Resultado Enem: como funciona e como ver a nota? Descubra!

Entenda como ver suas notas e onde usar seu resultado Enem 2023 para começar sua graduação em 2024!

Avatar


14 de Março6 min. de leitura

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou em Janeiro o resultado Enem 2023, mas o que fazer agora? Como calcular nota de corte? Como conseguir vaga para começar uma graduação em instituição pública? E em particulares? Calma, são muitas possibilidades, mas vamos te ajudar a entender seus próximos passos!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso para vagas em instituições públicas e privadas de todo o país. 

Isso porque a nota do Enem pode ser usada para conseguir financiamento estudantil e bolsas de estudo em instituições particulares, para substituir processos seletivos em universidades federais, estaduais e municipais e até mesmo para concursos públicos. 

Por isso, vale a pena entender melhor para usar no Enem 2024

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Quer saber mais sobre o Enem? Preparamos um manual completo para você baixar gratuitamente!

O Manual do Enem da Gran Faculdade foi baseado no Edital publicado pelo MEC e Inep em 2023 e conta com todas as informações oficiais que foram utilizadas no programa.

Neste material 100% gratuito você vai saber:

  • História e importância do Enem;
  • Datas, prazos e taxas de inscrição;
  • Como fazer o Teste Vocacional;
  • O que estudar para o Enem;
  • Como é calculada a nota do Enem;
  • E mais de 40 tópicos explicativos sobre outras dúvidas relacionadas ao programa.

Preencha o formulário abaixo e receba o manual gratuitamente:

MEC e INEP divulgam o resultado do Enem 2023

Confira como foi a live de divulgação do resultado Enem 2023. A apresentação mostrou os principais resultados e reforçou a importância do exame para acesso ao ensinso superior em instituições privadas e públicas através do Sisu, Prouni e Fies. Veja:

Como ver o resultado do enem?

Quem fez a prova do Enem em 2023 já pode consultar o resultado Enem 2023 no site Inep Enem. O passo a passo para consultar sua nota é:

  • Acesse a Página do Participante (Enem Inep);
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Faça o login com seu CPF e senha (mesmos dados criados na inscrição do Enem 2023);
  • No menu inicial, clique em “Boletim de Desempenho Individual” para ver a sua nota.

Assim, você confere sua média geral e as notas para cada uma das áreas do conhecimento e redação.

Como funciona o resultado do enem?

Saiba tudo sobre como funciona o resultado do enem:

Quando sai o resultado do enem?

O resultado enem costuma sair no início do ano seguinte ao que foram aplicadas as provas. Ou seja, se aprova é aplicada em 2023, o resultado é divulgado nos primeiros meses de 2024.

Que horas sai o resultado do enem?

Geralmente o resultado enem costuma sair pela manhã.

Quando sai o resultado do enem para treineiros?

O resultado enem para treineiros é divulgado cerca de 2 meses depois do resultado para concluintes ou já formado no ensino médio.

Resultado do enem para quem fez por experiência?

Se você fez o Enem apenas por experiência e já concluiu o ensino médio, sua nota será divulgada no início do ano. Caso você não tenha concluído o ensino médio, é considerado treineiro, e o resultado sai alguns meses depois.

Enem resultados anteriores

Para consultar os resultados anteriores do Enem, basta acessar a página do participante do Enem e fazer o login com suas informações de cadastro. Lá você poderá consultar as notas de outras edições do Enem.

Resultado da isenção do enem

O resultado da isenção do Enem costuma acontecer antes do período de inscrição da prova, ainda no primeiro semestre. É preciso aguardar o edital ser publicado para saber mais informações.

O que fazer com o resultado Enem 2023?

Agora que você já pode consultar seu resultado Enem, vale a pena entender que, com o resultado Enem, é possível:

  • Ingressar em instituições públicas de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Tentar bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para instituições particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Financiar os valores de mensalidades de instituições particulares (com ou sem bolsa Prouni), por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Usar a nota do Enem diretamente como forma de ingresso em instituições públicas, como no Enem-USP, ou particulares, como na Gran Faculdade, sem precisar fazer vestibular;
  • Se inscrever em instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o Inep;
  • Se candidatar a concursos públicos que aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos, como Polícia Militar de alguns estados e a Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais para cargos de nível médio.

Confira a seguir um resumo sobre os 3 principais programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal, bem como datas para 2024.

Como calcular o resultado do Enem?

A nota do Enem é calculada pelo próprio Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela prova.

Para concorrer às vagas de ensino superior, é preciso aguardar a inscrição nos programas e a nota de corte que pode variar de acordo com a concorrência para o curso que você deseja. Saiba tudo sobre a nota de Corte: o que é e como funciona? Veja como calcular!

Qual é a nota mínima para passar no enem?

Não existe uma nota para passar no Enem. O candidato que faz a prova apenas testa seus conhecimentos, mas caso não pontue em alguma área do conhecimento ou não faça a prova, não há penalizações.

O único problema é que o candidato não poderá concorrer a bolsas e vagas em instituições públicas e privadas por meio de programas federais naquele ano. Ou seja, vai precisar participar de processos seletivos próprios de instituições privadas ou fazer o Enem novamente para tentar no ano seguinte.

Quando abre a inscrição do Sisu 2024?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atualmente é o programa federal que mais oferece vagas em universidades públicas do país: municipais, estaduais, federais e institutos.

De acordo com o edital Sisu 2024, essa edição será anual, com vagas para início no primeiro e segundo semestres de 2024. Confira as datas Sisu 2024:

  • Sisu inscrição: de 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultado Sisu: 30 de janeiro de 2024;
  • Período de inscrição na lista de espera: de 30 de janeiro a 07 de fevereiro de 2024;
  • Matrículas: de 1º de fevereiro a 07 de fevereiro de 2024

Basta acessar o site do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior nessas datas e fazer sua inscrição do Sisu. Se preferir, leia nosso post e entenda o que é e como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscrição Prouni, qual a data?

Com o resultado Enem, o estudante também consegue participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), programa do governo federal para custear bolsas de estudo de 100% ou 50%. Segundo cronograma anunciado pelo Ministro da Educação em coletiva de imprensa hoje:

  • Publicação do Edital: 17 de Janeiro de 2024
  • Inscrição: a partir das 00h do dia 29 de Janeiro de 2024 até o dia 01 de Fevereiro de 2024

Podem participar do Prouni estudantes com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa, que tenham tirado nota acima de 450 pontos em todas as provas do Enem e não tenham zerado a redação.

O edital Prouni 2024 ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que as inscrições sejam abertas no início de fevereiro. 

Enquanto isso, veja o que é, como funciona e quem pode conseguir 100% de bolsa no Prouni?

Inscrição Fies, veja os detalhes

enem resultado

Além do Sisu e do Prouni, o resultado do Enem também pode ser utilizado no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), outro programa do governo que visa facilitar o acesso ao ensino superior.

No Fies, o(a) estudante financia os valores das mensalidades para pagar após a conclusão dos estudos. 

Há debates sobre uma possível reformulação do Fies, mas por enquanto nada foi confirmado pelo Governo Federal. É preciso aguardar a publicação do Edital Fies 2024 para conferir os requisitos, datas e outras informações importantes. Entenda o que é e como funciona o financiamento estudantil (Fies).

O que é e como funciona a nota de corte do Enem? 

Cada curso, turno, modalidade e instituição de ensino possui uma quantidade limitada de vagas oferecidas para cada programa. 

Assim, os estudantes são classificados de acordo com suas notas do Enem até o preenchimento dessas vagas. A nota do último selecionado para cada lista é chamada nota de corte.

Outro fator importante que define a nota de corte do Enem, além do resultado, é que algumas instituições podem dar peso maior a uma ou outra área do conhecimento de acordo com o curso escolhido.

Por isso, não é possível calcular a nota de corte antes da finalização do período de inscrição de cada programa de seleção.

Dessa forma, o melhor a se fazer é ir acompanhando ao longo do período de inscrições o seu posicionamento na classificação. 

Caso esteja fora da linha de corte, é possível mudar a opção de nstituição/curso/turno ou aguardar para se inscrever na lista de espera.

Resultado Enem para a Gran Faculdade!

Quer aproveitar seu resultado Enem para começar sua graduação o quanto antes? Com a Gran Faculdade você não precisa esperar o início de um novo semestre letivo. 

Aqui, você tem um cronograma de estudos totalmente personalizado e pode estudar de acordo com seu tempo e rotina, de onde estiver, com o dispositivo que tiver! 

Tudo isso com mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade no ensino. Afinal, nossos professores são referência no mercado de trabalho e somos reconhecidos com nota máxima pelo MEC

Clique no link abaixo e matricule-se agora por meio da nota do Enem! 

Quero ser aluno da Gran Faculdade

Ou, confira abaixo nossos cursos e cupons de desconto para escolher como vai conquistar seu diploma de nível superior com o Gran!

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!

Na Gran Faculdade Campus Curitiba, é possível usar a nota do Enem para conseguir bolsa de estudos de até 100% na sua graduação presencial. Confira mais informações no regulamento

Quando sai o resultado do Enem 2023 para treineiros?

O resultado do Enem 2023 para treineiros está previsto para ser divulgado no mês de março. 

Como ver a nota do Enem treineiro 2023?

Para ver a nota do Enem treineiro 2023 o caminho é o mesmo do resultado Enem 2023 citado no início deste texto. 

Enem 2024: o que se sabe até agora?

Segundo a coletiva de imprensa de hoje, que divulgou o resultado Enem 2023, a inscrição Enem 2024 está prevista para Maio.

Dessa forma, o Enem 2024 começa a ter novidades e atualizações por volta do mês de abril, quando iniciam os prazos de justificativa de ausência e solicitação de isenção de taxa de inscrição

Nós preparamos um conteúdo para te ajudar a começar a se preparar para o Enem 2024: saiba como será a próxima edição do exame! Assim você já pode começar a se organizar desde já. 

Siga acompanhando o blog do Gran para se manter atualizado(a) sobre as principais novidades em relação a ensino superior. 


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


14 de Março6 min. de leitura