O que estudar para o concurso Detran DF? Confira!

Chegou o novo edital para o Departamento de Trânsito de Distrito Federal! Saiba o que estudar para o concurso Detran DF pós-edital e garanta a aprovação como Técnico ou Analista em Atividades de Trânsito!

Avatar


12 de setembro7 min. de leitura

Você já sabe o que estudar para o concurso Detran DF? ! A nova seleção do Departamento de Trânsito de Distrito Federal  teve seu edital mais recente publicado no dia 9 de setembro de 2022 e oferta 366 oportunidades de nível médio e superior para os cargos de Técnico e Analista de Trânsito!

Se tem interesse em participar do Concurso Detran DF, poderá fazer a sua inscrição no período de 10 de outubro a 08 de novembro, por meio do site da banca organizadora: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As provas serão aplicadas no dia 11 de dezembro de 2022!

O Concurso Detran DF é uma excelente opção de ingresso na carreira pública, contando com remunerações que variam entre R$4.650,00. e R$ 6.437,50. Saiba o que estudar para o Concurso Detran DF com foco nos cargos de Técnico e Analista de Trânsito e como aproveitar ao máximo os meses até a sua prova!

Saiba TUDO sobre o Concurso Detran DF

O que estudar para o concurso Detran DF: disciplinas e etapas para cada cargo

De acordo com o novo edital do Concurso Detran DF, a relação de disciplinas cobradas é a seguinte:

Cargo Disciplinas
Técnico em Atividades de Trânsito Língua Portuguesa: 10 questões
Noções de Informática: 5 questões
Conhecimentos sobre o Distrito Federal: 5 questões
Legislação Geral: 10 questões
Conhecimentos Específicos: 30 questões
Analista em Atividades de Trânsito Língua Portuguesa: 10 questões
Noções de Informática: 5 questões
Conhecimentos sobre o Distrito Federal: 5 questões
Legislação Geral: 10 questões
Conhecimentos Específicos: 30 questões

De modo geral, os conteúdos cobrados são muito similares, sendo as noções em Direito Civil um grande diferencial compreendido em conteúdos específicos para o cargo de nível superior.

Outra diferença é a presença de avaliações discursivas para o cargo de Analista, com caráter classificatório e eliminatório. Para o cargo de Técnico, a única etapa será a aplicação de prova objetiva com 60 questões no modelo múltipla escolha.

O que estudar para o concurso Detran DF: dicas para estudo pós-edital

Utilize o índice abaixo para te ajudar a navegar pelas dicas de estudo:

1°dica: estude com um bom plano de estudos

Especialmente no período pós-edital,é importante contar com um bom plano de estudos, capaz de otimizar ao máximo o seu tempo para o Concurso Detran DF! Essa organização deve levar em consideração as matérias mais cobradas e também as suas dificuldades individuais com cada conteúdo

Também existe a possibilidade de dedicar menos tempo a uma matéria que você já domina do Concurso Detran DF. Quer um exemplo? Caso você já tenha estudado Língua Portuguesa para outros concursos públicos e esteja afiado na matéria, é possível reduzir a 1 hora para 20 minutos de questões e revisões!

Uma outra dica para saber se você já domina determinada matéria é avaliar o seu percentual de acertos em questões de concurso: se você conseguir se manter numa constante de 85% ou superior, então é sinal verde para se dedicar de maneira mais pontual nessas disciplinas! Para percentuais menores do que isso, o tempo integral pode ser a melhor opção, centrando-se especialmente nos pontos de dúvidas!

Veja mais dicas de como estruturar um bom cronograma de estudos!

2°dica: domine o perfil da banca organizadora

A banca organizadora responsável pelo Concurso Detran DF 2022 é a IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). Similar à Fundação Cesgranrio, é conhecida por apresentar dificuldade média/alta em suas avaliações.

A banca IBFC não é conhecida por enunciados longos ou truncados, também não sendo comum que aposte em pegadinhas. As questões geralmente são de múltipla escolha e existe uma preferência pela seleção do item INCORRETO em cada item.

Outra dica importante é que a banca IBFC costuma cobrar todo o conteúdo previsto em edital: por isso, busque uma preparação mais diversificada possível, abordando o máximo de matérias distintas ao longo de um dia de preparação.

Além de conhecer os pontos técnicos da banca IBFC, a melhor maneira de dominar o seu perfil para o Concurso Detran DF é por meio da realização de questões de concurso! No Gran Cursos Questões, você pode encontrar e resolver itens direcionados com mais facilidade, acompanhando seus percentuais de acerto por painéis ilustrativos e de rápida interpretação!

Comece a resolver questões formuladas pela Banca IBFC! 

3° dica: pratique para a prova discursiva

A prova discursiva do Concurso Detran DF será aplicada apenas para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito no mesmo dia das avaliações objetivas. Ela será composta por uma única questão sobre conhecimentos específicos para o cargo. O candidato deverá desenvolver a resposta observando o limite mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.

Trazendo novamente a questão da banca IBFC, o correto uso da língua portuguesa é um ponto muito relevante para a sua aprovação. Também espera-se um bom grau de argumentação e estruturação do texto. Por isso, não caia na besteira de não se preparar para a avaliação discursiva!

Reserve pelo menos uma hora por semana para focar nas avaliações discursivas! Caso você tenha dificuldade em efetuar a correção, você pode pedir a ajuda de algum conhecido ou procurar os cursos específicos de redação/avaliações discursivas aqui do Gran Cursos Online!

Saiba mais detalhes de como fazer uma boa avaliação discursiva em concursos! 

4°dica: invista MUITO em Legislação de Trânsito

Como já citamos anteriormente, a Legislação de Trânsito é uma disciplina que permeia todos os cargos de carreiras de atividades do Trânsito do Concurso Detran DF. Por isso, é essencial que o estudo seja diferenciado.

O professor Estevão Gonçalo afirma que o estudo da Legislação de Trânsito passa por duas partes essenciais:

  • Conhecer muito bem o CTB (Código de Trânsito Brasileiro);
  • Conhecer as resoluções de trânsito vigentes

Para garantir uma excelente pontuação, é importante que você leia e domine todo o CTB. Porém, faça uma nota especial para os artigos revogados e/ou vetados. É importante ficar atento à notícias como a aprovação da a Lei nº 14.071/2020, que passou a valer a partir da última segunda-feira 12 de abril de 2021.

A partir dessa nova lei, alteram-se prazos para a renovação da CNH, passando a ser de dez anos para motoristas com menos de 50 anos, 5 anos para as idades entre 50 e 70 anos e três anos para motoristas acima de 70 anos. Foi também criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e implantada maior severidade na ocorrência de lesão corporal por acidente causado por motorista embriagados. Todas essas mudanças podem alterar a cobrança de itens em seus estudos. Por isso, fique atento aos principais veículos de comunicação sobre o seu certame e dicas de estudo.

5°dica: estude as resoluções de trânsito apenas após dominar o CTB

Outra dica importante para quem quer conquistar uma vaga no Detran DF, ainda segundo o professor Estevão Gonçalo, é deixar para estudar as resoluções de trânsito apenas depois de dominar o CTB. Afinal, resoluções são realizadas e alteradas com muita frequência. No último concurso do Detran, foram cobradas 11 resoluções, das quais 5 foram anuladas entre o edital e a realização da prova.

Assim, uma boa dica de se estudar resoluções é pincelar as mais importantes e ir estudando as outras gradualmente, dando mais atenção ao Código de Trânsito Brasileiro.

Em sua lista de resoluções essenciais do CONTRAN, assegure-se em abordar:

  • 30/98
  • 32/98
  • 56/98
  • 108/99
  • 110/00
  • 300/08
  • 351/10
  • 558/15
  • 623/16
  • 634/16
  • 712/17
  • 715/17
  • 780/19
  • 809/20
  • 849/21
  • 870/21
  • 886/21
  • 897/22
  • 926/22
  • 929/22
  • 941/22

Estas podem e devem ser incluídas no seu estudo desde o início. Confira e pratique os principais tópicos de Legislação de Trânsito abaixo com o professor Paulo Sérgio!

6°dica: estude resolvendo questões e provas anteriores

Uma prática que não pode faltar na sua rotina de estudos para o Concurso Detran DF é a resolução de questões de concurso. Afinal, essa é a maneira mais eficiente de se conhecer o perfil da banca avaliadora, prevenir-se contra pegadinhas, monitorar o seu tempo e se acostumar com o ritmo da prova.

A banca responsável pelo último certame Detran DF  em 2012 foi a Fundação Universa. Já para a seleção de 2022, a banca IBFC foi a nova escolhida. Mesmo com a mudança, você ainda poderá utilizar a resolução de questões da prova passada para complementar os estudos. Afinal, os conteúdos cobrados são os mesmos.

No Gran Cursos Questões você encontra questões de Concurso Detran DF anteriores com facilidade, podendo resolvê-las gratuitamente. Além disso, ao fazer seu cadastro, você ainda confere milhares de gabaritos comentados para as questões e monitora seu desempenho com auxílio da plataforma, que grava e analisa seu progresso de forma instantânea, ajudando a guiar seus estudos.

Confira um exemplo de questão comentada que você pode encontrar na plataforma Gran Cursos Questões:

Prova: FUNIVERSA, DETRAN  para Agente de Trânsito, 2012.

No que diz respeito à habilitação para dirigir veículos em acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta.

(A). São requisitos não ser penalmente imputável e ter atingido a idade mínima de dezesseis anos.
(B). Para habilitar-se às categorias D e E, o motorista deve ser maior de 25 anos.
(C). O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou à execução de trabalho agrícola só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E.
(D). É requisito saber ler, mas não há exigência de saber escrever.
(E). O reconhecimento de habilitação obtida em outro país não está subordinado às condições estabelecidas em convenções ou tratados.

Resposta comentada

Gabarito: Letra C

ALTERNATIVA A) Incorreto. Vejamos os requisitos previstos no Art. 140 do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 140.(CTB) A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:

I – ser penalmente imputável;
II – saber ler e escrever;
III – possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

ALTERNATIVA B) Incorreto. Deve ser maior de 21 anos e não 25 anos como afirma a alternativa.

Art. 145. (CTB) Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

I – ser maior de vinte e um anos

ALTERNATIVA C) Correto. Conforme Art. 144 do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 144. (CTB) – O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E.

ALTERNATIVA D) Incorreto. É requisito saber ler e também escrever.

Art. 140,II (CTB) – saber ler e escrever;

ALTERNATIVA E) Incorreto.

Art. 142. (CTB) – O reconhecimento de habilitação obtida em outro país está subordinado às condições estabelecidas em convenções e acordos internacionais e às normas do CONTRAN.

*Resposta pelo professor Lucas Davi da equipe Gran.

Deu para perceber como as respostas do Gran Cursos Questões são bastante completas ajudando você a não apenas saber os itens que você errou, mas promovendo um conhecimento mais profundo sobre tudo que foi perguntado, não é?

Registre-se gratuitamente na plataforma Gran Cursos Questões

O que estudar para o concurso Detran DF: curso preparatório

Para garantir uma preparação mais especializada para o Concurso Detran DF para Analista e Técnico de Trânsito, conte com os cursos preparatórios do Gran Cursos Online. As matérias são constantemente atualizadas para garantir o máximo de aproveitamento para os alunos, guiando você na direção certa para te ajudar a conquistar o sonhado cargo na inciativa pública!

Saiba mais sobre os cursos preparatórios Gran 

Resumo do Concurso Detran DF

Concurso Detran DF Departamento de Trânsito de Distrito Federal
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Cargos Técnico de Trânsito e Analista Administrativo de Trânsito
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Segurança Pública e Administrativa
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 366 vagas
Remuneração de R$ 4.650,00 a R$ 6.437,50.
Inscrições de 10 de outubro a 08 de novembro de 2022
Taxa de inscrição de R$ 80,00 a R$ 90,00
Data da prova objetiva 11 de dezembro de 2022
Clique aqui para ver o edital do concurso Detran DF

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


12 de setembro7 min. de leitura