Por que resolver questões todos os dias?

Resolver questões auxilia na triagem, compreensão, assimilação e revisão de conteúdos para a seleção que você pretende prestar. Descubra a importância de implementar essa técnica nas suas rotinas de preparação desde o início!

Avatar


08 de agosto6 min. de leitura

Não é segredo que resolver questões está entre as técnicas de estudo essenciais para quem quer obter a aprovação mais rapidamente. Mas você sabia que existem benefícios em resolver exercícios desde o seu primeiro dia preparação?

Isso vem da noção de que acertar deve ser apenas um dos objetivos dos concurseiros ao estudar por exercícios: afinal, a resolução de questões possui uma gama de aplicações bem mais ampla. Com isso, os erros podem se tornar uma fonte de aprendizado até maior do que os acertos. Acompanhe o conteúdo para saber mais detalhes e descobrir as melhores maneiras de resolver questões todos os dias!

Por que é importante resolver questões todos os dias?

A principal importância por trás de resolver questões todos os dias está em se manter em constante contado com o conteúdo. Veja abaixo o detalhamento dos demais benefícios de resolver questões, otimizados pela prática diária!

Resolver questões ajuda a compreender o perfil da banca e órgão

As bancas organizadoras são as instituições responsáveis pela formulação da sua prova e aplicação da maioria das demais etapas envolvidas na seleção. FCC, Cebraspe, FGV, Quadrix são alguns exemplos dos nomes que você poderá encontrar no seu edital. Em alguns casos, o próprio órgão pode assumir o compromisso de organizar e aplicar as avaliações.

Como cada instituição é formada por grupos diferentes de professores e padrões de cobrança, uma pergunta sobre o mesmo tema pode ser realizada de maneiras completamente distintas. Pode ser que seja por meio da apresentação de um exemplo, contextualização por meio de um texto ou um item que valorize mais a memorização. Até mesmo a linguagem utilizada pode se distinguir muito.

Exatamente por todas essas razões, quanto mais cedo você começar a resolver questões da banca organizadora e/ou órgão do cargo que você pretende ocupar, mais rapidamente você vai se acostumar com os padrões utilizados. Além disso, também é sempre importante lembrar que o uso de banco de questões também é muito comum para a formulação das provas.

De maneira resumida, um banco de questões é uma coletânea de itens da própria banca que pode ser aplicada mais de uma vez em diferentes avaliações. Assim, ao resolver muitas questões, você ainda aumenta suas chances de esbarrar em um item repetido.

Por fim, resolver questões também é a melhor maneira de compreender e dominar as tentativas de “pegadinhas” realizadas pela banca organizadora. Existem, afinal de contas, muitas maneiras de levar você a acertar uma questão que você sabia a resposta apenas pela maneira como a pergunta é realizada.

Conheça os principais métodos de pegadinhas aplicados pelas bancas e evite-os! 

Resolver questões ajuda a selecionar os assuntos mais importantes em cada matéria

Apesar de muitos editais de concurso apresentarem o quantitativo de questões por matéria (indicando quais devem ser as disciplinas foco na formulação do seu plano de estudos), essa mesma indicação de relevância não acontece para os temas abordados em cada matéria. Isso é completamente compreensível, já que elencar cada um dos temas cobrados demandaria muito tempo.

Então, como saber quais são os assuntos mais importantes dentro da matéria de Língua Portuguesa para uma determinada seleção, por exemplo? A resposta está em resolver questões de provas anteriores. Os padrões de cobrança para o mesmo cargo, afinal de contas, costumam variar pouco, mesmo com a passagem dos anos.  Assim, é possível compreender o que a banca cobra mais e no que você precisa ter mais atenção.

Se aparecessem muito mais questões de crase ao longo das últimas avaliações, por exemplo, isso é um forte indicativo de que esse assunto merece atenção especial dentro das suas rotinas de preparação para a matéria de Língua Portuguesa e assim por diante. Logo, é uma excelente maneira de otimizar seus planos de estudos.

Resolver questões ajuda você a entender melhor seus pontos fracos e fortes

Essa é uma dica que pode ajudar você a compreender o seu domínio real das mais variadas matérias previstas em edital. Essa função é especialmente aproveitada para aquelas matérias que você já estudou antes e não sabe bem qual seu verdadeiro grau de entendimento.

Vamos supor que você encontre Língua Portuguesa, Informática e Matemática no seu edital de concurso. Apesar de já ter visto essas matérias antes (e até ser bom nelas!) você já não se lembra o quanto reteve de todo o conteúdo estudado. Assim, pode ser que você acabe considerando que já sabe muito e não dedicando o tempo necessário para aquele tema nas rotinas de estudos.

A melhor maneira de tirar essa dúvida também ocorre após resolver questões. Afinal, é por meio da análise bruta de acertos que você poderá definir se realmente domina a matéria, se tem um conhecimento intermediário ou é realmente melhor começar do zero.

Saiba como classificar seu domínio de cada conteúdo a partir da análise do percentual de erros! 

Resolver questões ajuda na assimilação mais rápida dos conhecimentos

Ao longo da rotina de preparação para concursos públicos existem dois tipos de estudo: o estudo passivo e ativo. Enquanto o primeiro é ligado à absorção de conteúdo essencialmente por meio de PDFs a videoaulas, o segundo se baseia na transformação/aplicação dos conhecimentos aprendidos.

Apesar desses dois momentos terem muita importância dentro do contexto de preparação, é fato que a aplicação de conhecimentos possui um potencial maior para promover o aprendizado e memorização de maneira mais rápida. O cérebro, afina de contas, possui a tendência de priorizar a memorização dos conhecimentos mais revisitados e que possuem aplicações práticas.

Isso quer dizer que, ao resolver questões sempre que aprender um novo conteúdo, suas chances de memorizá-lo são muito maiores do que apenas lendo ou assistindo a uma aula. Além disso, você também consegue compreender de maneira mais imediata quais pontos você realmente entendeu e quais deles ficaram meio confusos ao ser questionado sobre aquele tema.

Resolver questões permite que você aprenda com seus erros

Errar faz parte da preparação para qualquer prova, seja para concursos públicos, OAB, CFC ou Residências Multiprofissionais. O diferencial de uma preparação de sucesso, contudo, está na maneira como você encara esses erros.

Ao resolver questões com gabarito comentado, por exemplo, você pode conferir uma justificativa didática sobre as razões por trás do seu erro. Depois de fazer isso, salvar o exercício que você errou em um caderno de questões e revisitá-lo posteriormente, poderá diminuir muito as suas chances de errar uma segunda vez.

Exatamente por isso não é preciso ter medo de resolver questões desde o primeiro dia, mesmo que você sinta que só vai errar. Com o erro também se aprende e ainda é possível fazer isso de maneira direcionada, levando em consideração os conteúdos que mais cairão na sua prova.

Resolver questões permite que você treine diretamente para o dia da prova

Ao resolver questões  contabilizando o tempo,  sem consultas e reservando um tempo para a marcação no cartão de respostas, você também garante a simulação mais próxima possível do dia da sua prova. Dessa forma, é possível não só avaliar os resultados da sua preparação como um todo, como também otimizar o seu tempo de resolução e aprender a lidar melhor com a ansiedade.

Com isso, você também vai se acostumando com as melhores táticas para não se cansar tanto. Pense na sua prova como uma maratona de corrida: quanto mais você treina antes, construindo condicionamento físico, mais chances você terá de chegar ao final com bons resultados. O princípio é o mesmo para a prova de concurso público.

A prática, afinal de contas, também está por trás de muitas daquelas histórias de pessoas que foram aprovadas em diversos concursos públicos ao mesmo tempo.

Como resolver questões todos os dias?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância de resolver questões, confira as principais maneiras de implementar a técnica no seu dia a dia, de acordo com cada momento da sua preparação:

Como resolver questões no início da sua preparação?

Se você está começando a estudar para concursos públicos, uma boa maneira de começar a resolver questões é por meio do Simulado Zero. Essa técnica consiste em resolver a avaliação mais recente para a seleção que você pretende prestar e utilizar os resultados para auxiliar na criação do seu cronograma de estudos.

Assim, você já terá uma boa noção do perfil de cobrança, dos assuntos mais relevantes, os temas nos quais você se saiu melhor ou pior e, por fim, quais foram as principais dúvidas.  Uma dica importante para quem vai realizar o Simulado Zero é não se deixar desestimular pelos erros. Como já mencionamos, eles serão comuns no início, mas diminuirão com o tempo.

Saiba mais sobre o Simulado Zero! 

Como resolver questões no dia a dia?

Depois de realizar e utilizar os resultado do Simulado Zero para compor um bom plano de estudos, incluir a resolução de questões no seu dia a dia poderá acontecer reservando 10 minutos finais do tempo total de estudo de cada matéria para a prática. Então, caso você reserve 1h para a matéria de Direito Constitucional, por exemplo, serão 50 minutos de teoria e 10 minutos para as questões.

Baixando o aplicativo Gran Cursos Questões você também poderá se dedicar a resolver questões durante as horas coringa: isto é, momentos que não estavam inicialmente destinados aos estudos, mas que puderam ser aproveitados para isso. Alguns exemplos de ocasiões assim são o horário do almoço, o tempo no transporte público ou em filas ocasionais.

Quando resolver questões em formato de simulado?

A frequência dos simulados depende da sua rotina de estudos. Ainda assim, muitos concurseiros reservam um dia da semana para se dedicar à prática, geralmente aos domingos. Assim, é possível analisar os resultados e possivelmente adequar a prioridade de cada conteúdo para a próxima semana.

Como resolver questões todos os dias: conte com o Gran Cursos Questões!

Além de acompanhar você em todos os seus compromissos diários com a versão em aplicativo, o Gran Cursos Questões também pode ser acessado na web! A plataforma já reúne mais de 1,9 milhões de provas já aplicados e inéditos.

Acesse questões com gabarito comentado, formule seus cadernos de questões, resolva simulados com a ajuda dos gráficos de análise de desempenho, consulte os assuntos mais frequentes em cada avaliação e muito mais! Faça seu cadastro gratuito e confira tudo que a plataforma tem a oferecer!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

Como resolver questões de forma otimizada?

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre a importância de resolver questões todos os dias e como introduzi-las no seu dia a dia, confira abaixo uma aula gratuita com o professor Alexandre Meirelles, revelando as principais técnicas para obter melhores resultados com essa prática!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


08 de agosto6 min. de leitura