Como escolher a melhor pós-graduação EAD para você?

Basta fazer uma rápida busca online e você vai encontrar diversas especializações, mas como saber qual a melhor pós-graduação EAD? Venha descobrir!

Avatar


12 de Abril de 2023

Se você está pensando em fazer uma pós-graduação EAD, já deve ter se perguntado qual a melhor. Esse tipo de aperfeiçoamento acadêmico e profissional vem crescendo em popularidade principalmente desde 2020, quando o ensino remoto se tornou a principal solução mediante as medidas de isolamento social.

Com isso, a oferta de cursos nessa modalidade triplicou, trazendo muitas opções e dúvidas aos futuros alunos: afinal, em meio a tantas possibilidades, como escolher a melhor pós-graduação EAD? Nesse post nós vamos te ajudar!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Navegue pelo indice:

  1. Certifique-se que a pós-graduação EAD seja reconhecida pelo MEC
  2. Veja os tipos de pós-graduação
  3. Confirme se o curso de pós-graduação é 100% remoto ou semipresencial
  4. Veja o que é dito sobre a pós-graduação EAD que você pretende cursar
  5. Considere o custo-benefício do seu investimento na pós-graduação EAD
  6. Avalie o conteúdo programático e o corpo pedagógico envolvido na pós-graduação EAD
  7. Busque saber sobre os métodos de avaliação da pós-graduação EAD
  8. Informe-se sobre a plataforma de ensino da pós-graduação EAD
  9. Encontre a melhor pós-graduação EAD com a Gran Faculdade!

1. Certifique-se que a pós-graduação EAD seja reconhecida pelo MEC

Sem dúvida nenhuma, a melhor pós-graduação EAD deve ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), o principal órgão regulamentador da área da educação no país.

Para que uma pós-graduação EAD seja válida como um programa de aperfeiçoamento de nível superior, ela precisa ser reconhecida pelo MEC. Ou seja, para que uma faculdade seja capaz de conferir a titulação de especialista em determinada área para um aluno, ela precisa estar em dia com esse Ministério.

Caso isso não aconteça, o curso será equivalente a qualquer outro curso livre realizado online, sem validade de Ensino Superior. Exatamente por isso, esse é um dos pontos mais importantes a se considerar na hora de escolher a melhor pós-graduação EAD.

Como saber se uma pós-graduação é válida e reconhecida pelo MEC?

Consultas desse tipo podem ser realizadas rapidamente e de maneira gratuita por meio do portal https://emec.mec.gov.br/. Caso as notas estipuladas para os critérios CI, IGC, CI-EAD apresentem notas de 3 para cima, significa que a Instituição está devidamente credenciada. A Gran Faculdade tem conceito 5, nota máxima, no seu Conceito Institucional.

Como saber a nota do MEC de uma pós-graduação?

Apenas os cursos de pós-graduação stricto-sensu, mestrado e doutorado, precisam ser avaliados individualmente para serem reconhecidos pela CAPES e obterem uma nota. Essas notas vão de 1 a 7 onde:

  • 1 a 2 é considerado inativo;
  • 3, 4 e 5 é considerado “regular”, “bom” e “muito bom”, respectivamente;
  • 6 e 7 são conceitos de excelência reconhecidos internacionalmente.

Já os cursos de pós-graduação lato-sensu (especializações e MBAs), independente da modalidade, precisam apenas seguir as diretrizes estabelecidas por lei e serem oferecidos por uma Instituição de Ensino habilitada e ativa. Ou seja, não tem uma nota definida.

Ainda assim, a melhor pós-graduação com certeza estará em uma instituição reconhecida. Por isso, é importante levar em conta a reputação e conquistas da faculdade escolhida no que se refere à educação. Aqui na Gran Faculdade, por exemplo:

  • Fomos reconhecidos como um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo pelo Project Management Institute (PMI);
  • Temos conceito 5, a nota máxima, no que se refere a cursos de graduação;
  • Em 2022 também fomos eleitos uma das 5 empresas mais inovadoras da América Latina pela Fast Company.

2. Veja os tipos de pós-graduação

Atualmente, a oferta de cursos de pós-graduação EAD ainda está limitada a cursos de especialização e MBAs, cursos lato-sensu. Apesar de já estar regulamentado, o ensino remoto para Mestrados e Doutorados, cursos stricto-sensu, ainda está sendo discutido.

Assim, para escolher a melhor pós-graduação EAD, é preciso conhecer os principais pontos e diferenças entre esses dois tipos (lato sensu ou stricto sensu). Veja:

  • Pós-graduação stricto-sensu: são cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Geralmente tem um viés mais acadêmico e teórico, duração de 2 a 4 anos e exigem a entrega de um trabalho de conclusão de curso extenso. Trata-se de uma modalidade ainda muito engessada, difícil de conciliar para quem trabalha e estuda, e com horários bastante inflexíveis.
  • Pós-graduação lato-sensu: são os cursos de especialização e MBAs. São pós-graduações mais curtas e com um objetivo mais aplicado à realidade do mercado profissional. Pode e já é ofertada na modalidade EAD e é ideal para quem quer se atualizar profissionalmente ou adquirir noções em uma nova área. É uma modalidade ótima para quem busca conciliar preço, qualidade, trabalho, estudo e família.

Escolha o tipo da sua pós-graduação EAD

Ambos os cursos são considerados pós-graduação. A diferença é apenas no enfoque que o curso dá, independente da área:

  • MBA: do inglês Master of Business Administration, o MBA geralmente é cursado por profissionais que já reúnem alguns anos de atividade e agora desejam ocupar cargos de gestão ou administrar a própria empresa. Tudo isso favorece também a troca de experiências e formação de networking.
  • Pós-graduação ou Especialização: os cursos de especialização possuem uma abrangência maior, podendo contemplar programas nas mais diversas áreas do saber. São uma excelente opção tanto para quem acabou de finalizar a graduação, quanto para quem já tem alguns anos de carreira e deseja se atualizar.

3. Confirme se o curso de pós-graduação é 100% remoto ou semipresencial

Você sabia que nem todos os cursos de pós-graduação EAD são 100% remotos? É preciso ter cuidado, além dos cursos remotos, algumas instituições oferecem também pós-graduações:

  • Presenciais: onde o aluno deve comparecer a instituição regularmente para cursar as disciplinas durante o tempo determinado;
  • Semipresenciais: quando o aluno comparece ao polo da Instituição de Ensino em momentos específicos, seja para realizar provas ou mesmo apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para algumas pessoas, isso pode não ser um problema. Na hora de buscar a melhor pós-graduação é preciso levar isso em conta. Afinal, o que é bom para uns, pode não ser para outros.

Quem tem uma rotina muito cheia, por exemplo, pode ser inviável comprometer-se com uma pós-graduação onde seja necessário comparecer, mesmo que em poucas ocasiões. Afinal, caso você não consiga cumprir as datas, é muito possível que a conclusão do seu curso fique atrasada.

Para quem trabalha e deseja estudar, seja para aperfeiçoamento profissional, concurso público ou interesse pessoal, também pode ser complicado. Por isso, muita atenção na hora de buscar informações sobre os cursos.

A legislação que regulamenta os cursos de pós-graduação EAD já permite que todas as atividades sejam realizadas no modelo 100% remoto. Assim, a escolha realmente fica ao seu critério. Busque saber mais sobre o curso do seu interesse para compreender qual é a proposta de calendário acadêmico e se você concorda com ele.

4. Veja o que é dito sobre a pós-graduação EAD que você pretende cursar

Na hora de escolher a melhor pós-graduação EAD para você, nada recomendado do que reservar um tempo para escutar diretamente de pessoas que já passaram pela experiência, não é mesmo?

Portais como o Reclame Aqui e o próprio Google permitem que os usuários deixem suas avaliações, bem como reportem eventuais questões ou problemas.Além disso, você também pode visitar as redes sociais e o site da Instituição de Ensino e observar quais são os comentários deixados sobre a pós-graduação EAD e como é o atendimento com os alunos.

A Gran Faculdade tem uma reputação renomada. Vencemos o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”. Além disso, possuímos o selo Great Place to Work, que avalia os melhores lugares para se trabalhar, com 91% de aprovação.

5. Considere o custo-benefício do seu investimento na pós-graduação EAD

Além de ajudar a economizar dinheiro com deslocamento, as mensalidades da pós-graduação EAD costumam ser mais em conta do que cursos presenciais. Ainda assim, esses valores podem variar significativamente de acordo com a Instituição de Ensino da sua escolha.

É claro que esse é um ponto importante, já que a melhor pós-graduação EAD, afinal, é aquela que também cabe no seu bolso. No entanto, cuidado para não levar apenas o valor em consideração.

Escolher cursos muito baratos ou gratuitos, que não atendam os outros requisitos expressos nesta lista, pode acabar sendo um verdadeiro tiro no pé. Alguns pontos que não podem ser deixados de fora da sua avaliação de custo-benefício para a pós-graduação EAD, por exemplo, são:

  • É um curso interessante para você e seus objetivos profissionais?
  • Qual é a grade horária do curso de pós-graduação EAD?
  • Os profissionais do corpo pedagógico são devidamente qualificados?
  • É um curso de pós-graduação devidamente reconhecido pelo MEC?

Confira se não há a possibilidade de conseguir promoções ou descontos na sua pós EAD

Em alguns casos, também pode ser possível contar com cupons de desconto para aliviar o preço do investimento no seu curso de pós-graduação EAD.

Na Gran Faculdade, ofertamos uma série de cupons de desconto para incentivar o acesso a educação. Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são os cupons válidas até as 23h59 do dia 17/04:

Tipo de Desconto Valores Cupom
Pós-Graduação Social 12x de R$ 84,79 POSGRANSOCIAL
Alunos Gran 12x de R$ 114,79 SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran 12x de R$ 134,7 VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos 12x de R$ 144,79 NOVONOGRAN
Combo Pós 12x de R$ 189,79 COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO! E não precisa se preocupar! Você tem até 30 dias para decidir se o curso é ou não para você! Se não for, o Gran devolve o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta seu cupom e faça sua Gran Pós com desconto! 

6. Avalie o conteúdo programático  e o corpo pedagógico envolvido na pós-graduação EAD

Dois cursos de pós-graduação EAD que contemplem o mesmo assunto podem oferecer diferentes abordagens para os mesmos conteúdos. Por isso, é sempre importante verificar o conteúdo programático completo e avaliar se aquele curso atende às suas necessidades e expectativas.

Além disso, também é importante verificar se os professores envolvidos na pós-graduação possuem experiência e autoridade para ensinar na área proposta e também se possuem algum tipo de experiência com ensino remoto.

Afinal de contas, é uma modalidade de aprendizado diferente da presencial, necessitando de técnicas específicas para a obtenção dos melhores resultados. A melhor pós-graduação sem dúvida vai atender e oferecer as melhores ferramentas e conteúdos para você!

7. Busque saber sobre os métodos de avaliação da pós-graduação EAD

Nem sempre a melhor pós-graduação avalia seus alunos apenas por provas objetivas. Outros cursos, contudo, podem incluir trabalhos, seminários e outras formas de avaliação, presenciais.

A legislação que regulamenta os cursos de pós-graduação lato-sensu é bem ampla nesse sentido, dando liberdade à Instituição de Ensino para decidir sobre os métodos de avaliação. Por isso, é sempre importante pesquisar com antecedência.

Outro ponto de atenção diz respeito ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Desde a publicação da CES/CNE 01 de 2018, a realização do TCC não é mais obrigatória para a conclusão de cursos de especialização e MBAs.

Dessa forma, caso a Instituição de Ensino enquadre esse trabalho como obrigatório, você deverá realizá-lo. Porém, em outros casos, a escolha fica 100% em cargo do aluno que pode escolher por se comprometer ou não com essa forma de avaliação.

Aqui na Gran Faculdade o TCC de pós-graduação é opcional. A escolha em fazer ou não o trabalho, não influencia em nada na sua capacidade profissional. Todavia, dependendo do caso, optar por fazer o TCC pode te ajudar.

8. Informe-se sobre a plataforma de ensino da pós-graduação EAD

Esse ponto é muito importante na hora de selecionar a melhor pós-graduação EAD para você. Afinal, a plataforma de ensino é o lugar onde você passará mais tempo ao longo do curso. Em cursos presenciais, seria o equivalente a visitar e verificar a estrutura da Instituição de Ensino.

Uma boa plataforma de pós-graduação EAD deve ser clara, simples de navegar e capaz de resolver o maior número de pendências do aluno em um único lugar. Também precisa ser rápida e otimizada, para permitir uma experiência melhor na hora de assistir às aulas da sua pós-graduação EAD. Além disso, também deve apresentar um fórum de dúvidas dinâmico e constantemente ativo.

Aqui no Gran nós já nascemos no mundo digital lá em 2012 e, por isso, todas as nossas ferramentas são pensadas para revolucionar o EAD e estar próximo ao aluno em todos os momentos:

  • Gerenciador de Estudos: você acompanha todo o seu progresso, pode montar cronogramas, gerenciar e monitorar o tempo de estudo e o seu desempenho nas disciplinas;
  • Gran Audiobooks: Dê o play no carro, no ônibus, na bike, na academia, em qualquer lugar. São diversos cursos e mais de 86 mil horas para você ouvir e estudar de onde estiver;
  • Gran Questões: Questões comentadas em vídeo pelos seus professores, uma área completa só para simulados e ainda um espaço exclusivo para monitorar e controlar o seu desempenho;
  • Dá para conciliar: Compare cursos, descubra a similaridade entre eles veja o percentual de similaridade entre eles e suas disciplinas. É fácil e prático!
  • Mapas mentais: Chega de informações monótonas. Oferecemos diagramas coloridos, memoráveis e altamente organizados que funcionam de acordo com a maneira natural do cérebro de fazer as coisas;
  • Aplicativos: Aqui no Gran você consegue acessar as nossas plataformas em diferentes aplicativos que facilitam e otimizam a sua formação em diversos aparelhos: celulares, tablets, desktop e até na televisão!

9. Encontre a melhor pós-graduação EAD com a Gran Pós!

Ao longo do artigo apresentamos vários critérios para levar em consideração quando estiver buscando pela melhor pós-graduação EAD. Lançada em abril de 2021, a Pós-Graduação da Gran Faculdade reúne todas as características essenciais apresentadas ao longo do artigo!

Contando com mais de 60 cursos de pós-graduação EAD reconhecidos pelo MEC, as especializações da Gran Pós são 100% remotas e apresentam avaliações objetivas como a forma primária de avaliação dos alunos. A formulação do Trabalho de Conclusão do Curso também depende da decisão do aluno, não sendo obrigatório para a conclusão do curso.

Quando falamos de índice de satisfação, os números apurados para os cursos de pós-graduação EAD da Gran Pós ficam acima da margem de 95%! Leia mais sobre a opinião e depoimentos de alunos! 

Com uma plataforma online reformulada e melhorada em 2023, você ainda pode conferir mais rapidez tanto para assistir suas aulas, quanto para realizar requisições relacionadas ao curso. Por fim, o corpo pedagógico dos cursos de especialização reúne doutores, mestres, especialistas e servidores públicos nos mais elevados cargos, em diferentes carreiras!

Conheça os cursos de pós-graduação EAD da Gran Pós e faça sua matrícula! 


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRA 

Avatar


12 de Abril de 2023