Carreiras jurídicas: como se preparar para os concursos? VEJA!

As carreiras jurídicas são muito almejadas e procuradas pelos concurseiros. Saiba como se preparar para os principais concursos e garanta a sua aprovação!

Avatar


23/07/2021 | 16:38 Atualizado há 66 dias

O setor público é muito próspero para as carreiras jurídicas. Além da estabilidade, o servidor público dessa área ainda desfruta de remunerações altas e diversos benefícios. Com tantos pontos positivos em jogo, é de se esperar que o ingresso seja bastante concorrido. De fato, o sonho da maioria dos bacharéis em Direito, por exemplo, é conquistar uma vaga na Magistratura.

Contudo, se o seu sonho sempre foi ingressar nas carreiras jurídicas públicas, não se preocupe! Com dedicação e vontade, tudo é possível. Acompanhe o artigo para ficar por dentro dos principais pontos para se considerar na hora de se preparar para os concursos jurídicos e garantir a aprovação!

Carreiras jurídicas: passo a passo para conquistar o seu cargo público!

A atividade jurídica não está limitada apenas ao setor público: também existe uma série de oportunidade para os bacharéis de Direito que pretendem atuar no mercado privado. Neste arquivo vamos abordar o ingresso nas carreiras jurídicas públicas. Mesmo que esse não seja o seu objetivo agora, continue lendo! Muitas das dicas são importantes para os dois lados da atuação profissional.

Navegue pelo índice abaixo para encontrar cada item com mais facilidade:

  1. Graduação 
  2. OAB
  3. Cargo e Certame
  4. Plano de estudos
  5. Materiais de preparação
  6. Questões e simulados
  7. Prática Jurídica
Destaques:

 

1° passo para ingressar nas carreiras jurídicas: graduação em Direito

O primeiro passo para ingressar nas carreiras jurídicas começa bem cedo, lá na etapa acadêmica da sua formação. Afinal, a grande maioria dos concursos jurídicos exige a formação específica em Direito. Se você é bacharel em Direito, já está com um ponto resolvido! Se você não é, mas realmente gostaria de ingressar nessa carreira, é hora de decidir se vale a pena procurar um curso de Direito pela primeira vez ou ingressar na sua 2° graduação. Além das opções de Instituição de Ensino Públicas, existem diversos descontos para quem vai curar a segunda graduação no mercado privado de educação.

2° passo: registro na OAB

O segundo passo para garantir o seu ingresso nas carreira jurídicas é ser aprovado no Exame de Ordem, garantindo um registro e a famosa carteira vermelha. Apesar de não ser exigido em todos os concursos jurídicos, o registro da OAB é exigido em grande parte deles e é também um pré-requisito para atuar no mercado privado. Por isso, se você pretende atuar na carreira jurídica, considere realizar o exame! A constância de publicação de editais é grande, totalizando 3 seleções por ano. Durante a pandemia esse número baixou, mas está se normalizando aos poucos.

Curiosidade!

Você sabia que o cargo de Juiz geralmente não exige registro na OAB? Outros cargos da iniciativa pública como Promotor, Defensor Público e Delegado também não! Por isso, escolher o seu caminho dentro das carreiras jurídicas é tão importante! Assim você saberá com mais certeza quais ações deverá tomar para conquistar o seu sonho!

3° passo: escolha o seu cargo e certame

Quanto mais claro o objetivo, mais eficiente o planejamento para atendê-lo tende a ser. O mesmo pode ser dito sobre a sua preparação para as carreiras jurídicas. É claro que você pode iniciar os estudos de forma mais geral, contemplando as diversas áreas do Direito e construindo uma forte base de conhecimentos gerais. Mas você concorda que em determinado momento isso não será mais o suficiente?

Além disso, o estudo generalista (especialmente para as carreiras jurídicas) raramente será eficiente, já que é baseado em dispositivos legais muito amplos que podem ser abordados de maneira completamente diferente, a depender do certame.

Por isso, um passo importante é decidir para onde você quer ir. As carreiras jurídicas públicas são essencialmente:

  1. Magistratura
  2. Promotoria
  3. Procuradoria
  4. Defensoria
  5. Delegado de Polícia
  6. Advogado da União

Para ler mais sobre cada uma das áreas, clique aqui! 

Depois de escolher o seu caminho dentro das carreiras jurídicas e se informar um pouco mais sobre elas, é hora de buscar as oportunidades disponíveis, tanto no seu Estado quanto em nível Federal:

Veja uma lista atualizada de oportunidades na carreira jurídica pública em 2021! 

Volte ao topo

 

4° passo: planeje os seus estudos

Já mencionamos anteriormente que o ingresso nas carreiras jurídicas é muito concorrida. Além disso, a quantidade de conteúdos prevista costuma ser extensa. Mas não estamos falando isso para te desanimar! Afinal, todas essas dificuldades podem ser superadas com um bom cronograma de estudos.

Organize seus horários, estabeleça quantas horas você tem para estudar por dia, separe seus materiais e coloque a mão na massa! Se você não sabe como criar um bom cronograma de estudos, estamos aqui para te ajudar!

Veja o passo a passo de como montar um bom cronograma de estudos! 

No canal de Youtube do Gran, você pode encontrar vídeos sobre o ingresso em grande parte das carreiras jurídicas. Veja por exemplo, o passo a passo para quem quer entrar na carreira jurídica de magistratura:

5° passo: selecione materiais de qualidade e atualizados

Um ponto muito importante a se observar, especialmente nas carreiras jurídicas, é sempre estudar com materiais atualizado. Afinal, mudanças na legislação ocorrem o tempo todo e são assuntos recorrentes no processo avaliativo de bancas examinadoras.

Pode contar com um Vade Mecum de qualidade, por exemplo, pode fazer toda a diferença na sua preparação. Afinal, esses materiais reúnem os principais pontos a serem estudos e poderão auxiliar também em outras etapas, como a formulação de peças processuais e prova orais.

No Gran Cursos Online, você encontra materiais de qualidade, constantemente atualizados. Você pode conferir alguns desses materiais na página de recursos gratuitos!

Clique aqui para acessar a página de materiais gratuitos 

Contudo, para uma preparação mais completa, considere a obtenção da Assinatura Ilimitada ou um Curso Preparatório para o seu certame de escolha. Assim, você terá certeza de que estará estudando com os melhores materiais e aula disponíveis!

De modo geral, também se recomenda estudar apenas por um tipo de material. Isso não é uma rega, é claro, mas os diferentes estilos de didática podem acabar mais confundido do que ajudando. Avalie o que funciona para você e lembre-se que quando o assunto é preparação de concursos, não existe certo e errado: existe o que melhor se adequa a cada aluno.

6° passo: resolva muitas questões e provas passadas

A resolução de questões, simulados e provas passadas deve ser um ponto essencial do seu cronograma de estudos. Muitos especialistas em aprovação apontam que, para garantir um bom desempenho, deve-se resolver o mínimo de 20-30 questões por dia. E você sabe por que isso é tão importante?

Ao resolver questões, você é capaz de fixar, revisar e até mesmo avaliar o seu desempenho. Tudo isso pode guiar suas estratégias de estudo para que sejam mais eficientes. Além disso, as questões mostram tanto o nível de complexidade exigido pela banca, como o estilo de cobrança.

Se você já ouviu a expressão “a prática faz a perfeição”, saiba que isso também se aplica aos concursos públicos! Ao resolver questões no formato de simulado, você ainda se torna capaz de monitorar e controlar o seu tempo de resolução, habilidade essencial para o dia da prova.

Agora que você já abe da importância de incluir a resolução de exercícios no seu dia a dia de estudos, é preciso encontrar uma boa plataforma de questões! Por sorte, o Gran Cursos Questões apresenta um acervo de milhares de questão de concurso comentadas e prontas para serem resolvidas! Encontre exercícios por certame, matéria, cargo, ano, banca Examinadora e muito mais!

Clique aqui para acessar a plataforma Gran Cursos Questões e faça seu cadastro GRATUITO! 

7° passo: de olho na prática jurídica

Você sabe o que é prática jurídica? Assim como o nome já sugere ela é o exercício  comprovável de funções na área de Direito. Com isso quer-se dizer exercício da advocacia, atuação em atos privativos ou até mesmo atividades de magistério para a área.

A prática ou atividade jurídica é exigida por lei para o ingresso na carreira de magistratura e Ministério Público. Com o passar do tempo, contudo, também passou a ser exigida na maioria dos certames dessa área. A exigência mais comum é de que o candidato comprove o mínimo de 3 anos de atividade jurídica para assumir o cargo público.

O número pode variar, especialmente em esferas estaduais e municipais. Contudo, para concursos federais não tem erro! A atividade jurídica será cobrada. Portanto, se você pretende ingressar em uma das carreiras jurídicas, é importante buscar editais anteriores e atuais (se já estiverem publicados) para avaliar o critério de avaliação para prática jurídica.

Uma boa notícia é que a pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização, também pode ser considerada como tempo de prática jurídica para cargos do Ministério Público!

Saiba mais sobre a prática jurídica em concursos! 

Volte ao topo

 

Carreiras jurídicas: comece hoje e não desista!

Se você procurou por este artigo é porque está considerando fazer parte das carreiras jurídicas ou tem esse sonho a algum tempo. Muitas pessoas esperam um sinal para tomar uma decisão e este pode ser o seu! O melhor momento para começar a correr atrás dos seus sonhos sempre será agora, o mais rápido possível. Não deixe que a idade e a inércia do dia a dia te afastem do que você sempre quis realizar.

Com uma rotina organizada de estudos, a aprovação nas carreiras jurídicas com certeza virá e todos os sacrifícios desse período serão justificados! O caminho nem sempre será fácil, mas se você persistir, com certeza irá conquistar o seu objetivo e ingressar nas carreiras jurídicas públicas. Conte com o Gran como seu parceiro de estudos pelo caminho e vamos em frente!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *