primeira vez que isso acontece.

O cargo em questão é de extrema importância, já que que cuida diretamente de ações de segurança institucional da presidente do TJ AM, bem como também de fóruns, unidades judiciárias e magistrados.

Natural de Castanhal/PA, Flávia já servia como oficial na Polícia Militar há 30 anos: “Quando eu entrei na corporação ainda havia aquela dificuldade por ser mulher e ter que competir com os homens. É uma luta que não terminou 100%; sempre estamos lutando, diariamente, de forma dupla e até tripla, para alcançar nossos objetivos, ideais, pois, assim como os homens, nós também sonhamos realizar”, ela complementou.

O convite para a nova posição foi realizado pela desembargadora Nélia Caminha Jorge, presidente do TJ AM. Antes de assumir a nova posição de chefia, Flávia Cristina também chefiou a Assessoria Militar da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal.

(Fonte: https://www.tjam.jus.br/) 

Mulheres líderes no serviço público: Mônica de Mesquita Miranda

Já no Distrito Federal, Mônica de Mesquita Miranda foi nomeada como a primeira mulher comandante-geral na história do Corpo de Bombeiros do Brasil! Natural de Brasília, ela ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do DF em 1993.

Formada em psicologia, a coronel foi condecorada com as medalhas Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico ao longo do seu tempo de serviço. Ela também atuou em outras diretorias, como: Diretoria de Ensino CBMDF, Investigação de Incêndio CBMDF, dentre outras. A nomeação da nova comandante-geral ocorreu no dia 4 de janeiro de 2023 e foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

(Fonte: https://www.cbm.df.gov.br/) 

Mulheres líderes no serviço público: Ana Paula Barros Habka

Mais uma grande conquista para mulheres líderes na área de Segurança Pública, Ana Paula Barros Habka tomou posse como comandante-geral da Polícia Militar (PMDF) no dia 9 de janeiro de 2024; ela é a segunda mulher na história da corporação a assumir esta posição.

Ana Paula Barros já atua há 30 anos na Polícia Militar do Distrito Federal, tendo sempre realizado um trabalho de destaque na corporação.

De acordo com  o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a nomeação de Ana Paula Barros Habka com certeza será primordial para tratar, dentre outras questões, sobre a importante pauta de combate a violência contra a mulher, um dos focos de ação da Segurança Pública do ano de 2024.

A nomeação de Ana Paula Barros também marca um momento histórico para o Brasil: mulheres em posições de liderança no CBMDF e na PMDF!

(Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br)

Mulheres líderes no serviço público: Ana Cláudia Saraiva Gomes

Delegada-geral na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte desde 2019, Ana Cláudia Saraiva Gomes é graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA) no Ceará. Ela ingressou na força policial em 1996, após ter concluído o Curso de Formação para o cargo de Delegado.

Além de administrar as Delegacias Regionais de Mossoró, Seridó e Mato Grande, ela também atuou como Delegada de Atendimento à Mulher, ficando na linha de frente na luta de defesa aos direitos das mulheres.

Antes de se tornar Delegada-Geral, ela já havia ocupado posições de liderança, exercendo a presidência na 1ª Comissão de Disciplina da Corregedoria da Polícia Civil, bem como dois mandatos como presidente na Associação de Delegados da Polícia Civil.

(Fonte: http://policiacivil.rn.gov.br)

Mulheres líderes no serviço público: Tarciana Medeiros

Em seus 200 anos de existência, o Banco do Brasil nunca havia apresentado mulheres na presidência. Agora, Tarciana Medeiros, funcionária da instituição há 22 anos, passou a exercer esse papel a partir do dia 16 de janeiro de 2023.

Natural de Campina Grande, iniciou a vida profissional como feirante e atuou como professora antes de ingressar no Concurso Banco do Brasil prla agência de Posto da Mata/BA.

Dois anos depois de ingressar, Tarciana Paula já conquistou o seu primeiro cargo de gestão dentro do Banco do Brasil. Ela foi um destaque em projetos de gestão, automação de convênios, prospecção, táticas para mercados de agronegócio, dentre outros.

(Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/) 

Mulheres líderes no serviço público: Ilana Trombka

Diretora-Geral do Senado Federal desde 2015, Ilana Trombka foi aprovada aos 24 anos como Analista de Comunicação (Especialidade de Relações Públicas) no Senado Federal e cresceu dentro do órgão até conquistar, aos 43 anos, o cargo que ocupa até hoje.

Ela é mestre em Comunicação Social pela PUCRS, especializada em Direito Legislativo e esteve a frente de vários programas de peso no Senado, tais como: “Programa 0800 – A voz do cidadão”, ” Liga do Bem”, dentre outros.

Ilana Trombka também é uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil, cujo objetivo é garantir direitos iguais, segurança, trabalho, saúde e educação de qualidade para todas as mulheres do Brasil.

Em 200 anos do Senado, Ilana Trombka é a segunda Diretora-Geral mulher.

(Fonte: https://www12.senado.leg.br/)

Mulheres líderes no serviço público: Betânia Lemos

Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) desde 2023, Betânia é graduada, mestre e doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e, no serviço público, tem mais de de 15 anos de atuação na área de avaliação econômica de projetos sociais e políticas públicas.

Dentre as suas conquistas, também está a autoria do primeiro manual de Avaliação Econômica de Projetos Sociais no Brasil e exerce o cargo de Auditora Federal de Finanças e Controle, além da Presidência na ENAP.

(https://www.gov.br/gestao/)

Mulheres líderes no serviço público: Luciana Servo

Terceira mulher a presidir o IPEA, Luciana Mendes Santos Servo é mestre e doutora em economia, sendo especialista também em economia da saúde.

Ela já trabalha há 26 anos no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, tendo sido nomeada para o cargo de Presidência em 2023.

(https://www.ipea.gov.br/portal/quem-e-quem-cat/180-presidenta)

Mulheres líderes no serviço público: perspectivas para o futuro

Ao longo do conteúdo, você conferiu histórias de mulheres líderes no serviço público. Também foi possível perceber que, em muitas das histórias, a liderança feminina foi uma ocorrência inédita em uma série de órgãos públicos. Isso indica que, apesar da luta por direitos e igualdade não ter terminado, apresenta perspectivas otimistas para o futuro.

Atualmente, de acordo com os dados do portal do Ministério Público da Fazenda, as servidoras correspondem à 41% da força de trabalho atual.

Esses números, contudo, têm aumentado com o tempo e tendem a ser cada vez maiores. Sem dúvidas, a luta continua, mas não sem as incríveis conquistas de todas as mulheres líderes no serviço público brasileiro. Que cada conquista seja devidamente comemorada!

Especial Semana da Mulher GRAN

Ao longo do conteúdo você pôde conhecer um pouco mais sobre algumas mulheres líderes no serviço público! Essa matéria faz parte da série Especial Semana da Mulher GRAN!

No dia 08/03, você poderá comemorar esta importante data com a transmissão gratuita: “Dia Internacional da Mulher | Quais são e como Surgiram Os Direitos das Mulheres?

Inscreva-se no evento gratuito!

Aqui no Blog, ao longo da semana, você também confere uma série de publicações temáticas! Fique ligado para não perder tudo que está programado!

O Gran na luta pela igualdade: conheça as ações empreendidas aqui!

Você sabia que o Gran é signatário do Pacto Global? Essa iniciativa, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, busca alinhar as ações de empresas e negócios com princípios essenciais de direitos humanos, bem como condições mais inclusivas e justas de trabalho, questões do meio ambiente e de combate à corrupção.

Atualmente, o Gran tem compromisso ativos com 4 pilares do Pacto Global, sendo eles:  Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno e Elas Lideram em 2030.  Esta última pauta (Elas Lideram 2030), tem como objetivo diminuir as desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, empoderando trabalhadoras e trazendo-as cada vez mais para posições de liderança!

Dentre os objetivos e diretrizes do Movimento Elas Lideram, também seguidos pelo Gran, estão:

  • Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa, no trabalho; respeitar os direitos humanos de não discriminação;
  • Promover Igualdade de Gênero através de iniciativas e defesa da comunidade;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Nós mudamos vidas diariamente!

Para você se inspirar, veja abaixo depoimentos de mulheres aprovadas em diversos concursos públicos:

Você pode assistir ainda ao relato de Ludimilla Costa, uma história emocionante!

E se o seu sonho também é ser aprovado em concursos públicos, Exame de Ordem, Residências ou CFC, garanta a preparação completa (com videoaulas, PDFs, audioaulas, plataforma de questões, recursos para otimização de estudos e muito mais) com a Assinatura Ilimitada! Conheça mais sobre cada um dos planos:



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
7 min. de leitura