Tipos de pós-graduação: saiba como escolher a sua!

Conheça mais sobre os diferentes tipos de pós-graduação e decida qual a melhor para os seus objetivos!

Avatar


27 de Fevereiro5 min. de leitura

Existem diversos tipos de pós-graduação e escolher um pode não ser fácil. Afinal, agora é um(a) profissional especializado(a) que o mercado de trabalho busca, possibilitando uma atuação cada vez maior nos nichos profissionais. 

Por isso, se você ainda não tem uma pós, é hora de considerar fazer uma! Por sorte, são muitos os tipos de pós-graduação e não faltam opções para diferentes objetivos, cargas horárias e modalidades.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre os principais tipos de pós-graduação disponíveis no Brasil atualmente, quais são os requisitos para cada uma delas e como fazer a escolha que mudará a sua vida:

O que é pós-graduação?

Um curso de pós-graduação é uma forma de se profissionalizar em uma área específica após concluir um curso de graduação (licenciatura, tecnólogo ou bacharelado). Somente pessoas que são graduadas podem fazer uma pós-graduação.

Esse tipo de curso foi regulamentado em 1965. Seu principal objetivo é elevar e desenvolver o nível técnico, científico e profissional do país. Tudo isso através de pesquisa, tecnologia, ciência e inovação aplicada a diferentes áreas e contextos.

No Brasil, existem dois principais tipos de pós-graduação:

  • Mestrados e Doutorados — Pós-Graduação Stricto-sensu
  • Especialização e MBAs — Pós-Graduação Lato-sensu

O que significa pós-graduação?

Como o próprio nome sugere, pós-graduação significa “depois da graduação”. Ou seja, é uma formação de nível superior que pode ser feita quando a pessoa já é graduada.

O que é pós-graduação lato sensu?

Os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) tem um objetivo mais profissionalizante e objetivo. São formações mais curtas e que contam com mais flexibilidade para o aluno que deseja conciliar os estudos com a rotina de trabalho e vida pessoal.

Esse é um dos tipos de pós-graduação mais procurados por aqueles que desejam adquirir conhecimentos essenciais, práticos e aplicados a diferentes realidades de trabalho. Esse tipo de pós busca reunir o que há de essencial na área que está capacitando o estudante.

Pós-graduação é especialização?

Sim! É comum que algumas pessoas se refiram aos cursos de especialização e MBA como “pós-graduação”. Ainda que o termo seja um conceito mais amplo, você pode ouvir pessoas que têm especialização dizendo que tem pós-graduação. Fique atento ao contexto!

O que é pós-graduação stricto sensu?

Os cursos de pós-graduação stricto sensu são formações mais acadêmicas e teóricas. Geralmente esse é um dos tipos de pós-graduação mais procurados por aqueles que desejam seguir carreira científica no Brasil, devido ao seu altíssimo rigor metodológico e aprofundamento.

Esse tipo de curso costuma ser muito pouco flexível e oferecido apenas na modalidade presencial. Os processos seletivos são muito longos e os valores de mensalidade quando cursados em universidades privadas, ou poucas vagas ofertadas quando em universidades públicas. Além disso, ainda podem exigir formação específica e domínio de um outro idioma.

Como funciona a pós-graduação?

Em resumo, a pós-graduação funciona como uma continuidade da graduação. Todavia, são aprofundados temas em uma área mais específica da sua escolha, de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais. Veja algumas considerações importantes:

PerguntaStricto-SensuLato-Sensu
Qual o objetivo?Geralmente aplicações mais teóricas, preparando profissionais para a carreira de magistério ou pesquisa.Aplicações mais práticas, voltadas diretamente para o cotidiano profissional e qualificando profissionais em diversas áreas.
Quanto tempo dura?2 a 4 anos.6 a 18 meses.
Pode ser realizada EAD?Ainda não existem cursos autorizados para regime 100% EAD.Sim.
É facilmente conciliável?Não, as pós Stricto-Sensu geralmente possuem currículos extensos que demandam dedicação quase exclusiva do aluno.Sim, os cursos são mais objetivos e os horários mais flexíveis.
TCC é obrigatório?Sim, para garantir o diploma o aluno deverá entregar o TCC ao final do curso.Não. Por lei, o TCC já não é mais obrigatório.
É possível fazer estágio?Sim. Em alguns casos, como doutorado, é obrigatório.Sim. Os estágios da pós estão previstos por lei, mas são opcionais para o aluno.
Qual é o investimento?Costuma ser maior pela extensão do programa, necessidade de se locomover
e eventual necessidade de pagar mensalidade.
Mais em conta, já que o aluno não precisará gastar com locomoção
e a instituição não terá de investir em espaços físicos.

Quem pode fazer pós-graduação?

Todos os tipos de pós-graduação só podem ser feitos por profissionais que possuam diploma de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnológico). 

Tipos de pós-graduação

tipos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu

Confira mais detalhes sobre os tipos de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu:

Tipos de pós-graduação lato sensu

Existem 2 tipos de pós-graduação lato-sensu: especialização e Master Business Administration (MBA). Confira:

Especialização

Dentre os tipos de pós-graduação disponíveis atualmente, a especialização sem dúvida tem se tornado cada vez mais popular. Isso se dá devido ao seu caráter flexível, inclusivo e objetivo, podendo ser aproveitada e aplicada a todas as carreiras. 

O profissional que decide fazer uma especialização foca-se no desenvolvimento e atualização de habilidades, caminhando para um redirecionamento ou descoberta de nicho em sua atuação profissional.

  • Pode ser realizado em regime 100% EAD: sim
  • Como ingressar: basta escolher o curso, submeter os certificados de conclusão de ensino médio e ingressar no programa
  • TCC: opcional
  • Tempo de conclusão médio: 6 a 18 meses
  • Estágio: opcional e remunerado

Master Business Administration (MBA)

O MBA, MBA Executivo e Masters são variações do mesmo tipo de pós-graduação lato sensu originada nos Estados Unidos. Esse tipo de aperfeiçoamento geralmente tem como tema assuntos relacionados ao empreendedorismo, gestão de empresas, administração e negócios. Exatamente por isso, costuma ser recomendado para profissionais que já possuem alguma vivência no mercado de trabalho.

  • Pode ser realizado em regime 100% EAD: sim
  • Como ingressar: basta escolher o curso, submeter os certificados de conclusão de ensino médio e ingressar no programa
  • TCC: opcional
  • Tempo de conclusão médio: 6 a 18 meses
  • Estágio: opcional e remunerado

Tipos de pós-graduação stricto sensu

Já os tipos de pós-graduação stricto-sensu são os mestrados e doutorados. Veja:

Mestrado

Dividido entre mestrado acadêmico e mestrado profissional, é o primeiro nível de aperfeiçoamento da modalidade Stricto Sensu. O curso requer muita dedicação do aluno e costuma durar de 18 a 24 meses. 

Após a conclusão, o aluno obterá o título de mestre. O mestrado é uma excelente qualificação para todos os profissionais que pretendem trabalhar com a área da magistratura (ministrando aulas para o ensino superior) ou pesquisa.

  • Pode ser realizado em regime 100% EAD: não
  • Como ingressar: enviando projeto de pesquisa e/ou mediante a realização de prova. Verifique com a Instituição de Ensino.
  • TCC: obrigatório
  • Tempo de conclusão médio: 18 a 24 meses
  • Estágio-docência: não obrigatório e não remunerado

Doutorado

Com a iniciação do aprofundamento científico no mestrado, o Doutorado é um passo ainda mais adiante, podendo durar até 5 anos. O intenso trabalho de pesquisa torna o profissional um excelente pesquisador e/ou professor, além de conceder o título de Doutor. 

Esta é a titulação mais alta no sistema de educação brasileiro. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é obrigatório fazer um mestrado para obter um doutorado: este é apenas o caminho mais comum a ser realizado.

  • Pode ser realizado em regime 100% EAD: não
  • Como ingressar: projeto de pesquisa, prova e comprovação de domínio de ao menos 2 idiomas.
  • TCC: obrigatório
  • Tempo de conclusão médio: 4 a 5 anos
  • Estágio-docência: obrigatório e não remunerado

Resumo: diferença entre lato sensu e stricto sensu

Pós-Graduação Stricto-SensuPós-Graduação Lato-Sensu
Entre 18 e 48 meses de duração de dedicação exclusivaNo mínimo 360h de duração, que podem ser concluídas a partir de 6 meses
TCC obrigatórioTCC opcional
Focado na esfera acadêmicaAcadêmico e profissionalizante
Requer domínio de língua estrangeiraNão precisa saber outro idioma
Ao final do curso, a pessoa recebe diplomaRecebe certificado de conclusão

Qual o título de quem faz pós-graduação?

O título de quem faz pós-graduação depende do tipo de pós-graduação que ela fez:

  • Especialização ou MBA: especialista;
  • Mestrado: mestre;
  • Doutorado: doutor;

O que vem depois da pós-graduação?

Não há nenhum outro tipo de curso superior de pós-graduação. Ou seja, você pode escolher entre os diferentes tipos de pós-graduação conforme a sua evolução profissional e interesses pessoais de aprendizagem.

Quantas pós-graduação posso fazer ao mesmo tempo?

O MEC não estipula uma quantidade máxima de pós-graduações que você possa fazer ao mesmo tempo. Todavia, lembre-se que é preciso tempo e dedicação para garantir que o seu aprendizado seja efetivo, ainda mais se você for conciliar os estudos com outras atividades.

Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.

São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:

Quer começar uma especialização mas ainda tem dúvidas de qual caminho seguir? Baixe gratuitamente o Guia da Pós-graduação!

Concluiu a Graduação e agora quer se especializar em uma área para garantir melhores oportunidades de emprego ou salário? Chegou a hora de começar uma Pós na Gran Faculdade!

Se você quer iniciar a sua jornada e não sabe qual caminho seguir, nós fizemos um e-book com todo o passo a passo de como começar uma pós-graduação. No material que preparamos para você, falamos sobre:

  • O que é pós-graduação
  • Tipos de pós-graduação;
  • Como começar uma pós-graduação;
  • Sugestões de cursos que você pode seguir de acordo com sua área.

E o melhor de tudo: todo esse conteúdo é gratuito! Basta preencher o formulário abaixo que você terá acesso ao material:

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 84,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 84,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 94,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas. Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação. Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


27 de Fevereiro5 min. de leitura