7 aprendizados de Jesus para uma vida melhor

Por
5 min. de leitura

E cá estamos nós, em algum ponto do nosso caminho, fazendo a travessia entre o nascer e o morrer. Nessa longa jornada, alguns de nós optam por viver e seguir resolutos apesar das adversidades, outros escolhem diminuir a marcha ou mesmo parar de vez por causa dos inevitáveis infortúnios. Especialmente no fim de um ciclo como o marcado pelas festas de fim de ano, quando nos tornamos mais reflexivos que o normal, impera para muitos a indecisão entre preparar o espírito para as celebrações que se avizinham ou apenas lamentar tudo de ruim que ficou para trás.

Se você se enquadra no segundo grupo, repense sua postura. Em vez de se queixar indefinidamente, tente abrir a mente e o peito para o espírito de Natal. Permita-se ser alcançado pelos ventos da sabedoria que o Aniversariante mais famoso de todos os tempos nos legou.

A influência e a sabedoria de Jesus não são uma questão de uma fé específica. Ele, em sua curta passagem terrena, nos deixou lições que ainda hoje, passados mais de 2 mil anos, têm potencial de ajudar cada um de nós a construir uma vida melhor, com alicerces sólidos capazes de suportar qualquer tempestade.

Jesus foi e é uma figura tão importante que até mesmo a história se divide em antes e depois dEle. Mesmo sem a pretensão de se tornar famoso, Ele foi o homem que mais influenciou a humanidade e ainda hoje é o mais referenciado. Quem pesquisar seu nome no Google deparará com mais de 2 bilhões de resultados. As biografias sobre Ele são inúmeras, e mesmo o calendário teve de ajustar feriados e datas comemorativas a fatos da sua vida.

Por isso, na semana em que celebramos simbolicamente o aniversário desse que que, na minha opinião, foi o homem mais sábio e o mestre mais didático que já caminhou pela Terra, penso ser particularmente oportuno relembrar alguns de Seus ensinamentos.

É o que faremos em nossa conversa de hoje, tudo bem? Então vamos em frente.

1) Aprenda a querer, aprenda a escutar.

“Quem tem ouvidos, ouça”. Essa é a orientação que se lê em Mateus 11:15. Jesus, partindo do princípio de que qualquer pessoa é plenamente capaz de mudar, sempre deu a todos a oportunidade de fazer isso, independentemente do passado de cada um. O crescimento individual exige, porém, que se esteja pronto para lidar com algumas verdades, mesmo que elas não sejam lá muito agradáveis de ouvir.

Nesse contexto, a Bíblia ensina que, embora se possa fazer quase tudo por alguém, ninguém consegue querer no lugar de outro. Você, eu, todos e cada um de nós precisamos, por nós mesmos, querer escutar. Então queira! Então ouça!

 

2) Arrependa-se e saiba mudar de ideia.

“Arrependei-vos e acreditai nas boas novas”. De Marcos 1:15 extrai-se que a sabedoria está em perceber quando é hora de rever planos. Não por acaso, a palavra grega para “arrependimento” é metanoia, que significa, justamente, mudar de ideia. Humildade é a chave para reconhecermos quando fizemos más escolhas a tempo de corrigi-las.

Jesus, em toda sua sabedoria, embora quisesse ajudar as pessoas a mudar, não obrigava ninguém a fazê-lo. A liberdade para decidir é fundamental, e engana-se quem pensa que inteligência é sinônimo de estar sempre certo.

 

3) A verdadeira mudança só acontece de dentro para fora.

“Limpa primeiro o interior do copo e depois todo o copo ficará limpo”. Em Mateus 2:26, Jesus ensina que a verdadeira mudança ocorre de dentro para fora. Se feita apenas na superfície, dura pouco e é difícil de sustentar.

Máscaras simplesmente caem. Precisamos acreditar de verdade em nossa renovação. É essa crença interior que desencadeia a verdadeira transformação.

 

4) Perdoar é difícil, porém necessário.

“O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’ ou ‘levanta-te e anda’?” Em Lucas 5:23, Jesus fala da importância do perdão e demonstra como é difícil mas ao mesmo tempo fundamental exercê-lo.

De fato, é bem menos custoso mandar alguém seguir em frente do que perdoar de verdade. Todavia, poucas coisas são tão prejudiciais quanto a amargura que acompanha o rancor. Afaste-a de si perdoando com sinceridade e siga a sua vida com o coração leve e em paz.

 

5) Não julgue os outros.

Em João 8:1-11 narra-se o episódio em que Jesus é testado em sua misericórdia pelos fariseus e homens da lei, que trazem a sua presença uma mulher surpreendida em adultério. As normas da época previam o apedrejamento das esposas infiéis, e era como os presentes pretendiam punir a jovem. O que disse, então, Jesus? “Aquele que estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Uma a uma as pessoas foram se retirando, até que Ele se voltou para a mulher e declarou: “Vai e não peques mais”. Usando da inteligência, Ele ao mesmo tempo se livrou da emboscada que lhe haviam armado e expôs a hipocrisia dos que ali estavam.

É triste reconhecer: tendemos a reparar nos defeitos alheios enquanto ignoramos os nossos. Se é assim, que tal, ao se sentir ofendido com uma transgressão cometida por outrem, você se lembrar imediatamente dos seus próprios erros? Não atire pedras.

 

6) Fale sempre a verdade, para si e para os outros.

“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’”. Em Mateus 5:37, Jesus ensina sobre a importância de sermos firmes em nossas palavras. Entenda que não se trata de ser inflexível, mas de falar a verdade e de realmente se comprometer com o que foi dito. Vou além: cuida-se de ser firme consigo mesmo, talvez mais do que em relação aos outros.

Se disser que vai fazer algo, faça! Nada de mentiras, nada de enganação.

 

7) Faça a diferença na vida das pessoas.

“Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.” Essa bela passagem, transcrita de Mateus 5:13, refere-se à responsabilidade que todos temos de servir, de ser útil, de fazer a diferença na vida das pessoas.

Não são poucos os estudos a sugerir que nós nos realizamos ao ajudar os outros. Pense nisso, especialmente quando tiver tomado posse no cargo público pelo qual você agora está batalhando. Graças a sua dedicação, em breve você poderá ajudar seus entes queridos e os cidadãos em geral. Imagine o poder de fazer o bem que isso significa.

Embora ainda haja muitas outras lições do Mestre dos Mestres que eu poderia mencionar aqui, guardarei algumas para uma oportunidade futura. Por ora, gostaria de encerrar comentando apenas mais uma, que provavelmente também é a mais notável de todas: a de que nem as mais duras derrotas são o desfecho da história de quem quer que seja. Quando Jesus foi crucificado, sua trajetória não acabou; pelo contrário, sua morte e a crença em sua ressurreição, na qual eu acredito, mudaram completamente o curso da história. Demorou três dias para esse evento ocorrer, e, nesse ínterim, a impressão geral de seus seguidores era a de que tudo estava perdido. No fim, porém, tudo se revelou mais sublime do que se poderia esperar.

Jamais deixe de acreditar. Enquanto você seguir respirando, a possibilidade existe. Erga o queixo, infle o peito, potencialize sua alegria de viver e siga decidido rumo aos seus sonhos. Os ensinamentos de Jesus, não tenha dúvida, o cobrirão de bênção e graça.

Um Feliz Natal para você e toda a sua família!

 

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. 10 lições em 10 anos de Gran
  2. 10 anos mudando vidas, e é só o começo
  3. Conhece-te a ti mesmo
  4. Duelos internos
  5. Aumente as suas expectativas
  6. Você NÃO é o problema
  7. Promessas que mudam tudo
  8. Zona de (des)conforto
  9. Como ter mais coragem
  10. O fim depende do começo
  11. Cuide do seu leão
  12. Elimine os drenos
  13. Faça falta!
  14. Não deixe as pessoas dizerem quem você é
  15. Aprenda a cozinhar feijão
  16. Rompa o teto
  17. O poder da empatia
  18. Resiliência ao medo
  19. Impostor autoimposto
  20. Entre serpentes e pombas

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura