Concurso PCGO – Agente e Escrivão: Sete fases formação 500 novos servidores! Veja dicas de preparação!

Avatar


26 de agosto6 min. de leitura

Concurso PCGO - Agente e Escrivão

Concurso PCGO – Agente e Escrivão oferece 500 vagas! Veja todos os detalhes sobre as fases do certame! Últimos dias de inscrições!

Em reta final de inscrições, o concurso público para a Policia Civil do Estado de Goiás – PCGO é uma grande aposta para milhares de concurseiros/as quem desejam ingressar na área de segurança pública. Ao todo, são oferecidas 500 oportunidades para candidatos com nível superior, para os cargos de agente e escrivão de polícia civil substituto. Existem peculiaridades que devem ser analisadas por cada um dos participantes.

Conquistar uma das oportunidades requer do candidato muita disciplina e horas intensas de estudos. Neste momento inicial, os candidatos que pretendem participar do concurso devem conhecer todas as etapas deste difícil certame. Então, vamos à análise das etapas desta excelente oportunidade.

Inicialmente, o concurso está dividido em duas duas etapas, sendo a primeira composta por sete etapas, de responsabilidade do Cebraspe, e a segunda pela curso de formação profissional, de responsabilidade da Delegacia Geral da PCGO. São elas: provas  (objetiva e discursiva), avaliação médica, avaliação de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Substituto e avaliação de vida pregressa e investigação social. fa! Extenso, não? Pois é, esse será o caminho a ser trilhado pelos futuros integrantes da Polícia Civil do Pará (PC-PA), uma das mais respeitadas instituições do país.

Os interessados que pretendem disputar uma das 500 oportunidades deverão estar preparados em cada uma das fases, que exigem instrução e treinamento específicos. Estar atento às particularidades de cada avaliação é essencial!

Inscreva-se gratuitamente AQUI!

Prova Objetiva

O primeiro passo para a aprovação está previsto para o dia 16 de outubro de 2016, na cidade de Goiânia/GO, no turno da tarde, sendo composta por 70 questões de múltipla escolha, a serem respondidas em 5 horas. Não só por ser a primeira avaliação, o candidato deve estar com todos os conteúdos exigidos em edital estudados, além de estar familiarizado com o estilo de cobrança do Cebraspe. Preparamos o edital verticalizado para maximizar seus estudos. Clique abaixo e acesse agora mesmo.

Edital Verticalizado – PCGO – AGENTE   –    Edital Verticalizado – PCGO – ESCRIVÃO

As provas abrangerão as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação Penal Extravagante, Legislação Específica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Processual Penal. A discursiva versará sobre os conhecimentos específicos de cada cargo.

Prova Discursiva

A segunda fase do certame está prevista para o mesmo dia das provas objetivas (16 de outubro), sendo realizado no mesmo tempo da objetiva. A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, e abrangerá os conhecimentos específicos.

Na prova discursiva, os concorrentes não poderão deixar de ter em mente todo o material estudado na avaliação anterior (prova objetiva). Aprofundar esses conteúdos, revisar as questões, além de estudar as legislações complementares dispostas no edital irão colaborar para uma preparação completa. Veja aqui as dicas elaboradas pela professora Vânia Araujo para a discursiva.

Avaliação médica

Os exames médicos, de caráter eliminatório, serão aplicados somente aos 420 melhores classificados (399 geral e 21 PNe) na avaliação discursiva para o cargo de agente e aos 330 melhores classificados (313 geral e 17 PNe) para o posto de escrivão e objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o curso de formação profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Os exames médicos destinar-se-ão à verificação, mediante exame clínico e análise dos exames complementares, da existência ou da preexistência de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato para o exercício do cargo.  A inspeção de saúde terá caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto.  Para mais detalhes, acesse o edital abaixo.

Avaliação de Aptidão Física

Nesta fase do concurso, o futuro escrivão ou agente é avaliado quanto a sua capacidade para suportar física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o curso de formação.  A Prova de Capacitação Física compreenderá as seguintes avaliações e ordem de execução: a) Teste de Barra fixa (masculino) ou estático (feminino); b) Teste impulsão horizontal; c) Teste de corrida de 12 (doze) minutos.

Dicas: Uma rotina de preparação física e uma dieta rigorosa são essenciais para a aprovação nessa etapa. Na prova física, não adianta só ter domínio do conteúdo teórico, o que vale é a sua preparação e condicionamento durante a avaliação.

O principal aliado do concurseiro/a antes dessa etapa é o cardápio. Uma alimentação balanceada e programada ajudam não só no aumento da força física, como também tem reflexo direto na resistência do candidato.

Exame psicotécnico

A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato com os requisitos necessários e os restritivos ao desempenho das atribuições do cargo pleiteado.

Será avaliado do futuro agente os seguintes requisitos psicológicos: atenção concentrada, atenção dividida, controle emocional, disciplina, extroversão, iniciativa, inteligência, memória visual, organização, raciocínio verbal, raciocínio espacial, relacionamento interpessoal, responsabilidade. Já do escrivão:  atenção concentrada, atenção dividida, controle emocional, disciplina, iniciativa, inteligência, memória visual, organização, raciocínio verbal, relacionamento interpessoal, responsabilidade.

Na avaliação psicológica, o candidato será considerado apto ou inapto. Será considerado apto o candidato que apresentar adequação nos requisitos psicológicos necessários e nos restritivos ao cargo pleiteado. Será considerado inapto o candidato que não apresentar adequação nos requisitos psicológicos necessários e nos restritivos ao cargo pleiteado.

Prova prática de digitação (somente p/ o cargo de escrivão) 

Todos os candidatos considerados aptos no TAF serão convocados para a prova prática. A prova prática de digitação terá caráter eliminatório, sendo automaticamente eliminado do certame o candidato que não comparecer à referida prova.  A prova prática terá o valor de 5,00 pontos e constará de digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.  A data, o local e o horário de realização da prova prática de digitação serão divulgados no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_go_16, na data provável de 27/02/2017.

Será aprovado na prova prática de digitação o candidato que obtiver pelo menos 2,50 pontos.

Avaliação de vida pregressa e investigação social

A investigação social verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, tendo como resultado recomendado ou não recomendado. Todos os candidatos serão submetidos à investigação social que se estenderá da inscrição até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais. O candidato preencherá, para fins da avaliação de vida pregressa e investigação social, a Ficha de Informações Confidenciais (FIC), a ser disponibilizada, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_go_16, oportunamente.

Caso seja constatada, e demonstrada, a existência de qualquer fato desabonador da conduta do candidato, sob aspectos morais, civis ou criminais, que o incompatibilize com a condição de servidor público, será declarada a não recomendação do candidato para o exercício do cargo, promovendo sua eliminação do concurso.

Curso de Formação Profissional

Compondo a segunda etapa do concurso e sendo realizado pela PCGO, o Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório, será realizado pela Delegacia Geral da PCGO. Será regido pelas normas inerentes à categoria funcional e pelo edital de convocação para a matrícula. As atividades do Curso de Formação poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados.

Se interessou? Inscreva-se!

Está acabando! Se você deseja uma oportunidade de ingressar em uma das áreas mais cobiçadas pelos concurseiros/as, a policial, fique atento/a. É que a Policia Civil do Estado de Goiás – PCGO encerrará na próxima semana, mais precisamente na quarta-feira, as inscrições de seu concurso público voltado ao preenchimento de 500 vagas nos postos de agente e escrivão substituto.

As participações do concurso serão aceitas até 23h59 do dia 31 de agosto, no site do organizador, o Cebraspe (Cespe/UnB). A taxa é de R$ 110 e o boleto gerado no ato da inscrição deverá ser pago até o dia 20 de setembro, em qualquer banco, bem como nas casas lotéricas e nos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

Da oferta total, 220 é para a função de escrivão, que será encarregado por reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos; expedir intimações, citações e notificações; redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins etc., preencher guias para identificação, recolhimento e soltura de presos; protocolar ofícios, requerimentos e outros. As 280 vagas restantes são para a função de agente, que é quem vai apreender objetos furtados e localizar pessoas; fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas; policiar zonas impróprias para menores; dar plantão e outros. 

Candidatos precisam ter apenas diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria “B”, para o cargo de agente. São oportunidades para ambos os sexos, com inicial de até R$ 3 mil, valor já composto por benefícios como gratificações e horas extras.

Resolva provas anteriores e maximize sua preparação

Agente 2012:     Prova  –   Gabarito   – Alterações de gabarito

Escrivão 2012:  Prova  –   Gabarito  – Alterações de gabarito

Agente 2008:     Prova  –   Gabarito   

Escrivão 2008:  Prova  –   Gabarito 

Detalhes:

  • Concurso: Polícia Civil de Goiás (Concurso PC-GO 2016)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos: Agente e Escrivão
  • Escolaridade: Nível Superior 
  • Remuneração: Até R$ 3 mil
  • Número de vagas: 500
  • Inscrições: de 11 a 31 de agosto de 2016
  • Taxa de Inscrição: R$ 110,00
  • Prova objetiva: 16 de outubro de 2016

edital

Prepare-se para a Polícia Civil de Goiás com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais.
O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN,
PRF, Polícia Federal e PMDF.

Preparatórios online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
Prepare-se com quem mais aprova há 26 anos e conquiste a sua vaga!

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

20-dias-garantia

carreiras policiaisPRF: Gran Cursos em primeiro lugar!

Antecipe sua preparação e saia na frente!

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2        CHEGUEI-LÁ     CHEGUEI-LÁ2       CHEGUEI-LÁ-Natálial    CHEGUEI-LÁ (7)
CHEGUEI-LÁ-Felipe    CHEGUEI-LÁ2 (4)

 

Avatar


26 de agosto6 min. de leitura