Como ter mais disciplina em 2020

Gabriel Granjeiro


13 de Janeiro de 2020 4 min. de leitura

“Disciplina é fazer o que precisa ser feito, mesmo não tendo vontade.” – Lazar Angelov, fisiculturista búlgaro

Por que será que ter disciplina para fazer o que tem de ser feito é tão difícil? Ora, em linhas gerais, porque ser disciplinado significa fazer certas renúncias, e ninguém gosta de abrir mão de algumas coisas. É deixar pra trás velhos hábitos a fim de criar novos e melhores, como estudar, ler, praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, ser produtivo, conservar relacionamentos, pensar com clareza, controlar as emoções, manter desempenho físico de alto nível e ter paciência na tomada de decisões complicadas, entre outros. Para ser honesto, ter disciplina dá um trabalho DANADO.

Na visão dos grandes filósofos e pensadores – antigos e modernos –, disciplina é a pedra fundamental de qualquer mudança. É a força na qual nos apoiamos para dizer “não” a nós mesmos quando preciso. É a fonte onde nasce nosso amor próprio, e também sua desembocadura. É o motor que impulsiona o talento, conduzindo-nos à vitória sobre nossos impulsos autossabotadores. É a maior ajuda com que podemos contar a fim de conquistarmos tudo que mais desejamos. É, enfim, aquela luz interior que guia nosso caminho, o detalhe que faz de nós gigantes, imparáveis.

“Ser disciplinado significa fazer certas renúncias, e ninguém gosta de abrir mão de algumas coisas”.

Se perguntássemos o que é disciplina a um certo príncipe renunciante ao trono do Nepal, de nome Sidarta Gautama e conhecido como Buda, a resposta certamente seria mais iluminada: “Só com esforço prolongado e sinceridade, DISCIPLINA e autocontrole o sábio se torna como uma ilha, que nenhuma enchente consegue inundar”. Em outras palavras, o grande mestre ensinava que apenas com muita disciplina é possível obter grandes resultados ainda que com pouco esforço. Há que seguir um ritual e manter-se dentro de padrões de retidão, mas isso garantirá o recebimento em dobro; a realização, com folga, dos planos.

Ou seja, concurseiro, você não precisa estar motivado todos os dias para garantir sua tão sonhada vaga; precisa, sim, ter DISCIPLINA dia após dia a fim de manter a constância que grandes projetos demandam. Isso ainda é um dos maiores desafios enfrentados por qualquer pessoa. Vale para mim, vale para você. Só não vale usar isso como desculpa e pretexto para procrastinar (link).

“Então, como conseguir desenvolver – e preservar – a indispensável disciplina?”, você pode perguntar. Antes de responder, deixe-me explicar algo importante: se sua ideia é reinventar-se, tanto na condição de pessoa como na de profissional, entenda, desde já, que apenas o conhecimento aliado à consciência de que há algo em sua rotina a ser mudado não bastam para gerar resultados extraordinários como os que você provavelmente espera, a não ser que sejam implementadas ações concretas nesse sentido. Força de vontade junto com disciplina, sim, podem fazer diferença. A fórmula para o autodesenvolvimento é, portanto, a soma de tudo isso.

“Apenas com muita disciplina é possível obter grandes resultados ainda que com pouco esforço”.

“Muito bem, Gabriel. Entendi o que é disciplina, sei o que preciso fazer, estou disposto a agir e acho que tenho muita força de vontade, MAS não posso afirmar que a tal disciplina está presente em todos os dias da minha vida. Como posso encontrá-la e NUNCA mais perdê-la?”, imagino você indagando. Eu lhe digo que há alguns passos que podem ajudar. Trata-se de um ciclo simplificado de como manter a disciplina:

1º) Conheça as razões, os objetivos, os propósitos que movem você. Pergunte a si mesmo, em voz alta, e anotando em detalhes a resposta: “Por que preciso passar em concurso público ainda em 2020?”; “Por que quero emagrecer?”; “Por que preciso aprender um novo idioma?”. Acredite: sabendo quais são nossas motivações, tudo fica mais fácil.

2º) Escolha um ambiente e transforme-o em seu quartel-general, sua arena, seu abrigo nuclear, sua casamata, seu bunker. Não importa o nome, mas, sim, que esse local seja propício à manutenção de uma rotina regular. No caso específico do concurseiro, refiro-me a um lugar especialmente preparado para os estudos, longe de guloseimas e com acesso dificultado a tudo que seduza à procrastinação. Seja criativo, inovador, ousado ao criar o seu campo de batalha.

3º) Elabore um plano de ação e de mudança. Atenção: não estou falando de um simples conjunto de resoluções aleatórias, sem nada de concreto, mensurável, aferível e factível. Não pode ser uma mera promessa do tipo: “Ah, um dia passo em concurso público”. Ao contrário, deve ser algo preciso, como: “ESTE ANO passarei no concurso TAL, e entre os 100 primeiros colocados”. Mire alto, o que lhe dará alguma margem para acertar um pouco mais baixo. O plano terá sido cumprido, o objetivo terá sido alcançado. Entendido?

4º) Abrace suas falhas, sorria diante delas, ciente de que fazem parte do seu aprendizado e simbolizam avanços na estrada rumo ao sucesso. Corrija o plano e reajuste as metas, se preciso, mas siga em frente, sem crise nem choro – ok, um pouquinho de choro pode… rs. Sem grande estresse.

“Força de vontade junto com disciplina, sim, podem fazer diferença. A fórmula para o autodesenvolvimento é, portanto, a soma de tudo isso”.

“Gabriel, além de não ter uma boa disciplina para cumprir minhas resoluções, também não tenho muita concentração nas coisas”, alguns podem dizer. Se é o seu caso, vou dar duas outras dicas, que aprendi durante a leitura da biografia de Mahatma GANDHI:

1ª) Num cômodo silencioso, no qual não haja nenhum tipo de distração, sente-se e segure diante dos olhos algo adorável ou de grande valor para você. Pode ser uma flor, uma fotografia bonita dos seus filhos ou pais, a imagem do edifício onde você pretende trabalhar, a cópia do contracheque de um ocupante do cargo dos seus sonhos… Concentre-se no objeto por cerca de um minuto e, então, feche os olhos, contando o tempo que a imagem é mantida nítida na cabeça. No início, talvez você se sinta “pagando mico”, mas depois conseguirá afastar as distrações e ganhar controle sobre os pensamentos.

2ª) Quando tiver conseguido permanecer pelo menos sessenta segundos com a imagem na memória, ainda no mesmo ambiente silencioso, feche os olhos e permita-se ter consciência apenas da sua respiração. Procure focar exclusivamente em seus movimentos de inspiração e expiração, afastando ideias intrusas. Esse exercício proporciona maior controle sobre as reações e as emoções; sobre a mente.

Espero ter ajudado com essas recomendações, que aprendi nos livros de e sobre grandes sábios, líderes, pensadores e imparáveis. Que esses ensinamentos sejam úteis a você como têm sido para mim.

Se pretende colocá-los em prática, registre nos comentários: Terei mais disciplina!

“Não há como desfrutar a posse de nada valioso a menos que se tenha alguém com quem compartilhá-lo.” – Sêneca.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Depoimentos relacionados

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

Gabriel Granjeiro

Presidente e sócio-fundador do Gran Cursos Online

111

Comentários (111)

Avatar matheus andrade 3 de Fevereiro de 2020

terei mais disciplina em 2020

 Responder

Avatar João Paulo Souza Conceição 14 de Fevereiro de 2020

Terei mais disciplina!

 Responder

Avatar PAULA CRISTINA PENGO 27 de Maio de 2020

Eu terei mais disciplina e tomarei posse do cargo público que tanto sonho junto àqueles que eu amo!

 Responder

Avatar Kevin 11 de Outubro de 2020

Terei mais disciplina!!!

 Responder

Avatar Djaini 14 de Outubro de 2020

Terei mais Disciplina!!!!!💪

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *