O que estudar para o concurso Detran DF? Confira!

Descubra como se preparar para o Concurso Detran DF autorizado e previsto para 2021, com a oferta de 72 vagas para Assistente e Técnico de Trânsito.

Avatar


07/05/2021 | 13:00 Atualizado há 166 dias

Concurso Detran DF  foi aprovado no dia 8 de março de 2021 e prevê 72 vagas para os cargos de Assistente de Trânsito e Técnico de Trânsito. A espera para realização desse certame é muito grande, principalmente considerando que o último certame aconteceu em 2012. Se você sonha com um cargo público no Detran DF, a melhor estratégia é iniciar os seus estudos no período pré-edital. Mas o que estudar para o concurso Detran DF visando a aprovação nos cargos de Assistente e Técnico de Trânsito?

Saiba TUDO sobre o Concurso Detran DF

O que estudar para o concurso Detran DF: dicas para estudo pré-edital

Utilize o índice abaixo para te ajudar a navegar pelas dicas de estudo:

1°dica: Utilize o tempo ao seu favor

O erro de muitos concurseiros é aguardar a publicação do edital para começar os estudos. Essa prática pode prejudicar seu aproveitamento geral e diminuir as suas chances de ser aprovado no Concurso Detran DF, já que após a publicação do edital, o prazo para realização da prova geralmente fica limitado a apenas alguns meses. Assim, é preciso correr com o conteúdo, criando rotinas muitas vezes muito pesadas para serem levadas até o final com qualidade.

Lembre-se que não basta apenas estudar. Você precisa estudar com qualidade e estratégia, absorvendo e aprendendo a aplicar os conhecimentos da maneira requisitada pelo certame. Por isso que passar em concurso público pode ser uma tarefa complexa: também diz muito sobre sua organização, autoconhecimento (para reconhecer rotinas e métodos de estudos que mais adequam ao seu perfil) e capacidade de aplicar todos os conhecimentos adquiridos de forma prática, no molde avaliativo dos certames.

Por sorte, todas essas competências se adquirem com resiliência, treino e, também, com tempo. Por isso, utilize o tempo pré-edital ao seu favor.

2°dica: Fortaleça sua base de conhecimentos gerais para o Concurso Detran DF

De maneira geral, os cargos ofertados pelo Detran DF compartilham uma série de conteúdos base, que devem ser denominados pelos candidatos que buscam a aprovação. É claro que todos os conhecimentos do conteúdo programático são importantes. Contudo, uma boa estratégia para os seus estudos no momento pré-edital, especialmente se você não sabe por onde começar, é fortalecer a sua base.

Para o Concurso Detran DF, os conhecimentos básicos (que você precisa tirar de letra!) cobrados na maioria das provas, incluindo Assistente Técnico de Trânsito e Técnico de Trânsito, são:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática e Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Legislação de Trânsito

Para saber como está o seu entendimento dessas matérias e avaliar os principais pontos a serem trabalhados, você pode contar com a resolução de questões de concurso do Gran Cursos Questões como seu grande aliado. Afinal, a plataforma não apenas permite que você tenha acesso a milhares de questões de concurso com gabarito comentado, ela também salva e avalia o seu desempenho com o passar do tempo, geral e por matéria.

Ao analisar a lista e comparar com os editais anteriores do Concurso Detran DF, você deve ter notado que Legislação de Trânsito aparece como conhecimentos específicos no documento oficial. Contudo, a inclusão desse conhecimento na coluna de conhecimentos básicos foi proposto pelo professor Estevão Gonçalo aqui do Gran, afim de reforçar a importância dessa matéria. Quer saber mais? Nós explicamos na próxima dica!

3°dica: Invista MUITO em Legislação de Trânsito

Como já citamos anteriormente, a Legislação de Trânsito é uma disciplina que permeia todos os cargos de carreiras de atividades do Trânsito do Concurso Detran DF. Por isso, é essencial que o estudo seja diferenciado.

O professor Estevão Gonçalo afirma que o estudo da Legislação de Trânsito passa por duas partes essenciais:

  • Conhecer muito bem o CTB (Código de Trânsito Brasileiro);
  • Conhecer as resoluções de trânsito vigentes

Para garantir uma excelente pontuação, é importante que você leia e domine todo o CTB. Porém, faça uma nota especial para os artigos revogados e/ou vetados. É importante ficar atento à notícias como a aprovação da a Lei nº 14.071/2020, que passou a valer a partir da última segunda-feira 12 de abril de 2021.

A partir dessa nova lei, alteram-se prazos para a renovação da CNH, passando a ser de dez anos para motoristas com menos de 50 anos, 5 anos para as idades entre 50 e 70 anos e três anos para motoristas acima de 70 anos. Foi também criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e implantada maior severidade na ocorrência de lesão corporal por acidente causado por motorista embriagados. Todas essas mudanças podem alterar a cobrança de itens em seus estudos. Por isso, fique atento aos principais veículos de comunicação sobre o seu certame e dicas de estudo.

