Mensagem de Natal aos concurseiros

Avatar


23 de dezembro2 min. de leitura

Você pisca os olhos, e, de repente, é NATAL. O ano praticamente acabou, e eis que você se vê refletindo sobre as conquistas dos últimos 12 meses. Pensa nos projetos que concretizou, nas metas que cumpriu, nos desejos – próprios e de quem lhe é importante – que realizou… Sente orgulho por tudo que conseguiu implementar, mas, em seguida, lembra-se do que ficou pendente e experimenta uma ponta de tristeza e frustração. Faz, enfim, um balanço geral da vida nesse ciclo que está próximo de se encerrar.

É claro que o momento é propício para esse tipo de reflexão. Independentemente disso, porém, temos de lembrar que Natal remete ao nascimento de Jesus, e o nascimento de uma criança traz sempre alegria e encanto, pondo-nos em estado de contemplação perante o grande mistério da vida. Quando essa vida é a do Menino Jesus, remete, ainda, à presença de um Pai generoso, amigo, sábio, que nos oferece a oportunidade de reunir a família e os amigos para agradecer por tudo de bom que temos recebido.

Sabia que o costume de recordar o nascimento de Jesus tem origem em São Francisco de Assis? No outono de 1223, autorizado pelo Papa Honório III, ele disse a um morador da Região de Rieti, província italiana, que queria celebrar ali a noite de Natal. “Escolha uma caverna onde se construirá uma manjedoura e se conduzirá um boi e um burro até lá, e tentaremos reproduzir, na medida do possível, a caverna de Belém! Esse é o meu desejo, porque quero ver, pelo menos uma vez, com meus próprios olhos, o nascimento do Divino Infante”, explicou.

Desde então, a noite de 24 de dezembro é reservada para, à mesa e na companhia das pessoas que nos são mais caras, confraternizarmos e celebrarmos cada um dos feitos do ano com genuína alegria. Nessa data, um grandioso sentimento se apodera de nós. Paixão forte, do tipo que não conseguimos experimentar em nenhum outro dia do ano. É momento de muita luz e de enorme otimismo. É quando acreditamos que coisas boas estão chegando e que tem algo especial acontecendo.

Natal é tempo de montarmos o presépio e, em oração, relembrarmos quais são os nossos sonhos, renovando em pensamento o compromisso de dedicar esforço para realizá-los o mais breve possível. Visualizamos a casa própria, um carro, um novo amor, um cargo público, uma promoção, um filho… Qualquer desejo que habite nossa alma. Confiemos. Acreditemos. Que assim seja!
Concurseiro, deixe o encanto do nascimento de Jesus abrir seu coração para a HUMILDADE, a GRATIDÃO, a LEALDADE, a atitude POSITIVA em face das dificuldades da vida e a CERTEZA de que nunca estará sozinho em sua jornada.

Permita que o Natal, independentemente de sua crença ou religião, mexa com você como mexe com a maior parte das pessoas. Aceite que ele faça de você instrumento de mudança, inspirando-lhe motivação e determinação para lidar com o que quer que ocorra no próximo ano. Absorva a energia que paira no ar nesta época e direcione-a para a realização de seus maiores propósitos.

Renove seus SONHOS. Renove sua VONTADE de vê-los concretizados. Renove sua DEDICAÇÃO. Renove sua FORÇA. Renove seu EMPENHO. Associe o nascimento de Jesus ao (re)nascimento de sua PERSEVERANÇA.

Que estejamos ainda mais juntos nos próximos natais, com o ouro da garra, o incenso do foco e a mirra da disciplina e da resiliência.

GRAN Natal para você e todos seus entes queridos!

E, já que é hora de renovar votos, renovo os nossos: conte sempre comigo e com toda a equipe do Gran Cursos Online.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Avatar


23 de dezembro2 min. de leitura