Como se manter forte diante das adversidades

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.” – Sigmund Freud (1856-1939), médico psiquiatra

Em recente live com a professora Geilza, no meu Instagram, falamos sobre como se manter forte neste momento de isolamento social. O papo foi tão legal que decidi trazer para este espaço do blog lições extraídas dessa conversa combinadas com o que aprendi em minha vivência pessoal. Entendo que, em tempos difíceis, precisamos nos fortalecer e percebo que a maioria de nós até sabe disso, mas a pergunta que fica é: como? Continue lendo, que pretendo ajudar você a descobrir.

Pense um pouco e responda: quais características têm em comum homens e mulheres de biografia notável? A resposta mais provável é: coragem e força de vontade. E o que os compele a um comportamento destemido e resiliente? Respondo sem medo: em regra, é o confronto com novos desafios. Por alto, nove entre dez relatos de indivíduos inspiradores envolvem dificuldades concretas que despertam dons e talentos até então desconhecidos. Afinal, a incerteza é a regra, e sempre haverá tempestades. O que faz a diferença é a forma como resolvemos enfrentá-las. Não à toa, a professora Geilza defende – e eu concordo com ela – que desenvolvemos virtudes como bravura e determinação apenas em momentos de turbulência. O raciocínio é simples: como ser ousado e cheio de propósito tendo só certezas, sem nunca ser surpreendido por algo desafiador?

Nas palavras do escritor e filósofo Mario Sergio Cortella: “Não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faça da minha vida enquanto a morte não acontece, para que essa vida não seja banal, fútil e pequena.” É isso! Tratemos de aproveitar cada obstáculo em nossa trajetória para construir algo que valha a pena, pois não adianta ficar lutando contra fatos. Eles são o que são. A nós, cabe sermos realistas e administrarmos nossas frustrações e temores.

Nem por isso devemos ceder à derrota. Na verdade, há muitas ações que podemos adotar para nos fortalecermos em períodos difíceis como o que estamos atravessando. A seguir, veremos algumas:

1. Aceite a situação como ela é.

A fortaleza da mente, a resistência do corpo e a iluminação da alma resultam da clara percepção da conjuntura. Somente com absoluta ciência do nosso contexto estaremos aptos a elaborar formas de enfrentamento e atuar com coragem e equilíbrio. É natural que, no caminho, experimentemos as fases do luto descritas por Elizabeth Kubler-Ross. Passaremos pela negação, pela raiva, pela barganha e pela depressão ou tristeza antes de chegarmos à aceitação. Pode-se até acelerar o processo entre uma fase e outra, mas, para isso, é preciso ter consciência de cada uma delas e compreender, por mais difícil que seja, que não adianta teimar contra a realidade. Veja o momento atual: estamos no meio de uma pandemia, o isolamento social é a recomendação dos órgãos de governo e de organizações internacionais, e não há nada que possamos fazer para mudar isso. Numa circunstância como essa, tudo que podemos fazer é pôr os óculos da verdade e olhar para os fatos com otimismo e objetividade, acolhendo-os como são e focando em resolver apenas o que temos sob o nosso controle.

2. Faça as pequenas coisas do dia a dia encarando-as como um dever, não um martírio

Diferentemente do que muitos pensam, um grande sucesso corresponde à soma de muitas pequenas ações levadas a cabo ao longo de certo tempo, com constância. Está longe de ser resultado de uma única tacada de mestre. Pode ter certeza: o ponto de virada só vem depois de muita ralação. Demora anos para fazer sucesso “da noite para o dia”. Como diz o neurocientista Pedro Calabrez, “a constância é muito mais importante do que picos de dedicação”.

Em termos práticos, como você pode ir galgando pouco a pouco seu lugar no palco dos bem-sucedidos? Comece elaborando uma lista de tarefas e executando uma de cada vez. Mire um objetivo no futuro, claro, mas concentre-se no que que tem de fazer no presente e use o passado como uma biblioteca de aprendizado, um lugar de consulta, jamais como moradia. Outra dica é oferecer a si mesmo pequenas recompensas a cada meta batida: uma taça de vinho, uma comida especial, um episódio da série favorita… Você merece.

3. Mude a sua percepção sobre os desconfortos naturais da vida.

A professora Geilza resumiu bem, em nossa live: “Não conseguimos crescer pessoalmente se algo não dói dentro de nós”. O incômodo precede o crescimento. Compare com o que acontece no corpo humano quando começamos a malhar: para desenvolvermos massa magra, precisamos sofrer na academia. E não estou dizendo isso no sentido metafórico. Se você não sabe, os treinos de musculação causam microlesões nos músculos, e é no processo de regeneração que eles se tornam maiores e mais fortes. Acredite em mim: fica mais fácil suportar as dores e continuar treinando quando você descobre isso. O mesmo vale para os outros “treinos” da vida. A dor é uma necessidade, e é transformadora!

4. Tenha CERTEZA do que você quer.

Muitos afirmam querer passar em concurso, mas será que querem mesmo ou dizem isso da boca pra fora? Quem quer mesmo faz das tripas coração para conseguir. Quem quer de verdade segue em frente mesmo sem apoio. Quem quer pra valer não inventa desculpas; encontra soluções. Então pense bem – e lembre-se: não há resposta certa ou errada – sobre o que você quer. O momento atual é oportuno para esse tipo de reflexão.

5. Atente para os tesouros que estão dentro de você.

Vou contar uma breve história que li em “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle:

Por mais de trinta anos um mendigo ficou sentado no mesmo lugar, debaixo de
uma marquise. Até que, um dia, uma conversa com um estranho mudou sua vida:
– Tem um trocadinho aí pra mim, moço?
– Não, não tenho – disse o estranho. O que tem nesse baú debaixo de você?
– Nada, isso aqui é só uma caixa velha.
– Nunca olhou o que tem dentro? Dá uma olhada – insistiu o estranho, antes
de ir embora.
O mendigo resolveu abrir a caixa e mal conseguiu acreditar ao ver que o velho
caixote estava cheio de ouro.

Qual é a moral? Em períodos difíceis como este, trate de olhar dentro de si buscando a radiante alegria do seu Ser, o seu tesouro guardado, sua força, infinitamente maior do que qualquer coisa oferecida ou imposta pelo mundo. Às vezes, nossas maiores riquezas estão guardadas debaixo do nosso nariz e não percebemos. Pois bem. Serei o seu estranho, e meu conselho é: abra o seu baú. O maior tesouro que você tem é, sem a menor dúvida, a vida, mas pode ser que haja outros “itens” valiosos em sua caixa. Talvez você esconda em seu interior talentos, qualidades e potenciais que, agora, diante das sérias adversidades que está enfrentando, fiquem mais visíveis. Reflita sobre isso.

Sigamos, juntos, encarando com coragem e força de vontade os infortúnios e usando as pedras do caminho para construir os degraus da escada que nos conduzirá ao nosso destino. Saiba que nem sempre será plena a felicidade na jornada, mas, ao final, tudo terá valido a pena.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que você achou deste artigo. Fez sentido? Não fez? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante para mim.

“Existe apenas um canto do Universo que você pode ter certeza de aperfeiçoar, que é você mesmo.” – Aldous Huxley (1894-1963), escritor inglês

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
61 Comentários

61 Comentários

  1. Silvia Cristina Corrêa de Mello

    06/04/2020 18:08em18:08

    Boa TArde Gabriel….excelente abordagem e desenvolvimento de como enxergar a realidade nua e crua sem temer o dia de amanhã, pois ele certamente chegará e, até lá, o que bom pudemos nos proporcionar hj, momento presente…..Que Deus continue a lhe abençoar grandemente com sabedoria e conhecimento. SIlvia

    • Jeniffer

      06/04/2020 22:43em22:43

      Seus textos sempre se encaixando muito na minha realidade! Muito obrigada!

    • stélio Magumane

      21/07/2020 04:42em04:42

      São motivacionais pois conseguiram esvasiar a minha mente de tanta coisa desnecessaria que tenho levado no mesmo

  2. Natalia Serra Amorim

    06/04/2020 18:33em18:33

    Excelente artigo,me trouxe mais ânimo e de certa forma me encorajou.

    • Marlise Maria pizzatto

      19/05/2020 14:54em14:54

      Adorei todos os artigos…como tudo que a gente vê…ouve ou lê…que achamos interessante já passamos para os mais próximos e que amamos. Então , passei todos eles. Obrigada e parabéns

  3. casssia

    06/04/2020 19:16em19:16

    Boa noite amei me fez refletir muito sobre minha vida atual .Que Deus te abençoe.

    • Joelma Cristina

      07/04/2020 07:57em07:57

      Excelente mensagem!
      Nos convida a refletir sobre as turbulências e inquietudes mentais que nos assola dia a dia e que afetam a nossa caminhada quando não mais encontramos ânimo para seguir em frente e concretizar os nossos sonhos e objetivos.
      O que fica é: O que encontraremos no futuro se a semente não está sendo plantada no presente?

      Obrigada, Gabriel!!

  4. Luciana Batista

    06/04/2020 19:45em19:45

    Sim , muito bom ! Nos instiga a refletirmos e perguntamos para nós mesmo , no q temos contribuído para q essa mudança aconteça dentro de nós. Reflexão essa q nós leva a sair do papel de figurinista e ocupar a posição de protagonista da nossa própria história. Obgdo .

  5. Valéria

    06/04/2020 20:00em20:00

    Pertinente com o atual quadro que nos encontramos hoje. Serviu pra mim, que estou estagnada. Sem forças para lutar, mas sabendo que só depende de mim. Sábias palavras.

  6. Alci

    06/04/2020 20:51em20:51

    O Gran foi meu despertador… estava me enganado, só de pensar em estudar já fico feliz, como ñ fazer isso? Deus continue abençoando tds vcs!!!

  7. Raquel

    06/04/2020 20:54em20:54

    Eu gostei do texto. Eu já estava enfrentando momentos difíceis antes do coronavírus, mas tudo piorou muito agora. Tenho tentado fortalecer a minha fé e olhado com mais esperança para o futuro.

  8. Aline

    06/04/2020 21:01em21:01

    Seu artigo foi uma resposta de Deus pra mim, não tenho como agradecer

  9. Stephanie Pinheiro Maia

    06/04/2020 21:06em21:06

    Excelente texto! Seus textos são sempre motivacionais e me ajudam na jornada não só dos concursos mas da vida também . Tenho pouquíssimo apoio dos meus familiares , meu apoio é Deus e agora o Gran, e como posso dizer com toda sinceridade: que grande apoio eu tenho , gratidão !

  10. Daniel Dias

    06/04/2020 21:33em21:33

    Cara, impossível descrever o quanto esse texto me motivou a não desistir dos meus objetivos, o mesmo falou tudo o que estava sentindo hj, pois estou estud ando para o meu primeiro concurso na vida e é o concurso da minha vida, estou passando por uma dificuldade imensa, pois já faz muito tempo que não estudo, e hj mesmo pensava em desistir. Depois de ler esse artigo, já tenho uma base de como ultrapassar essa barreira, obrigado!!!!

  11. Bruna

    06/04/2020 21:36em21:36

    Fantástico. Cada palavra muito bem colocada para nós fazer enxergar as coisas com outros olhos.

  12. Hudson

    06/04/2020 21:38em21:38

    Excelente texto!
    Me fez refletir muito sobre minha jornada, agradeço por me fortalecer nesse momento.
    A aproximadamente 8 anos estava insatisfeito com a vida e profissão que eu tinha, mas tinha medo e talvez até receio de sair da zona de conforto. Sem muitas expectativas resolvi que voltaria a estudar, fui fazer o supletivo do ensino médio, e lá conheci um professor extraordinário que mudou a minha vida ao me fazer uma proposta.
    Ele disse que garantia uma enorme mudança se eu fizesse algo.
    Qual era a proposta?
    Estudar por 10 anos.
    No momento confesso que fiquei assustado, porque estudar era algo novo na minha vida.
    Hoje tenho 39 anos, sou advogado pós graduado em direito do trabalho. Em novembro fiz minha matricula no gran cursos para cumprir o acordado. Apesar de todas as dificuldades da jornada, já me sinto realizado, na verdade outra pessoa, pois aprendi a valorizar o caminho e percebi que o conhecimento é libertador e gratificante.
    Parabenizo toda equipe do gran pelo excelente trabalho e dedicação, mas especialmente aos professores que nesse momento difícil de pandemia tornam vidas mais alegres e esperançosas.

  13. Jessica Fraga Teodoro Alves

    06/04/2020 21:40em21:40

    Com certeza esse texto me motivou ainda mais para continuar a estudar para concurso. Parabéns pelo conteúdo!

  14. Elinadja Nascimento

    06/04/2020 21:53em21:53

    Excelente Reflexão.
    Tudo no início é difícil…a ansiedade,o medo,a dor….
    Mas sempre ter em mente que tudo passa,e aos poucos encontraremos o que realmente procuramos….
    A vida é cheia de desafios e abrir a “caixa” que há dentro de cada um nos retoma a um medo constante,mas saber que o que há dentro de nós,que somos incríveis é o que faz cada segundo da vida valer a pena…..

    Muito Obrigada pelo Excelente texto.

  15. Helenilson Santana da Silva

    06/04/2020 22:31em22:31

    Parabéns pela sabedoria e simplicidade. Reflexão profunda e simples, que nós faz acordar em momento turbulento, mas especial pois só hoje e o agora podem nós fazer melhor ou diferente. O ontem serve como um aprendizado e o amanhã é o que fizemos hoje. Então devemos tirar o maior benefício que temos a vida e agora, para sermos gratos com tudo que Deus nos oferece e não percebemos focando no que achamos faltar sem fazer o melhor no presente.

    Obrigado por compartilhar essa vontade de viver e aprender cada vez mais

  16. Moacir

    06/04/2020 22:46em22:46

    Excelente artigo, ajudou sim e muito! Irei compartilhar. Parabéns, Deus o abençoe!

  17. Noelia Mendes

    06/04/2020 22:51em22:51

    Esse artigo veio em boa hora, precisando dar uma levantada na moral.
    Muito obrigada!!

  18. Melina Estrela da Silva Nunes

    06/04/2020 22:51em22:51

    Brilhante material! Muito motivador e estimulante! É desse tipo de incentivo que precisamos em momentos como os atuais! Fala direto às nossas necessidades!

  19. Noelia Mendes

    06/04/2020 22:53em22:53

    Muito obrigada pela as palavras. precisando de uma levantada na moral.

    • Jaqueline

      23/06/2020 13:57em13:57

      Muito importante escutar estas boas palavras! Obrigada.

  20. Marcia

    06/04/2020 23:17em23:17

    Sim. Perfeito! Obrigada!

  21. Izadora

    06/04/2020 23:23em23:23

    Eu estava precisando ler isso! Estou passando por um dos momentos mais difíceis da minha vida. Vou transformar a dor em força de vontade e fazer o que tem que ser feito. Obrigada

  22. Marcos Paulo

    06/04/2020 23:31em23:31

    Fantástico, excelente reflexão! Muito obrigado por estar ajudando muitas pessoas com seus artigos inspiradores!

  23. Viviane Silva

    06/04/2020 23:33em23:33

    Muito bom o artigo, fez todo o sentido para mim.

  24. Matheus Penteado

    07/04/2020 00:10em00:10

    Talvez eu nunca tenha deixado um comentário em uma página de blog, de notícias, etc. Mas esse pensamento do Freud logo no início fez com que eu pegasse um papel e a anotasse para ler mais vezes (algo também que eu faria de costume). No mais, a referência ao Poder do Agora de Eckhart Tolle foi sensacional, muito bacana e obrigado!

  25. Gabrielle Alves de Oliveira

    07/04/2020 00:16em00:16

    Oi Gabriel,
    Assisti o bate-papo com a Geilza e agora,ler seu texto, foi a junção perfeita.
    Sempre me surpreendo com suas palavras e elas me alcançam de uma forma assustadoramente motivacional!
    Meu dia certamente será melhor amanhã!
    Obrigada!
    Que Deus continue usando sua vida e te dando sabedoria e conhecimento do alto!

  26. Franciele Luis

    07/04/2020 00:47em00:47

    Eu precisava ler isso hoje. Hoje foi o dia da tristeza por tantas adversidade diária que aaparece, você se enche de tristeza e hoje é aquele dia que você só quer esvaziar o litro, o choro bate e no final do dia um artigo desse para reconfirma que em meio as dificuldade é preciso se esvaziar e voltar a luta.

  27. Jonathas Resplandes Mesquita

    07/04/2020 02:10em02:10

    Sim. Me ajudou muito. Me deu mais coragem de enfrentar a vida e deixar de moleza.

  28. Mário Henrique

    07/04/2020 06:20em06:20

    Nossa! muito bom esse artigo, ajudou bastante, estava mesmo precisando dessa injeção de animo.

  29. Lucivania

    07/04/2020 08:07em08:07

    Excelente reflexão, obrigada!!!
    👏👏👏👏

  30. Cleunilce do Carmo do Rosario

    07/04/2020 09:11em09:11

    Ajudou! Obrigada.

  31. Carla Souza Oliveira

    07/04/2020 09:28em09:28

    Artigo muito bom, nos lembra que é sepre importante olhar para dentro e encontrar a coragem necessária para enfretar desafios.

  32. Meliza Macedo

    07/04/2020 09:36em09:36

    Que texto excelente!

  33. Francisca Sheila

    07/04/2020 09:48em09:48

    Bom dia. Valeu Gabriel. Seguirei a semana em reflexão sobre o abordado no texto

  34. Mayagnes Alves Pereira

    07/04/2020 09:58em09:58

    A constância mais uma vez, marcando presença! Obrigada por abrir nossos olhos! Que Deus te dê o dobro de esperança que você transmite a nós.

  35. Viviane

    07/04/2020 10:53em10:53

    Artigo muito oportuno para o tempo em que estamos vivendo. Parabéns!

  36. VINICIUS ARRUDA DE SOUSA

    07/04/2020 11:17em11:17

    Mais um artigo fantástico, eu tenho 41 anos, sou servidor público, desde de 2018 voltei a estudar para concursos, eu tenho dois filhos o mais velho com 20 anos, está sofrendo de depressão, até tentou suicídio, estamos enfrentando algumas lutas, são artigos como esse que elevam meus pensamentos, oro muito para vencer tudo isso, mas ainda tenho tenho muito a agradecer Gabriel, muito obrigado pelos textos e pela oportunidade.

    • Rosângela

      07/04/2020 21:37em21:37

      Vinicius, fiquem com Deus.

  37. Wanessa

    07/04/2020 11:19em11:19

    Bom dia Gabriel, estou compartilhando com minha família esse artigo, passamos por algumas situações difíceis desde sábado e ontem foi o pico, suas palavras hoje fizeram tanto sentido que mudou meu dia! Obrigada por ser um rio, cuja as águas nunca secarão!

  38. MARCOS RIBEIRO

    07/04/2020 12:35em12:35

    Gabriel, MUI GRATO pelas PALAVRAS (VERDADEIROS BÁLSAMOS). É TUDO DE DENTRO PARA FORA.
    Abraço, SINCERO, forte e FRATERNO.

  39. Michele Lopes

    07/04/2020 13:32em13:32

    Obrigada, Gabriel!
    Amo ler seus textos. Dicas maravilhosas! Conteúdo propício!
    Grande abraço

  40. Isabela Marciel

    07/04/2020 14:02em14:02

    Eu realmente gosto muito das cartas para os assinantes e os artigos postados no blog, mas este me tocou de uma forma especial! Obrigada.

  41. Rosângela

    07/04/2020 21:24em21:24

    Gabriel, parabéns! Muito bonito, interessante, verdadeiro, real!
    Conheci o Gran Curso sábado 04/04/20, fiz a matrícula para curso exame oab. Vou contar minha história. Tenho 57 anos, trabalho faz 42 anos, aposentei com 46 anos e logicamente continuei trabalhando. Terminei a faculdade em 1998, casada, na época com um filho de 10 anos. Em 1999 prestei exame, passei na primeira e reprovei na segunda fase. Em 2000 prestei novamente e nao consegui. A vida, o trabalho, as responsabilidades não permitiram estudar. Deixei de lado, mas faltava alguma coisa. Em 2008 comecei psicologia, estudei dois anos, fantástico. Porem , o trabalho, as responsabilidades novamente este em primeiro lugar. Parei, mas nunca desisti, amo estudar, aprender, buscar…
    Para fechar, novato passado operei câncer de mama, fiz quimio, radio e um ano tomando injeção, terminei em fevereiro. Hoje estou VIVA evsongando em passar no exame da OAB. Espero com isso mostrar para os jovens nunca desistir…..muito obrigada !!!!!!

  42. Andressa

    07/04/2020 21:32em21:32

    Obrigada Gabriel, hoje, resolvi buscar algo que pudesse me motivar e encontrei em suas palavras o bálsamo reconstrutor, o impulso de seguir e a esperança de recomeçar, acreditando sempre no futuro, mesmo quando os fatos dizem o contrário. Você é abençoado.

    • Márcia Portilio da Silva

      08/04/2020 14:09em14:09

      Excelente reflexão… Obrigada por nos incentivar a sermos melhor, a buscar o autoconhecimento, pois só assim seremos capazes de perceber o potencial que temos, mas que as vezes está escondido no baú que não abrimos.

  43. Karol Sousa

    07/04/2020 21:38em21:38

    Incrível!!!

    Sábias palavras.
    Levarei no coração os dizeres, abaixo.

    “Quem quer mesmo faz das tripas coração para conseguir. Quem quer de verdade segue em frente mesmo sem apoio. Quem quer pra valer não inventa desculpas; encontra soluções.”

  44. Ricardo Vezozo

    07/04/2020 22:02em22:02

    quero saber como que funciona

  45. Sônia Aparecida de Azevedo Cussa

    08/04/2020 01:25em01:25

    Gabriel! Fico impressionada com a sua sabedoria, pela idade que tem.
    Hoje tenho 55 anos, e me dei conta, de que metade da minha vida vivi presa ao passado; por dor, pelo medo, pelas doenças que o emocional trouxe e por não conseguir sair da vitimização; pois na verdade tudo aconteceu por culpa exclusiva minha, que permiti.
    Mas, agora a ficha caiu; antes tarde do que nunca!
    É bem difícil, mudar paradigmas, atitudes e principalmente hábitos, esses realmente são os mais complicados.
    Há algum tempinho venho correndo atrás do prejuízo. Voltei a estudar e excepcionalmente tentar encontrar a garota que fui um dia! Alegre, inteligente, persistente em tudo que queria ser, aquilo que eu nasci para ser.
    Suas palavras hoje, me levaram às lágrimas. Porém, para o bem, para a força que preciso ter para ser feliz.
    Sempre Amei estudar, fiz direito porque queria ser juíza. Mas um degrau de cada vez, agora é aprender tudo de novo, e recomeçar a caminhada.
    Obrigada pelas sábias palavras!!!
    Gratidão, gratidão e gratidão.

  46. Márcia Portilio da Silva

    08/04/2020 14:07em14:07

    Excelente reflexão… Obrigada por nos incentivar a sermos melhor, a buscar o autoconhecimento, pois só assim seremos capazes de perceber o potencial que temos, mas que as vezes está escondido no baú que não abrimos.

  47. Júlio Maxsimiano

    09/04/2020 14:06em14:06

    Muito bom!!!
    É bem isso mesmo, neste momento de várias incertezas e angústias devemos manter o foco.É fácil,não, não é.Mas devemos nos organizar, refletir, agradecer pela nossa vida e ter fé!

  48. ANA PAULA DE LIMA COIMBRA

    09/04/2020 17:59em17:59

    Excelente! Muito obrigada!

  49. marcia leroy

    09/04/2020 22:31em22:31

    Olá parabéns pelo seu conteúdo Obrigado por nos manter bem informados!

  50. Jaqueline Monturil

    10/04/2020 09:11em09:11

    Excelente artigo!!!

  51. Lúcia Rocha

    10/04/2020 18:37em18:37

    Faz sentido.

  52. Elizangela Silva Affonso

    11/04/2020 05:48em05:48

    Ajudou!Obrigada .

  53. Carmen Santos

    12/04/2020 19:31em19:31

    Muito bom seu artigo! Me ajudou bastante. Estou mesmo buscando equilíbrio e constância para chegar ao meu objetivo e muitas vezes diante das dificuldades eu acabo parando no meio do caminho…

  54. Nelson Claudio Araujo de Paula

    13/04/2020 20:13em20:13

    Gostei muito do artigo publicado e com certeza as pessoas que sobreviverem a essa pandemia sairão mais fortes, porque dificuldades,para aqueles que não desistem, mas pelo contrário aprendem a superá-las, são etapas para o sucesso.Obrigado!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo