Inep: saiba tudo sobre o instituto e os principais programas

Quer entender melhor o que é e para que serve o Inep? Então, este texto é para você!

Avatar


12 de Janeiro4 min. de leitura

Inep, MEC, Enem, Enade, Encceja, são muitas siglas quando falamos sobre educação, não é? Por isso, hoje vamos entender melhor algumas delas, especialmente o que é Inep, qual a relação dele com as demais siglas e muito mais! 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é Inep?

Inep é a sigla de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criado em 1937 como “Instituto Nacional de Pedagogia”, desde 1997, o Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável especialmente pelas evidências educacionais. 

Sendo assim, o Inep faz parte da gestão do sistema educacional brasileiro, em conjunto com outros órgãos e instituições. 

E, de forma bem resumida, possui três principais frentes de atuação:

  • Avaliações e exames educacionais, como o Enem, o Encceja e o Enade;
  • Pesquisas estatísticas e indicadores educacionais (com base nos exames e outros levantamentos);
  • Gestão do conhecimento e estudos.

Qual a função do Inep?

De acordo com o site Inep, sua missão é “produzir conhecimento científico e informações oficiais para o aprimoramento das políticas públicas educacionais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país”. 

Qual a diferença entre MEC e Inep?

Por um lado, MEC é a sigla para Ministério da Educação e Cultura, sendo o órgão máximo da gestão educacional no país. Já o Inep, como vimos, é vinculado ao MEC e desenvolve, operacionaliza e promove ações e projetos que contribuem com essa gestão. 

Ou seja, o Inep é um importante braço do MEC para a operacionalização de programas, análises e indicadores educacionais, entre outras demandas. 

A seguir, confira um pouco mais sobre os principais programas do Inep, que fazem parte também do trabalho do MEC. 

Quais são os principais programas do Inep?

Atualmente, o Inep aplica alguns dos principais programas educacionais do país, incluindo Enem, Encceja, Enade, Revalida e Celpe-Bras, entre outros. 

Como são muitas siglas, confira um breve resumo sobre cada um a seguir:

Inep Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada anualmente pelo Ministério da Educação (por meio do Inep Enem), para avaliar o desempenho de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. 

De uns anos para cá, o Enem é também uma das principais formas de ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas. 

A nota do Enem também é utilizada para participar de outros programas do Governo Federal como o Sisu e o Prouni

Inep Encceja

Encceja é a sigla para Exame Nacional de Certificação de Competências para Jovens e Adultos. A prova é aplicada pelo Inep para jovens e adultos que desejam concluir seus estudos de ensino fundamental e médio. 

O Inep disponibiliza apostilas gratuitamente para que as pessoas possam estudar por conta própria para o Encceja. Mas outro caminho possível é estudar no chamado supletivo, em escolas que tenham cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA, CEEJA, CEJA, etc.).

Assim, com o Inep Encceja é possível conquistar o certificado de conclusão do ensino médio e começar uma graduação. 

Enade Inep

Um dos principais indicadores para ensino superior é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova Enade Inep avalia o desempenho dos estudantes de todos os cursos de graduação do país, que estão concluindo o curso (seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). 

Inep Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, ou só Revalida, é a prova para pessoas (brasileiros ou estrangeiros) graduadas em medicina em outros países comprovarem os conhecimentos necessários para o exercício da Medicina no Brasil.

Celpe-Bras

O Celpe-Bras é o exame brasileiro para estrangeiros que querem comprovar proficiência em língua portuguesa.

Qual o site do Inep? 

O site do Inep é uma base para acessar a página do participante Inep para diversos programas, ele pode ser acessado em www.gov.br/inep/pt-br. 

Atualmente, o Governo Federal fez ajustes para que seus programas educacionais tenham uma única plataforma, com dados já interligados. Leia mais sobre o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior

Como ver resultado Inep?

Para ver resultado Inep, você deverá acessar a Inep página do participante para o programa específico que deseja consultar ou o Portal de Acesso Único

Basicamente, em todos você precisará fazer o login com seus dados de acesso e seguir as informações da tela para aquilo que busca, de acordo com o programa específico. 

Como entrar em contato com o Inep?

É possível entrar em contato com o Inep por telefone, atendimento virtual, atendimento presencial ou por meio da ouvidoria no Fala.BR.

Atendimento telefônico ou virtual

Os dois principais canais de atendimento do Inep são o atendimento telefônico pelo 0800 616161 (de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h) ou o autoatendimento virtual, que funciona 24h (disponível em https://mecsp.metasix.solutions/portal).

Ouvidoria Inep

Fala.BR é uma plataforma integrada de ouvidoria para tudo que envolva serviços públicos federais, incluindo o Inep. Nela, é possível enviar sugestões, reclamações, elogios, fazer denúncias ou algumas solicitações.  

Este canal é digital, funciona 24h e é possível se manifestar de forma anônima ou por meio do login, para quem quer acompanhar o andamento da sua demanda. 

Onde fica a sede do Inep?

A sede do Inep fica localizada em Brasília (DF) e pode ser utilizada para atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h. 

O endereço do Inep é: Setor de Indústrias Gráficas (SIG) | Quadra 4 | Lote 327 | Brasília (DF) | 70610-908.

Entre na Gran Faculdade com sua nota do Enem ou do Encceja

A Gran Faculdade é uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, que oferece cursos de graduação e pós-graduação de forma totalmente online, com mensalidades acessíveis e diversas vantagens.  

Para a graduação, é possível usar a nota de dois programas do Inep como forma de ingresso: Encceja Inep e Enem Inep. Confira a lista de cursos de graduação para conquistar seu diploma de ensino superior na Gran Faculdade:



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


12 de Janeiro4 min. de leitura