Como traçar metas de ano novo nos estudos para concursos e fazê-las acontecer?

Vai começar ou continuar a sua jornada de estudos para concursos públicos? Veja como organizar as suas metas de ano novo para conquistar a aprovação em 2024 para cada caso!

Avatar


7 de Dezembro de 2023

Com a chegada de um novo ano, sempre surge a vontade de mudar, de se aprimorar, de finalmente tirar aquele sonho antigo da gaveta. Isso não é sem razão, afinal é o início de um novo ciclo, repleto de oportunidades! Exatamente por isso, quando as decorações de natal começam a aparecer nas janelas e nas ruas, as metas de ano novo também começam a surgir na mente.

E, um tema que não fica longe da famosa lista de metas de ano novo para muitas pessoas, sem dúvidas, é conquistar a aprovação em concursos públicos.

Se este é o seu caso, queremos ajudar você, com este conteúdo, a tornar a sua meta de aprovação ainda mais possível, esquematizando-a em passos simples de cumprir.

Acompanhe o conteúdo e confira o passo a passo de como traçar as suas metas de ano novo nos estudos para conquistar o seu cargo público dos sonhos em 2024!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Metas de ano novo nos estudos para concurso: como traçar as suas?

Você iniciou os estudos agora ou já estuda há algum tempo? Abaixo, detalharemos para você os dois casos para estruturar suas metas de estudo para 2024. Confira!

Metas de estudo no ano novo: se você vai começar a agora

O primeiro passo na hora de traçar as suas metas de ano nos estudos para concurso do zero é estabelecer, o mais rápido possível, um direcionamento.

1. Para estruturar as suas metas de ano novo nos estudos, conheça as suas opções

Afinal, cada vez mais observa-se provas específicas, com a cobrança de conhecimentos sedimentos, de acordo com as carreiras e cargos. Mas, para estabelecer um direcionamento, é preciso conhecer as suas opções.

➡️preparamos conteúdos sobre as diferentes carreiras nos concursos públicos. Dê uma olhada, clicando aqui!

Na busca pela carreira pública que mais combina com você, é importante considerar e pesquisar sobre:

  • Os requisitos;
  • As atividades desenvolvidas pelo cargo;
  • As expectativas de certames (publicação de editais) para o médio/longo prazo;
  • Remuneração, lotação e outros detalhes.

Caso você não consiga se decidir de primeira por uma carreira, as suas metas de ano novo nos estudos podem se iniciar com estudos de matérias gerais para concursos públicos. São elas: Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Informática, Raciocínio Lógico e Atualidades.

Contudo, lembre-se: os estudos gerais para concursos públicos somente serão benéficos até certo ponto. Afinal, como já dissemos, as seleções têm ficado cada vez mais específicas e o diferencial competitivo para ser aprovado dentro do número de vagas costuma estar nas matérias com maior peso, isto é, as específicas.

Por isso, quanto mais rápido você escolher a carreira para qual está estudando, melhor. Se já encontrar um cargo, órgão e edital que o interesse, melhor ainda!

2. Para estruturar as suas metas de ano novo nos estudos, organize o seu tempo

Tempo é um fato essencial para todo o concurseiro. Por isso, conhecer o quanto de tempo você tem disponível é essencial.

Para tanto, é preciso mapear todas as suas atividades, ressaltando, de preferência, com cores diferentes, aquelas que não são negociáveis (você terá que ir de qualquer jeito) e aquelas mais flexíveis, que podem ser deixadas para depois ou realizadas em diferentes momentos do dia.

Depois disso, sem julgamentos, elenque quantas horas por dia você está disposto a dedicar aos estudos para concursos públicos. Ser honesto é essencial para garantir que as suas metas de ano novo sejam mais do que apenas planejamentos otimistas.

Quer um exemplo? Se você nunca estudou na vida, mas tem 8 horas disponíveis para isso, pode não ser tão interessante reservar, logo de cara, todas as 8 para essa atividade. Afinal, estudo é hábito.

Se você se organizar bem e escolher uma seleção pré-edital, é possível começar mais devagar e ir se habituando aos estudos aos poucos. Dessa forma, a experiência com certeza será menos “traumática”, que é como muita gente acaba descrevendo os estudos para concursos!

Abaixo você vê uma sugestão de horas de estudos, proposta pelos nossos especialistas de aprovação, nos diferentes cenários em que você pode se encontrar.

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

3. Para estruturar as suas metas de ano novo nos estudos, organize os seus estudos

Definindo o seu foco e quantidade de horas, você já tirou do caminho dois gigantes que poderiam interromper na realização das suas metas de estudos no ano que se iniciará em breve!

O que vem a seguir são os ajustes finos que fazem toda a diferença. Ou seja, o seu plano de estudos.

Que horas estudar? Quanto? Por quanto tempo? Essas são perguntas muito comuns para todos os concurseiros, especialmente os iniciantes.

O Gran tem algumas formas de te ajudar a responder estas perguntas. Confira:

➡️ Passo a passo para montar o seu cronograma de estudos para concursos
➡️ Cronograma ou ciclo de estudos: qual escolher?
➡️ Como organizar o tempo na sua sessão de estudos?

Além dos conteúdos acima, o Gran também possui duas ferramentas chave em sua plataforma de estudos que podem ajudar você a formular planos de estudos eficientes de maneira automática e acompanhar o seu progresso de perto:

➡️ Conheça o cronograma de estudos para concursos do Gran!
➡️Conheça o Gran Gerenciador de Estudos!

4. Para estruturar as suas metas de ano novo nos estudos, busque materiais direcionados

Estudar para concursos públicos é um processo diferente do que estudar para uma graduação, por exemplo. Isso porque é um estudo voltado, primariamente, à aprovação em uma ou mais avaliações.

Por isso, assim como um atleta tem um plano específico de treinamentos para vencer uma competição, você também precisa de um treinamento específico para conquistar a sua aprovação.

Isso inclui buscar materiais atualizados, bem estruturados, de qualidade e voltados para os seus objetivos. Também quer dizer identificar-se com a metodologia e efetivamente compreender o que está sendo dito.

Por essas e outras razões, considere estudar com o auxílio de um curso preparatório.

Ao estudar com o Gran, por exemplo, você tem acesso aos materiais divididos por matéria listada no edital. Assim, você se dedica apenas ao que precisa saber para ser aprovado, sem desviar o foco do seu objetivo e sem perder tempo.

➡️ Conheça mais sobre os diferentes materiais para concursos públicos e os critérios para escolhê-los!

5. Para estruturar as suas metas de ano novo nos estudos, coloque a mão na massa (sem deixar a honestidade e a paciência de lado)

Depois de ter tudo organizado, é hora de colocar a mão na massa! Esta é, ao mesmo tempo, muito provavelmente, a parte mais simples e a mais difícil da sua jornada: começar!

Mantenha em mente que, muito provavelmente quando o dia de começar chegar, pode ser que você não esteja tão motivado quanto o dia em que você traçou as metas. Ainda assim, é importante se comprometer a cumprir, no máximo da sua capacidade, as metas estabelecidas por você!

Tenha paciência também para compreender que você errará questões, alguns conteúdos serão mesmo mais difíceis e, eventualmente, você se sentirá cansado.

A tendência é que você “vá pegando a manha dos estudos” e o processo se torne cada vez mais fácil e costumeiro com o tempo!

Metas de estudo no ano novo: se você vai continuar

Seja porque você acabou não sendo aprovado em um concurso que tentou no passado ou porque a seleção que você pretende prestar ainda não teve o edital publicado e você segue estudando, manter a constância pode se tornar difícil com o passar do tempo.

No entanto, daí vale uma célebre frase: “Se você se sentir cansado, descanse, mas não desista.”.

O mais importante para levar em consideração nas suas metas de ano novo para os estudos é continuar buscando fazer o seu melhor todos os dias e cumprir as metas sempre que possível!

Para manter a motivação nas suas metas de ano novo para os estudos, você pode:

  • Reconectar-se com os seus objetivos: por que você começou a estudar para concursos? O que você espera alcançar depois da aprovação? Colocar esses objetivos em perspectiva pode ajudar você a reavivar a motivação para buscar a aprovação.
  • Buscar novos métodos de estudos: existem métodos de estudos que vão além do PDF, videoaulas e questões, sabia? Os flashcards, por exemplo, podem trazer mais dinamismo aos seus estudos! Busque testar diferentes táticas se você está se sentindo desanimado. Isso poderá ajudar!
  • Avaliar os seus resultados até aqui e buscar melhorias: em tudo na vida, sempre é possível melhorar e crescer. Por isso, que tal utilizar a motivação de metas do ano novo para aprimorar os seus estudos? Veja aqui um conteúdo que pode te ajudar com isso!

Metas de ano novo nos estudos para concurso: fique atento às oportunidades de 2024!

O ano de 2024 nem chegou ainda e já está repleto de oportunidades e inovações!

No novo ano, por exemplo, uma grande tendência e expectativa dos Concurseiros, por exemplo, é a realização de concursos unificados: estamos falando do Concurso Nacional Unificado e do Concurso TSE Unificado!

Com essas novas maneiras de selecionar candidatos, o acesso às carreiras públicas pode se tornar muito mais democrático, com a possibilidade de até mesmo concorrer a mais de uma vaga por prova!

Além disso, muitas outras oportunidades estão previstas no mundo dos concursos públicos para ano de 2024! Considerá-las é também muito importante na hora de criar as suas metas de ano novo nos estudos para concursos!

➡️Confira aqui as principais novidades aguardadas nos concursos para 2024!

Metas de ano novo nos estudos para concurso: resumo

Já detalhamos o passo a passo para formular as suas metas de estudos para o novo ano. Veja abaixo um resumo dos principais pontos explorados na matéria!

✅ Ser honesto nas suas resoluções
✅ Buscar um direcionamento (carreira, cargo, edital)
✅ Planejar
✅ Organizar o seu horário
✅ Criar um plano de estudos
✅ Seguir o planejamento criado
✅ Buscar melhorias nos estudos
✅ Lembrar-se do que motiva você periodicamente
✅ Ficar por dentro das oportunidades no mundo dos concursos públicos

Agora você já tem todas as ferramentas para estruturar os seus planos de ano novo para os estudos, concurseiro! Vamos com tudo que 2024 será o ano da sua aprovação!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Ao longo do conteúdo, você conferiu o passo a passo de como organizar as suas metas de ano novo nos estudos para concursos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Na semana que vem exploraremos as principais dicas e orientações de estudos para quem deseja ser aprovado em certames dessa área. Não deixe de conferir!  As publicações são realizadas todas as quintas-feiras às 20h!

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


7 de Dezembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque