Vale a pena fazer pós-graduação EAD? Descubra!

Você quer conquistar sua especialização, mas ainda tem dúvidas se vale a pena fazer pós-graduação EAD? Então esse post é pra você!

Deixe seu like:

Avatar


04/01/2024 | 13:01Atualizado há 74 dias

Vale a pena fazer pós-graduação? Essa é uma dúvida cada vez maior dos brasileiros. Esse movimento foi incentivado pelo caráter altamente competitivo do mercado de trabalho atual. Mas será que vale a pena fazer? Hoje em dia já não se vê apenas um curso de graduação como diferencial.

Por isso, na hora de buscar uma especialização, é muito comum chegar a algumas perguntas: A qualidade do ensino é a mesma? Um certificado de pós-graduação EAD é válido e bem visto? Como identificar uma pós de qualidade?

Navegue pelo índice abaixo e continue lendo para responder as principais perguntas sobre o assunto e descobrir se vale a pena fazer pós-graduação EAD:

  1. Qualidade de ensino
  2. Credibilidade
  3. Preço
  4. Horários
  5. Interação entre alunos e professores
  6. Avaliações
  7. Tempo de duração
  8. Dúvidas e EAD
  9. Concursos Públicos e Pós-Graduação EAD
  10. Título de especialista
  11.  Pontuar em prova de títulos
  12. Selo do MEC
  13. Avaliação da pós-graduação
  14. Estágio
  15. Benefícios
  16. TCC
  17. Melhor área
  18. Momento ideal
  19. Pré-requisitos
  20. Quantidade

1. Vale a pena fazer pós-graduação EAD ou presencial?

Tanto faz, a qualidade de ensino é essencialmente a mesma nas duas modalidades de pós-graduação, tanto presencial quanto EAD.

Isso é assegurado pela Lei 9.394 e em especial pelo Decreto 9.057, que lança diretrizes específicas sobre os parâmetros para um ensino à distância de qualidade.

Contudo, para garantir que todas essas regras sejam cumpridas, é importante se certificar de que a instituição de ensino que você escolheu para realizar seu curso seja certificada pelo Ministério de Educação (MEC).

A vantagem de cursar uma pós-graduação EAD é a vantagem de poder estudar no seu ritmo. Nem sempre conseguimos conciliar tudo na nossa vida, mas uma pós EAD pode ser feita em qualquer intervalo na agenda.

Por que investir em pós-graduação?

Além de saber se vale a pena fazer pós-graduação, é importante entender o porquê. Existem diversos motivos que podem te incentivar a continuar estudando após a conclusão do ensino superior e é importante ter isso em mente na hora de decidir:

  • Maiores salários;
  • Interesses pessoais;
  • Mudança de carreira;
  • Recolocação profissional;
  • Atualização e desenvolvimento na carreira;
  • Maior pontuação em provas de concursos públicos e muito mais!

Qual a importância de cursar uma pós-graduação?

Outro ponto importante na hora de pensar se vale a pena fazer pós-graduação é entender a sua importância para a vida pessoal, profissional e científica.

Através dela você vai desenvolver tanto habilidades interpessoais como comunicação, responsabilidade, organização e também habilidades técnicas, que são os conhecimentos teóricos e práticos específicos da sua área de especialização.

Além disso, todo conhecimento adquirido e produzido em uma pós-graduação contribui para o avanço científico e tecnológico do país, da economia e da indústria. Com isso, é possível gerar mais riquezas para si e também para o crescimento nacional e internacional.

Desse modo, quando falamos sobre qual a importância de cursar uma pós-graduação, estamos falando de desenvolvimento e progresso.

2. Um certificado de pós EAD tem menos credibilidade?

Não, isso é mito! Se você está em dúvida se vale a pena fazer pós-graduação por causa do certificado, não se preocupe.

Como já dissemos anteriormente, a educação a distância é aceita, reconhecida e regulamentada pelo MEC e, por isso, não existe distinção entre os dois tipos de ensino.

Além disso, a pós-graduação EAD como outras certificações livres à distância, estão perdendo progressivamente o estigma que as circundava.

Afinal, as pessoas estão comprovando por si mesmas a qualidade e praticidade da modalidade EAD e compreendendo que se trata de um movimento natural de digitalização e modernização.

Vale a pena fazer Pós-graduação Lato Sensu?

Sim, vale a pena fazer pós-graduação Lato Sensu! Principalmente se você busca uma capacitação mais prática e voltada para o mercado de trabalho não científico.

Isso acontece porque esse tipo de curso é voltado para quem busca trabalhar e estudar. São formações mais técnicas, operacionais e práticas aplicadas ao cotidiano de trabalho de diferentes áreas do conhecimento.

Dessa forma, buscando se adaptar a realidade dos trabalhadores, essa formação costuma ser mais flexível e ofertada em diferentes modalidades, principalmente EAD Além disso, seu tempo de duração pode variar entre 6 e 18 meses, proporcionando um aprendizado mais objetivo.

Cabe ressaltar que esse tipo de pós-graduação é extremamente valorizado em todos os setores da sociedade. A única diferença é que o seu foco é o essencial entre teoria e prática, enquanto a pós-graduação stricto-sensu é mais dedicada a assuntos científicos.

3. A pós-graduação EAD é mais barata que a pós-graduação presencial?

Se você está pensando se vale a pena fazer pós-graduação EAD por causa do preço, tudo vai depender do programa que você escolher.

É seguro dizer que, comparativamente, uma pós-graduação EAD sai mais em conta do que uma pós-graduação presencial. Afinal, a instituição não tem gastos com espaços físicos e, portanto, pode oferecer preços mais acessíveis aos alunos.

Você também economiza em deslocamento, já que pode assistir as aulas dentro de casa, sem precisar pagar por passagens de transporte público ou gasolina. Outros gastos adicionais com alimentação fora de casa também podem ser considerados nesta equação.

4. Na pós-graduação EAD você pode fazer seus próprios horários?

Sim, esse é um dos principais benefícios de se fazer uma pós-graduação EAD. Essa é uma das principais vantagens para quem se pergunta se vale a pena fazer pós-graduação EAD.

As aulas e recursos podem ser acessados pelo aluno a qualquer momento, permitindo que ele estude no seu próprio ritmo. Dessa maneira, você não é avaliado pela sua presença em horários específicos, algo que pode ser muito benéfico especialmente para pessoas que moram longe da instituição de ensino ou tenham uma rotina mais corrida.

Como o aluno tem mais autonomia, ele também pode demorar mais em lições em que tenha mais dificuldades ou passar mais rápido por conteúdos que domine.

5. Existe interação entre alunos e professores na pós-graduação EAD?

Sim, programas de pós-graduação EAD de qualidade possuem bons canais de comunicação entre alunos e professores, possibilitando uma comunicação clara e objetiva entre todos.

Seja por fórum de dúvidas, sistema de chat ou mesmo reuniões digitais, o aluno EAD não fica “desamparado” como muitas pessoas podem acreditar.

Alguns cursos de pós-graduação EAD também implementam a realização de trabalhos e dinâmicas em grupo, tudo vai depender da proposta e conteúdos programáticos do curso que você escolheu.

Na Gran Faculdade, além do fórum de dúvidas, as aulas síncronas (ao vivo e online) também podem ser utilizadas pelos alunos para retirada de dúvidas e convívio mais direto com os professores envolvidos na especialização.

Uma coisa é certa: vale a pena fazer pós-graduação EAD na Gran Faculdade!

6. Como são avaliados os alunos de uma pós-graduação EAD?

Os cursos de pós-graduação EAD possuem provas e trabalhos, assim como os cursos de pós-graduação presencial. Alguns deles também pontuam a participação do aluno em fóruns de discussão e necessitam da realização de um TCC para a conclusão.

Na Gran Faculdade, o aluno é essencialmente avaliado por avaliações objetivas realizadas de maneira remota e individual. Para ser aprovado, é preciso obter o aproveitamento mínimo de 70% em cada uma.

Já a formulação do TCC é completamente opcional, passando a ser um critério avaliativo apenas se o aluno optar por realizá-lo. Mais uma prova de que vale a pena fazer pós-graduação EAD.

7. A pós-graduação EAD pode ser concluída em menos tempo?

Sim, devido à maior autonomia concedida ao aluno, um curso de pós-graduação EAD pode ser concluído em poucos meses, dependendo do programa e da dedicação do aluno.

Devido à flexibilidade de horários, é menos comum que os alunos precisem trancar o curso, razão que pode aumentar o tempo de espera para a conclusão de uma pós-graduação presencial, por exemplo.

De modo geral, uma pós-graduação EAD lato-sensu pode ser concluída em até 18 meses (1 ano e meio). Contudo, alguns cursos permitem que você obtenha sua certificação em 6 meses! Ou seja, vale a pena fazer pós-graduação EAD.

8. Como tirar minhas dúvidas em uma pós-graduação EAD?

A retirada de dúvidas com os professores em uma pós-graduação EAD é outra grande questão dos atuais ou futuros alunos. Afinal, em uma sala de aula basta levantar a mão e fazer a pergunta.

No modelo EAD, as salas de aula não existem presencialmente e, por isso, muitas pessoas podem achar que estão completamente sozinhas. Como falamos anteriormente, a situação não é bem assim.

Boas instituições de ensino criam mecanismos fáceis de comunicação digital para que o aluno possa tirar suas dúvidas assim que surgirem. Com toda a certeza, a eficiência desses atendimentos é maior em instituições especializadas em ministrar aulas online.

A Gran Faculdade possui muito experiência em ministrar aulas na modalidade 100% online. Assim, a retirada de dúvidas é ainda mais simples, sem deixar você no “vácuo”.

Além disso, para que você nunca se sinta sozinho, o Gran se esforça para fornecer uma série de eventos ao vivo e online, a fim de aproximar cada vez mais nossa comunidade de alunos e professores.

Você pode conferir resoluções de questões, aulas e simulados gratuitos, transmitidos de maneira semanal no Canal de Yotube do Gran,por exemplo. Logo você vai ver que vale a pena fazer pós-graduação EAD com a gente!

9. É mais fácil conciliar pós-graduação EAD com estudo para concursos?

Se você está estudando para concursos públicos, a ideia de conciliar esse compromisso com uma pós-graduação pode parecer impraticável a princípio. Contudo, especialmente devido à flexibilidade de horários e rotinas de estudos da pós-graduação EAD, torna-se mais fácil conciliar os estudos com os concursos públicos.

Além disso, se o seu objetivo é obter um cargo específico na iniciativa pública, realizar a sua especialização naquela mesma área poderá possibilitar a construção de pontes entre os conhecimentos e o aproveitamento de matérias para os dois objetivos. Assim, se você vai prestar um concurso para área de enfermagem, por exemplo, uma especialização em saúde pública contemplará vários conteúdos previstos no edital do seu certame de escolha.

Além disso, vale a pena fazer pós-graduação EAD na Gran Faculdade por esse motivo. Somos a primeira pós-graduação pensada para o concurseiro: aqui você concilia sua capacitação profissional ao mesmo tempo que estuda para concursos.

10. Qual título eu ganho com uma pós-graduação EAD lato-sensu?

Ao concluir a sua pós-graduação EAD lato-sensu com a Gran Faculdade, você adquire o título de especialista naquela área, certificado pelo MEC e reconhecido em todo território brasileiro.

11. Posso pontuar em concurso público com um certificado de pós-graduação EAD?

Sim, contanto que o seu certificado possua uma carga horária mínima de 360 horas/aula e seja reconhecido pelo MEC, a certificação de pós-graduação EAD é aceita em grande parte dos concursos públicos como documento válido para garantir pontuação adicional na Prova de Títulos.

Em alguns casos, o registro de realização do TCC também pode ser exigido. Saiba mais sobre a prova de títulos: o que é, como funciona? Pós vale ponto?

12. Como saber se uma instituição EAD é reconhecida pelo MEC?

De modo geral, se uma instituição de ensino for reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), esse fato será apontado na descrição do curso de pós-graduação EAD ou site da instituição. Contudo, você também é capaz de fazer essa consulta por meio do site http://emec.mec.gov.br.

Acesse a página da Gran Faculdade no MEC para ver um exemplo.

13. Como saber a avaliação de uma instituição EAD reconhecida pelo MEC?

Além de servir para consultar a validade de um curso de pós-graduação, o portal http://emec.mec.gov.br também disponibiliza as notas atribuídas para a Instituição levando diferentes critérios em consideração.

São eles: CI, IGC e CI-EAD, traduzidos como: Conceito Institucional, Índice Geral de Cursos e Conceito Institucional de Ensino à Distância, esses índices avaliam de 1 a 5 a estrutura, materiais, qualidade de ensino e outros parâmetros essenciais. Saiba mais sobre como os cursos de especialização são avaliados.

14. É possível fazer estágio enquanto realiza uma pós-graduação EAD?

Sim! A pós-graduação EAD, assim como a pós-graduação presencial, permite a realização de estágio tanto em empresas da iniciativa privada quanto em órgãos públicos.

Ao contrário dos estágios de pós-graduação stricto-sensu, os programas associados às especializações e MBAS costumam ser remunerados.

Na Gran Faculdade você obtêm o seu termo de estágio assinado mais facilmente, também de maneira remota! Basta enviar o arquivo pela plataforma e recebê-lo de volta em poucos dias. Saiba mais sobre o estágio na pós-graduação!

15. Quais são os benefícios e a importância de cursar uma pós-graduação EAD?

A importância de se conquistar uma pós-graduação EAD são os mesmos de se conquistar uma pós-graduação presencial. Assim, ao garantir a conclusão do seu curso, você:

  • Desfruta de um número maior de oportunidades profissionais;
  • Recebe salários melhores;
  • Tem mais chances de ser promovido para cargos de gestão;
  • Possui mais autoridade profissional;
  • Pode pontuar em Provas de Títulos para concursos públicos;
  • É capaz de se qualificar para Adicionais de Qualificação e Retribuição por Titulação em cargos públicos;
  • Pode requisitar a licença capacitação (para servidores públicos);
  • Torna-se um profissional mais qualificado e hábil em suas funções;
  • Fica atualizado sobre os conhecimentos mais recentes;
  • Pode atuar de maneira especializada, voltada para sua área de maior interesse.
  • Pode conquistar a recolocação profissional mais rapidamente.

Confira 13 razões para fazer a pós-graduação!

16. Como funciona o TCC na pós EAD?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma preocupação para muitas pessoas que consideram obter o aperfeiçoamento acadêmico e profissional. Afinal, o trabalho é extenso e costuma ser de difícil conciliação com rotinas mais cheias.

Um ponto de destaque da pós-graduação EAD: está previsto na regulamentação para os cursos lato-sensu, responsável por instituir que o TCC não é mais obrigatório para essa modalidade.

Isso quer dizer que fica a cargo da Instituição de Ensino definir se esta será uma condição obrigatória de avaliação ou não para o curso específico.Caso não seja, a escolha fica sob responsabilidade do aluno, que pode optar ou não por fazer o TCC.

A maneira de submeter e apresentar o trabalho vai variar de acordo com a Instituição de Ensino: ao passo que algumas requerem a defesa da tese por meio de uma apresentação ou prova, outras penas requisitarão a entrega do trabalho. Informe-se sobre os métodos de avaliação antes de se inscrever no curso para ser surpreendido! Saiba mais detalhes sobre o TCC de pós: como e quando fazer na especialização? Veja!

17. Qual a melhor área para fazer pós-graduação?

A melhor área para fazer pós-graduação vai depender dos seus objetivos. Ou seja, se vale a pena fazer pós-graduação EAD e em qual área só depende de você!

Todas as áreas têm diversos campos a serem explorados, tudo depende do que você gosta de fazer e do que você almeja para a sua vida profissional.

Se você quer se atualizar profissionalmente, deve procurar um curso na área. Dessa forma, você obtém novos conhecimentos e recicla os antigos que já possui.

Agora se você deseja fazer uma transição de área ou carreira, o ideal é que busque um curso diferente. Assim você adquire novos expertises e adquire experiência em um novo campo de atuação.

Qual a pós-graduação mais procurada na área da educação?

Existem diversos cursos de pós-graduação mais procurados na área da educação, tudo depende do seu objetivo profissional. Confira algumas tendências da área:

18. Qual o momento ideal para fazer uma pós-graduação?

Fazer uma pós-graduação é um investimento que não é simples. Seja presencial ou EAD, estudar demanda tempo, dinheiro e conciliação com o trabalho e família. Por isso, é preciso avaliar se vale a pena ou não fazer pós-graduação:

  • Quanto tempo disponível você tem para estudar;
  • Pense bem sobre o tipo de curso que você quer fazer;
  • Avalie o custo-benefício.

19. Posso fazer pós-graduação em qualquer área?

Depende! Alguns cursos de pós-graduação exigem uma formação prévia específica. Dessa forma, alguns cursos exigem que o estudante seja graduado em alguma área pré-determinada. É importante consultar a informação antes de se matricular.

Aqui na Gran Faculdade, por exemplo, o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho possui um pré-requisito: ser graduado em Engenharia ou Arquitetura. Então pense bem se vale a pena fazer pós-graduação em determinada área que você deseja.

20. Quantas pós-graduações posso fazer ao mesmo tempo?

Em teoria, desde que você seja graduado, tenha tempo e recursos disponíveis, pode cursar quantas pós-graduações você quiser. No entanto, lembre-se que é um investimento alto e que, para ser aproveitado com qualidade, demanda tempo e muito estudo.

Não adianta se inscrever em diversos cursos, sem foco e objetivo. É preciso pensar qual o seu interesse em cursar mais de uma pós-graduação e se você vai conseguir conciliar os estudos com outras áreas da sua vida. Será que vale a pena fazer várias pós-graduações EAD?

Vale a pena fazer 2 pós?

Depende da sua disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Geralmente os cursos de pós-graduação EAD são mais flexíveis e muitas vezes é possível fazer o aproveitamento de disciplinas. É comum também que existam descontos especiais para quem se inscreve em 2 cursos.

Aqui na Gran Faculdade você pode adquirir o combo pós, que são 2 cursos pagando uma mensalidade com descontos especiais. Você não precisa fazer os 2 cursos ao mesmo tempo pois terá entre 6 e 18 meses para concluir a pós.

Vale a pena fazer 2 pós graduação ao mesmo tempo?

Antes de decidir se vale a pena fazer 2 pós-graduação ao mesmo tempo refletir sobre seus objetivos com os cursos. Afinal, haverá um consumo de tempo e de estudo, principalmente se você busca conciliar a vida pessoal e profissional.

Vale a pena fazer mais de uma pós-graduação?

Sim, sem dúvidas vale a pena fazer mais de uma pós-graduação, mesmo que não seja ao mesmo tempo! Afinal, adquirir conhecimento é sempre bom para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, independente da área de atuação e dos seus objetivos. Estudar é uma das principais formas de aprender coisas novas e exercitar a mente!

Vale a pena fazer pós-graduação EAD com a Gran Pós?

Na Gran Faculdade você pode conferir 67 diferentes cursos de pós-graduação EAD em diversas áreas! Os cursos são 100% online, com avaliações individualizadas e TCC opcional!

Se você quer conquistar sua especialização com qualidade, eficiência e rapidez, então a melhor escolha é Gran Cursos Pós-Graduação! Confira abaixo uma conversa com o professor Felipe Leal sobre mais vantagens da pós-graduação EAD!

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são válidos até às 23h59 do dia 10/03:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 94,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 104,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 114,79NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online