4°dica: Estude as resoluções de trânsito apenas após dominar o CTB

Outra dica importante para quem quer conquistar uma vaga no Detran DF, ainda segundo o professor Estevão Gonçalo, é deixar para estudar as resoluções de trânsito apenas depois de dominar o CTB. Afinal, resoluções são realizadas e alteradas com muita frequência. No último concurso do Detran, foram cobradas 11 resoluções, das quais 5 foram anuladas entre o edital e a realização da prova.

Assim, uma boa dica de se estudar resoluções é pincelar as mais importantes e ir estudando as outras gradualmente, dando mais atenção ao Código de Trânsito Brasileiro.

Também existem casos de resoluções que persistem sem alterações a muitos anos e, por isso, são mais seguras para se memorizar. São elas as Resoluções de Trânsito:

  • 277
  • 349
  • 432
  • 452

Estas podem e devem ser incluídas no seu estudo desde o início. Para essa e mais dicas sobre como se preparar para o Concurso Detran DF, confira abaixo o vídeo de preparação com o professor Estevão Gonçalo aqui do Gran Cursos Online!

5°dica: estude resolvendo questões e provas anteriores

Uma prática que não pode faltar na sua rotina de estudos para o Concurso Detran DF é a resolução de questões de concurso. Afinal, essa é a maneira mais eficiente de se conhecer o perfil da banca avaliadora, prevenir-se contra pegadinhas, monitorar o seu tempo e se acostumar com o ritmo da prova.

A banca responsável pelo último certame Detran DF  em 2012 foi a Fundação Universa. Ainda que não exista indicação de banca para o novo certame, uma boa estratégia para estudar é resolver questões anteriores, já que a tendência é que os processos avaliativos sejam semelhantes.

No Gran Cursos Questões você encontra questões de Concurso Detran DF anteriores com facilidade, podendo resolvê-las gratuitamente. Além disso, ao fazer seu cadastro, você ainda confere milhares de gabaritos comentados para as questões e monitora seu desempenho com auxílio da plataforma, que grava e analisa seu progresso de forma instantânea, ajudando a guiar seus estudos.

Confira um exemplo de questão comentada que você pode encontrar na plataforma Gran Cursos Questões:

Prova: FUNIVERSA, DETRAN  para Agente de Trânsito, 2012.

No que diz respeito à habilitação para dirigir veículos em acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa correta.

(A). São requisitos não ser penalmente imputável e ter atingido a idade mínima de dezesseis anos.
(B). Para habilitar-se às categorias D e E, o motorista deve ser maior de 25 anos.
(C). O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou à execução de trabalho agrícola só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E.
(D). É requisito saber ler, mas não há exigência de saber escrever.
(E). O reconhecimento de habilitação obtida em outro país não está subordinado às condições estabelecidas em convenções ou tratados.

Resposta comentada

Gabarito: Letra C

ALTERNATIVA A) Incorreto. Vejamos os requisitos previstos no Art. 140 do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 140.(CTB) A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:

I – ser penalmente imputável;
II – saber ler e escrever;
III – possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

ALTERNATIVA B) Incorreto. Deve ser maior de 21 anos e não 25 anos como afirma a alternativa.

Art. 145. (CTB) Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

I – ser maior de vinte e um anos

ALTERNATIVA C) Correto. Conforme Art. 144 do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 144. (CTB) – O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E.

ALTERNATIVA D) Incorreto. É requisito saber ler e também escrever.

Art. 140,II (CTB) – saber ler e escrever;

ALTERNATIVA E) Incorreto.

Art. 142. (CTB) – O reconhecimento de habilitação obtida em outro país está subordinado às condições estabelecidas em convenções e acordos internacionais e às normas do CONTRAN.

*Resposta pelo professor Lucas Davi da equipe Gran.

Deu para perceber como as respostas do Gran Cursos Questões são bastante completas ajudando você a não apenas saber os itens que você errou, mas promovendo um conhecimento mais profundo sobre tudo que foi perguntado, não é?

Registre-se gratuitamente na plataforma Gran Cursos Questões

O que estudar para o concurso Detran DF: curso preparatório

Para garantir uma preparação mais especializada para o Concurso Detran DF para Assistente de Trânsito e Técnico de Trânsito, conte com os cursos preparatórios do Gran Cursos Online. As matérias são constantemente atualizadas para garantir o máximo de aproveitamento para os alunos, guiando você na direção certa para te ajudar a conquistar o sonhado cargo na inciativa pública.

Saiba mais sobre os cursos preparatórios Gran 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Concurso Detran DF Detran DF


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *