Na Ponta da Língua – 11º episódio: Minissimulado FCC – Parte III

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22 de setembro3 min. de leitura

tamanho-quadrado-7Olá, queridos amigos!

Em minha concepção, o instrumento mais poderoso para a preparação de candidatos a um determinado certame é a execução de questões. E é fundamental que um concurseiro entenda a diferença entre “saber língua portuguesa” e “saber resolver questões de língua portuguesa”.

No primeiro caso, prepare-se: o estudo acaba de se tornar infinito! Saber a língua portuguesa é um propósito sem linha de chegada, visto que, todos os dias, falantes e escritores adotam novas formas de uso do idioma! Além disso, quando abrimos uma gramática tradicional técnica, deparamo-nos com conhecimentos que, muitas vezes, nem nos serão úteis. Veja, por exemplo, a página 58 da obra “Moderna Gramática da Língua Portuguesa”, do ilustre Evanildo Bechara (37ª edição). Nessa seção, o autor fala sobre o funcionamento do aparelho fonador humano, descrevendo como trabalham em prol da comunicação os dentes, a língua, a glote, as cordas vocais etc. Diante disso, faço um questionamento: quando isso será assunto em uma prova de concurso público? Na disciplina biologia, talvez. Ou, quem sabe, em um concurso para a contratação de fonoaudiólogos. Mas isso nunca será cobrado em uma prova de língua portuguesa! É missão do professor de português ter esse conhecimento, mas é irrelevante que o docente leve tal análise para a sala de aula (ainda mais quando o objetivo é a preparação de candidatos para concursos públicos). Um bom professor possui aparato teórico muito maior que os ensinamentos oferecidos em sala de aula (e isso não é uma definição minha). Todavia, do que o candidato precisa?

Um bom candidato precisa saber executar questões. Com esse objetivo em mente, o planejamento passar a ser o seguinte: o foco está na boa execução do que será questionado em provas e, para tanto, a teoria deve ser adotada como suporte! Obras gramaticais, portanto, surgem em um segundo momento da fase de estudos. Primeiramente, o candidato deve tentar executar questões; em seguida, buscar-se-ia a teoria para ratificar acertos e retificar erros. Lembre-se: o objetivo é acertar questões! E essa missão exige treino!

Por esse motivo, quero oferecer, mensalmente, programas com minissimulados! O meu desejo é que você tenha, na ponta da língua, as respostas necessárias! E isso ainda passa por outro filtro: conhecer a banca! Cada uma possui seus assuntos prediletos e seus métodos de cobrança! Precisamos conhecer nosso “adversário”.

Em nosso quarto minissimulado, que vai ao ar nesta sexta-feira, 16 de setembro, daremos continuidade a nossa aula da semana passada que teve como foco a FCC, banca que realizará a prova do TRE-SP! Isso significa que o episódio desta semana só servirá aos inscritos nesse certame? CLARO QUE NÃO! Quem se prepara para concursos públicos não pode ter preguiça, e precisa conhecer cada vez mais esse universo! Você deve ter um foco, o que não exclui o reconhecimento de outros caminhos! E, se um dia, a FCC aplicar a prova para a Câmara dos Deputados? Você vai ser um candidato viciado em Cespe? O seu foco, hoje, é o Cespe, mas a sua construção de conhecimento deve estar além disso!

Clique aqui para fazer o download do Minissimulado FCC – Parte III!

Todas as respostas e comentários das questões estão disponíveis no décimo primeiro episódio de Na Ponta Da Língua! Perdeu os episódios anteriores? Não se preocupe! As transmissões estão disponíveis para visualização em nosso canal, clique nos links abaixo:

1º episódio – O Hino e a Língua
2º episódio – Particularidades léxicas: ame-as ou entenda-as!
3º episódio – Minissimulado – IDECAN

4º episódio – Especial PC-GO
5º episódio – O “Que” e “Por que” decorar?
6º episódio – Aviões do Forró – Fiquei sabendo
7º episódio – Minissimulado – CESPE
8º episódio – Regência Verbal
9º episódio – Minissimulado FCC – Parte I
10 episódio – Minissimulado FCC – Parte II

Não se esqueça que um novo episódio do Na Ponta da Língua vai ao ar toda sexta-feira ao meio-dia no canal do Gran Cursos Online no Youtube!

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Elias Santana é Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por esta razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

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