Resultado Encceja 2023: quando sai e como usar sua nota?

Confira tudo sobre o resultado Encceja 2023 e como usar suas notas para entrar na Gran Faculdade!

Avatar


22 de Dezembro de 2023

O Resultado Encceja 2023 está disponível no site e com ele é possível conquistar o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. 

Por isso, entenda a seguir, como consultar seu resultado, qual nota precisa e como usar seu boletim.

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Para que serve o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação (Encceja) é a prova utilizada para que jovens e adultos possam concluir o ensino médio e fundamental fora do tempo regular. 

Basicamente, pessoas com mais de 15 anos podem fazer a prova para concluir o ensino fundamental e, acima de 18 anos, para concluir o ensino médio. 

A prova é composta por uma redação e 180 questões objetivas divididas entre 4 áreas do conhecimento.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

A nota mínima para passar no Encceja é de 100 pontos para cada área do conhecimento e 5 para a redação. 

Quando sai o resultado do Encceja 2023?

O resultado do Encceja 2023 foi divulgado no dia 22 de dezembro, no site do Encceja, mais especificamente na página do participante Encceja 2023 . 

Assim, cada participante terá acesso ao seu boletim individual de resultados do Encceja com as notas das provas e da redação. 

Além disso, vale lembrar que os resultados do Encceja de anos anteriores também ficam disponíveis na página do participante do Encceja. E o resultado da prova do Encceja 2023 também será incluído no mesmo site. 

Como ver o resultado Encceja?

Para ver a nota do Encceja é preciso acessar o sistema Encceja (enccejanacional.inep.gov.br/encceja), fazer login com seus dados de acesso (CPF e senha) e consultar seu boletim individual de resultados Encceja. 

Nele, constam todas as notas por prova/área de conhecimento, além da redação. 

Não é possível calcular sua nota do Encceja somente com o gabarito Encceja. Isso porque, o cálculo das notas não é feito somando um ponto para cada acerto ou diminuindo um ponto para cada erro.

A metodologia utilizada para a correção e cálculo é a teoria de resposta ao item (TRI), portanto a pontuação leva em consideração níveis de dificuldade e coesão entre diferentes respostas para avaliar o conhecimento, de fato.

Como saber se passei no Encceja 2023?

Para saber se foi aprovado no Encceja 2023 você precisará consultar o resultado da prova do Encceja 2023 divulgado oficialmente no dia 22/12, na página do participante Encceja. 

Se tiver obtido nota acima de 100 em cada uma das 4 provas e nota maior que 5 na redação, terá sido aprovado(a) e poderá obter seu certificado do Encceja para concluir seu ensino médio e/ou fundamental! 

Caso não tenha sido aprovado(a) em todas as áreas do conhecimento, você pode obter um certificado de proficiência na área em que conseguiu a nota acima de 100, mas não poderá obter o certificado de conclusão do nível. 

Dessa forma, na próxima edição do Encceja, você pode optar por realizar a prova somente das matérias em que ainda precisa de aprovação.

Quem emite o certificado do Encceja?

Apesar da prova ser realizada pelo Inep, a emissão do certificado Encceja é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Da mesma forma, também a declaração de proficiência para quem não conquistou aprovação em todas as áreas do conhecimento, é feita por meio das Secretarias e Institutos que fazem parte do Programa.

No momento da inscrição, cada participante seleciona a instituição que fará a emissão do seu certificado do Encceja.

Como faço para pegar o certificado de conclusão do Encceja?

O Inep disponibiliza o resultado do Encceja para as Secretarias e os Institutos que emitem o certificado de conclusão do Encceja.

Portanto, quando divulgado o resultado Encceja, você pode se informar sobre o processo de certificação diretamente na instituição que você escolheu para emitir seu certificado no momento da sua inscrição.

Apesar de você poder utilizar temporariamente o boletim individual de resultados para comprovar sua nova escolaridade. O certificado de conclusão é extremamente importante para você comprovar que concluiu o ensino médio e/ou fundamental, sendo o documento oficial para esse fim.

Tem como pegar o certificado do Encceja pela internet?

Dependendo da Instituição, é possível fazer a solicitação do certificado do Encceja pela internet, mas é preciso ir pessoalmente fazer, pelo menos, a retirada do documento oficial.

Tem como usar a nota do Encceja para entrar na faculdade?

Sim, algumas instituições de ensino superior particulares aceitam a nota do Encceja como forma de ingresso sem que você precise passar por uma nova prova de vestibular próprio.

Resultado Encceja para a Gran Faculdade

Depois de acessar a página do participante Encceja e ver seu resultado Encceja, é possível confirmar se foi aprovado(a) para certificar sua conclusão do ensino médio.

Assim, com o resultado Encceja é possível entrar na Gran Faculdade sem precisar aguardar um novo semestre e começar uma nova etapa de estudos na sua jornada o quanto antes: o nível superior.

Estude em uma instituição com qualidade e estrutura reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso e cursos 100% online.

Com o boletim de resultado individual do Encceja, você pode fazer sua matrícula na Gran Faculdade e começar a conquistar seu tão sonhado diploma ainda em dezembro de 2023! (Porém, o certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja, deverá ser enviado via sistema em até 60 dias após a matrícula).

Confira nossos cursos de Graduação e escolha o seu:

Curso tecnólogo

Os tecnólogos são formações de nível superior mais rápidas – entre 2 e 3 anos – e voltadas para demandas em alta no mercado de trabalho. Confira as opções da Gran Faculdade:

Bacharelado

Os bacharelados são formações generalistas para carreiras específicas e costumam ter duração de 4 anos, na Gran Faculdade você pode escolher entre os cursos de:

Licenciatura

As licenciaturas têm duração de 4 anos e formam educadores para atuarem tanto na parte de gestão, quanto em sala de aula, escolha entre:

Além disso, vale destacar que todos os cursos são 100% EAD para você conciliar seus estudos com a rotina do dia a dia e contam com mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade!



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


22 de Dezembro de 2023