Cursos de pós-graduação a distância: como funcionam?

Da matrícula até a conclusão: saiba como funcionam os cursos de pós-graduação à distância e decida se esse tipo de curso é para você!

Avatar


13 de Abril de 2023

Popularizado pela época de distanciamento social, não há dúvidas que o modelo remoto chegou para ficar em diversos setores da vida moderna. O âmbito educacional é um desses, muito beneficiado com o aumento de popularidade dos cursos de pós-graduação a distância.

Mas afinal, como realmente funciona esse tipo de pós-graduação? Dá pra fazer Mestrado e Doutorado EAD? Acompanhe o artigo e descubra!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Navegue pelo indice:

Os cursos de pós-graduação à distância são regulamentados?

Os cursos de pós-graduação à distância são regulamentados pelo Decreto 9.057/2017 e pela Resolução CNE/CES de 2007, que desenvolvem o explicitado no Art. 80 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (Lei 9394/96) sobre o ensino remoto:

Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

Assim, observando algumas diretrizes, os cursos de pós-graduação à distância são considerados como cursos regulares, possuindo a mesma credibilidade que os programas realizados de maneira presencial.

Como o nome já sugere, na pós-graduação à distância o aluno não precisa comparecer a um polo físico. Com o auxílio de uma plataforma de aprendizado, ele pode acessar aulas pré-gravadas ou participar de aulas ao vivo por meio de sistemas de transmissão online.

Quais os tipos de cursos de pós-graduação à distância?

Apesar da educação à distância ser regulamentada, nem todas as modalidades ainda são oferecidas ou bem vistas. Atualmente, a oferta de cursos de pós-graduação à distância ainda está limitada a cursos lato-sensu, ou seja, especializações e MBAs.

Apesar de já estar regulamentado, o ensino remoto para Mestrados e Doutorados ainda está sendo discutido. Ou seja, ainda não existe nenhum curso de pós-graduação stricto-sensu a distância.

Para saber mais, acesse: Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu ou stricto sensu?

Por que ainda não dá para fazer curso de pós-graduação stricto-sensu à distância?

A razão para isso é bem simples: além dos duros critérios para a realização, esses cursos também devem ser analisados um a um pela CAPES. Isso acontece porque esse tipo de curso de pós-graduação é avaliado e recebe notas que os classificam para receberem financiamento público, como bolsas e verba para projetos.

Além disso, vale ressaltar que mesmo quando tiver cursos aprovados, o curso de pós-graduação stricto-sensu à distância será semipresencial. Isso significa que o aluno deverá comparecer ao polo de ensino para realizar atividades específicas, como: estágios, seminários, práticas profissionais, avaliações, laboratório e atividades de pesquisa.

Para discutir a questão, o Grupo de Trabalho organizado pela CAPES (GT-EaD) se reuniu em março de 2022 e outros desdobramentos são esperados com o tempo.

Como é a matrícula em cursos de pós-graduação à distância?

A matrícula em cursos de pós-graduação à distância geralmente é realizada de maneira remota. Basta que o aluno indique a intenção de realizar o curso, inicie o processo de matrícula, envie toda a documentação e realize o pagamento da primeira mensalidade (ou de todo o curso) para começar a acessar o conteúdo.

Além disso, costuma haver necessidade de assinatura de um contrato para viabilizar a contratação da pós-graduação EAD. Isso também será realizado virtualmente por meio da Instituição que oferece o curso.

Como é a matrícula na Gran Faculdade?

O processo de matrícula nos cursos de pós-graduação EAD do Gran é muito simples e pode ser resumido em 4 passos:

  1. Acesse o site da Gran Cursos Pós-Graduação;
  2. Informe-se sobre os cursos (cada programa tem uma página específica e vídeo de apresentação);
  3. Verifique se há algum cupom de desconto disponível;
  4. Clique em “Matricule-se agora” e preencha com os dados solicitados!

Cursos de pós-graduação à distância tem calendário acadêmico?

A flexibilidade de horários costuma ser um dos pontos positivos mais apontados por alunos que optam por um curso de pós-graduação EAD. De fato, em programas desse tipo, é muito comum que se possa assistir às aulas e realizar as atividades no seu próprio ritmo, sem precisar se pautar pela velocidade de outros membros da turma.

Todavia, em alguns casos, a Instituição pode optar por adotar calendários trimestrais ou semestrais: ou seja, estabelecendo apenas uma data limite para que você conclua as atividades de cada módulo. Na Gran Faculdade não há calendários acadêmicos.

Isso quer dizer que o aluno não precisa se preocupar com datas limites durante o seu curso: podendo acessar as aulas e realizar as provas quando preferir, você fica 100% no controle dos seus horários e só precisa se atentar para o limite máximo de 18 meses de permanência TOTAL no curso.

Como funcionam as provas dos cursos de pós-graduação à distância?

De acordo com a legislação para os cursos de pós-graduação EAD, fica a cargo da Instituição de Ensino definir quais serão os critérios de avaliação dos alunos. Podendo ser a formulação de trabalhos, realização de provas ou o temido TCC.

Além disso, algumas faculdades podem solicitar que você compareça presencialmente à sede de ensino para realizar as provas ou trabalhos. Ou seja, vai demandar o seu tempo e dinheiro para que compareça a um polo para avaliação.

Na Gran Faculdade as provas são divididas em 3 módulos principais. Para ser aprovado e receber a certificação, o aluno deverá obter um aproveitamento mínimo de 75% na prova objetiva de cada módulo. A avaliação é realizada no modelo 100% online, sem a necessidade de se deslocar.

Saiba mais sobre os métodos de avaliação da Gran Cursos Pós-Graduação! 

O TCC é obrigatório em cursos de pós-graduação à distância?

A publicação da Resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018 tornou o TCC opcional para todos os cursos de pós-graduação à distância. No entanto, caso a faculdade classifique a realização do trabalho como obrigatória para a conclusão do curso, o aluno deverá realizá-la.

Geralmente elaborado em modelo de artigo científico, o TCC de pós-graduação deverá compreender os resultados de uma pesquisa de aprofundamento sobre algum assunto relevante relacionado à especialização.

Na Gran Faculdade, a escolha de realização do TCC fica 100% por conta do aluno. Ou seja: sem custos adicionais, ele pode escolher por fazer ou não o trabalho, de acordo com seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Terminei o meu curso de Pós-graduação EAD, e agora?

Depois que o aluno é tido como aprovado, ele deverá requisitar o seu certificado de conclusão. Esse documento, caso seja emitido por uma Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC, é válido em todo o território brasileiro.

A emissão do certificado de Pós-Graduação da Gran Faculdade é reconhecida pelo MEC. Caso não opte por fazer o TCC, o aluno só deverá ter sido aprovado nas 3 avaliações objetivas obrigatórias para solicitar a emissão.

Depois disso, com o certificado em mãos, você estará apto para:

  • Solicitar Salários Maiores;
  • Mais chances de ser promovido e ocupar cargos de gestão;
  • Diferencial no mercado de trabalho;
  • Maior competência e facilidade para exercer as atividades diárias;
  • Título de Especialista na área;
  • Maior facilidade em se recolocar profissionalmente (conseguir um emprego).
  • Utilizar em Provas de Títulos para concursos públicos

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


13 de Abril de 2023