Em 2020, esteja 100% presente

Gabriel Granjeiro


6 de Janeiro de 2020 3 min. de leitura

“Com meu olho que vê, enxergo o que está diante de mim; com meu olho que não vê, enxergo o que está escondido.” – Alice Walker

Muitos alunos me enviam mensagens nas quais relatam dificuldades de concentração. Confesso que às vezes eu também sofro desse problema; afinal, em meio a tantos afazeres, a cabeça começa a divagar mesmo. Até por isso, uma das minhas metas para 2020 é conseguir estar 100% presente em tudo que faço, ciente de que o “L’essentiel est invisible pour les yeux”.

Essa frase, que pode ser traduzida para “O essencial é invisível aos olhos”, consta do livro O pequeno príncipe, clássico da literatura universal de autoria do aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. A mensagem é: as aparências enganam, e primeiras impressões também. É fácil nos iludirmos pelo que está na superfície, pelo que é perceptível, pelo que é nítido. É assim que somos levados a tomar decisões ruins, perdendo oportunidades e nos sentindo assustados ou aborrecidos, sobretudo quando não estamos completamente atentos nem levamos o tempo necessário para realmente enxergar como as coisas são.

Aparências enganam, e primeiras impressões também.

Em Provérbios 4:7, é dito que a aquisição da sabedoria é o projeto mais importante a que as pessoas podem se dedicar. Quem alcança a sabedoria compreende a verdadeira natureza da realidade. E como ela pode ser alcançada? Da mesma maneira que um artesão desenvolve sua habilidade: dedicando tempo com 100% de atenção e presença.

Se quisermos nos fazer presentes de fato, temos de esvaziar a mente. Nunca conseguiremos fazer nada bem feito enquanto estivermos paralisados ou letárgicos em função do excesso de pensamentos. Quem pretende conhecer a verdade deve olhar com atenção a sua volta, refletir sobre o que vê e estudar profundamente a realidade, principalmente se não quiser sucumbir a padrões destrutivos e prejudiciais a tantas pessoas.

É apenas… a vida. Para enxergar o que importa, há que olhar de verdade. É necessário esforço real para notar o que é invisível para quase todo o mundo. Grande parte do nosso sofrimento é reflexo da forma como respondemos aos acontecimentos, instintivamente em vez de após cuidadosa reflexão. Boa parte dos nossos erros tem a mesma origem. Apenas reagimos a sombras. Tomamos como certezas meras impressões que ainda carecem de confirmação. Não nos damos ao trabalho de pôr os óculos e ver.

É necessário esforço real para notar o que é invisível para quase todo o mundo.

O fato, contudo, é que ninguém chega muito longe concentrando-se no que é óbvio ou aderindo ao primeiro pensamento que lhe vem à mente. Dedicar apenas tempo há de lhe garantir a descoberta do que é interessante; dedicar também energia mental – entregando-se à quietude e tendo como foco o seu projeto de vida – é condição para descobrir também a verdade, que os outros costumam deixar escapar.

As soluções para nossos problemas – pessoais ou profissionais, como passar em concurso, fazer nosso negócio prosperar, dar sentido à vida – estão à nossa frente, apesar de envoltas em penumbra. E a verdade, meu amigo, minha amiga, é que você não conseguirá enxergá-las enquanto não estiver 100% presente no que você faz.

É mais fácil do que parece. Comece cultivando o silêncio. “Todas as coisas profundas, e as emoções das coisas, são precedidas e acompanhadas pelo Silêncio (…). O Silêncio é a consagração geral do universo”, diria Herman Melville, autor de Moby Dick. Em silêncio, nós nos tornamos capazes de “ouvir” o que os outros pensam. “Deram-nos duas orelhas e só uma boca por uma razão”, observou o filósofo Zenão de Eleia.

O que notamos quando paramos e apenas escutamos pode fazer toda a diferença. Quer ser um melhor pensador? Então agarre os momentos de quietude. O silêncio tem muito a ensinar, portanto não deve ser temido. Ao contrário, busque-o e escute-o. É um desafio, eu sei, inclusive para mim, que estou sempre muito ansioso e com a cabeça a mil, mas vale a pena tentar.

O silêncio tem muito a ensinar, portanto não deve ser temido. Ao contrário, busque-o e escute-o.

Você, leitor, leitora, já deu o primeiro passo, quando separou alguns minutos do seu precioso tempo para ler esta mensagem. Entregar-se à leitura talvez seja a decisão mais acertada de quem busca conhecer a si mesmo e entender como funciona o mundo. Pessoas que não leem não têm nenhuma vantagem sobre aquelas que não sabem ler, concorda? Para dizer o mínimo, ler impõe uma quietude que abre portas para adquirirmos consciência da realidade que antes era vista apenas parcialmente.

Que em 2020 estudemos muito, leiamos mais ainda, em busca da sabedoria, da felicidade e dos mais sublimes sonhos. Vamos, agora mais do que nunca, juntos e misturados. A valiosa quietude, aliada à presença em corpo e espírito, será uma das nossas chaves.

Se concorda com esta mensagem e também vai adotar essa meta para 2020, escreva nos comentários: “Em 2020 estarei 100% presente!

“A sabedoria imperturbável vale tudo.” – Demócrito

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Depoimentos relacionados

Estudando de 3 a 4 horas por dia antes do edital e dedicando todo o seu tempo após a publicação…

Diante de uma reprovação, muitas pessoas desistem. Esse não foi o caso de Fernando Henrique M. que mesmo após 12…

Natural de Goiânia, Gustavo Rodrigues escolheu a carreira pública por dificuldade em encontrar um emprego bom na área privada. Com…

“É incrível e emocionante, dá um frio na barriga, o coração dispara, e a ficha demora a cair. Faltam palavras…

Quando Henrique Passamani Tamanini decidiu que conquistaria o cargo público, nenhum obstáculo foi forte o suficiente para desmotivá-lo. Chegando a…

Rafaela Pereira sempre esteve inserida no mundo do serviço público. Dentro de casa, a mãe, o pai e o padrasto…

Natural de Palmas/ TO, Reydner Mamud Pereira Alves começou a sonhar com o cargo público desde o seu ingresso na…

Andréia Rodrigues foi alfabetizada em uma escola da zona rural, onde, segundo ela conta, aprender a ler e a escrever…

Gabriel Granjeiro

Presidente e sócio-fundador do Gran Cursos Online
0

116

Comentários (116)

Avatar Jeane 11 de Janeiro de 2020

Em 2020 estarei 100% presente!

 Responder

Avatar Luís Bruno Borges dos Santos 13 de Janeiro de 2020

Em 2020 estarei 100% presente!

 Responder

Avatar Luzia Mamédio 16 de Janeiro de 2020

Em 2020 estarei 100% presente!!!!!!

 Responder

Avatar Alexandre Araujo Couto 28 de Janeiro de 2020

Em 2020 estarei 100% presente!

 Responder

Avatar João Paulo Souza Conceição 13 de Fevereiro de 2020

Em 2020 estarei 100% presente!

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *