Preparação para concursos: quais são os principais desafios?

Procrastinação, falta de dinheiro, rotina cheia e indecisão: saiba como enfrentar esses e outros obstáculos na preparação para concursos!

Avatar


21 de junho7 min. de leitura

Qual é o seu maior desafio na preparação para concursos públicos? Enquanto para alguns,  as dificuldades já se iniciam no momento de escolher a melhor seleção para se dedicar, em outros casos o problema está na obtenção dos resultados esperados com as rotinas de preparação, como a dificuldade em aumentar o percentual de acertos em questões, por exemplo. Durante o artigo discutiremos os principais desafios dos concurseiros quando o assunto é preparação para concursos públicos e como você pode enfrentá-los. Confira!

Preparação para concursos: conheça os principais desafios

Confira abaixo o detalhamento para cada caso envolvendo a preparação para concursos e quais cursos de ação você pode tomar!

Desafios na preparação para concursos: não saber para qual seleção se dedicar

A publicação de muitos editais  é excelente, mas pode deixar os concurseiros perdidos. Esse é caso especialmente para quem está só agora caindo de paraquedas na preparação para concursos públicos. Em meio a tantas possibilidades, pode ser que você se sinta tentado a estudar para seleções completamente opostas ao mesmo tempo. Isso, no entanto, pode passar de um plano engenhoso a um tiro no pé muito facilmente.

Afinal de contas, os concursos públicos têm ficado cada vez mais específicos, necessitando de uma preparação compatível. Logo, caso você decida estudar para dois concursos ao mesmo tempo, a recomendação é escolher dois concursos da mesma carreira.  Além disso, você deverá eleger um deles como o foco principal: pode ser tanto o que acontecerá primeiro, como aquele em que você deseja passar mais.

Se você não tem nem ideia por onde começar a sua seleção de possíveis concursos públicos para se dedicar, alguns pontos podem ajudar você. Veja quais são:

  • Sua área de formação: caso você tenha concluído o ensino superior e tenha interesse em seguir carreira, filtrar as oportunidades que contemplem cargos para a sua área pode ser uma boa tática de busca.
  • Se você quer se mudar ou permanecer na sua cidade: a aprovação em um concurso público em outra cidade pode ser a motivação perfeita para deixar sua cidade natal e mudar de ares. Analogamente, caso você não tenha interesse em se mudar, considere apenas as oportunidades de lotação na sua cidade.
  • Tipo de trabalho: enquanto alguns servidores trabalham em escritórios, outros podem atuar patrulhando as ruas. Outros ainda podem realizar suas funções de casa por meio do teletrabalho. Pesquisar sobre a jornada e modalidade de trabalho pode ajudar a refinar ainda mais a sua busca pela oportunidade perfeita.
  • Atividades desenvolvidas pelo cargo: algumas posições mexem mais com números, outras com processos jurídicos, outras com atendimento ao público. Ao avaliar bem a atribuição de cada cargo, você pode decidir se aquela oportunidade é ou não ideal para você.
  • Tipos de contratação: enquanto alguns concursos públicos contratam servidores por meio do Regime Estatutário (aquele que garante a estabilidade após o período de estágio probatório), outros oferecem a contratação pelo regime celetista (carteira assinada) para empregos públicos. É importante verificar pelo edital qual tipo de contratação será realizada para não ser pego em qualquer mal entendido.

Caso você não chegue a uma decisão de certame específico, esses questionamentos também podem auxiliar você a encontrar a melhor carreira para se dedicar. Para uma análise ainda mais direta, confira o teste vocacional  gratuito de carreiras do Gran!

Desafios na preparação para concursos: não saber estudar

Estudar pode parecer uma tarefa simples quando encarada de longe: basta sentar na cadeira e começar a ler, não é mesmo? Bem, depende! O estudo efetivo, na realidade, é composto por algumas etapas e pode ser aprimorado com diferentes técnicas.

Ler PDFs e assistir videoaulas, por exemplo, faz parte de um tipo de estudo chamado passivo. Sozinho, esse tipo de estudo não é capaz de garantir a você os melhores resultados. Para que ele possa ser transformado em estudo ativo e ser mais facilmente assimilado pela sua memória, é preciso incluir a produção de materiais de revisão, a resolução de questões de concurso e simulados.

Como você já deve ter adivinhado, “saber estudar” com o foco em resultados não é exatamente um assunto tão intuitivo. Afinal, a maneira como fomos ensinados a estudar na escola, desde o início, é bem diferente da preparação para concursos. Então, para ajudar você nesse sentido, criamos um material específico!

Confira um manual gratuito e completa sobre as principais dicas de como estudar melhor! 

Desafios na preparação para concursos: não saber quanto tempo estudar/ como organizar a preparação por matéria

Essas duas dificuldades podem ser resolvidas com a formulação de um bom plano de estudos. Afinal, esse recurso levará em consideração as disciplinas mais cobradas e relevantes em editais e provas passadas. Dessa forma, é possível saber exatamente o quanto estudar para cada matéria.

O tempo total de estudos já é outra história e depende do seu caso. Contudo, a recomendação é que o concurseiro iniciante comece a preparação para concursos no período pré-edital. Assim, é possível começar devagar, com 1 a 2 horas por dia e ir aumentando esse número com o tempo.

Saiba como formular o seu cronograma de estudos! 

Desafios na preparação para concursos: não ter tempo para estudar

Se você tem uma rotina muito cheia, encaixar a preparação para concursos pode parecer impossível na maioria dos dias. No entanto, com organização e disciplina, isso é possível.

Na prática, isso quer dizer que mesmo que você só possa estudar 1 hora por dia, contanto que você faça isso com qualidade, também é possível obter excelentes resultados na sua preparação para concursos. Leia mais sobre o assunto abaixo!

Veja como conciliar os estudos com uma rotina cheia! 

Desafios na preparação para concursos: não ter dinheiro para investir em cursos/materiais

A falta de bons materiais pode prejudicar muito um concurseiro iniciante. Isso porque, especialmente no início, é difícil navegar por um mundo tão novo sem qualquer tipo de instrução. Pensando nisso, o Gran Cursos Online disponibilizou uma série de cursos, materiais e aulas gratuitas para auxiliar você. Veja:

Além disso, com a Assinatura Social do Gran Cursos Online, você garante todos os recursos da melhor preparação para concursos públicos com descontos exclusivos.

Saiba como garantir a Assinatura Social! 

Desafios na preparação para concursos: procrastinação

O famoso “deixar para amanhã” é um problema muito comum para a maioria dos concurseiros. Mas você sabia que a procrastinação tem muito mais a ver com ansiedade do que com preguiça? Por isso que conselhos como “é só sentar na cadeira e estudar” muitas vezes acabam causando mais sofrimento do que resultados efetivos.

A melhor maneira de combater a procrastinação na sua rotina de preparação para concursos é identificar as suas causas. Na maioria das vezes, tem a ver com a noção pré-estabelecida de que estudar para concursos é difícil e de que o conteúdo que precisa ser visto é muito extenso. Essa ideias assustam você antes mesmo que você possa se sentar para estudar. Assim, fica difícil conseguir estudar todos os dias, não é mesmo?

Por sorte, é possível combater a procrastinação para concursos com a ajuda de algumas dicas. Veja quais são:

  • Tenha sempre o seu objetivo em mente: é claro que você sabe que está estudando porque quer ser aprovado em concurso público, mas com a correria do dia a dia, toda aquela motivação que te inspirou a iniciar a preparação para concursos pode acabar se desgastando. Assim, criar uma lista com as principais razões para todo o esforço e colocá-la em um local visível, pode ajudar. Você pode acompanhar a lista também com uma foto do órgão pretendido. O mural de sonhos do Gran Cursos Online também pode ajudá-lo nessa etapa!
  • Comprometa-se com metas possíveis: se você está começando a sua preparação para concursos públicos agora, não adianta querer engatar em um rotina de 6 a 8 horas de estudo diário logo de cara. As chances de se frustrar são muito grandes, já que a falta de costume muito provavelmente irá deixá-lo duplamente desconcentrado e cansado. Muito melhor do que isso é se comprometer com metas menores no início: dá para começar com 1 a 2 horas por dia, por exemplo. Dessa forma, a tarefa não parece tão monstruosa e fica mais fácil silenciar aquela voz interna que diz que você não vai conseguir.
  • Diversifique seus métodos de estudos:  se o ciclo PDF + videoaulas é muito cansativo para você, então não faz sentido basear seus estudos apenas nisso. Utilizar outros recursos como mapas mentais, esquemas, flashcards e resolução de questões podem ajudar a tornar sua rotina de preparação para concursos mais dinâmica.
  • Sempre que possível, encaixe os estudos em um horário onde você não está tão cansado: se você sempre associa os estudos ao cansaço e sono, não vai demorar para que sua mente se agarre à essa percepção. Assim, sempre que você for estudar, a tarefa parecerá duplamente custosa. Ao invés de virar a noite estudando, muito melhor é dormir e acordar mais cedo para avançar com as rotinas. Assim, você dedica a melhor parcela do seu ciclo de atenção para a preparação para concursos, possibilitando a obtenção de resultados melhores.
  • Busque o equilíbrio entre descanso e estudos: o descanso e as pausas são igualmente importantes no seu processo de preparação para concursos. Afinal, você não é uma máquina. Ao estabelecer um bom planejamento de estudos, você terá tempo para ambos. Faça acordos consigo mesmo e siga-os sempre que possível.
  • Evite iniciar suas rotinas de estudo com matérias que você não gosta: existe um ditado popular que diz que o mais difícil é começar e isso também se aplica na preparação para concursos. É muito comum que nós tenhamos uma ideia muito pior da atividade do que ela realmente é. Se as suas rotinas de estudo sempre começam com disciplinas que você não gosta, você reforça essa ideia sem perceber. Estudo não deve ser encarado como sofrimento: também existe a possibilidade de ficar satisfeito ao aprender coisas novas e a satisfação de perceber que você progrediu na sua trajetória. Busque, aos poucos, dissociar a noção de que a preparação para concurso é um castigo.

Desafios na preparação para concursos: não saber se está aprendendo ou se lembra dos conteúdos

Esse tipo de problema acontece especialmente por conta da quantidade de conteúdos envolvidos na preparação para concursos: os editais são muitos extensos e depois de cada sessão de estudos, você sempre fica com a sensação de não estar retendo tanto quanto gostaria.

A melhor maneira de testar essa teoria é por meio da resolução de questões e simulados. Apenas assim, você poderá avaliar objetivamente se os conhecimentos estão sendo assimilados da maneira pretendida. Caso você faça o teste e cometa mais erros do que o esperado, o problema não necessariamente está na maneira como você estuda e sim na maneira como você revisa. 

Biologicamente, estamos fadados a esquecer mais de 50% de todos os conteúdos que estudamos e esse efeito só se potencializa com o passar do tempo. Esse fenômeno ocorre porque o cérebro precisa filtrar e selecionar apenas as informações mais importantes para a memória de longo prazo. A única maneira de frisar que determinada informação é importante é repeti-la ao longo do tempo e aplicá-la praticamente, também relacionando-a com outros conhecimentos. Por isso revisar é tão importante!

Saiba mais detalhes sobre como fazer revisão para concursos! 

Preparação para concursos: comece a estudar com o pé direito!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais dificuldades dos concurseiros e como enfrentá-las, confira uma aula gratuita com o professor Alexandre Meirelles com dicas exclusivas para realizar o seu planejamento e começar a sua preparação para concursos da melhor maneira possível!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


21 de junho7 min. de leitura